Variações Enigma

Variações Enigma André Aciman

Resenhas - VARIAÇÕES ENIGMA

Lipe 06/11/2018

Uma história de amores sem romantismo
Paolo/Paul é um homem que ama de maneira intensa homens e mulheres. Ele tem a necessidade e o desespero de se realizar por completo com outra pessoa, mas por mais que ele passa amar, e muitas vezes ser correspondido de maneira parecida, nunca será suficiente para ele.
Bom, o cara passa o rodo em geral, não se importa com "fidelidade"... ele quer amar, ele quer prazer sexual, ele quer o "vinho da vida".
Em uma narração em primeira pessoa dividida em cinco capítulos, vamos ver:
- Paolo com 12 anos viver uma especie de complexo de Édipo, pois ao mesmo tempo que ele idealiza como figura paterna o marceneiro da família, ele também deseja com todas as forças esse "pai idealizado".
- Veremos ele sem saber como lidar com a possível traição de sua namorada
- Ficar loucamente excitado pelo atleta que ele divide as quadras de tênis e o vestiário.
- Viver uma relação extremamente problemática de morde e assopra com a ex-colega da faculdade.
- E vê-lo já na meia idade fascinado por uma jovem escritora muito bela e misteriosa.
Nada neste livro é tão previsível, então em cada um dos capítulos teremos "surpresas". E não é um livro "fechadinho", muitas coisas vão ficar no ar a mercê da interpretação de cada leitor.
Weslei Barbosa 06/11/2018minha estante
Curtiu??? Tô curioso por esse livro!!

Lipe 19/11/2018minha estante
Embora eu tenha achado os dois últimos capítulos meio arrastado, os três primeiros fluiu muito bem! E avaliando de uma maneira geral foi uma leitura muito boa, sim. Vai fundo depois me diga o que achou.

Weslei Barbosa 20/11/2018minha estante
Os personagens do livro passado aparecem nesse também ou não?

Lipe 20/11/2018minha estante
Não, é um livro totalmente independente de Me Chame Pelo Seu Nome.

Raul 09/11/2019

Não foi dessa vez.
O André Aciman é um ótimo escritor, mas esse livro não tem como defender. O personagem principal se chama Paul e vamos acompanhando ele e suas relações ao longo de sua vida.

O problema é que o Paul é um personagem chato, desinteressante, antipático, que não sabe o que quer da vida, e isso é irritante

No outro livro que se chama " Me Chame Pelo Seu Nome" Aciman fez com que eu entrasse numa crise existencial que durou meses, e me fez processar sentimentos que estava ignorando. Com essa nova história o maior sentimento que tive foi Tédio.

Vamos ver se o próximo livro, que é sobre o Élio e o Oliver, será melhor.
Iris 11/11/2019minha estante
Caraca. Nunca vi uma resenha tão sincera! Kkkkk Esse livro não vai pra minha lista ?

Raul 12/11/2019minha estante
Nao coloca na sua lista mesmo. Eu deveria ter lido as resenhas antes de comprar esse livro, mas agora já foi rs.

Iris 13/11/2019minha estante
Pode deixar kkkk

@retratodaleitora 04/09/2018

amores incômodos
Variações Enigma é o segundo livro de André Aciman (autor de Me Chame Pelo Seu Nome) publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Com seu livro mais famoso adaptado para o cinema e premiado com um Oscar e um BAFTA (entre outros) como melhor roteiro adaptado, alguns leitores (eu incluída) aguardaram com grande interesse mais um romance de Aciman, que chegou em nossas livrarias esse ano.

Variações é um livro dividido em cinco partes que trás a história de Paul, um homem que começa a primeira dessas cinco "novelas" relembrando o verão em que tinha doze anos, na casa de veraneio de sua família em uma ilha da Itália. Nesse verão ele conheceu Giovanni, um marceneiro contratado por seus país para a restauração de um dos móveis antigos que lhe foram deixados de herança. Giovanni, mais de dez anos mais velho que Paul, encanta o menino até a obsessão. Esse é o verão em que Paul, apenas um garoto, começa a entender mais sobre si mesmo e sobre a dinâmica de sua família.

"Sim, o passado é um país estrangeiro - falei -, mas alguns de nós são cidadãos de pleno direito, outros turistas ocasionais e outros itinerantes incertos, ansiosos por ir embora, mas sempre desejosos por voltar. Há uma vida que acontece no tempo normal e outra que a interrompe, e desaparece tão repentinamente quanto chegou. E existe a vida que talvez nuca alcancemos, mas que poderia tão facilmente ser nossa se soubéssemos como encontrá-la. Não acontece necessariamente no nosso planeta, mas é tão real quanto a que vivemos... podemos chamá-la de 'vida estelar'."

Esse é o primeiro impulso que o protagonista de Variações recebe para a vida e os romances que seguiriam. Paul é um homem de paixões intensas, que ama com tudo o que há em si e se vê obcecado com pessoas que ele não pode ter, mas que deseja ardentemente. Tudo em sua vida, seus diálogos e nas relações que costura em sua intimidade é intenso até a última linha; parece que Paul não consegue entrar em uma relação, seja qual for, sem ficar obcecado e idealizar situações e romances em sua cabeça, onde cria os mais absurdos cenários e os mais poéticos diálogos.

Vi muito do Elio e do Oliver (protagonistas do livro Me Chame Pelo Seu Nome) no Paul; ele, sem dúvida, tem a intensidade que é característica de ambos. Variações Enigma acompanha o personagem em diferentes fases de sua vida, mas captamos muito do Paul de 12 anos (ou Pauly, como era chamado carinhosamente), compreendendo ainda seus desejos e as engrenagens do seu ser.

"O arrependimento é o modo como esperamos voltar para nossas vidas reais assim que encontrarmos a determinação, o impulso cego e a coragem d trocar a vida que nos foi dada pela vida que tem nosso nome e nenhum outro. O arrependimento é o modo como ansiamos por coisas que perdemos, mas nunca tivemos de verdade. O arrependimento é a esperança sem convicção, eu disse. Estamos divididos entre o arrependimento, que é o preço que pagamos pelas coisas que não fazemos, e o remorso, que é o preço que pagamos por fazê-las. Entre um e outro, o tempo se diverte com seus convidativos truques."

André Aciman tem uma escrita que nos envolve, emociona e faz refletir e questionar. Os pensamentos do Paul, tão caóticos, os diálogos travados em sua mente, os diálogos reais, suas obsessões e relacionamentos que ficam entre o amor e a doença, o deslumbre, o sexo, tudo numa corda bamba que aguenta seu peso por muito pouco.

Paul é um homem bissexual, e sendo a bissexualidade um tema já abordado em seu livro anterior, Aciman não se deixa cair em clichês, nos achismos aos quais estamos acostumados na literatura LGBTQ+. É melancólico, um pouco lento em sua execução, mas interessante de se acompanhar.

Foi uma leitura que me envolveu, perdeu o ritmo na metade mas se recuperou nas duas últimas partes. Recomendo a leitura, principalmente se você já leu Me Chame Pelo Seu Nome e gostou ;)

Post com imagens da edição no blog:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com/2018/09/resenha-variacoes-enigma-de-andre-aciman.html
Sun's daughter 04/09/2018minha estante
Amei o seu blog?

@retratodaleitora 05/09/2018minha estante
Ahh, obrigada *-*

vulnipedro 17/10/2022minha estante
o que o Aciman já fez de ruim??

Maddie 31/10/2022minha estante
O Aciman disse q já se sentiu atraído por pessoas de 14 anos ??

@lucassntn 12/01/2019

Delírios de uma pessoa perturbada
Apesar de André Aciman ser um excelente escritor, muito bom em devaneios, fluxo de consciência, descrições e sentimentalismo, não posso deixar de destacar os problemas que tive com esse livro.
Primeiramente, é quase um autoplágio de seu outro livro, Me Chame Pelo Seu Nome, o narrador é basicamente o mesmo. Uma pessoa problemática, carente, excessivamente imatura emocionalmente, indecisa e insegura. A voz do narrador é idêntica, e cheguei a questionar a competência do autor em construir personalidades. Aqui a situação piora, pois o narrador é mais velho e passa a vida inteira num ciclo de insatisfações. A diferença está no cenário, enquanto o outro se passa num clichê de verão italiano, esse aqui se passa mas ruas de Nova Iorque, com direito a todas aquelas afetações clássicas de romances contemporâneos novaiorquinos, entupidos de referências pretensiosas.
De toda forma, se você aguentar toda a roedeira do narrador, é um livro interessante. Faz pensar em como sempre estamos insatisfeitos e sempre pensando em outra vida que poderíamos ter. A escrita, claro, cheia de floreios e redundâncias, não deixa de ser bela.
Alex.Costa 29/03/2019minha estante
Poxa, perfeito! Concordo em tudo. Admito que existe uma fluidez no livro que me agrada, mas em certos momentos chega a ser incômodo ler algumas passagens descritivas que de tão imaturas, beiram a obsessão.

Antonio.Duarte 09/12/2019minha estante
Concordo plenamente. Na metade do livro já estava cansado. O personagem principal se assemelha aos protagonistas dos filmes do Woody Allen: melancólico, confuso e queixoso, com a diferença de que os protagonistas do Woody Allen ainda despertam algumas risadas.

Lucas 21/09/2022

Bem menos do que eu esperava
Fui com uma expectativa imensa! Afinal "mcpsn" é um dos meus livros preferidos da vida.. mas MDS! Pra mim esse acaba na primeira parte, que inclusive é a única razão de eu dar 3 estrelas, o primeiro "capítulo" é lindo, muito sensível ainda que provocante, a característica da escrita do autor, mas, depois.. parece que a narrativa desaparece, não existe uma história, não existe desenvolvimento.. é só o personagem criando mil teorias na cabeça ao invés de fazer alguma coisa.. e o pior é que parece que quando resolve, volta pro zero kk.. achei bem entediante, e nem a escrita bonita me prendeu, em alguns momentos, me pareceu que o autor só pensava " como vou mostrar como sou inteligente pros leitores" com um monte de analogias sem sentido e assuntos irrelevantes pra história.. no fim, fiquei com a sensação que o livro todo podia ser só a primeira parte, que foi realmente muito bacana, mas que o restante foi um grande delírio de palavras.. enfim, continuo amando "me chame pelo seu nome" mas não vou ler nada do autor por um bom tempo..
Alice 11/12/2022minha estante
senti a mesma coisa, mcpsn é meu livro favorito atrelado a "me encontre", todo mundo que vi tá na mesma onda, empurrando com a barriga porquê é André Aciman no fim das contas, já tô largando desse livro, decepcionada.

Albieri 15/07/2021

20° Livro do Ano
??
Variações Enigma - André Aciman

Confesso que empurrei com a barriga, esse livro, comparado ao livro Me Chame Pelo Seu Nome do mesmo autor, que me cativou com sua narrativa e seus personagens.

Esse livro tem uma boa escrita. Porém peca no enredo. O personagem sem personalidade que não sabe o que quer.
Perdido em seu universo sexual e em suas paixões.

#VariaçõesEnigma #AndreAciman #Livro #book #amoler #leitura #livrodecabeceira #minhaestante #biblioteca #editoraintrinseca
Gomes 04/03/2022minha estante
Eu peguei ranço dele porque cada parte era um amor diferente, sinceramente. Na verdade, Amor Estelar foi o mais cansativo para mim, peguei um ranço retado deles dois.

Thiago Barros 04/06/2020minha estante
sua resenha foi exatamente o que eu vim procurar e sanar. obrigado por me explicar o final conturbado ?

jamine 25/10/2020minha estante
Acho que discordo de você no ponto principal da sua resenha. O fato de o personagem ter tido paixões intensas mas nenhum "o amor" quebra com a norma literária, e até aproxima um tanto da realidade, onde pessoas as vezes nunca encontram o "amor da sua vida", um conceito ao qual sou cética. É frustrante as quebras repentinas, justo quando nos apegamos a determinado romance, mas creio que foi até proposital.

dele-ted 28/01/2019

Não um romance, mas várias paixões
Neste livro, acompanharemos a trajetória de um homem viciado na paixão, que não ama e por isso sempre está insatisfeito, que muito prefere suas fantasias do que efetua-las.
Um romance bissexual que começa contando paixões de 12 anos e termina no começo da terceira idade, André Aciman não está interessado em agradar o leitor, mostrando um personagem extremamente infiel, que procura a todo momento novas fantasias, e quando as completa não se satisfaz e busca outras.
De fato esperava mais do escritor de Call me by your name, mas aparentemente ele segue um mesmo roteiro de romance de formação, com uma personagem principal extremamente obssessiva para com seu "amor", o que difere este livro é a presença de mais casos de paixão, o que torna o livro um pouco massante permanecendo muito apenas no romance e nessa obsessão em busca de prazer e infedelidade o que causa um certo desconforto.
Sam 02/02/2019minha estante
Eu também esperava mais do livro, não vi nenhuma evolução do personagem. Parece que os pensamentos não mudam desde os 12 anos

Raquel.Marta 09/02/2019

Personagem Incoerente
A primeira vez que li um livro deste autor(Chame-me pelo meu nome),fiquei fascinada e bastante feliz com o livro,mas com este tenho que dizer o contrario.Variações Enigma é um livro confuso e bastante chato,sendo a personagem principal contraditória com os seus sentimentos,não saindo daquela fase que se passa na adolescência.Li isto no comboio,numa viagem de 2 horas e só dizia para mim(nunca mais acaba).
Thiago 31/03/2019minha estante
Concordo... o livro começou bem, apesar de me incomodar um pouco a narrativa daquela forma sendo uma criança de 12 anos..., depois da fase infantil parece que se perdeu, o personagem ficou monótono... da metade do livro para o final a leitura se arrastou, já estava xingando o Paul... rs

Ezeq 01/01/2020

Profundamente vazio
3 estrelas pelas primeiras 100 páginas. Depois disso, pra mim, a história seguiu um rumo sem graça, quase forçado e sem sentido. O André Aciman tem a habilidade de fazer qualquer coisinha boba virar poesia, e aqui me parece que ele exagerou disso de um jeito aleatório demais, repetitivo.
Yuri364 13/01/2020minha estante
Concordo!

Murilo 17/07/2018

VARIAÇÕES ENIGMA
Um ponto interessante da narrativa, que para mim já se tornou marca registrada do autor, é a maneira como ele capta o pensamento humano de forma tão verdadeira, mostrando as conversas que temos dentro de nossa cabeça quando planejamos ter uma conversa séria com alguém, as várias suposições de respostas e atitudes do receptor e as paranoias que criamos, a dramatização personificada do que só a humanidade consegue reproduzir. Quem nunca foi dormir simulando uma conversa séria ou discussão com alguém e avaliando os possíveis tipos de respostas que poderia receber?
Mas o ponto chave dessa história é o desejo em ebulição pelo corpo enquanto irradia amor por suas veias e você tenta, de todas as formas possíveis, equiparar um sentimento a outro. O romance inteiro podemos ver Paul se apaixonando e, quando está estável em um relacionamento, começa a ter seus desejos despertados por outra pessoa, até que chega o momento de decidir se continua com a atual ou vai atrás de quem está fazendo seu corpo inteiro se desestruturar com apenas um olhar.

Para conferir a resenha completa acesse o blog:

site: https://www.virandoamor.com

Joseph 07/10/2018

Boom
Boom. Foi esse o som que consegui escutar vindo da minha cabeça lendo a ultima frase desse livro. Não consegui explicar nada sem travar e lembrar das estórias que vivi durante a leitura. Variações Enigma é um livro que não se explica, apenas vive.

Marina 07/01/2019

Eu simplesmente AMEI o "Me chame pelo seu nome", outro livro deste mesmo autor. Então fui ler "Variações Enigma" com grandes expectativas.
A escrita de Aciman continua linda e poética, mas a história não conseguiu me envolver tanto quanto o outro livro. Até porque, em "Variações Enigmas" temos várias histórias de um mesmo personagem em diferentes épocas da vida, então não há um grande romance arrebatador como em "Me chame pelo seu nome". O protagonista passa por diversos relacionamentos.
Ainda uma leitura válida, mas não tão incrível.