A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

juliana 06/12/2021

eu amo taaaanto esse livro <3
Assisti o filme e fiquei encantada com tudo nele, tão encantada que precisava urgentemente comprar o livro. É uma história tão cativante e tão engraçada, e é ainda mais legal no livro. As interrupções que o autor faz me pegou de surpresa e eu gostei muito desse estilo diferente. As frases são a parte mais legal.
"Olá, meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai, prepare-se para morrer!"

Coruja 15/06/2018

Vim redescobrir essa história acho que uns dois anos atrás. Eu lembrava vagamente de ter visto o filme em alguma sessão da tarde quando algum conhecido comentou, fui atrás do DVD, revi, descobri que era um livro e surtei atrás dele – até encontrá-lo lindo e maravilhoso em um sebo, só esperando por mim.

'O Noivo da Princesa', no original, 'The Princess Bride' e no título do filme e dessa nova edição, 'A Princesa Prometida' nasceu já clássico. Há nele:

"Esgrima. Lutas. Tortura. Veneno. Amor verdadeiro. Ódio. Vingança. Gigantes. Caçadores. Homens maus. Homens bons. As mulheres mais bonitas. Cobras. Aranhas. Bichos de toda espécie e descrições. Dor. Morte. Homens corajosos. Homens covardes. Os mais fortes. Perseguições. Fugas. Mentiras. Verdades. Paixão. Milagres."

É, enfim, um daqueles títulos que eu queria ter descoberto na infância, que teria sido um favorito do meu eu criança e que eu poderia reler à medida que fosse crescendo, a cada nova leitura torcendo para que Inigo consiga sua vingança, Fezzik encontre novas rimas e seu lugar no mundo, Vizzini pare de usar a palavra ‘inconcebível’ de formas tão absurdas, Humperdinck receba o que merece e Buttercup e Westley possam finalmente ficar juntos.

Esse é também o livro mais divertidamente metalingüístico que já li na vida. Explico: o autor, Goldman (roteirista do famoso Butch Cassidy), afirma que não está escrevendo uma história original, mas fazendo uma ‘condensação’ de um livro que seu pai leu para ele em sua infância e que marcou sua memória de tal forma que ele desejava imensamente que seu próprio filho também lesse.

Só que, após dar o livro para o filho (que detesta a coisa toda), Goldman descobre que a história que ouviu de seu pai não é exatamente a história do livro – escrita por um autor florinense chamado Morgenstern -; mas uma versão que pulava todas as partes ‘chatas’ referentes a questões políticas de Florim, o reino em que a história se passa.

Confesso que quando me deparei primeiro com o livro (numa velha edição do Círculo do Livro), lendo apenas a sinopse, eu acreditei piamente que havia um livro escrito por um Morgenstern, mas a introdução (hilariantemente azeda) de Goldman dissipou tal idéia de minha mente.

Enfim, o livro conta a história de Buttercup, considerada a mulher mais bela do mundo à época em que a história do livro se passa, e Westley, o jovem responsável pelo estábulo da fazenda que pertence à família dela. Buttercup não se preocupa muito com rapazes ou com sua aparência e seus dois hobbies favoritos são cavalgar e tratar o pobre ‘Peão’ como seu escravo pessoal – e para todas as ordens que Buttercup dá, a única resposta que Westley dá sempre é ‘como queira’ (na versão original, as you wish).

O ‘como queira’ de Westley é sempre um ‘eu te amo’ disfarçado. Buttercup, que é um tanto imatura demais, não percebe isso até que pareça ser tarde demais. Felizmente, eles afinal conseguem conversar numa língua que todos são capazes de compreender, trocam juras de amor eterno e Westley deixa a fazenda, decidido a ir para a América fazer fortuna.

Infelizmente, antes que ele possa chegar à costa, o navio em que ele viajava é atacado pelo Terrível Pirata Roberts, que jamais poupa ninguém em suas incursões. Westley morre e Buttercup jura que jamais vai amar de novo.

E isso é só o primeiro capítulo.

Só que a vida continua e a beleza de Buttercup chama a atenção do príncipe herdeiro de Florim, Humperdinck – cuja única real paixão no mundo é caçar. O príncipe a pede (ordena) em casamento, ela diz que não pode amá-lo, ele diz que está tudo bem, e eles se tornam noivos... e às vésperas do casamento, três anos depois da morte de Westley, Buttercup é sequestrada por um trio de malfeitores: o espanhol, o turco e o veneziano.

O espanhol é, provavelmente, o personagem mais icônico do filme e do livro. Na verdade, todos os personagens de "A Princesa Prometida" são apaixonantes, mas Inigo Montoya é um bufão tragicômico: seu pai, um magnífico artesão de espadas, foi assassinado na sua frente por um homem de seis dedos. Este homem deu a Inigo duas cicatrizes no rosto, para que sempre se lembrasse da empáfia que o garoto teve ao tentar enfrentá-lo na ocasião.

Desde então, Inigo cruzou o mundo inteiro, aprendendo técnicas de espada até se tornar um mestre espadachim, considerando-se assim pronto para enfrentar o homem de seis dedos. Infelizmente, tal criatura, quando ele está afinal pronto para o embate, parece ter sumido da face da terra e para não se afogar no amargor do fracasso, Inigo decide se afogar no conhaque.

Há também Fezzik, o gigante turco de força assombrosa. Fezzik pode parecer um bruto, mas na realidade é uma criança que cresceu rápido demais (de forma literal também), que adora rimas e tem um único medo na vida: ficar sozinho.

Para completar o trio de bandoleiros, há Vizzini, o veneziano, cabeça (oca) do grupo, que se acha um grande intelecto e para tudo o que acontece tem sempre a mesma frase de efeito: ‘inconcebível’. Vizzini convenceu Inigo de que poderia ajudá-lo a encontrar o homem de seis dedos e permitiu a Fezzik que escapasse de uma vida de solidão.

Bem, eles sequestram Buttercup às vésperas do casamento querendo assassiná-la na fronteira entre Florim e Guilder (o país vizinho), de forma a incriminar os guilderianos e com isso iniciar uma guerra. Os três foram contratados por alguma figura obscura que talvez tenha ou talvez não tenha algo a ver com o homem de negro usando máscara que passa a persegui-los incansavelmente.

Dizer muito além disso estraga as surpresas e reviravoltas que o enredo possam trazer (embora muitas possam ser adivinhadas de pronto, devido ao próprio caráter caricatural que a obra tem). É um livro rápido, de cenas ágeis, daquelas de tirar seu fôlego, de imprimir-se de forma definitiva em seu imaginário pessoal. Tanto que após ler (ou assistir o filme), você começará a praguejar ‘inconcebível’ com uma bem determinada entonação; assumirá um ‘como queira’ como uma declaração de amor verdadeiro; e de espada em punho, avançará diante de seu inimigo dizendo: "Meu nome é Inigo Montoya, você matou meu pai. Prepare-se para morrer".

Helena.Merces 02/08/2020

Melhor das Aventuras
A Princesa Prometida foi aquele livro que eu realmente comprei pela capa morrendo de medo de me arrepender. Mas supriu tooooodas as minhas expectativas. A escrita é cativante e eu amei ver o autor "entrando" na história vez por outra e deixando seus comentários e o opiniões.
O livro tem personagens incríveis e cativantes que fazem você querer saber como vai terminar a história.
Super indico pra quem gosta de uma aventura com uma pitada de romance.

Lizuly 05/10/2021

Divertido, porém...
A narrativa deste livro foi o primeiro ponto que me vi chocada. O narrador entra em contato com o leitor para explicar o motivo, o que o incentivou a formular tal literatura. Inicialmente, essa visão dele me deixou confusa, no entanto, acabei me acostumando e isso me fez fluir melhor pela trama.

Eu achei a história interessante e muito rica em possibilidades, gostei de como tudo foi descrito de maneira a exaltar tudo o que acontecia, a trama e o processo ocorrido. Até mesmo vi como filmes se inspiraram nesta obra e como ela pareceu influenciar muito do que temos hoje!

No entanto, me vi, em alguns momentos, achando os cortes de Goldman muito inoportunos ou sem sentido. Em alguns momentos ele trazia de volta sua vida pessoal para justificar um determinado corte do livro original que em nada mudaria a trama, caso ele não tivesse contado! Isso acabou baixando algum tipo de animação crescente do enredo, porque ele era parado pelo narrador. Mesmo com essas questões, acho uma leitura divertida e que teve seu valor, principalmente em algumas partes que me fizeram rir ou refletir. Senti raiva e desconforto em outros momentos e por conta do que senti achei justa a nota de 2,5 estrelas.

Jamilly210 06/06/2022

O livro até começa bem e animada, mas depois fica entediante e muito chato. Eu não recomendaria esse livro para ninguém lê

Crislaine 29/06/2020

O livro começou engraçado, mas foi indo ladeira a baixo para mim. Terminei de forma forçada, do meio para o final não funcionou para mim. Fiquei um pouco decepcionada.

site: https://www.instagram.com/ler.e.poder/

ThayAvalon 23/06/2023

Curiosidades sobre este livro :
S.Morgenstein NÃO EXISTE!
O William Goldman que é o "suposto editor do livro original" que conversa com você durante a narrativa , TAMBÉM NÃO É UM NARRADOR REAL DO WILLIAM GOLDMAN DA VIDA REAL (ou seja , ele tá falando dele , mas com uma perspectiva fictícia , como se essa fosse a vida dele e tals mas não é).
TEM FALAS PROBLEMÁTICAS ( ele chama o filho de gordo, faz menção a traição , viadinho ) levando em consideração a data que foi escrito pelos anos 70, não da pra se esperar muito.

Resenha : É um livro MÁGICO. Muito bom eu amei , o filme é igual até as falas, mas foi tirado boa parte de detalhes mas de qualquer forma não ficou a desejar é muito engraçado .

Carol 19/08/2020

"Como quiser"
Essa história tem um espaço especial no meu coração, já que cresci assistindo ao filme e me emocionando com as aventuras de Westley, Buttercup, Fezzik e Inigo. Mais que uma história de amor esse livro engloba diversos temas: "esgrima, lutas, tortura, veneno, amor verdadeiro, ódio, vingança, gigantes, caçadores, homens maus, homens bons, as mulheres mais bonitas, cobras, aranhas, bichos de toda espécie e descrição, dor, morte, homens corajosos, homens covardes, os mais fortes, perseguições, fugas, mentiras, verdades, paixão, milagres."

Gostei bastante do livro, a história muda bem pouco ao compará-lo com o filme. Algo diferente são as partes adicionadas pelo autor falando de sua vida (bem ficcionalizada, chegando ao ponto de não sabermos direito o que é verdade ou não ali). Ele coloca como se o livro tivesse sido escrito por um autor florinense já falecido chamado S. Morgenstern, alegando que ele está fazendo uma adaptação do romance com as "partes interessantes".

Temos então mais de uma história, já que além do romance de Buttercup e Westley temos contato com a vida do personagem que o autor inventou para ele mesmo, e de como e porque quis reeditar o livro de Morgenstern. Ao final lemos também o primeiro capítulo reeditado da continuação do romance, chamado "O bebê de Buttercup", que mostra os eventos logo após o término d"'A Princesa Prometida", além de notas às edições de 25 e 30 anos do livro.

Pode causar um pouco de confusão ter uma história dentro de outra história, mas até que achei interessante e um pouco curioso, principalmente porque o autor no próprio livro não se mostra como uma pessoa muito boa. Uma rápida pesquisa sobre a vida dele nos mostra que muitas coisas que aparecem no livro não confere com a realidade.

No mais eu recomendo a leitura, tanto aos que já viram o filme, já que há capítulos que explicam mais da vida dos personagens, quanto aos que não conhecem a história, que sem dúvida também vão se apaixonar.

Celenice.Moraes 05/06/2021

Ai mdsssss
Termino esse livro sem saber o que falar! A história me cativou muito de início, mas algumas coisas aconteceram no desenrolar, e isso me desanimou um pouco. Adorei Buttercup e Westley, mas acho que faltou um pouco mais de afinidade entre os dois. Na minha opinião, os personagens "secundários", Inigo e Fezzik, me ganharam mais que o casal. Aiiii gente, Fezzik foi o meu personagem favorito nessa históriaaa, sério, o jeito atrapalhado dele e ao mesmo tempo doce. Achei muito massa a jogada que o autor fez de desmistificar essa questão do forte/alto ligado a brutalidade e falta de sentimentos. O "gigante" - como Fezzik era chamado, deu um banho de empatia e cuidado com o próximo, apesar do sequestro (quem chegar a ler irá entender kkk). Enfim, adorei essa obra! Eu poderia ter dado 5 estrelas, mas acho que faltou essas coisas que citei então estou dando 4.

Quem gosta de aventura com dose de romance e diversão, recomendo!

P.s.: Tem o filme, nunca assisti e irei correr para conferir porque fiquei bem curiosa para ver como ficou.
* O filme está disponível na Amazon, mas acho que deve ter em outros lugares.

Queria Estar Lendo 01/02/2019

Resenha: A Princesa Prometida
Um clássico que com certeza roubou corações de quem o conhece pelos filmes, A Princesa Prometida é, antes disso, uma obra aclamada que foi esquecida por muito tempo. Editada por William Goldman, a conhecida história da princesa Buttercup ganhou uma edição maravilhosa pela Editora Intrínseca.

Caso você não conheça a história, deixe-me explicar... Não, não. É muita coisa. Vou resumir pra você. Buttercup é a mulher mais bonita que existe, depois que as outras mais bonitas acabam sofrendo algumas fatalidades. Ela entregou seu coração a um jovem camponês que partiu em um navio para ganhar dinheiro pelos dois - mas acabou morto por um pirata infame. Depois disso, Buttercup jurou nunca mais amar.

"Toda vez que dizia "Garoto, faça isso", você achava que eu estava respondendo "Como quiser", mas só porque estava ouvindo errado. Eu estava dizendo "Eu te amo", mas você nunca ouvia."

Quando um príncipe "propõe" casamento a ela - ou isso ou a morte - ela aceita. Mas Westley, seu doce Westley, está vivo. E determinado a salvá-la. Some isso a duelos de espada, sequestros e monstros pantanosos e você tem um pouco do que é essa história.

A Princesa Prometida é um conto clássico escrito por S. Morgenstern, mas este livro em si é composto por todas as "partes boas" e foi editado por William Goldman. A história de outra história que foi baseada em uma História que supostamente existiu. Confuso, mas fácil de acompanhar - se você nunca assistiu o filme, por favor, assista. Depois de ler, meu coração ficou cheio de alegria pelo fato de ter sido uma adaptação tão fiel à trama e aos personagens, e também pelo simples detalhe de ser um clássico tão adorado.

É um livro fácil e divertido, com um tom satírico pontual, que usa artifícios clichês de contos de fadas para construir o seu cenário cheio de sarcasmo e de piadas escondidas. Através dos personagens, temos críticas sutis a déspotas e à coroa, temos a busca incessante pelo amor verdadeiro e pela concretização dele e até mesmo uma corrida pela vingança.

Eu amo e sou apaixonada por tudo no filme, então obviamente amei e me apaixonei de novo por tudo neste livro. Os pequenos detalhes que não couberam na adaptação são magníficos, as personalidades bem diversificadas e as histórias dos coadjuvantes são encantadoras. Inigo Montoya, Frezzik, Vizzini, o esquisito príncipe Humperdinck, Westley e Buttercup e tantos outros nomes excêntricos que passam pela história são de uma riqueza sem fim. São personagens usados para sátira, mas é fácil demais amá-los.

"- Filho, não me venha dizer o que vale a pena... O amor verdadeiro é a melhor coisa do mundo, depois das balas de menta."

Buttercup, sempre minha favorita, debochada e melancólica. Westley e sua postura corajosa, preparado para tudo (mas nem tanto). Inigo e sua sede de vingança e suas frases icônicas que, quando apareceram no livro, me fizeram pular no sofá. Frezzik e seu coração de ouro. Humperdinck e... sua existência sedenta por poder. A Princesa Prometida é o tipo de história que flui fácil, independente de você conhecer pelo filme ou não. Mesmo com algumas interrupções na narrativa pelo autor - William Goldman tinha algumas explicações a dar durante os cortes e edições e eu, pessoalmente, achei divertido como ele entrava na história e desaparecia em seguida - a narrativa se desenvolve rapidamente e deixa saudade.

A edição da Intrínseca está um espetáculo e eu poderia colocar esse livro num pedestal de adoração porque é onde ele deveria estar. A capa é linda, a diagramação é linda. É tudo lindo.

"- Olá. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer."

A Princesa Prometida vai agradar os fãs do filme, mas também vai conquistar quem tem curiosidade ou até nunca ouviu falar da história. É um conto de fadas com todos os seus clichês, mas com um tom de deboche muito bem pontuado e uma história de amor pra roubar seu coração.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/02/resenha-princesa-prometida.html

Bia 11/10/2020

Sabe aquele livro que te ganha pela capa, mas acaba sendo uma decepção?
O início é bem interessante e conseguiu me manter presa a história, mas do meio para o fim foi ladeira abaixo. No livro existem pausas feitas pelo autor, com comentários que achei totalmente desnecessários, e que me atrapalharam no ritmo de leitura. Acabou tornando a história ainda mais maçante! Terminei o livro de maneira forçada!

mcorvere 15/02/2020

eu sei que esse livro é aclamado...
a sensação que eu tive foi de assistir um filme?? (aliás a adaptação é muito boa).
é tudo muito divertido, mas um pouco cansativo em certos momentos.
tem muita ação e é hilário! me deixou com uma sentimento de sessão da tarde no melhor sentido.

Cristiane.Rocumback 28/05/2021

Leitura divertida
Pra quem assistiu o filme posso afirmar que é bem fiel ao livro.

Envolvendo o romance e a mudança de vida de Buttercup, somos levados numa aventura onde há o rapto da moça que de plebeia passa a ser princesa. Os três homens responsáveis pelo sequestro, que intercalam inteligência e tolice. O Príncipe ordinário que quer começar uma guerra. E o homem de preto que vai em resgate da princesa...

Vários personagens envolvidos num cenário de estilo medieval, lutas de espada, pântano de fogo e animais estranhos. Uma história com situações absurdas e impossíveis, mas que é proposital da parte do autor(afinal na fantasia tudo é possível rsrs).

Nessa edição comemorativa de 25 e 30 anos, há textos do autor interrompendo a história da princesa para falar um pouco de si mesmo, família, personalidades famosas e sua carreira como roteirista. Mesmo esses trechos ele são cheios de "zoeira" intercalando fatos e ficção. No geral gostei de muito da leitura.
bia 29/05/2021minha estante
vc sabe a classificação indicativa?

Cristiane.Rocumback 29/05/2021minha estante
De acordo com o que li, eu considero a partir dos 10 anos. Mas no livro não tem a informação.

bia 29/05/2021minha estante
obrigada