Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

Lari 12/06/2022

Bom, mas esperava mais.
Foi meu primeiro livro da autora e, por Jane Austen ser uma lenda da literatura internacional, acho que coloquei expectativas demais na leitura. Achei a história extremamente arrastada, a escrita pesada, cansativa ,e os personagens secundários muito mal explorados. Por exemplo, Edward, que é tão importante na história, quase não consegui visualizá-lo, o personagem é pouco descrito e quase não fala por si só, a maioria das coisas que fiquei sabendo sobre ele foi a partir do narrador do livro.

Gostaria que a história focasse mais na relação das duas irmãs e menos em seus interesses amorosos, mas claro que entendo o foco em relacionamentos e casamentos dado o contexto histórico.

O livro traz sim muitas críticas à sociedade inglesa da época e o humor da autora é muito sarcástico, me peguei rindo várias vezes (inclusive, amo o fato de todos os personagens serem tão obcecados por dinheiro e NENHUM trabalha kkk).

Amei demais a Elinor, me identifiquei muito com ela e até me apeguei um pouco a ela. Já Marianne, demorei um pouco a simpatizar, no início eu não a suportava, mas é nítido que é a personagem com o melhor desenvolvimento ao longo do livro. Gostei muito do Coronel Brandon também, mas gostaria de ter lido mais sobre ele.

O final me decepcionou bastante, e confesso que fiquei frustrada por meu casal favorito não ter ficado junto kkkk.

Não vou desistir de Jane Austen, quero tentar "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" pra ver se, de repente, acho esses mais interessantes. Não recomendo que quem também estiver começando agora a ler as obras da autora comece por Razão e Sensibilidade como eu fiz, pois corre o risco de ficar traumatizado rsrsrs.
Sarah 12/07/2022minha estante
orgulho e preconceito é bom, mas razão e sensibilidade é mesmo uma leitura cansativa, eu não aguento mais ler esse livro kkkk ainda estou na página 183

Lari 12/07/2022minha estante
nossa eu demorei demais pra ler, quase desisti.
quero tentar orgulho e preconceito e tbm persuasão, todos elogiam mt esse

Tamires 05/06/2022

Eu realmente queria ter gostado...
Não é que o livro seja ruim, não é. Mas sinceramente, não faz meu estilo, é uma história de época, naturalmente as coisas demoram demais acontecer. Tenho dificuldade pra ler esse tipo de livro, não consigo ler mais de 2 capítulos por vez, o sono bate forte, a história não me prende. Poucas passagens conseguiram realmente prender minha atenção. Mas é necessário exaltar o talento de Jane Austen, que mulher incrível, ainda mais se for analisar a época que ela viveu.

Mel.CrzZ 22/04/2022

Ouvindo um funk e resenhando Jane Austen=Equilíbrio
"A mas você não pode criticar uma obra de época tão aclamada" Quem disse?? Pessoal taca hate em Pequeno Príncipe... Enfim, pensei em alguns cenários diferentes mas nesse eu real já nem tava mais acreditando que fosse possível
Achei que por ser um romance de época escrito na época seria mais clichê mas gostei muito
Não foi o final mais incrível pra mim mas foi bem aceitável
Inclusive preciso reler depois quando parar de enfiar todo livro que me indicam na lista de leituras

rorygilmorechallenge 21/04/2022

Amo como a jane austen cria duas protagonistas completamente diferentes e faz a gente se identificar com as duas.
No começo achei que eu ia odiar a Marianne mas ela se mostrou muito sensata e totalmente o contrário do que eu imaginava.

Rennatha 10/04/2022

Sem dúvidas uma das minhas leituras mais demoradas, pois, apesar da autora ser a mesma de "Orgulho e preconceito", senti essa leitura muito mais pesada em relação a escrita, enquanto "Orgulho e preconceito" me proporcionou uma leitura mais fluida. No entanto, o intuito não é comparar as obras. Vale a pena a leitura, porém não recomendo começar a conhecer as obras da autora por ele.
Lari 10/06/2022minha estante
nossa, justamente o que eu fiz kkkk primeiro livro que leio dela e nossa... ta sendo difícil. Tô há quase 2 meses tentando e não saio do lugar pq, além da escrita complicadinha, nao é muito o meu gênero

Rennatha 10/06/2022minha estante
Ah, poxa. Eu ficava muito perdidas nos personagens, sempre tinha dificuldade de lembrar quem era, se já havia aparecido em outro momento. Mas tenta, se não der, lê Orgulho e Preconceito, esse é muito bom e eu li com bastante tranquilidade

Mp28Rangel 07/03/2022

Excelente literatura clássica!!! :)
Nesta breve resenha, gostaria de falar sobre minha escritora clássica favorita: Jane Austen.
Assim, como Orgulho e Preconceito e Persuasão, Razão e Sensibilidade é uma excelente obra da escritora, Jane Austen. É uma leitura tranquila, leve e que reflete bem às mulheres e o estilo de vida de sua época.
É sem dúvida, uma excelente obra da literatura clássica internacional.

thesoldierenigm 03/03/2022

nem de longe meu favorito ? mas é objetivamente bom
Razão e Sensibilidade é um livro bem característico da Jane Austen, com constrastes fortes, mudanças de último minuto e personagens claramente imperfeitos.

mas... por algum motivo, imagino que a história seria interessante de se conhecer de forma oral, resumida, contada por um amigo que leu o livro ao invés de realmente consumir suas páginas. ao contrário das outras obras da autora, achei o ritmo desse livro devagar demais para prender minha atenção o que, somado às personagens quem não consegui simpatizar, resultou numa leitura beeeem tediosa. :(

a explicação para as reviravoltas finais me deixou um tantinho insatisfeita e com uma sensação de "para que eu li tantos desabafos da Lucy Steele mesmo?". a narração constantemente focada na Elinor, embora propositalmente sem vivacidade nenhuma, contribui para uma impressão de uma progressão muito mais lenta e 'morta' dos eventos da história do que realmente acontece.

não é um livro que vai me marcar, infelizmente. mas tudo bem ? não é porque não funcionou para mim que não funcionará para outros. de qualquer forma, é sempre interessante conhecer mais da mente de Jane Austen :)

pih.renner 24/02/2022

Jane Austen, né amores?
Já tinha lido Orgulho e Preconceito da mesma autora e amei da mesma forma. Adoro como esse livro foi escrito em 1775 e ainda sim tem plot twists que me surpreendem e uma narrativa que me prende. Obvio que tem alguns closes errados mas nada que me incomodou a ponto de não gostar da história. Recomendo demais demais.

Jacky 12/02/2022

Em mais uma clássico de Jane Austen, vemos seus traços marcantes e histórias envolventes.
Duas irmãs, marcadas e atingidas pelo mesmo mal, mas com reações e feições diferentes.
Elionor a própria razão e Mariane a própria sensibilidade.
Superando o imaginável e se descobrindo uma na outra com amor e compaixão e criando laços fraternais, que só o amor por uma irmã pode gerar.

Bolconte 05/02/2022

Elinor rainha o resto nadinha
A história se trata das irmãs Dashwood, com Elinor (mais velha) representando a Razão e Marianne (mais nova) a Sensibilidade ~ou sensibulidade, como tava escrito em algumas páginas rs~

Elinor se mostra uma pessoa muito sensata em diversas situações, sejam tristes, alegres, de raiva, etc, não se deixando levar por sentimentos em suas escolhas e analisando sempre as consequências de possíveis atos, o que fez eu gostar tanto dela já que me identifiquei bastante. Marianne mais sentimental, porém ao longo da história há uma evolução da personagem e pra mim, sem dúvidas, o maior desenvolvimento é o dela.

Com relação ao plot twist ~não podia faltar num romance de Jane né~ eu achei bem rápido e pouco desenvolvido, mas talvez eu esteja enviesado pelo fato de gostar do personagem que apresentou a mudança e consequentemente o casal que eu estava torcendo não acontecer no final, porém foi um choque gigante rçrç

Enfim, é Jane Austen, e não é Persuasão, é tudibom! rs

Liliane 28/01/2022

Nunca fui de ler romances românticos, pela melosidade com que eles se apresentam. Porém, a narrativa de Austen apresenta-se de forma irônica com uma pegada crítica. Austen se lança em seus textos, de forma que conseguimos observar bastante de sua vida particular, quando paramos para conhecer um pouquinho mais da autora. Verdadeiramente, uma mulher à frente do seu tempo. Suas protagonistas, mostram-se como mulheres fortes, com atitude e inteligência. Neste livro em questão, a autora trabalha os relacionamentos amorosos de forma com que toda expectativa de um romance clássico e uma paixão ardente, esbarram em frustrações e infortúnios cotidianos das relações interpessoais, principalmente pra época retratada.
Rafael Kerr 28/01/2022minha estante

Isis.Piasson 23/01/2022

O final me surpreendeu, mas de uma forma aceitável. O livro me deixou com um misto de emoções (alegria, indignação, raiva).
Em geral, foi uma leitura até que agradável.
Algumas coisas eu achei bizarra? Achei, mas a gente releva pela época que o livro foi escrito.

Vanda 20/01/2022

Muito fofo e a leitura gostosa, é muito divertido acompanhar o "drama" das duas irmãs. Apesar de tudo, são personagens fortes e bem construídas, diferente do que vejo em outros romances vitorianos, aqui as meninas não são excessivamente sensíveis, não há tragédia no fato delas ficarem morando de favor por exemplo... até mesmo Marianne lida muito bem com tudo em sua volta, exceto com os sentimentos, mas isso faz parte de sua construção? o desfecho é lindo, parece um livro bobo mas eu tenho um valor sentimental enorme por ele.

Alana 12/01/2022

Não comece a ler Jane Austen por esse livro!
Esse foi o primeiro livro de Jane Austen que eu li e demorou mais de um ano pra superar a decepção que foi e pegar outro livro da autora para ler, então meu conselho é pra que não comecem a ler Jane Austen com este livro.
Talvez eu tivesse expectativas que nunca poderiam ser atendidas pela época em que foi escrito esse romance então por isso com toda certeza vou precisar relê-lo, me desejem perseverança pra que os meus antigos pensamentos de ser uma obra cansativa e chata não voltem.