Poesia que transforma

Poesia que transforma Bráulio Bessa

Resenhas - Poesia que transforma

PAULA 24/11/2020

O livro "Poesia que transforma", traz poemas lindos que tocam as pessoas, fazendo-as terem esperanças e forças para seguir em frente na vida , mantendo a alegria, a vontade de crescer e de mudar a própria história.
Também traz relatos da vida do autor, de como era a vida dele em Alto Santo (terra onde nasceu) e das dificuldades e preconceitos que teve que passar, sempre mantendo firme e forte o seu desejo de escrever e declamar poesias.
Eu gostei do livro, é leve e, ao mesmo tempo, inspirador e fortalecedor.
Um misto de emoções que te faz parar, pensar e progredir.

Nina 08/10/2018

Nesses tempos sombrios em que vivemos é muito bom quando encontramos algo que nos dê um pouco de alento e otimismo e é isso o que Poesia que Transforma, do poeta e cordelista cearense Bráulio Bessa, representou para mim. Em meio a tanto discurso de ódio e intolerância, desprezo aos valores humanos e incitação à violência, ler suas palavras tem sido um bálsamo para minha alma cansada.

Bráulio Bessa ganhou notoriedade logo depois das eleições de 2014, quando a polarização política começou a se espalhar pelo país e uma onda de mensagens de ódio aos nordestinos se espalhou pela redes sociais (coisa que, vergonhosamente, vemos se repetir agora). A defesa veio da própria internet, por meio da página Nação Nordestina, criada pelo poeta em 2011, onde ele com seu carisma e talento chamou a atenção do país para a riqueza dos cordéis nordestinos. Não demorou para que ele chegasse à televisão e agora tem um quadro fixo no programa Encontro com Fátima Bernardes.

Apesar de estar aqui me rasgando em elogios, admito que nunca fui muito fã de poesia. Tenho muita dificuldade para entender o que os poetas dizem e não consigo me conectar. Tenho uma amiga que sempre diz que poesia não é para ser entendida e sim para ser sentida, que eu não devo ficar tão presa ao que o autor quer dizer e sim ao que aquele texto me fez sentir.

Mas acho que sou muito pragmática para conseguir me desprender do lógico com tanta facilidade, por isso, evito os poemas. Mas com Poesia que Transforma a leitura flui com uma facilidade impressionante, e isso acontece por duas razões. Primeiro por já ter visto Bráulio Bessa declamando, assim, eu lia ouvindo sua voz, no mesmo ritmo que ele usa. E segundo pela sua linguagem simples e cotidiana. Então, ler o livro foi quase como bater papo com um amigo querido sobre assuntos que o mundo todo precisa urgentemente discutir.

Outro motivo que me fez amar o livro foram os temas que ele traz. Bráulio fala sobre amor, diversidade, medo, saudade, fome, RESPEITO! Esses e outros temas essenciais à vida em sociedade permeiam seus textos carregados de sentimento e orgulho de sua origem. O livro entremeia poemas e crônicas que estão sempre interligados, e um reforça o sentido da outra e aos poucos Bráulio consegue transmitir toda a simplicidade de sua infância e adolescência até chegar ao estrelato de hoje, sem perder sua essência e bom humor.

Me emocionei muito com essa leitura e sinto que a poesia pode realmente transformar e melhorar o mundo, principalmente se nos abrirmos para mensagens tão belas e verdadeiras, se estivermos dispostos a acreditar. Então, se você como eu não é muito chegado em poesia, peço que dê uma chance a esse livro e garanto que não vai se arrepender!
Vanessa.Souza 14/10/2018minha estante
Quero muito esse livro e também Poesia com rapadura. *-* em Janeiro irei a uma congresso onde terá a presença de Bráulio! Estou muito empolgada n

tortajulia 03/04/2022

"Às vezes numa poeira a humanidade se enterra."
Já conhecia um pouco do trabalho do Bráulio, porém essa foi a primeira vez que li uma obra dele e fiquei bem interessada. Realmente gostei de conhecer um pouco mais da sua história, da sua poesia e de como a sua escrita mudou a forma de ver e levar a vida de muitas pessoas. Leitura fluída, bem cativante e no geral, 4 estrelas.

"Mesmo sem ser perfeita, minha vida sempre foi muito colorida."

Kelly 27/01/2024

Perfeito do início ao fim
"Aquilo que tem valor
Dinheiro não vai comprar,
Sentimentos, atitudes,
Histórias para se contar.
Todo o resto é passageiro
E no dia derradeiro
Ninguém consegue levar."
- Bráulio Bessa -

Tenho esse livro físico, mas olhando na audible encontrei seu audiobook e para meu deleite, narrado pelo próprio autor!
Braulio Bessa tem um dom magnífico, ele nos encanta com suas palavras, nos emociona, e foi tão bom ler ouvindo suas declamações e ouvindo-o contar um pouco de sua história de vida, que não há como não amar!
Uma pessoa maravilhosa com um coração lindo demais, merece tudo de bom nessa vida!
Lindíssimos cordéis e poesia que realmente toca a alma! É notável o carinho e a dedicação que ele coloca em suas palavras!
Amei demais, com certeza um livro pra se guardar no lado esquerdo do peito!

karlakarolineguima 24/05/2020

Encantador
Bráulio com um vocabulário simples nos leva a relembrar, refletir e sorrir em relação às nossas histórias ao percebermos que muitas vezes se assemelham com seus poemas e seu modo de ver a vida. É uma deliciosa leitura, simples e cheia de significados.

Tarciana.Brito 09/04/2020

Como descreveria
um alento pro seu coração.

Nando Ataide 29/01/2024

Poesia
Bráulio Bessa é um verdadeiro. Muito bem ver o mix de história e suas poesias que dão um quentinho no coração.

Pedro Caldas 06/04/2022

Frases motivadoras sem clichês
Eu adoro as poesias do Bráulio Bessa. Ele consegue passar mensagens de otimismo, esperança sem cair em clichês. Suas frases vão muito além do "viva como se não houvesse o amanhã". Sua obra fica longe de ser um tema de autoajuda. Ele é incrível! Fala da vida com verdades e com poesia em pleno século XXI, que todos nós precisamos. Ele sabe descrever a nossa condição humana e mostrar que podemos mudar a nossa vida para melhor. Um grande poeta que mereceu espaço na televisão aberta. Assistam "Encontro com Fátima Bernardes" e vejam ele declamando suas poesias. Emocionante!

Thamara 03/04/2020

INCRÍVEL
Bráulio mais uma vez me emociona com suas poesias e sua história de vida!

Mari 22/06/2021

Eu amei!! Este livro foi o mwi primeiro contato com um livro de poesias, e confesso que pulei algumas estrofes (rsrs), as poesias do Bráulio são emocionantes, comoventes, tras lições... O livro é cheio de de sentimentos, emoções, lembranças...

Emanuel 12/09/2023

Oxente
Bráulio ensina que poesia e arte, amor e compaixão. Sentir uma energia de apuramento com a escrita. Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. ?
Achei bem legal a escrita, como aconteceu as situações da sua vida.
Esse foi um dos primeiros livros escrito do autor, não fui muito fã desse, mas prefiro o outro livro.

Dalves 07/12/2020

Maravilhoso!
Esse cara é gente como a gente, faz todo mundo lembrar de casa, com uma saudade que não cabe em lugar algum.

perrydelgay 06/03/2022

MARAVILHOSO
Bráulio Bessa realmente é uma revolução, quem conhece sabe o quanto ele levou o Nordeste e o nordestino para todo Brasil e como poeta ele é simplesmente incrível, escreve sobre o cotidiano e coisas que todos nós em algum momento vivemos. Leitura leve a maravilhosa gostei demais.

Beto 12/09/2021

Bráulio Bessa
Maravilhoso seus poemas, realmente nos transforma, até aqui lia poemas como se fossem um lingua estrangeira,ele torna mais fácil, compreensível e de uma leveza incrível. Quero conhecer mais de suas obras.

clara 10/06/2021

poesia que transforma
esse livro me fez perceber o quanto a poesia é incrível. É o tipo de livro que faz você soltar aquele "arzinho" pelo nariz em alguns momentos e que te dá um abraço, mesmo sem saber se você precisa de um. eu entendi finalmente o quanto a minha cultura importa e o quanto eu importo, nunca pensei que ia gostar de poesia,até porque, nunca tinha lido um livro desse tipo, pensava que eram todas iguais.. mas não é!, passei tanto tempo enrrolando pra começar a ler e me arrependo...,enfim, tudo que ele escreve é tão bonito e verdadeiro,uma beleza e uma escrita imensamente simples que te acolhe como se ele estivesse lendo pra você,como se nada importasse mais,só você e a poesia que te transforma a cada verso. obrigada Bráulio por tranformar e tocar tantas vidas com suas palavras e ser tão bom fazendo isso que parece até milagre,e obrigada a pessoa que me deu esse livro de presente de aniversário, agora eu sei o que acontece com quem lê ele, e por quê você sempre fala sobre o nordeste e suas maravilhas. Eu só tenho á agradecer.