Variações Enigma

Albieri 15/07/2021

20° Livro do Ano
??
Variações Enigma - André Aciman

Confesso que empurrei com a barriga, esse livro, comparado ao livro Me Chame Pelo Seu Nome do mesmo autor, que me cativou com sua narrativa e seus personagens.

Esse livro tem uma boa escrita. Porém peca no enredo. O personagem sem personalidade que não sabe o que quer.
Perdido em seu universo sexual e em suas paixões.

#VariaçõesEnigma #AndreAciman #Livro #book #amoler #leitura #livrodecabeceira #minhaestante #biblioteca #editoraintrinseca
Gomes 04/03/2022minha estante
Eu peguei ranço dele porque cada parte era um amor diferente, sinceramente. Na verdade, Amor Estelar foi o mais cansativo para mim, peguei um ranço retado deles dois.

Fernando 19/05/2020

Inferno Secreto
Em Variações Enigma, André Aciman nos embarca na mente de Paolo e seus amores - amores não, melhor, obsessões. O protagonista é desenvolvido dentro de sua própria cabeça, e conforme o livro passa, conseguimos entender seus padrões comportamentais. Em contrapartida, ele tem muitas semelhanças com Élio de Me Chame Pelo Seu Nome, tanto na nacionalidade quanto na voz narrativa. Eu não me surpreenderia se alguém me dissesse que o Paolo é um desdobramento da mente do Élio porém mais maduro. Esse ponto me deixou levemente decepcionado, pois me pareceu que o autor não teve capacidade para desenvolver as personagens substancialmente, ambas se tornando uma cópia e colagem da outra.

Mesmo assim, a narrativa é linda. Metáforas, aforismos, hipérboles. Tudo se mistura numa amálgama de palavras juntadas perfeitamente. Não é só uma vez que você vai se deparar com passagens da história e dizer para si mesmo: "nossa, eu já senti isso aqui mas nunca soube como transformar em palavras."

O livro é dividido em cinco partes, cada uma tratando de uma das obsessões de Paolo em diferentes pontos de sua vida: o primeiro amor, o amor estelar... tudo entre o começo e o fim. É muito gostoso acompanhar como essas partes se entrelaçam, as linhas temporais se interpelando e recomeçando em outra parte. Nesse quesito o escritor conseguiu servir tudo que eu esperava.

Pra mim, Variações Enigma foi uma experiência de leitura muito intensa. Você vê, você lê e você respira esse livro. Você não sabe aonde Paolo termina e você começa e tudo se torna uno. E você não quer que isso pare, você só quer que isso se torne maior. É impossível não se identificar com pelo menos uma das partes e do jeito como elas são postas nas páginas, e insisto em dizer que o André é o escritor dos sentimentos indizíveis. Tudo é muito detalhado, tudo é muito bonito. As referências permeiam essa história inteira, variando da Cultura Clássica até mesmo a uma sutil e quase imperceptível linha fazendo alusão ao jogo de tarô.

Por mais que não tenha sido uma leitura fácil em alguns momentos (principalmente nas últimas 100 páginas), eu me sinto contemplado por ter tido essa experiência. Talvez não seja um livro para se ler até ficar sem ar, ou talvez seja um livro para se ler numa batida do coração - não consegui chegar à uma resposta satisfatória. Arrisco dizer que Variações Enigma já nasceu clássico: essa é a forma como essa história se apresenta pra gente, forte, pouco lúcida, atemporal.

"Você não sabe nada sobre mim. Você me vê. Mas não me enxerga. Todos me veem. Mas ninguém tem a menor ideia da tempestade que se forma dentro de mim. É meu pequeno inferno secreto e privado. Vivo com ele, durmo com ele. Adoro que ninguém saiba. Queria que você soubesse. Às vezes temo que saiba." (pg. 160)

@vcdisselivros 06/03/2023

De galho em galho
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Desde novo Paul pode ser considerado como alguém de sentimentos intensos, com uma vida amorosa repleta de altos e baixos.

° Ainda jovem, se apaixonou por um homem muito mais velho. Na juventude, acreditou que era traído pela namorada, ao mesmo tempo que se interessava por seu parceiro de tênis. A mulher que sempre encontrou nas festas fim do ano também se torna uma paixão.

° Não importa onde, com quem ou quando, as relações de Paul sempre são caóticas, transitórias e guiadas pela força do desejo.

° No fim, quem será o verdadeiro amor dele? Existe alguém capaz de entender sua psique e permanecer nesse balaio?

POR FIM

Quem leu ?Me chame pelo seu nome? sente que o autor tenta replicar na obra a fórmula que fez sucesso: Paixões proibidas, descobertas, reflexões e um toque a mais. Outro fato é que mesmo de modo indireto, Variações enigma também faz gancho com o antecessor, mas para evitar spoilers, isso é assunto para direct.

Assim como no anterior, André Aciman apresenta diálogos que chegam a ser poéticos, profundos, belos, mas como estamos falando dele, é preciso ressaltar que uma determinada abordagem pode ser problemática!

A partir do momento que temos um Paul de apenas doze anos subindo pelas paredes por alguém que já tem lá seus quarenta, é duvidoso, repulsivo. Acredito que todo mundo já teve um primeiro amor, mas pessoalmente, não consegui ver com bons olhos essa interação sexualizada do garoto com o coroa?

Como o livro é dividido por capítulos ele tem seus altos e baixos, mas chega uma hora que Paul pula tanto de galho em galho que cansa, a sensação que fica é de que ele só quer algo quando não pode ter, então quando ele consegue parte para o próximo.

Por outro lado, isso também pode ser uma crítica do ator ao ser humano, que é egoísta e prioriza os próprios desejos a ponto de seguir com a bagagem da experiência, mas seguir sem olhar para trás.

A verdade é que para aproveitar a leitura é preciso ser paciente, ter uma atenção a mais e saber que se mesmo assim não der certo, seguir em frente.

@lucassntn 12/01/2019

Delírios de uma pessoa perturbada
Apesar de André Aciman ser um excelente escritor, muito bom em devaneios, fluxo de consciência, descrições e sentimentalismo, não posso deixar de destacar os problemas que tive com esse livro.
Primeiramente, é quase um autoplágio de seu outro livro, Me Chame Pelo Seu Nome, o narrador é basicamente o mesmo. Uma pessoa problemática, carente, excessivamente imatura emocionalmente, indecisa e insegura. A voz do narrador é idêntica, e cheguei a questionar a competência do autor em construir personalidades. Aqui a situação piora, pois o narrador é mais velho e passa a vida inteira num ciclo de insatisfações. A diferença está no cenário, enquanto o outro se passa num clichê de verão italiano, esse aqui se passa mas ruas de Nova Iorque, com direito a todas aquelas afetações clássicas de romances contemporâneos novaiorquinos, entupidos de referências pretensiosas.
De toda forma, se você aguentar toda a roedeira do narrador, é um livro interessante. Faz pensar em como sempre estamos insatisfeitos e sempre pensando em outra vida que poderíamos ter. A escrita, claro, cheia de floreios e redundâncias, não deixa de ser bela.
Alex.Costa 29/03/2019minha estante
Poxa, perfeito! Concordo em tudo. Admito que existe uma fluidez no livro que me agrada, mas em certos momentos chega a ser incômodo ler algumas passagens descritivas que de tão imaturas, beiram a obsessão.

Antonio.Duarte 09/12/2019minha estante
Concordo plenamente. Na metade do livro já estava cansado. O personagem principal se assemelha aos protagonistas dos filmes do Woody Allen: melancólico, confuso e queixoso, com a diferença de que os protagonistas do Woody Allen ainda despertam algumas risadas.

Helena Solo 12/04/2021

O verdadeiro enigma é saber se o livro é bom mesmo
Sinceramente não é meu favorito do autor e o começou, além de problemático, não é interessante. O protagonista não tem nada a agregar na sua vida, ele não aprende nem supera. Demorei bastante pra ler, mas continuo amando o jeito que o autor traz a sensibilidade em suas palavras.
Gostei do livro? Não sei
Indicaria? Não
Enfim o enigma

Notorious Bhrenda 19/09/2022

É isso, um beijo da Anitta
Tem toda aquela coisa de sentimentos joviais expostos, bem característicos do André Aciman, mas sinceramente, li como se o Paul fosse um alter ego do Elio de 'Me Chame Pelo Seu Nome', porque penso que não pode ser coincidência o fato de serem extremamente parecidos, e que não por acaso o autor usou frases e palavras intrínsecas, como por exemplo a famosa frase "I remember everything", dentre outras. Eu não fiquei decepcionada porque não tinha expectativa alguma, e no geral ele é bom!

Nico 03/07/2020

Parabens!! nota 0 ?
É simplesmente frustrante ler a vida inteira do Paolo e perceber que ele não muda em absolutamente em NADA nas atitudes dele. Não é nem sobre ser um livro que retrata relações líquidas, mas sim o personagem principal ter a mesma mentalidade de quando ele tinha 12 anos pro resto da vida. As historias são tão parecidas e as atitudes dele são tão iguais que na ultima história eu ja tava lendo com os olhos virados e gritando de raiva com ele se jogando em mais um relacionamento de cabeça e não falando aquilo que realmente sente. Pior foi realmente o final, com as ultimas linhas mostrando que realmente ele nunca irá mudar e quando voce pensa que o Paolo progrediu um pouco com lições na sua vida, ele tava na mesma. Leitura extremamente maçante.

dH. 01/04/2021

Eu amei?!
A sensação que ficou foi confusão.
Acredito que era o que André queria passar mesmo.

Todas as passagens eram confusas e com muitas informações: da infância até a velhice, vimos o Paully narrando de forma que era conveniente para ele e para a sua obsessão no momento.

Vi um colega aqui citando que Paul era mais obsessivo que apaixonado e acabei concordando. Por isso sinto que ele nunca amou ou quem sabe amou de verdade e eu que não sei sobre o amor.

Talvez tenha a ver com minha sexualidade, mas as passagens que mais me chamaram atenção eram as que ele estava com homens: infância/adolescência, jovem adulto e meia idade (isso considerando que eu consegui entender a narrativa não cronológica dele).

O último capítulo podia ser maior, mas foi efêmero como a relação que ele construiu e veio pra nós dar a informação que não esperamos na última frase.

Estou chocado!

João 25/01/2021

Depois de me chame pelo seu nome e me encontre
Caraca!! Esse livro fez eu me sentir em êxtase algumas vezes. Eu não entendo porque a nota dele é tão baixa aqui, talvez por isso eu tenha gostado tanto. Porque comecei sem expectativa nenhuma, e ele me surpreendeu positivamente. André Aciman continua com sua escrita sensível e real, consegue descrever a paixão de uma forma única. Amei demais.

marianamanzano 02/04/2021

magnífico magnífico magnífico
o que dizer sobre os livros do Aciman se não que são extraordinários? a sensibilidade da escrita... ahh, não dá! ficaria o dia todo falando sobre com o admiro.

as palavras que definem esse livro com certeza são: obsessão, arrependimento e remorso.

gosto de pensar que os livros do Aciman são tão sujos e reais que você sente vergonha de si mesmo em algumas partes e em outras se sente grato por alguém conseguir descrever seus próprios desejos.

embora não tenha achado perfeito como CMBYN - acho difícil algo ser comparado com tal - me trouxe descobrimentos que eu nem sabia que seriam possíveis.

- "Aquele foi meu primeiro encontro com o tempo." foi minha reflexão favorita. quando foi seu primeiro encontro com o tempo?

Kaktus 22/02/2023

Maravilhosamente complicado. Real, humano, perverso.
SEM SPOILER:
Variações Enigma com certeza me surpreendeu muito. Nesse livro vc viaja para a Itália, visita Nova York e ai recebe de presente um protagonista com a mente quebrada e personalidade duvidosa. Eu diria até que o nome desse livro deveria ser "as traições de Paolo" ksksk brincadeiras a parte.
Já havia lido "Me chame pelo seu nome" antes e não comecei essa nova leitura comparando os dois livros; no fim, de qualquer forma, isso me fez descobrir nuances novas nessa obra que não existiam em MCPSN.
Começando pelos plot Twists. Os plots se tornaram comuns em todos os capítulos. Eles tinham o propósito se trazer finalidade e eu realmente gostei, nunca vi o André fazer algo assim; nunca havia um grande plot em Me chame pelo seu nome e isso me surpreendeu.
Como sempre, André Aciman fala especialmente de desejo, como em todas as suas obras. Mas o mais divertido aqui nesse livro é que cada capítulo, por parecerem mais crônicas soltas do decorrer da vida do personagem, traz um sentimento a mais, uma emoção diferente, uma nova loucura de Paolo; e além do mais, trás novas percepções de mundo do personagem que vai envelhecendo conforme dos capítulos se passam.
Algumas pessoas dizem que os últimos capítulos foram se tornando mais chatos. Eu concordo em partes. Acho que na verdade foi o plano do André Aciman: decair a vida do personagem, a tornar rotineira, mostrar que ele está ficando mais velho e que ele não é o mesmo Paolo do primeiro capítulo do livro. Tudo começa amarelo, e de repente vai descendo, decaindo, vem as dúvidas, as obsessões, as manias, as fanfics (ele faz simplesmente fanfic com todos por quem ele se apaixonou) e para mim isso foi brilhante.
Indico o livro por ser um amarrotado de crônicas tão humanas e reais que nos enche de perguntas e nos faz pensar: Paolo está maluco.

COM SPOILER:
O primeiro capítulo é meu preferido. Eu amo verões na Itália, amo casarões, amo essa vibe MCPSN. Nesse primeiro capítulo Paolo se apaixona pelo marceneiro da cidadezinha onde ele passa os verões com a família. Nanni, o marceneiro, não dá bola para ele (obviamente) apensar de começarem a passar momentos juntos por Paolo forçar isso.
Esse capítulo tem uma diferença de Idade muito grande entre os dois (lembrando que eles não se envolvem nem sex'ualmente e nem romanticamente). E sinceramente, gosto do fato do André ter a cara de pau de retratar assuntos que são tabu, que são condenados e não são discutidos ou retratados em livros, porquê como ele fala do desejo humano e as nuances da humanidade sabemos que ele vai usar algo do tipo para deixar tudo mais cru e talvez trazer polêmica: ele quer testar você e saber se você tem mesmo cabeça para pegar tudo que ele escreve e não se limitar ao superficial. Ele quer que vc leia as entrelinhas.
Em Me chame pelo seu nome a diferença de idade era a construção de uma metáfora Naturalista (literatura naturalista). Mas aqui ela é apenas uma simples diferença de idade. Nada tão poético.
Nannie nos é apresentado delicadamente. Paolo está com 12 anos e Nanni é para ele um exemplo a ser seguido. Um modelo. Paolo, muito sozinho e sem amigos (assim como os personagens mais novos do A. Aciman), deseja que Giovanni seja seu amigo, quase que um pai. Ele sente desejo sexual, como nós, seres humanos, sempre sentimos quando nos apaixonamos por alguém independente da idade. Mas ele não percebe, não sabe o que é aquilo ou porquê ele se sente assim, é tudo muito novo para ele e ele não sabe lidar.
Apesar disso, ele vê em Nanni uma oportunidade de proteção. Uma figura paterna; ele confia em Nanni de olhos fechados. Paolo se pega confuso e machucado quando forja momentos com o Nanni, como quando ele achava que Nannie o desejava tanto quanto ele (E amo como o André faz esses jogos de "seria amor? Ou seu psicológico está doente?). O plot twist desse primeiro capítulo é simplesmente inacreditável. Eu quase pulei da cadeira e tive que esperar alguns minutos para me recompor.
O segundo Capítulo, chamado "Entusiasmo de primavera", é uma loucura. Paolo, nosso protagonista, namorando Maud e durante todo o capítulo ele acha que a mulher está o traindo com um colega de trabalho. Ele imagina, cria em sua mente confusa situações em que ela o trai e fica na cara a obsessão que ele tem; não por ela, mas para com a traição. Esse capítulo trás não só desejo, mas trás também dúvidas, fala de desconfiança, amores no ápice de seu fim e bissexualidade não explícita.
Lendo esse capítulo tive a certeza absoluta que nosso personagem não está sadio dos documentos mentais.
Ah, esse terceiro capítulo é divino. É o melhor que temos (para mim) e é deliciosamente perturbado. Paolo se pega apaixonado por Manfred, um companheiro de jogo de tênis. Ele se vê tão imerso em seu desejo por esse homem que parece descrever pele, ossos, músculos e articulações do homem. Esse capítulo, diferente dos outros, é narrado em segunda pessoa, como na série da Netflix 'YOU' (nunca li os livros), e eu achei isso brilhante! É diferente dos outros capítulos do livro e trouxe muito à tona a obsessão. Eu amei de coração esse capítulo, eu amei.
Amor estelar. Esse é o nome desse novo capítulo. Sabe aquele amor orgânico? Aquele que passa anos e anos e ele ainda existe pq é tão verdadeiro que faz questão de não sair de sua cola? O tipo de amor que mesmo não alimentado continua existindo? Eu sei muito bem como é pq eu tenho um amor assim, e por essa razão me identifiquei tanto com esse cap. Chloe, a mulher por quem Paolo é apaixonado, é uma mulher negra e o que mais achei interessante foi a forma como o André especificou a cor da sua pele: "pele cor de hematoma". Achei meio grosseiro, mas falo delicado!? É uma coisa que eu nunca pensaria para descrever uma pele preta arroxeada, cor de açaí, e achei incrível, me prendi a essa parte. Chloe sempre existiu nos capítulos anteriores (menos o primeiro) mesmo que Paolo não tenha falado ela. Ela sempre esteve lá na mente dele e nós nem sabíamos e achei isso fascinante. Foi um capítulo meio chatinho de ler, mas gostei muito do final, gostei muito de como os capítulos começaram a se misturar e a história de Paolo ganhar forma.
Agora chegamos ao último capítulo. Simples, pequeno. Dá para perceber que ele não está no livro para encher linguiça, mas sim para dar um significado ao final. O final é surpreendente, fiquei novamente minutos inteiros pensando sobre o livro e toda a história de paolo e de repente me vi perdida e devastada: como pode um homem ser tão devasso assim? Tão doente, que vida miserável. Ele poderia ter feito escolhas melhores desde o começo de sua vida, mas não fez. Lembrem-se da pobre Claire.

(Desculpe algum erro de português, tenho muitas outras resenhas para fazer kssk)

Adrian.Neumann 17/05/2021

Variações Enigma
Pra mim, um dos piores livros do André.
O primeiro arco tem quase a mesma premissa de "Me Chame Pelo Seu Nome" exceto pelo fato da discrepância de idade ser muito maior e mais problemática.
O paul é o típico personagem que eu olho e penso "esse cara precisa de um psicólogo"

Mas não tem como deixar de ressaltar que a escrita do André é impecável que faz o leitor adentrar no livro e sentir absolutamente tudo que está descrito.

Nabea 23/03/2021

O livro é muito bom e prende muito o leitor . O estilo da escrita é bem parecido com Me Chame Pelo seu Nome, pois o livro se passa em 1 pessoa (o Paul), onde deixa evidente nos 5 capítulos o que o Paul está sentindo, porém, diferente de Me Chame Pelo seu Nome, Variações Enigma é um livro menos jovial, já q os acontecimentos q se passam no livro são mais cotidianos e tendo mais partes +18. Mas mesmo assim, Variações Enigma trás toda a dúvida em relação a sentimentos, mudanças, amor, sexualidade, relação de passado, presente e futuro...
Indico a todo mundo ler, mas lembrando q vc tem que entender de algumas coisas por causa das cenas +18.