Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas -

livronaesquina 28/01/2021

Eu gosto muito de ler livros/autores clássicos, principalmente para poder ter minha própria opinião sobre a obra. Fico muito curiosa para saber o que o livro tem de tão especial para ser um clássico. Por isso sempre quis ler alguma obra da Jane Austen, queria muito saber o que ela tinha para transmitir.

Em Razão e Sensibilidade vamos acompanhar a história de duas irmãs, Elinor e Marianne, que possuem personalidades que refletem o título do livro. Elas vivem na Inglaterra um pouco longe do grande centro do país (Londres). Acompanhamos alguns anos da vida dessas jovens, seus pensamentos, atitudes, emoções e vivências.

O estilo de escrita me surpreendeu positivamente, é bem diferente do que estou acostumada a ler, achei bastante impessoal porém sem palavras muito complicadas (li a edição da @livrosprincipis). O ritmo flui que nem percebemos que o livro está acabando, parece que estamos entrando no dia a dia das meninas e seus amigos. Quando elas saem para passar o dia na casa de algum vizinho nós somos levados inteiramente juntos através da leitura.

Os personagens são muito bem construídos,eu amei as irmãs e me identifiquei muito com a Elinor, todas as reflexões do livro que partiam dos pensamentos dela eu concordava, já Marianne me lembrou muito minha irmã. Os demais personagens foram aprofundados dentro do necessário para o desenvolvimento da trama e a autora conseguiu descrevê-los de tal forma que eu tenho opinião formada sobre todos.

Nos romances de época escritos atualmente a escrita na maioria das vezes descreve os romances de forma bastante apaixonada e romântica, já em Razão e Sensibilidade essa descrição é contida, séria, dentro dos padrões de conduta daquele época. Eu adorei entender melhor como aconteciam realmente os romances, quais eram as coisas consideradas certas e erradas.

Eu queria que algumas coisas tivessem acontecido de forma diferente, porém entendo a realidade nos acontecimentos que Jane retratou, senti que foi bem vida real.

Aline.Sacramento 24/01/2021

Amei
Gostei muito, amei os personagens e a Elinor é perfeita!! Tive raiva de quem era odioso e ri muito.

Meire 17/01/2021

Elegância e sarcasmo
É um livro agradável de ser lido. A história flui bem, as descrições e diálogos são interessantes e os personagens cativantes. Há boas doses de humor, drama e romance e os costumes e ambiente da época são bem retratados o que ajuda a se envolver na trama.
O sarcasmo e o julgamento moral da autora estão presentes durante toda a leitura o que dá sabor especial à narrativa.

Carol.Bueno 12/01/2021

Reviravoltas!
O livro começa muito parado, acrescenta vários personagens (de forma detalhada, contando a vida deles) que você se pergunta se é importante para a história.
Ao longo da trama, analisei o comportamento de ambas personagens principais, imaginando que o livro trataria somento sobre os sentimentos delas (sobre razão de uma, e o sentimentalismo da outra), o que nos leva a várias reflexões internas.
Na segunda parte do livro, é onde acontece VÁRIAS reviravoltas que você fica ansiosa pelo final, e entendendo o porquê de tanto personagem detalhado no começo do livro.
O final é ótimo e você consegue ver o amadurecimento de ambas personagens principais.
É uma obra interessante, que superou as minhas expectativas!

Cris.Mello 07/01/2021

Os dois lados da moeda
Já tinha assistido o filme de 1996 (várias vezes!), mas como sempre, o encanto das
palavras de Jane Austen, supera tudo... SEMPRE! Romântico e delicado, onde
sentimentos como, respeito, inveja, orgulho, pureza e sinceridade, compõem seus personagens. A esperança é de que tanto o AMOR, "platônico" quanto o correspondido, VENÇA apesar de todos os enganos e artimanhas!

Josy.Andrade 02/01/2021

Um dos melhores da autora
Para mim, este livro é um dos melhores da autora pois além do romance de época que eu amo, com toda a delicadeza e respeito envolvido em um, também tem o amor da família, a importância dela para Elinor, umas das personagens principais e minha favorita. Ela é um exemplo de resiliência e autocontrole. O final é uma linda surpresa. Jane Austen nesse livro me prendeu e me proporcionou uma leitura leve e atenciosa.
5 ?

Biacanassa 22/12/2020

Cativante e cheio de reviravoltas
O livro mostra o desenvolvimento das irmãs durante um tempo e acompanhá-las é fácil já que a autora aposta numa trama cheia de revelações e de relações conturbadas, sem esquecer de mostrar a relação de amor entre a família.

Fernanda.Calixto 19/12/2020

Jane Austen é um símbolo de romance de época, mas foi meu primeiro livro do gênero. Um livro encantador, no entanto fiquei um pouco irritada com o ócio dos personagens.

16/12/2020

Segundo livro que leio da autora e gostei muito. A história demora um pouco pra se desenrolar, mas não foi um problema. Claramente tem uns ?boy embuste?, mad gostei que não foi m romance carregado de rivalidade feminina, como imaginei que seria, visto que as mulheres estão sempre brigando pelo mesmo homem, por assim dizer. Adorei o final.

Sparr 06/12/2020

Mais uma linda narrativa.
primeiro livro publicado da autora, (não o primeiro escrito), temos cá a visão cheia de ironia de uma sociedade que vivia à base de suas convenções sociais. Jane Austen, antes de escrever romances cheios de respiros e suspiros, compunha verdadeiros manifestos de críticas e comentários sobre os comportamentos de sua época. Para que se extraia mais do que o romance, é preciso ler, lembrando-se sempre que possível, de que se trata de um livro do séc. XVIII.
Em Elinor, vemos que a Razão, por vezes, chegava aos sentimentos e a tornava, de certa maneira, insensível a si mesmo para que tudo se mantivesse em equilíbrio. Equilíbrio que custava sua paz interior.
Em Marianne, vemos que a Sensibilidade (não sei se assim deveria ter sido traduzido o termo) a torna cheia de melindres, melosa, chorona e egoísta. Destaquei cá as imperfeições das personagens, não para criticá-las, mas para mostrar como as construções de pessoas de Jane Austen, são humanas. Palpáveis e tangíveis.
O romance traz a trajetória de Elinor apaixonada por Edward Ferrars de maneira quase secreta, esperando que um dia aconteça o milagre de ser correspondida. E Marianne apaixonada por Willoughby, um bon vivant que faz mais de uma mulher apaixonar-se ao mesmo tempo, decidido a ficar rico por meio de um bom casamento, que sim. Nessa época, era também um negócio.
O livro nos levará pelo desfecho desses relacionamentos e como eles afetarão aos círculos de convívio das irmãs e as mudará, sempre deixando em evidência as características de razão e sensibilidade.
A tradução que tenho é feita pelo Marcelo Barbão, boa e sem vícios. Livro narrado em terceira pessoa. Minha edição é bem bonita e foi muito barata para a qualidade da produção.

Claudia 28/11/2020

Razão e sensibilidade
Elinor e Mariane Dashwood são irmãs e vivem com sua família em Norland Park até que seu pai morre e elas tem que se mudar para que seu irmão mais velho, John, possa se mudar para a propriedade com sua família. Como elas não herdaram muito dinheiro e seu pai havia delegado ao filho que ajudasse as irmãs e sua madrasta, o que ele não faz, elas passam um tempo com seu irmão até terem um lugar para ir. Durante a estadia o irmão mais velho da esposa de John, Edward Ferrars vai morar com eles.
Aos poucos Elinor e Edward acabam se interessando um pelo outro, mas não é algo muito explícito, já que ele é uma pessoa muito tímida. Mas as pessoas em volta percebem e enquanto a mãe de Elinor tenta aproximar eles a irmã dele tenta os afastar por não achar que a cunhada seja digna do irmão. Assim ele é chamado de volta para Londres e ela se muda com a mãe e as irmãs para um chalé em Barton Park.
Na nova propriedade, que foi cedida por Sir Middleton, elas conhecem o amigo da família, o Coronel Brandon. Um homem calado, na casa dos trinta anos e solteiro. Logo no primeiro encontro ele se apaixona por Mariane, mas ela o despreza por ele ser ?velho demais".
Então depois de um encontro atípico ela se apaixona perdidamente por Willoughby, um cavalheiro que todo ano visita sua parente de quem herdará sua fortuna.

Mari 22/11/2020

Envolvente
Este livro foi envolvente, sútil e com um final surpreendente. Gostei muito

Melany 21/11/2020

Razão de Elinor e Sensibilidade de Marianne
Essa foi a primeira obra que li da Jane Austen, confesso que achei o início meio parado, não imergi na história logo de cara, mas quando aconteceu me encantei com os personagens. "Razão e sensibilidade" é um romance repleto de reviravoltas, então apesar de ser um pouco lento, prende a sua atenção. As 4 estrelas são pelo final, que eu esperava um pouco mais, mas de qualquer maneira, vale a pena a leitura.

Vanessa Hentges 08/11/2020

Surpreendente
Primeiro livro lido da Jane Austen, encontrei muitas novidades na história de época e modo de escrever da escritora.
Adorei o livro, apesar de um pouco lenta a leitura, não diminuiu a vontade de continuar o livro.
Apenas esperava um pouco mais do final, porém visto a época escrita do livro, é totalmente aceitável.
Adorei o crescimento das duas irmãs.

Recomendo a leitura a quem gosta de livros de época e clássicos.

Larissa 04/11/2020

Segundo livro que li da Jane Austen. Um pouco mais parado em relação a Orgulho e Preconceito, mas mesmo assim é um ótimo livro