Todas as Coisas Belas

Todas as Coisas Belas Matthew Quick

Resenhas - Todas as Coisas Belas

c a r o l 16/06/2023

Por trás de todas as coisas belas há algo trágico.
Esse livro foi de zero a cem muito rápido. Estava esperando NADA de "Todas as Coisas Belas", mas ele entregou TUDO!

No início pensei que não fosse o público alvo, mas as coisas que aconteceram foram provando o contrário. Não consegui largar o livro até que tivesse chegado ao fim.

A história é imprevisível, cheia de reflexões sobre a transição para vida adulta e todas as confusões mentais que os "esquisitões" passam, entre outras coisas.

Nanette é uma personagem incrível, real e cheia de camadas. Me surpreendi por ver como tínhamos tantas coisas em comum, até mesmo nas tragédias, infelizmente. Os outros personagens também são ótimos e tem seus lugares guardados no meu coração.

Esse livro era o que eu precisava nesse momento. "Todas as Coisas Belas" está bem alinhado com o que tenho passado, com a forma que penso e vejo o mundo atualmente. Foi muito bom ver que estou certa e que está tudo bem não ser o que os outros esperam de mim.

Espero reler esse livro daqui a alguns anos e ver que estou numa fase melhor, hahah

toricarvl 14/06/2023

Sabe aquela história que parece que foi feita pra você?
Maravilhoso pra gente jovem que se sente deslocado ou que não sabe o que fazer com a vida. Tudo muito bem escrito e envolvente na história o que muitas vezes fez com que eu me identificasse com quase todos os personagens.

Um livro que faz a gente se sentir acolhido e entendido por alguém. É perfeito.

Evelyn 24/05/2023

Personagens boas
Acho difícil encontras mulheres bem escritas na narrativa, ou que eu ao menos goste, mas surpreendentemente encontrei 2 nesse livro. A personagem principal apesar de começar com uma personalidade meio clichê de livro adolescente de "não sei onde me encaixo, n sou criança n sou adulto estou perdida" ela se desenvolve bem essas questões e o autor n teve medo de escrever todo o vazio q ela sentia. A melhor "amiga" dela foi um acerto também, n caiu no clichê de redenção literária q é tão difícil de ver na vida real e ela deu um "acorda" bem legal na protagonista no final do livro. bem legal do autor de ter coragem de trazer vários assuntos e n tratar a protagonista como um herói heroico

Geovanna.Holanda 25/04/2023

Esse livro tem tantas, tantas camadas que não dá nem pra começar a descrever.
A personagem é complexa e tem pensamentos tão intrigantes que chego a acreditar que ela facilmente seria uma pessoa real. A história nos faz refletir sobre tantas coisas e aspectos da vida, me identifiquei tanto com a protagonista -narradora. É possível identificar as fases que envolvem a transição da personagem entre a adolescência e o "ser adulto".
Gostei bastante.

Alana 25/04/2023

O preço de ser você mesmo
É um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler mas me surpreendeu muito. A leitura flui muito bem pq a escrita e a história são boas.
A Nanette sendo o que as pessoas queriam que ela fosse me fez ter a confirmação de que viver pelas expectativas dos outros não vale a pena, pq vc esquece completamente de si. Não sabemos se teremos outra vida então não vale a pena desperdiçar essa pra agradar os outros

opsdebb 13/04/2023

Não era o que esperava(não leio sinopse kk)
Não sei bem ao certo o que dizer sobre o livro, demorei muito para ler pois perdia toda a vontade de continuar, mesmo trazendo uma boa mensagem (não sou muito fã de livros que possuem esse objetivo).
É uma história de auto ajuda, mesmo sendo fictício (acredito), não me vi nestes personagens e não gostei tanto deles, achei o Alex um idiota e não fui muito fã da Nanette, mas até que achei o enredo bom. Como disse, não estava procurando um livro de auto ajuda ou aconselhamento, esperava mais um romance adolescente clichê.

Marta278 11/04/2023

Bom e velho Quick
Esse livro é mais um resultado da fórmula do Matthew. Personagens estranhos, um toque de violência, reflexões sobre a vida e um linguajar um tanto cômico. Eu gosto deste autor justamente por suas características marcarem todos os livros que escreve. Sempre achei interessante como ele podia falar comigo através de histórias tão estranhas. Mas desta vez não achei tão interessante assim.

Acho que depois de tantos anos, ler algo dele e saber que usou a mesma fórmula, não pude achar a mesma graça que eu encontrei quando adolescente. É uma história boa, mas depois que o personagem principal fez a loucura dele, achei que se perdeu o objetivo. Do meu ponto de vista, é claro. Sei lá. Eu acho que eu não queria que o garoto fosse perturbado pra variar. Estava precisando ler sobre um garoto que fosse normal desta vez.

Agora, por que ceifador de chicletes? Não sei. Mas é a coisa mais legal sobre esse livro: o debate sobre o fictício. Algo que eu queria que tivesse sido mais explorado.

Barbara857 09/04/2023

O livro conta a história de Nanette e sua busca por sua identidade, já que ela não se identifica com o comportamento "padrão" dos adolescentes da sua idade.
Nessa busca, ela se envolve muito com um livro, por se identificar com o personagem principal. Conhece o autor e mais alguns amigos com interesses semelhantes.
A lição que fica é que, embora geralmente seja o que a gente quer, nem sempre teremos as respostas para nossas dúvidas sobre a vida. E, quando as tivermos, nem sempre elas serão claras, ou absolutas.

Uma passagem que gostei foi sobre a parte em que a tartaruga morde o dedo de Wrigley quando ele tentou ajudá-la, após vários meninos a terem maltratado.
"Talvez, depois de tantas experiências ruins com humanos, a mão que o ajuda seja apenas mais uma".

bella 27/03/2023

Uma ode à arte da desistência
Reler um dos meus favoritos foi uma experiência e tanto. não lembrava o quanto me identificava com Nanette, a protagonista ─ que, assim como em o apanhador no campo de centeio, meu outro favorito ─ se autossabota constantemente. inúmeras situações pelas quais ela passa no decorrer da trama já me ocorreram e é como se as páginas funcionassem tal qual um livro de conselhos. outra coisa a ser pontuada e me ganhou logo na primeira aparição foi o autor ter mencionado músicas durante a história (e, logicamente, todas já estão na minha playlist)

giovanna1388 26/03/2023

Quando comecei a ler esse livro não estava colocando muita expectativa nele. Mas é um dos melhores livros que já li e ele se encaixou perfeitamente na minha cabeça. Ele é filosófico, fala sobre a vida, sobre se encontrar e libertar seu verdadeiro eu, sobre o luto, a solidão, a culpa, a adolescência, os conflitos com si mesma e as pessoas ao seu redor, adoro livros assim. Me identifiquei com a personagem principal em algumas partes não em todas, achei ela meio péssimista e egoísta em algumas partes, mas eu entendo. Esse livro mostra o quanto a fase da adolescência é perturbada e o quão importante é ser você mesmo, fazer suas escolhas, quebrar a cara e aprender com isso. Escrever sua própria história, ser livre, ser você mesmo. Muito triste em algumas partes (a maior parte talvez?) Mas enfim amei demais.

maria7273 15/03/2023

Me identifiquei com uma tartaruga, te amo Ted Improdutivo você é o ícone deste livro, nossa o o me fez aprender com experiências e refletir muito sobre o normal de algumas pessoas e em como podemos lidar com nossa própria estranheza. Os diálogos são maravilhosos, tudo é tão reflexivo e profundo
adorei muito!

radiolvr 11/02/2023

Eu gostei desse livro mais do que o esperado; a leitura foi bem fluida, então me prendeu facilmente do início até o fim

Me peguei refletindo várias vezes com trechos dessa obra, tanto que marquei vários desses ao longo dela

Gostaria que, no fim, tivesse conseguido respostas mais concretas sobre o livro de Booker, porque mesmo sabendo que essas questões fazem parte do enredo num todo, assuntos pendentes me deixam minimamente agoniada

É Nanette, agora eu te entendo

Rayanna.Santos 08/02/2023

Os YAs têm esse poder de ser só uma leitura gostosinha, sem preocupação só se envolvendo na leitura e de repente te faz pensar várias questões. Amo ?
Nesse conhecemos a história de Nanete que acha que tá tudo errado em sua vida mas não sabe bem o que, até que ganha de seu professor um livro intitulado O Ceifador de Chiclete.
A partir daí tudo começa a mudar e ela que já se achava perdida fica ainda mais.
É uma história de amor, amizade, questões existenciais, assim como o livro que ela lê.

Lorena.Galdino 02/02/2023

UMA EXPLOSÃO DE SENTIMENTOS
uma explosão de sentimentos ao longo do livro, foi isso que eu senti! A protagonista é uma adolescente passando por uma crise de identidade e tentando achar o seu lugar no meio da confusão que é o ensino médio. Um dos melhores que já li, sem dúvidas, me despertou diversos sentimentos ao mesmo tempo!