The Poppy War

The Poppy War R.F. Kuang

Resenhas - The Poppy War

mari 02/07/2023

Uma fantasia crua
Eu me considero uma amante de fantasia, mas de um tempo pra cá muito raramente me vi lendo um livro desse gênero. Por isso, escolhi voltar com o livro the Poppy war, lendo em inglês pra melhorar meu vocabulário, e, nossa, que livro bom. Sabe o sentimento de não querer parar de ler e quando não estar lendo você só pensar em voltar a ler? eu tive isso com esse livro!
Agora, falando um pouco da história, ela segue a Runin, uma garota orfã e pobre de um vilarejo ao sul, que foi prometida em casamento a um homem muito mais velho, o que fez com que ela prestasse um exame pra entrar numa academia que treina soldados. Esse exame é extremamente difícil e ela precisa se sair bem, já que a única academia que não precisa pagar nada é a de maior prestígio e mais difícil de entrar, a academia de Sinegard.
Eventualmente, a Runin vai muito bem nesse teste e acaba entrando nessa academia. O livro segue ela nesse local durante alguns anos e o que acontece com ela e com os amigos e inimigos que ela faz ao caminho.
Em relação aos personagens vou mencionar algumas coisas que são: a Runin foi uma personagem que me cativou desde do início e qro muito saber o caminho que ela vai seguir, o Altan não acreditei no que aconteceu ao final com ele e eu fui muito leiga achando que ele teria algo a mais com uma pessoa aí, o Kitay foi um fofo, meu favorito durante as partes que ele aparecia e o Nezha um babaquinha, mas teremos um desenvolvimento de personagem ai que gostei.
Então, a questão é eu amei muito esse livro, mas aviso que tem muitas, muitas cenas pesadas, de verdade vejam os gatilhos e se sentirem que da pra ler, por favor leiam, pois é muito bom de verdade, os personagens, a construção de mundo, tudo tudo.
Só um adendo, se vocês forem ler em inglês é preciso ter uma base mt boa pq o inglês dele é avançado e até eu me perdia um pouco. Não recomendo se você for iniciante no inglês mas a versão em português existe então vocês podem ler ela.

julha 19/01/2022

acabei esse livro tem 10 minutos não consigo raciocinar direito ainda meu deus há tempos não lia uma fantasia tão boa meu deus quase virei o coringa diversas vezes enquanto lia essa rfk não é de deus não ela gosta de fazer os outros sofrerem
isa 09/02/2022minha estante
o que você achou do inglês???

julha 09/02/2022minha estante
só demorei mais nas descrições de guerra de resto foi tranquilo

julha 09/02/2022minha estante
é uma fantasia na, então foi meio descritivo em vários momentos e quem não tem conhecimento suficiente da língua (mediano+) pode achar meio difícil

isa 09/02/2022minha estante
ok, obrigadaaa

Gabi 16/12/2022

Apesar de esse livro ser MUITO bom, ele é mto brutal e n é pra todo mundo (lembrando q esse livro é +18). Ele tem algumas cenas muito fortes e diversos gatilhos, e até eu q n costumo me importar tanto c isso fiquei abalada. Mas isso é uma das coisas que torna a guerra desse livro tão real, n que eu entenda de guerras mas foi oq me pareceu. A autora não romantiza a guerra, como eu já vi alguns fazendo (*cof cof* Sarah gmails *cof cof*), e mostra aspectos simplesmente brutais. Além disso eu achei o sistema de magia mto interessante e único, diferente de várias fantasia q eu li por aí.

magiuu 15/07/2022

Além da fantasia...
544 páginas que parecem milhares, um mundo tão imersivo que não dá vontade de sair.

Uma história inovadora, animadora e completamente destrutiva. Não recomendado para os fracos de coração.

Acompanhar a trajetória da Rin vai muito além de desvendar um mundo, trás ensinamentos, possibilidades, abre a mente para um mundo criativo e vivo.

É isso que essa história representa para mim, vida. Como se cada palavra construísse uma parte viva dessa história.

Me apaixonei, sofri, chorei, sorri, gritei.

Inovador e viciante.

herfleurs 06/01/2021

"I will die with flames in my hand and fury in my heart."
No capítulo 21, páginas 423 até 425 tem gatilho para estupro. O diálogo é muito forte e eu recomendo que se pule.

? Tive dificuldade em gostar da forma que é mostrado o desenvolvimento de Rin. A gente vê que muitas coisas que moldam ela, não estão acontecendo no tempo da narração dela, existe sempre essa passagem de tempo onde ela te atualiza em alguns parágrafos.
? Não consegui sentir empatia por ela, não me convenceu essa necessidade de aprovação dela que surgia em momentos muito convenientes para com personagens ainda mais convenientes. Essa situação chega em níveis terríveis de vergonha alheia.
? Dentro da situação anterior acho que a autora falhou em conseguir colocar os laços afetivos de Rin se ela queria demonstrar essa necessidade afetiva ou a forma como os sentimentos de Rin mudam com pequenos atos. Acho que até a própria "base" da protagonista a autora mudava de forma não sutil pra caber numa narrativa que acho muito irritante, alguns momentos de interação com Altan eram ridículos.
? Inclusive, acho que Rin demora demais pra conectar as coisas, acabo trazendo pro primeiro ponto que falei aqui: ativamente, durante boa parte do livro, a gente não vê ela descobrindo muito de nada, quando ocorre as passagens de tempo existe o bombardeio de informações de tudo que ela conseguiu mas no geral não ocorre ela tendo grandes especulações ou até mesmo tendo um senso dedutivo decente que é o mínimo de se esperar.
? Espero que ela tenha um desenvolvimento nos outros livros da trilogia, acho que vai acabar sendo super cansativo todo esse monólogo de moralidade dela. É bem chato como ela segue sempre por um caminho de quase ingenuidade e faz > todas < escolhas e depois se martiriza por isso, quando todo mundo a volta dela estava justamente falando algo e ela age como se fosse uma epifania. Nem vou ler o segundo livro logo agora porque só de imaginar toda essa situação já me cansa.
Pan_Lyrio 02/08/2022minha estante
Por que você não deu duas estrelas?

herfleurs 15/08/2022minha estante
Eu adoro a escrita da autora, os diálogos, amo o universo, adoro outros personagens etc.

Bea Cabral 31/05/2022

Nossa nossa nossa.
Fiquei uns 5 minutos olhando para o nada em algumas passagens nesse livro. O nome claramente indica ao leitor que haverá uma guerra. É esperado cenas de luta e vários conflitos armados. Mas a forma abrupta que a narrativa te teletransporta para o local... Senti em inúmeras vezes o cheiro ruim que a Fim descrevia na cidade. Imaginei os corpos, as degradacoes feitas pelo inimigo e nossa...

Acho que o hype está aí. Se espera uma breve descrição dos fatos. A construção da cultura, meio de vida, política é feito aos poucos. A narrativa fácil da autora te convida a se aventurar no mundo novo que é pra você mas também pra personagem principal. A narração em terceira pessoa contribui pra uma melhor descrição de cenas, outros personagens e ambientes. Mas a diferença em alguns livros que há guerras, é que você sabe o que ocorre. Espada, luta, poder, maldade, civis mortos. Poppy war não te dá a descrição mastigada e costumeira. Ela te dá um cenário amplo. Os despojos de guerra, a crueldade humana e fatos que ocorrem em guerras atuais.

O livro é bom. Personagens caricatos, diferentes entre si. Rin, a principal, forte e humana. Conflitos pessoais bem criados, laços afetivos, desde amizades à rivalidades, bem construídos. O plot da traição parecia meio óbvio, mas foi bem criado.

Só não dei 5 estrelas por conta do desenrolar da guerra no final. Mas vale a pena ler e principalmente, ler sobre a base história que remeteu a escrita.

xupz 12/12/2022

"Mas eu te aviso pequeno guerreiro o preço do poder é a dor"
O que eu posso falar desse livro,ele mudou completamente todo o meu jeito de ler uma fantasia, esse livro mostra a verdadeira face de como e uma guerra e que você não vai ganhar com o poder da amizade ou do pó do pirilipipim, simplesmente magnífico, mostra que em uma guerra você usa sua pior arma para sobreviver e não importa se isso vai te machucar ou machucar seus amigos.

"Vocês, humanos, sempre acham que estão destinados às coisas, à tragédia ou à grandeza o destino é um mito,o destino é o único mito,os deuses não escolhem nada,Você escolhe"

essa foi uma das frases que me marcou muito, tipo todas as crenças que você achava de que tudo o que acontece na sua vida vem de algo que já estava predestinado acontecer nunca foi por conta disso e sim de suas escolhas, minha cabeça explodiu.

só não sei 5 estrelas porque teve uma parte que eu fiquei meio perdida mas ok tirando o resto o livro vale todo o hype que tem.

Hobbit na Toca 09/08/2021

Não tem luz no fim do tunel
Esse livro acabou com meu coração. É isso. A protagonista não tem um minuto de paz.

É uma história fortíssima. Um mundo muito rico foi criado, mas esse mundo está em guerra. Esse livro NÃO é um livro YA.

Nos acompanhamos uma órfã que vai sofrer vários tipos de preconceitos, mas que vai enfrentar os desafios que suas escolhas causaram.

A Rin não é uma personagem fácil de se gostar. Eu não sei até agora se eu odeio ela ou se eu tenho pena dela, ou se eu gosto. Sei la. É bem confuso.

Eu gostei muito, por isso dei 5 estrelas, mas teve tanta coisa que me revirou o estômago que eu não consegui favorita ele.

Adriana.Machado 07/08/2021

Terminado ??
No geral, ADOREI este livro. É uma mistura ótima entre fantasia, política e história.
Tem algumas questões que o faz não ser perfeito, mas também não é isso que procuro.
É, sem dúvida, o tipo de fantasia que mais gosto de ler e estava a precisar disto ?

Marianna71 17/04/2022

Jogo de Moralidade
Essa é uma história de ódio e vingança.
Se vc está procurando um crescimento de herói, não é aqui que você vai encontrar.
Rin é colérica, vingativa e, em boa parte do tempo, mais racional que moralista.
Ela é inteligente e fica claro desde o início do livro que ela é dona do próprio destino, ela escreve a própria história, ela não permite que ninguém decida o q ela tem q fazer.
Rin nasceu imersa em guerra. Isso é uma parte muito importante de seu mundo. Mesmo quando a guerra não está acontecendo, Rin é preparada para ela. Quando ela veio, Rin é exposta a uma realidade que todos nós conhecemos pelos livros de história, pelas notícias da internet.
Quando uma atrocidade é justificada? Quanto de sua moralidade você tem que abrir mão para garantir sua sobrevivência, a sobrevivência de seu país? O que é vingança e o que é justiça? O que você pensa de seu inimigo? O quanto o pensamento de seu inimigo sobre você é igual ao seu pensamento sobre ele?
Esse livro é sobre guerra, sobre livre árbitro, sobre deuses e shamans, sobre política e o egocentrismo dos líderes.
É brilhante, intenso e bem escrito.

Esse livro é cheio de gatilhos, é +18, é muito gráfico e descritivo. A guerra realmente te faz chorar, te faz sentir a realidade dela. Se vc não lê The Poppy War pensando nas histórias reais do nosso mundo, vc tá lendo errado.

bruna 07/06/2024

A Fênix quer sofrimento e destruição
Fazia anos que eu não lia uma fantasia, embora tenha pegado muitas pra ler e abandonado no meio do caminho. Acho que é meu gênero menos favorito, mas quando começaram a falar de A Guerra da Papoula, eu sabia que iria dar uma chance, afinal se trata de um livro escrito por uma autora chinesa e que traz todo um ambiente histórico.
Preciso dizer que demorei pra ler. Até os 50%, parecia que o livro não ia acabar nunca. E nem era questão da história ser ruim, pouco envolvente, nada disso, só achei gigante, arrastado. Depois da metade do livro eu peguei o ritmo, e a história também evoluiu, e eu não queria parar de ler.
Aborda um monte de assuntos importantes que me dão a sensação de que, diferente de outras fantasias, esse livro traz uma profundidade gigante, que eu gosto muito. Vai muito além de personagens com poderes sobre-humanos, traz reflexões sobre a própria
humanidade: ganância, ódio, admiração, vingança.
Eu, que sempre odiei livros de série, tô ansiosa pra ler os próximos.

Roberta Irds 15/03/2022

"É fácil ser corajoso. Mas difícil saber quando não lutar"
Brutal. Essa única palavra define The Poppy War. Eu tive uma imersão total na história, fiquei extremamente angustiada e tive que parar a leitura em vários momentos para refletir sobre a crueldade humana. Crueldade e brutalidade é o que definem uma guerra. Não se enganem pensando que vai ter algum romance, não se trata de uma adolescente que descobre ter grandes poderes e conhece a paixão em meio à guerra. Esse livro é sobre guerra!
Achei fantástico a forma como os Deuses são retratados, de como a protagonista é humana, com suas incontáveis falhas e orgulho cego.
Amei cada nova descoberta, o companheirismo, as falhas dos personagens e sofri com as perdas.
O temido capítulo 21 faz jus á sua fama. É muito, muito pesado!

Atenção: esse livro possui TODOS os gatilhos possíveis, é uma leitura bem pesada com muitas cenas brutais. Definitivamente não recomendo para qualquer um ler.