Quem diria que viver ia dar nisso

Quem diria que viver ia dar nisso Martha Medeiros

Resenhas - Quem Diria Que Viver Ia Dar Nisso

1 | 2 | 3 | 4

marina.siqueira 29/05/2023

Adoro a forma como a Martha se expressa e como ela consegue refletir sobre coisas por vezes banais. É sempre revigorante ler um livro dela.

Milla 15/08/2020

Uma boa leitura
Livro bom, crônicas boas de se lê. A leitura do livro foi boa, deliciosa e reflexiva, porque ela fala sobre amor, paixão, política e do dia a dia com muita habilidade e sutileza é faz cada parágrafo parecer um bate papo bom com amigos saboreando um café quentinho .
E para quem gosta de Crônicas, indico o livro.

Tuts 30/05/2023

É sempre minha confort leitura
Costumo sempre ler algum livro da Martha após uma ressaca literária, que passei recentemente em Abril. E não poderia ser diferente : ler Martha Medeiros sempre me conforta.

É como um arco íris após uma tempestade nebulosa em que ler parecia que perdeu a graça pra mim. Estava desanimado com a leitura mas Martha sempre consegue me lembrar,através das suas sábias palavras,o meu amor pela leitura.

Adoro suas crônicas,são textos curtos sempre com sua boa dose de ironia e escrita própria da Martha. Mais uma vez,uma leitura que me agradou.

Raissa 03/05/2023

Já tinha lido outros livros da autora e confesso que esse foi o que menos me prendeu.

Viver deu nisso. Em roteiros: os de cinema, os de viagem, o que são guiados ou desviados pelo destino. Também em paixões: por pessoas, por espaços, por ideias. Deu ainda em tropeços e recomeços, em idas e vindas, em pé no chão e cabeça na lua

Ricarda Caiafa 21/04/2023

Como sempre, ler Martha Medeiros me fez viajar para diversas situações: relacionamentos, situações corriqueiras, livros, filmes e músicas... É incrível como alguns de seus textos batem fundo na minha alma.... Quem Diria que viver ia dar nisso é mais um compilado de suas crônicas que nos proporciona emoção, saudosismo e muitas reflexões!!!

Prissscila 10/06/2020

Cotidiano!
Quando era adolescente lia muito Martha Medeiros e adorava! Mas reler agora um pouco mais velha me fez mudar a visão que tinha dela. O livro são crônicas que abordam temas do cotidiano. Achei superficial. Poucas crônicas realmente me balançaram ou me divertiram de alguma forma. Pra quem gosta de uma leitura leve e sem compromisso eu recomendo mas não doaria meu tempo novamente para outro livro dela com tantas coisas excelentes para se ler por aí. Tempo é finito não é mesmo?
Jaque Bresolin 07/08/2020minha estante
Tempo é finito!! ??

Moser 19/04/2021

Martha Medeiros, escrita perfeita, comentando assuntos da vida de forma real, sem filtro algum, da maneira que muitas vezes pensamos e não colocamos para fora por medo do que vão achar, ótima leitura

Aninha 24/11/2018

A beleza da rotina e do cotidiano
"Pessoas convivem, mas não se conhecem. Quem você permite que chegue bem perto das suas dores?"
(página 57)

Um dia, num almoço corrido no meio do expediente, uma amiga chega sorrindo e diz: "sem querer comprei 2 livros iguais e nem percebi. Então, lembrei de você e trouxe de presente." Sim, ela é uma querida, me conhece bem e a amo de paixão! O livro? Quem diria que viver ia dar nisso, da Martha Medeiros.
O almoço terminou com um café e um papo delicioso sobre as crônicas da Martha. Detalhe: eu quase perdi a hora pra voltar pra labuta.

Usando o cotidiano e suas dores e alegrias, a autora consegue trazer uma leveza para a leitura, e não raro, um sorriso maroto nos lábios de quem lê.
Aliás, li A graça da coisa há cerca de 2 anos e, ao ler essa nova coletânea de 107 crônicas, escritas para os jornais entre 2015 e início de 2018, tive a mesma sensação da época. As que falam de peças ou filmes perdem um pouco o frescor pois não são mais novidade, mas as que abordam temas universais, nos enchem de encantamento (pelo menos, na maioria das vezes).

Assim, ela fala do inesperado e da rotina, da alegria e da dor que os relacionamentos proporcionam, das semelhanças e diferenças, das gafes, dos modismos e por aí vai.

"... é mais fácil chamar atenção através do nosso pior do que do nosso melhor (...) Porém, há os que vieram em missão de paz e não se afligem pela discreta repercussão de seus atos." (pág.10)

"O diferente nos desafia, mas também nos cansa." (pág. 13)

"Quem é o dono do que acontece dentro de você?" (pág.23)

"Amor, pensando bem, é gratidão. Duas pessoas comuns tornando uma a outra especial." (pág.82)

"A felicidade anda me desorganizando." (pág.131)

"... sempre acreditei que a maravilha da vida está nestes inesperados desafios que surgem num dia que você pensava que seria igual aos outros." (pág. 135)

"... todo dia repetitivo é também um novo dia. É preciso delicadeza na prática de qualquer convivência. Há poesia no cotidiano." (pág.177)

"O que salva nossa biografia, no final das contas, é a loucura da nossa intimidade." (pág. 194)

Se não tiver tempo, leia pelo menos essas 3 crônicas: "Acontecem coisas" (pág 35) e "O dia seguinte" (pág.64) e "O nosso plural e o de vocês" (pág 165).

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2018/11/quem-diria-que-viver-ia-dar-nisso.html

Larissa3149 09/05/2022

Poucas crônicas me tocaram nesse livro.
"Você chorou quase a noite inteira, imaginou que não haveria saída e se sentiu tão desamparado e incrivelmente só que nem se atreveu a torcer pelo telefonema que tanta desejava, mas que, surpreendentemente, chegou ainda pela manhã, acalmando toda aquela aflição. É pra isso que existe o dia seguinte."
Je Thais 18/01/2023minha estante
Eu amo essa passagem do livro

Karmille 13/09/2020

Para qualquer momento
Finalmente conclui essa grande obra de Martha Medeiros. E sim demorou quase o ano todo para ler esse livro, mas não por ele ser chato ou longo e sim por se tratarem de crônicas que exigem uma certa reflexão, assim era difícil ler mais que duas ou três sem ter que fazer alguma pausas. Acho que assim até foi mais gostoso de ler.
Quando passei pelo índice ao terminar ficou evidente que algumas eu mal me lembrava, mas isso só está me instigando a reler diversas delas.
Um livro muito bom para aqueles momentos em que se está de ressaca literária e que nada parece te prender.
Obrigada Martha por ter escrito essas crônicas maravilhosas.

Julia4767 09/02/2019

Surpresa ruim
Eu adorava a Martha Medeiros até ler essas crônicas e descobrir que ela é extremamente machista. E acha que não é. Me decepcionou muito.
Cintia 12/03/2019minha estante
Eu achei que tivesse sido a única com essa impressão durante a leitura. Senti um pouco isso em algumas crônicas tb :(

Julia4767 15/03/2019minha estante
Super! Que bom que não sou a única. Ela é machista ao questionar varias vezes porque mulheres que estão sob ameaças e violência doméstica se mantêm neste tipo de relação. Isso é muito algo que um homem (que não entende nada) pergunta.

Polyana 12/02/2023

Sou completamente apaixonada pelas crônicas da martha, e finalmente consegui comprar esse físico então fiz a releitura completa e incrível que nunca enjoa.
a escrita dela me prende e me marca demais. por exemplo, a forma que ela descreve a arte na crônica "a arte salva" mds tem frases que sempre ficam na minha mente do tanto que eu achei encantador.
Ferrertk 07/05/2023minha estante
As crônicas dela são maravilhosas!

Aline 30/03/2022

Quem diria que viver ia dar nisso
Tenho uma dificuldade enorme ao ler Martha Medeiros, pois, uma vez que destaco as partes que mais gosto no livro, com Martha quero destacar todo ele. Gosto de tudo!!!!!
Sou fã assumida da autora. Fico boba como ela consegue, de forma despretensiosa, cômica e, até mesmo, mágica (sim, eu acredito que ela faça mágica com as palavras) falar do cotidiano. E, enquanto, acredito que Martha faça mágica com as palavras, eu sequer consigo expressar o quanto amo sua escrita e cada página dos seus livros. Sofro.

Leticia 31/07/2020

Cotidiano
Martha Medeiros é uma das melhores cronistas ao meu ver.
Possui uma escrita fluida e integrativa, as crônicas referem-se a fatos do nosso cotidiano, o que me fez muitas vezes esboçar um sorriso enquanto lia. Com o tempo a sua temática tem mudado, mas não estamos nós em constante mudanças?! ??
NatyNatalia 31/07/2020minha estante
Eu amo essa autora ???

Leticia 02/08/2020minha estante
Eu também!

Jadna.Caetano 13/03/2024

Meio morno
"Quem diria que viver ia dar nisso" é uma coletânea de crônicas da escritora Martha Medeiros, conhecida por sua escrita leve, irônica e reflexiva. No livro, Martha aborda temas do cotidiano, relacionamentos, sonhos e frustrações de uma forma muito autêntica e próxima do leitor. Ela consegue capturar a essência das situações mais simples da vida e transformá-las em reflexões profundas e divertidas. Com sua linguagem acessível e perspicaz, Martha Medeiros consegue nos fazer refletir sobre as pequenas coisas que compõem a existência humana. É uma leitura que nos faz rir, pensar e se identificar com as situações descritas. Por mais que seja uma leitura leve, não é o tipo de textos que me prende a atenção e me faz decorar o livro em semanas..

1 | 2 | 3 | 4