Poesia que transforma

Poesia que transforma Bráulio Bessa

Resenhas - Poesia que transforma

Uma Peregrina 24/06/2021

Amei!!
Este foi o meu primeiro contato com um livro de Poesia, eu amei!!
Este livro me surpreendeu, eu imaginava que seria só poesias, porém ele contar a sua biografia, que é muito interessante e como a poesia trasforma a sua vida.

Duda 21/04/2021

Poesia que transforma
Que livro perfeito, realmente são poesias que transformam, que tocam a nossa alma e nos fazem pensar, pensar nas oportunidades que deixamos passar mas também nas que viram e que a elas devemos nos agarrar.
Nos mostra que devemos resistir com fé em Deus...
Cada poesia escrita neste livro toca a alma, e nos ajuda a superar os diferentes tipos de "problemas" que cada um de nós temos.

SUPER INDICO

Uma excelente leitura a todos ???

8:50
21/04/2021

iigorsnts 23/07/2020

O livro é ótimo!
Conta a história do Bráulio, com ótimos poemas. É um livro curto, com leitura rapida, a história dele é bem tocante e o livro mostra o jeito como as coisas aconteceram na vida dele.

Henrique_ 10/02/2022

Reconfortante
Seguindo a mesma linha do primeiro livro, neste, Bessa esbanja criatividade e o teor autobiográfico confirma a grandeza do seu trabalho no emprego das palavras, que se entrelaçam para formar poesias de cordel que nos afagam nos divertem. Uma leitura prazerosa e muito reconfortante.

Thalita - @voandopelaestante 18/03/2022

Meu queridinhooo...
"Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...
Recomece a LUTAR.

Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
Recomece a ACREDITAR.

Quando a estrada for longa
e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
Recomece a CAMINHAR."

Começo com um trecho do poema 'Recomece' que é o primeiro a ser apresentado no livro, e ele foi meu favorito. Esse é um poema que me tocou profundamente e conversou comigo.

Achei a poesia do autor maravilhosa, foi meu primeiro contato com a escrita dele e fiquei apaixonada, no livro ele traz não apenas sua poesia, mas também relatos de pessoas que encontraram uma luz em sua poesia. Também temos aqui pequenos relatos da vida do Bráulio de acordo em que ele vai apresentando seus poemas e achei isso muito legal.

Estava entrando numa ressaca literária e esse livro me tirou dela pois li em apenas algumas horas, amei esse livro e já quero ler mais coisas do autor.

"Acredite e não se explique
pois poucos vão entender:
só se compreende um sonho
se o sonhador é você.
Há quem possa lhe animar,
há quem possa duvidar,
há quem faça seguir.
Mas não descuide um segundo
pois muita gente no mundo
quer lhe fazer desistir.

Acredite, pense e faça,
use sua intuição,
transforme sonho em suor,
pensamento em ação.
Enfrente cada batalha
sabendo que a gente falha
e que isso é natural,
cair pra se levantar,
aprender pra ensinar
que o bem é maior que o mal."

*Day* 27/01/2024

Inspirador e Inspirada
Nos últimos anos tenho me sentindo triste e desanimada, mas meu amor pelos livros e pela leitura sempre esteve no mesmo lugar. Me dando ânimo e forças para continuar dia após dia.

E esse livro foi realmente inspirador, fiquei triste, sorri sozinha, dei risadas e chorei de soluçar.

É com e por livros assim que fico e me sinto inspirada a continuar, um passo de cada vez.

Obrigada Bráulio??

C.F. 12/04/2021

Me pegou desde o começo pela história de vida, pelas belas poesias e pelas referencias citadas.
Virei um admirador ainda maior.

Antonio.Alvaro 18/01/2021

Inspirador!
Desde pequeno sempre gostei desse tipo de literatura e tentava decorar as histórias kkkk. O que Bráulio Bessa nos traz em "Poesia com rapadura" é o retrato de um estilo de escrita, uma literatura incrível, reflexo de um povo batalhador e corajoso que é o Nordestino, o autor, ele próprio, dessa região. Portanto, com conhecimento de causa. Suas poesias são sinceras, inéditas, tocam o coração, nos fazem refletir e ter esperança na humanidade.

emillyvnn_ 06/04/2023

O poder do povo nordestino
"Os versos de Bráulio Bessa
Têm o badalar do sino,
Sua rima sertaneja
Vai apontando o destino
Do caminho que nos leva
À alma do nordestino."

Eu estou em ressaca literária há um tempo e, normalmente, livros de poesia me ajudam nesse período de ressaca, então pedi a minha tia (que é uma super fã de livros de poesia) uma indicação literária, e ela me indicou Poesia Que Transforma. Logo, eu praticamente só li esse livro porque minha tia me indicou. E agradeço muito a ela por ter me apresentado essa obra incrível.

"A vida não é tão simples,
viver não é só sorrir,
a lagarta que rasteja
rasteja pra evoluir,
se transforma em borboleta,
depois voa por aí?"

Esse livro me prendeu do início ao fim. Eu simplesmente devorei essas páginas!
Os livros de poesia geralmente tem mais poemas ruins do que bons (na minha opinião, pelo menos), mas os poemas de Bráulio Bessa são TODOS incríveis, sem nenhuma excessão.
Foi uma leitura fluída e rápida, com diversos ensinamentos, reflexões e críticas sociais no livro em geral.
Com certeza recomendo os poemas do Bráulio Bessa. Ele é o tipo de poeta que te faz arrepiar com uma curta e simples frase.

"Gente precisa de gente
pra sentir cumplicidade
sentir amor, confiança,
segurança e lealdade.
Por isso, nesse caminho,
quem quer caminhar sozinho
não é forte de verdade."

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 10/02/2024

Ouvi o áudio livro na voz do próprio autor que deu ainda mais ênfase na importância de seu sotaque e da história do seu trabalho, foi uma delícia ouvir todas as poesias e compartilhar os sentimentos juntamente com os comentários de quem sua poesia já tocou, é lindo ver a humildade, os apertos mas acima de tudo o amor presente em cada capitulo, recomendo a todos.

Gabriela.Steindorf 18/02/2020

o poeta de Alto Santo
Amo tanto quando pego um livro pra ler despretensiosamente e ele acaba por ser muito mais do que eu esperava.

Como muitos leitores, cheguei no livro do Bráulio porque sou apaixonada pelos cordéis que ele declama no Encontro. Esperava ler mais alguns e me encantar como sempre. Mas no meio dos cordéis havia história.

Tenho amigas e um futuro mestrado no Nordeste e isso me faz ter um apreço grande pela gente de lá. Gente simples, de coração puro, que enfrenta os perrengues da vida com toda força e garra do mundo. Bráulio só fez aumentar essa admiração, descrevendo sua infância no sertão, sua família humilde, a diferença gritante entre a vida na cidade grande e o interior.

Foi bonito perceber o que tem por trás das poesias que encantam tantos brasileiros e seria mais bonito ainda se o resto do país tivesse a pureza e os valores que o nordestino tem. ♥

Talita 30/05/2020

Muito Bom
Eu tenho uma confissão a fazer. Foi a primeira vez que li livro de poesias. É diferente e inspirador. Li aos poucos, quase uma poesia ao dia para refletir sobre o assunto abordado naquele dia. A for a dele escrever é linda.

Deise.Maria 01/08/2023

Poesia que transforma !!!!
Sobre o livro : obra maravilhosa, onde traz toda a história de Braulio , amei conhecer um pouco mas sobre esse grande artista, ativista da cultura nordestina, ate então só conhecia ele pelos vídeos e claro através do programa da Fátima.mas ler esse livro foi significativo pois trouxe recordações de minha infância, retratou aspectos da vida nordestina e o orgulho de ser nordestino.
Amei os poemas de Braulio dos quais vou destacar alguns trechos :

?E preciso de um final pra poder recomeçar ,como é preciso cair pra poder se levantar .Nem sempre engatar a re significa voltar. ( Do poema Recomece que tem o dom de nos fortalecer, palavras vibrantes e fortes)

? A vida não é tão simples, viver não é do sorrir ,a largaya que rasteja, rasteja pra evoluir, se transforma em borboleta depois voa por aí.
1? nunca é tarde pra viver e aprender com a vida,pra perceber que a estrada nem sempre será florida ,e que sempre há uma cura até pra pior ferida.
Um dos meus favoritos foi A corrida da vida , Recomece , medo e coração nordestino. Braulio tb fala da fome onde ele expõe as injustiças sociais e a corrupção do governo que lucra com as misérias humanas, além de exaltar a mulher, homenagear as mães.
A história de Braulio é linda, onde ele fala de sua terra Alto Santo que fica no Ceará, e dela ele ganhou o mundo com a página na Internet a nação nordestina .sua infância foi marcada por grandes dificuldades, filho de costureira, pais que se separaram quando ele tinha 8 anos e passou a viver com os avós, e foi no avô que ele pode enxergar a figura paternal. Começou a escrever poema aos 14 anos depois que teve que fazer um trabalho da escola.
O nordeste tem grande representante pq a escrita do Braulio representante tudo que engloba a vida do nordestino, a simplicidade ds vida rural, tudo que há de mais lindo de nossa terra. SUA poesia realmente transforma pela força poética, pela palavras acolhedoras, motivadoras , arrebatadoras , que acalenta e que renova.

Thabs 20/04/2021

recomendo
gostei bastante das poesias. algumas nem tanto, mas a maioria sao muito boas. leitura bem leve, pra ler em poucas horas. bem gostoso

PAULA 24/11/2020

O livro "Poesia que transforma", traz poemas lindos que tocam as pessoas, fazendo-as terem esperanças e forças para seguir em frente na vida , mantendo a alegria, a vontade de crescer e de mudar a própria história.
Também traz relatos da vida do autor, de como era a vida dele em Alto Santo (terra onde nasceu) e das dificuldades e preconceitos que teve que passar, sempre mantendo firme e forte o seu desejo de escrever e declamar poesias.
Eu gostei do livro, é leve e, ao mesmo tempo, inspirador e fortalecedor.
Um misto de emoções que te faz parar, pensar e progredir.