Poesia que transforma

Poesia que transforma Bráulio Bessa

Resenhas - Poesia que transforma

Paskally | @booksdapaska 05/08/2020

@booksdapaska
Ja? tinha lido va?rios poemas, mas nunca um livro de poesia inteiro. Feliz pelo primeiro ter sido de um nordestino de Alto Santo/CE. No livro, em meio aos poemas o autor faz pausas pra contar um pouco da sua histo?ria.

Na?o e? o meu ge?nero preferido, mas e? um bom livro.

Dara.Salles 29/03/2022

Poesia que transformou
É incrível o poder da poesia. Como muda seu próprio sentido só porque o tempo passou, versos que não diziam nada, agora parece ser exatamente o que você sente. Ah como é bonito ver o Bráulio escrever o que eu tô sentindo.

Nayara Sevciuc 16/05/2020

Influenciada
Sobre o título da resenha: fui influenciada pelo meu pai, que adora as aparições do Bráulio no Programa da Fátima. Em dia das mães ou pais ou outras comemorações ele se emociona ouvindo as palavras dele, tanto que pegou o livro e quem acabou lendo foi eu.
Como sempre, muito bom com as palavras.

Kay :) 15/12/2020

Lindo lindo lindo lindo e lindo
A cada palavra que foi dita, a cada poema, a cada história que foi contada senti que minha vida e o meu modo de ver o mundo mudaram de algum jeito.

Durante o livro, eu senti um misto de emoções tão lindo... teve momentos que fizeram me sentir esperançosa, feliz, momentos que me fizeram lembrar de momentos bons e em que me senti tão tocada que foi difícil conter as lágrimas.

Sinto que esse livro foi um abraço tão carinhoso e um peteleco que eu nem sabia que precisava!

Braulio Bessa tem um jeito único de fazer e declamar poesia, e com suas palavras simples e profundas são capazes de mudar nossas vidas de um jeito indescritível.

De verdade, tenho certeza de que esse livro te fará bem e mudará de alguma forma a sua vida. Essa é uma obra tão poderosa e tão linda... Queria que todo ser humano tivesse a oportunidade de ler ou ouvir esse livro.

(acho 5 estrelas uma nota tão pequena pra essa obra!)

Aila Cristina 20/04/2022

Poesia é abraço
"Gosto de comparar a poesia a um abraço, que consegue fazer um carinho na alma sem saber qual é a dor que você está sentindo".

E assim fui abraçada pela poesia falada do Bráulio Bessa. Suas palavras são calorosas, com uma sonoridade linda do nordeste, carregada de tempero (sotaque) típico, com uma perfeita rima e métrica. Além dos cordéis, a obra contém textos que permitem conhecer um pouco mais do autor por trás dos escritos e seu processo de criação. Os cordéis tratam de diversos temas e situações, e isso deixar a obra ainda rica. Recomendo a leitura.

Gabriela 04/12/2022

sempre gostei muito dos cordéis de Bráulio quando ainda passava na tv, as rimas foram algo que sempre me cativaram, logo, não tinha como não amar esse livro! gosto muito das poesias nele e de como são intercaladas com histórias da infância do autor e de como ele alcançou o sucesso atual. quero muito ler mais livros dele!

Jota 10/05/2020

Maravilhoso
Esse foi o segundo livro que tive o prazer de ler do grande Bráulio Bessa. Amei o 'Um carinho na alma', e esse 'Poesia que transforma' não foi por menos.

Cada página é um convite para sonhar, viajar sem sair do lugar. Bráulio e sua poesia inspira, motiva, transforma, desperta pensamentos positivos, faz refletir e mudar seu pensamento, suas ações, sua vida.

Impossível esquecer o que senti após ler Recomece, Se, Vira-lata.

Que venha 'Poesia com Rapadura' e 'Recomece'.

Amanda Souza 13/03/2020

Incrívelmente lindo
Um livro fácil de ler que te trás diversas sensações de mais amor ao próximo, mais fé e esperança na humanidade, para não desitir, sermos persistentes, resistir e claro recomeçar.
Poesias realmente que transforma, como cada um delas sendo um abraço, um aconchego. Admiro muito Bráulio Bessa por ser um exemplo de ser humano e ter a capacidade de passar para muitos que é possível sermos também!
O livro trás diversas poesias e também pequenas partes da vida de Bráulio que é de se apaixonar totalmente, um livro que talvez teria lido em um ou dois dias mas que decidi ter total calma com o mesmo para aproveitar ao máximo apreciando e sentindo cada palavra nos mínimos detalhes.

Fabiano.Sousa 14/08/2020

Poesia que transforma
Simplesmente um livro que me trouxe muita paz de mente. Fiquei da de Bráulio desde que o vi no programa da Fátima. E me apaixonei pela sua poesia de cara. Esse livro é simplesmente maravilhoso.

Nando 07/04/2021

Um acalento no meio de tempos sombrios
Cada poesia te faz refletir sobre a vida. Ao mesmo tempo que te fere, te acalenta. Bráulio Bessa é sem dúvida nenhuma um dos maiores escritores da atualidade nacional.

thai 09/03/2022

FOD4!
o quanto ele conseguiu valorizar sua essência, passou uma energia surreal, foi perceptível que tudo que está nessas páginas são escritas com amor e verdadeiramente com a vida. os poemas são incríveis! adorei ele ter contado algumas partes de sua trajetória. livro maravilhoso. ?
não prometeu nada, e entregou TUDO.

Aline 28/02/2020

Eita orgulho da pleura!
Poderia ter lido esse livro em pouquíssimas horas, mas preferi alongar o tempo pra poder aproveitá-lo bem mais.
Livro gostoso demais de ler (até porque você lê do jeitim que você fala: meio arrastado, meio cantando, daquele jeito que cearense sabe fazer mas não sabe explicar) e lê parecendo um pombo de tanto que o peito tá estufado de orgulho de saber que quem escreveu foi um filhote do Ceará.
Gostei muito, só não mais do que seriguela verde com sal porque aí já é querer demais, né?! Mas super recomendo.... os dois!!! ?
Omom 28/02/2020minha estante
Adorei como explicou, realmente Cearenses tem um algo muito interessante na entoação. Agradeço por partilhar

Aline 28/02/2020minha estante

Rafa Fonseca 22/08/2020

Maravilhoso
Sou suspeita a falar pq amo poesia e desde que o conheci na tv sou fã de Bráulio. Com toda certeza vou comprar ou outros livros.

none 23/06/2020

Desistir e Resistir, uma pequena mudança que faz toda diferença
A forma mais direta de um poeta ser conhecido hoje ainda é a TV, o autor ficou conhecido por frequentar um programa matutino de variedades, além e antes disso tinha uma página numa rede social com milhares de seguidores. Eu no alto da minha idade nunca tinha visto nem na TV nem na internet esse sujeito de Alto Santo, Ceará, vez em quando seu rosto-de-chapéu-no-livro aparecia num vídeo compartilhado por whatsapp ou numa prateleira perto do caixa de supermercado e era isso. Ah, ele é poeta? É do Nordeste? Minha tia baiana do alto dos seus setenta e todos anos me ensinou a gostar dele. E se ela ensinou, a gente tem que ver, ler e compartilhar. A poesia transforma sim.