Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

Ana 20/04/2021

O amor pode ser vivido de muitas formas.
Duas irmãs vivem seu primeiro amor de forma diferente uma da outra, enquanto Elinor vive sua paixão de forma racional e cautelosa, Mariana é só sentimentos e imprudência.

Lalá 09/04/2021

Elinor é a irmã que usa mais a razão para resolver seus problemas, é Marianne se deixa levar pelo seus sentimentos. No livro Jane Austen aborda as relações das duas irmãs com a mãe, a irmã mais nova, seus respectivos cônjuges e das duas juntas, ao decorrer do livro conhecemos mais nossas protagonistas, Marianne e muito mais emotiva que Elinor, em relação às situações da vida, Elinor é mas centrada em esconder seus sentimentos para não preocupar sua família.
Também aborda os seus cônjuges simultaneamente, como as duas lidam com as dificuldades, mentiras e provações que são expostas graças à eles, e como buscam apoio uma na outra.
Mas o desfecho da história, não e como você esperava depois de ler algumas situações ao decorrer do livro, e Jane consegue suprir nossa necessidade por um final feliz para as duas irmãs.

Suzana 07/04/2021

Gostei de como a relação das irmãs vai se fortalecendo e amadurecendo com o tempo. Apesar d que no final ela simplesmente joga as informações (fulano casou com fulano) sem muita explicação e eu queria mais detalhess, Jane! (spoiler de final feliz)

Bianca 02/04/2021

Razão e sensibilidade é uma história de época que descreve a história das irmãs Dashwood, Marianne e Elinor, e quais ruins ou bom é se apaixonar e se entregar completamente seu coração a alguém. Realmente uma completa ?novela mexicana? do ano 1800.

Nalu 29/03/2021

Surpreendentemente bom...
Confesso que li esse livro com expectativas baixíssimas, tinha acabado de ler ?persuasão? e não gostei tanto quanto achava que iria. A leitura segue o ritmo de livros de época, um pouco devagar para o que eu estou acostumada, mas ainda assim a história me prendeu.
A relação das irmãs é bem desenvolvida assim como o amadurecimento dos personagens. Em determinado momento achei que fosse dar tudo errado e o final de fato me surpreendeu um pouco, porque apesar de esperar o que aconteceu, já não tinha mais esperanças de que fosse se concretizar.
O amadurecimento da Marianne é, para mim, um dos pontos altos do livro. E os diálogos entre ela e Elinor eram interessantes (apesar de muitas vezes eu achar que a irmã mais nova fosse muito emocionada).
Imaginei um cenário de filme digno de orgulho e preconceito e fiquei muito feliz por ter decidido seguir com leitura.

Kellen F. 25/03/2021

É Jane Austen né
Jane é uma autora com um estilo inconfundível e inimitável. Me apaixonei, mas não é meu favorito dela.

Gabs 19/03/2021

Adorei o livro, mas esperava um pouco mais de drama e acontecimentos chocantes.

Midian Damazio 17/03/2021

Muito bom!!
Esse livro não fala nada que não seja sentimento em cada modo ser ser. E na minha opinião, Jane Austen queria exatamente isso. Ela queria conflituar com duas personalidades distintas que arrebatam o leitor e o traz para sua realidade.

Lise Schardosim 06/03/2021

Muitas reviravoltas
Razão e Sensibilidade conta a história da família Dashwood, através dos destinos de duas das três irmãs, muito diferentes entre si, e com personalidades que fazem jus ao título do livro. Marianne, uma jovem bonita e de sentimentos intensos e Elinor, a mais velha, sensata e inteligente, compartilham suas conquistas e perdas, cada uma a sua maneira, mas revelando uma bonita relação de irmandade, apesar das diferenças. Por sua linguagem coloquial, a leitura se torna não muito fluída, porém a história traz muitas reviravoltas e os personagens se mostram bastante imprevisíveis em seus desfechos. O que torna a trama muito envolvente.

Não posso dizer que gostei do final, mas os romances de Jane Austen são os meus preferidos.

Yasmin.Caroline 02/03/2021

Razão e Sensibilidade
Um livro que mostra o amadurecimento de duas irmãs, que tem pensamentos completamente distintos, mas que se amam e querem o bem uma da outra.
Se você pensa que esse livro é um romance água com açúcar está muito enganado, pois ele mostra um contexto histórico da época, sobre casamento, o papel de uma mulher e a ingenuidade que cada um carrega.
Um livro muito incrível!

may.reader 01/03/2021

Surpreendentemente eu gostei do livro.

Razão e Sensibilidade? nos traz a história das Dashwood, três irmãs filhas do segundo casamento do pai, que cresceram como protegidas de um tio numa confortável e charmosa propriedade no campo, mas a morte dele, seguida pela do pai delas, colocou fim à vida privilegiada. O pai das jovens pede no leito de morte que o filho mais velho garanta o bem-estar da viúva e das irmãs, mas persuadido pela esposa, a criatura mais mesquinha, egoísta e invejosa do mundo, acaba atendendo esse desejo da forma mais medíocre do mundo, apenas garantindo um teto até que elas arranjem um novo local para morar.

O livro é focado nas duas irmãs mais velhas: Elinor, a primogênita, uma mulher prudente e reservada, e Marianne, uma jovem romântica que tem uma visão idealizada da vida e do amor, mas também é fútil e um tanto impulsiva, o que fará com que sofra bastante ao longo da trama.

Há uma ano eu tentei ler esse mesmo livro e por nada no mundo consegui continuar, hoje além de ler ele ainda gostei, e muito.

Este é o quarto livro da autora que leio e foi o desfecho que mais me surpreendeu, com algumas reviravoltas tornando a trama bem envolvente.

Priscila.Bagatim 28/02/2021

Razão e Sensibilidade
Devo revelar que o enredo do livro e a forma como se desenrola não me causou o entusiasmo esperado. Tampouco seu desfecho trouxe aquela sensação de final feliz e romântico. Achei razoável.
Fernanda.Calixto 06/03/2021minha estante
Concordo com você, li esse livro super empolgada e achei uma decepção. Achei a história bem cansativa, e os personagens bem tediosos.

Maria 20/02/2021

Um livro repleto de reviravoltas! Amei a relação de Elinor e Marianne, suas distintas personalidades intensificam o carinho que nutrem uma pela outra.

Chellesbook 30/01/2021

Elinor e Marianne
Razão e Sensibilidade

Amei o relacionamento das duas irmãs, me lembrou muito eu e minha irmã.

É perceptível o quanto elas são diferentes: Elinor é pura razão enquanto Marianne é movida pela sensibilidade.

Uma completa a outra e isso é lindo de ver. A Jane Austen me levou a refletir sobre minhas relações com familiares e amigos, personalidades inúmeras que muitas até mesmo não condizem com a minha, mas que devo respeita-las e aprender com elas.

Apesar de me identificar muito com Elinor, abri meu coração para admirar Marianne também e o seu jeito intenso de viver.

Demorei muito pra ler! Até me acostumar com tudo foi difícil, mas muito satisfatório por conta das reviravoltas e acontecimentos emocionantes.

@chelles_book ?