Poesia que transforma

Poesia que transforma Bráulio Bessa

Resenhas - Poesia que transforma

Ricardo Tavares 28/01/2022

POESIA QUE TRANSFORMA
Bráulio Bessa conquistou o Brasil com seus cordéis no programa Encontro com Fátima Bernardes
Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.

Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.

Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.

MINHA OPINIÃO
Gosto de poesia. Já li muitos poemas, de poetas portugueses e brasileiros. Como professor de português formado em Letras a poesia faz parte do meu currículo profissional e da minha experiência como docente. Portanto, ler e analisar poemas faz parte do meu ofício.
Contudo, ainda não conhecia essa poesia, esse falar e fazer poético de BRÁULIO BESSA.
Fiquei encantado com os versos desse poeta nordestino, fã de Patativa do Assaré que nos seus 14 anos de vida já percebeu que a poesia seria parte primordial em sua vida.
Essa escolha tão prematura amadureceu com o tempo e o transformou em um poeta com milhares de seguidores Brasil afora, pois o poeta cantador foi cantar seus versos na tela da TV, através do programa de Fátima Bernardes e o Brasil se encantou com esse versejador. Sorte nossa termos um BRÁULIO BESSA para iluminar nossas manhãs através do programa Encontro com Fátima Bernardes, mas também temos os livros do poeta para eternizar seus versos na literatura brasileira.

Giuliano.Nascimento 22/08/2020

Bom livro! Um nordestino de sucesso, que tem orgulho de suas origens. E faz questão de demonstrar isso através de sua poesia. Livro leve e agradável.

Iza Macharette 13/04/2020

Amei cada página !!!!

Leitura e . 20/05/2020

@leituraeponto
Muuuito bom... me sigam no Insta lara acompanhar a resenha ??

@leituraeponto

maiariata22 13/01/2024

Como é lindo!
Ouvir um poema já me deixa emocionada e muito alegre. Mas ouvir os poemas de Braulio Bessa é incrível. Fico aqui imaginando como seria conhecer minha avó, uma baiana, que saiu do nordeste com uma filha (minha mãe) e nunca mais voltou para sua terra. Ela faleceu aqui no Paraná, 8 ou 9 anos antes de eu nascer. Queria ter conhecido ela e saber de suas histórias, como as que são contadas, por todos que um dia vieram de lá.

Carol.Cuofano 14/01/2021

Poesia que transforma e cura
Já conhecia alguns textos do autor, mas foi o primeiro livro que li.
Gostei muito de como os poemas estão intercalados com eventos da vida do poeta. Recomece, Se, Redes Sociais, A força de uma mãe e Poesia que transforma foram meus textos preferidos.

Jaque.Barreto 01/09/2020

Resenha
Amo a poesia do Bráulio Bessa.
Livro leve, recomendo a leitura!

"Quando a vida bater forte
e sua alma sangrar,
quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...
É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR."

Joaquim 17/05/2021

Sensacional!
Bráulio Bessa é talentosíssimo e cada um dos seus versos consegue acalentar a nossa alma. Recomendo MUITO!!! A poesia dele, literalmente, transforma ?

Stefanny 27/12/2022

"E quando o medo surgir
Não precisa se esconder.
Faça que seu próprio medo
Tenha medo de você. "

Leninha Sempre Romântica 28/12/2022

Não podia iniciar essa resenha sem antes contar minha admiração sobre esse poeta que declama poesia da alma. Com o sotaque tão lindo do meu povo nordestino ele fala com o coração, e deixa quem o ouve com a sensação de que conhece esse rapaz de longa data, porque o que ele escreve conta a experiência de um povo que labuta, que sofre, que ama e sorri apesar das adversidades e perrengues da vida.

O livro Poesia que Transforma não é só um livro de poesias, ele conta a história desse menino que desde os 14 anos “poetisa”, canta com as palavras e que batalhou muito para levar a voz de seu povo em forma de poema.

Bráulio Bessa nos brinda com a mais linda seleção de poesias, começando com seu "Recomece" que se tornou seu clássico, aquele que toca, sensibiliza e abriu as portas para seus encontros semanais no programa Encontro, com Fátima Bernandes. E o que começou com uma pequena participação, se tornou algo que o povo espera ansioso toda sexta-feira. Bráulio Bessa com seu jeitinho mateiro, com seus sotaque característico, sua maneira simples de ser encantou e encanta quem o ouve, quem o lê.

Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente quando participei de sua sessão de autógrafos, ajudando a Natália (MKT da Editora Arqueiro), na organização da fila para o autógrafo de seu livro na Bienal de SP, e no ano seguinte no Rio de Janeiro, e que prazer foi ver o carinho que ele tem com seu público, com a delicadeza em expressar em um simples autógrafo o quanto ele é grato pelo carinho de seus fãs, e claro, de conhecer seu lado maridão, ao estar sempre ao lado e de mãos dadas com Camila Mendes, sua esposa.

Poesia que Transforma é um livro para ser ter, ler, se apaixonar. Não tem como não se sentir delineado e desnudado por um poema que casa com uma situação pela qual estamos passando, por uma lembrança de alguém que amaria ler aquele verso, ou simplesmente pela sensação de que aquele é exatamente o instante perfeito para se ter lido esse livro que fala à alma.

Existe um poema para cada pessoa dentro desse livro. Leia e encontre o seu.

Seus versos são tão inspiradores que escolhi o poema NATAL (Pag. 148) para ler para minha família durante a ceia nesse último natal. Vi meus irmãos calados, alguns sentindo o poema, outros em reflexão, e em meu pai fiz verter lágrimas. Poesia que Transforma é exatamente isso, transformação.

Super recomendo a leitura!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2022/01/poesia-que-transforma-braulio-bessa.html

a n a 25/06/2021

especial
já conhecia todos os poemas do livro, porque minha mãe ama os cordéis do Bráulio há muito tempo e me fez amar também.
reler foi muito emocionante. chorei em quase todas as páginas, tanto de felicidade quanto de tristeza.
o Bráulio simplesmente tem uma singularidade inexplicável.

Henrique_ 10/02/2022

Reconfortante
Seguindo a mesma linha do primeiro livro, neste, Bessa esbanja criatividade e o teor autobiográfico confirma a grandeza do seu trabalho no emprego das palavras, que se entrelaçam para formar poesias de cordel que nos afagam nos divertem. Uma leitura prazerosa e muito reconfortante.

Waleska2 12/01/2021

? poesia que aquece o coração ?
Esse livro ganhei em áudio book, amei a experiência de ouvir poesia na voz do autor, ainda mais com esse sotaque nordestino maravilhoso e tão familiar pra mim.
Um livro que me fez chorar em alguns momentos, escutava enquanto fazia algumas obrigações de casa, e me trouxe muitas reflexões e inspirações.
Se você se interessar nesse livro sugiro muito que ouça ele, foi uma experiência única.
Escutei pelo app Skeelo.

Uma Peregrina 24/06/2021

Amei!!
Este foi o meu primeiro contato com um livro de Poesia, eu amei!!
Este livro me surpreendeu, eu imaginava que seria só poesias, porém ele contar a sua biografia, que é muito interessante e como a poesia trasforma a sua vida.

bru 17/02/2022

amei
um livro rico em poesia e textos sobre a vida do autor, me emocionei em várias páginas principalmente nos depoimentos das pessoas no final. ???