Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

Amanda.Nowacki 01/02/2023

Imaginava outro final para as irmãs Dashwood
Jane Austen sempre me conquista com sua escrita, eu gostei muito da história e de todo o seu desenrolar, principalmente gostei de analisar a diferença das irmãs através de suas falas e atitudes, só não virou um favorito porque achei o final muito corrido e também porque eu imaginava outro fim para as irmãs Dashwood, mas apesar disso super recomendo a leitura.

@estantedamolina 21/01/2023

O mais fraco da Jane que eu li.
Não é todo ruim mas quando tudo da errado, vc desgosta dos personagens e só fica bom nas últimas páginas, é difícil avaliar bem.
Demorei para finalizar pq foi muito arrastado.
Deborah.Farias 21/01/2023minha estante
demorei meses para finalizar. Li "na força do ódio" kkkkk

Ju Alves 21/01/2023minha estante
Tb tô lendo há um tempinho mas arrastadoooo

Velaris.books 07/01/2023

Mais uma vez Jane Austen fez um trabalho incrível, adoro a escrita dela e a forma como as personagens evoluem. Sem falar no plot que foi incrível!

thomas 16/12/2022

eu amo livro de época.
com diálogos enfeitados e palavras inteligentes, jane austen me prendeu em trezentas páginas de muito drama e romance. apesar de ter uma quantia considerável de personagens INTRAGÁVEIS, eu amei esse livro. fiquei com o coração quentinho no final e marquei o livro inteiro, juro, uma citação mais bonita que a outra. recomendo !!

Fê_Sato 15/12/2022

Quando a fofoca e brigas familiares são narrados de forma clássica, a gente num larga a história até saber o fim de cada personagem.

Tirando todo esse lado bem comum aos mortais, Razão e Sensibilidade ganha o coração quando conta tão bem sentimentos comuns, nos fazendo lembrar de pessoas e situações reais.

Interessante refletir que cada pessoa é única e vai vivenciar suas dores, apesar de serem semelhantes, de modo singular.

folklorereader0 29/11/2022

Duas pessoas, dois modos de agir e sentir diferentes
Razão e Sensibilidade foi o livro que me introduziu a um nível mais profundo na leitura, o livro que me abriu todo este universo. Para mim, este livro, é o segundo melhor das obras de Jane Austen. É muito interessante ver o contraste entre as duas irmãs (Elinor e Marianne), como ambas sentem o amor do mesmo jeito, mas lidam com ele de formas bem distintas.E embora muitas vezes elas não concordem com a forma uma da outra de agir, elas se respeitam e se apoiam (é muito bonito a parceria das duas no livro). Achei a trama bastante envolvente e a história romântica de ambas as personagens maravilhosas.
maltrapilha 29/11/2022minha estante
Exímio livro. Vale a sua leitura!

relatodelivro 14/11/2022

“Quando a mente não quer ser convencida, sempre encontra algo para inspirar-lhe dúvidas.”
Algumas pessoas podem considerar a história arrastada. Mas, a construção das personalidades de Elinor e Marianne, as irmãs Dashwood, são desenvolvidas a cada folha que viramos. Embora elas sejam unidas, e o amor fraternal seja muito forte, elas são muito opostas uma da outra. Elinor é a racional (e muito), razoável e sofrida. Já Marianne é o sentimento, é inocente e impulsiva. Apesar da história decorrer lenta, gostei muito de como Austin abordou cada questão.
Elinor é a irmã mais velha das três filhas da família Dashwood – sendo as outras Marianne e Margaret (a caçula). Surge logo no início da trama um meio-irmão que acabou de recebe a propriedade Norwood – que é onde elas moravam com seus pais – como herança após o falecimento do patriarca. Nessas primeiras páginas, Austen faz os devidos esclarecimentos que nos situam o motivo pelo qual a herança não fica com as meninas e sua mãe. Porém, embora tenha prometido a seu pai ser generoso com sua madrasta e irmãs, e em meio a muitas interrupções de sua esposa, John decide reduzir drasticamente a quantidade de dinheiro que repassará às irmãs para sua sobrevivência de agora em diante, bem como retirá-las de Norwood, que é seu novo lar junto a sua esposa Fanny e seu filho.
Jane Austen, realmente, soube trabalhar tudo isso nesse romance e colocou muito a questão de conceitos de certo e errado presentes na época e todos os costumes sociais, além do mais é possível ver com grande categoria como todos os personagens vão evoluindo e amadurecendo de acordo com as circunstâncias, responsabilidades e convenções sociais.
Desde as primeiras páginas Austen, uma mulher extremamente a frente de seu tempo, evidencia como as vidas de suas personagens são limitadas pelas noções então aceitas sobre a posição das mulheres na sociedade. Desde a questão de em quais mãos a herança será deixada, à decisão de firmar compromissos matrimoniais.

Lari 25/10/2022

Razão e sensibilidade
Esse foi o terceiro livro da Jane Austen que li e, certamente, foi o mais arrastado. Talvez por estar em época de provas, não consegui dedicar tanto tempo e acabei prolongando a leitura. Por essa dificuldade, tirei meia estrela. Contudo, não deixei de favoritar o livro ?

No momento, não tenho tempo para falar tudo que gostaria, mas esse livro é uma preciosidade para quem conseguir enxergar além das paixões. Aqui, temos duas irmãs que representam a razão (Elinor) e a sensibilidade (Marianne). Ao longo da história, compreendemos que a relação entre essas irmãs e os laços familiares são o foco, além do desenvolvimento pessoal das personagens.
Eu achei que não gostaria do final, mas amei!

Jane Austen nos mostra a importância da razão e da emoção, da ponderação e da amizade. Ela expõe o interior das pessoas com maestria e revela verdades que, muitas vezes, escolhemos ignorar.

Na história, vemos que a paixão desenfreada, ainda que desencadeada por sentimentos legítimos, nem sempre é fonte de felicidade, e que o respeito e a honra podem nutrir amores duradouros. Jane nos revela a beleza do perdão e da resiliência, ressaltando que todos podem cair e que a vida nem sempre acontece como imaginamos, mas que nós temos a capacidade de levantar e de encontrar a felicidade onde nunca havíamos imaginado.

Ao final, fui encantada pelo amadurecimento de Marianne e pela felicidade de Elinor.

"Marianne Dashwood nasceu para um destino extraordinário. Ela nasceu para descobrir a falsidade de suas próprias opiniões e para contrariar, pela própria conduta, suas máximas favoritas."

Recomendo muito! Mas sugiro não começar a ler Jane Austen por ela.

Lara 22/09/2022

Achei divertido
É uma gracinha, e extremamente identificável, de forma que você acaba se apegando mais a razão (Elinor) ou a sensibilidade (Mariane). As duas são incríveis, cada uma a sua maneira, e é lindo ver elas cuidando uma da outra. A leitura é leve, fluída e contagiante de forma que você consegue acompanhar o amadurecimento das protagonistas e de quebra ainda tem romance fofo.

luma 12/09/2022

jane austen sendo jane austen!!! dos dojs livros que eu li da autora esse é o que eu menos gostei mais ainda sim GENIA MENTE DE TITÂNIO

Mayra.Kaliane 17/07/2022

Massante !
Eu achei essa história massante de mais a questão da escrita muito rebuscada acho q não sou boa com romance de época , mais já li alguns e não tive esse problema!
Mariane segue chata de mais com essa coisa de sonhar com amor perfeito e blablqbla
A irmã e mais pé no chão e até gostei mais dela pq pro tempo que ela vivia e muito bom ver que ela não era uma deslumbrada com o amor como a irmã !

skuser02844 26/06/2022

O título realmente é a representação das irmãs Dashwood!!!
No romance da renomada autora Jane Austen, entre os séculos XVIII e XIX, conta a história das irmãs Dashwood, Elinor sendo a mais velha delas e a voz da razão, a mais sensata e pé no chão. Já Marianne é tudo de mais sensível, apaixonada e dramática que há nela.
Com 19 anos, Elinor já tem praticamente um pretendente, Edward Ferrars, que a propósito, não demonstra muito seus sentimentos. Logo aos 17 anos, Marianne conhece o encantador Sr. Willoughby, adorado por todos, e de imediato, Marianne se vê caindo de amores por ele. Porém, nem tudo são flores, e ao decorrer do romance, irá demonstrar a verdadeira faceta de seus personagens.