O corpo dela e outras farras

O corpo dela e outras farras Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

Malucas Por Romances 23/08/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Quando recebi esse livro de contos imaginei que o livro inteiro seria uma resenha só, mas assim que acabei o primeiro conto mudei de ideia, são contos tão reflexivos que não consegui ler todos de uma vez. Então vou fazer uma série de resenhas com um ou dois contos por vez.

O primeiro conto "O Ponto do Marido" a protagonista conta história dela, além de ter outros contos dentro do conto, todos com o mesmo propósito falar sobre o consentimento do corpo da mulher. Como participei de um evento com autora sabia a essência de alguns contos, e esse primeiro tem fatos que só soube depois que ela contou.

Nesse conto a protagonista relata como conheceu seu futuro marido e como desde o inicio ela fala sobre uma fita verde que tem no pescoço e que não permite ele e nenhum homem mexer, e com isso sempre rola os questionamentos do por quê não pode e as tentativas dele de mexer.

E pra quem não sabe (espero que homens possam ler também), vou deixar aqui também o significado de consentimento:
1. manifestação favorável a que (alguém) faça (algo); permissão, licença.
2. manifestação de que se aprova (algo); anuência, aquiescência, concordância.

Só que esse conto vai muito além de um simples conto, a história da fita verde tem toda outra história por trás, que eu particularmente não conhecia até conhecer a autora. Depois pesquisei mais sobre essa história e soube mais sobre o assunto, mas resumidamente, existe a lenda da fita verde e da fitas vermelha.

Da fita vermelha é uma história originaria na época da Revolução Francesa onde as mulheres usavam essa fita para relembrar as pessoas da família que foram mortas na guilhotina.

A fita verde é uma lenda urbana americana que durante toda a vida a mulher usava uma fita verde no pescoço, um dia um homem tirou essa fita verde e a cabeça delas simplesmente despencou.

O conto é para falar sobre consentimento do nosso corpo, até que ponto realmente a mulher tem direito no corpo dela? Quantos homens que acham que o nosso corpo é deles e acha que pode mandar e desmandar quando quiser?

A autora Carmen Maria Machado já foi publicada na Granta, The New Yorker, NPR, Electric Literature e em outros veículos. A autora foi indicada ao prêmio Nebula e ao prêmio Shirley Jackson, foi finalista do prêmio Calvino e National Book Award e vencedora do Bard Fiction Prize, do Lambda Literary Award na categoria Lesbian Fiction e do prêmio John Leonard do National Book Critics Circle. E vou aproveitar e contar uma fofoca aqui pra vocês, ela fechou contrato com a DC Comics para uma HQ desse livro e já promete um livro novo fim do ano lá nas gringas.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/08/resenha-o-corpo-dela-e-outras-farras.html#axzz5xMsDyAfV

jujuwithbooks0 10/07/2023

Instigante e provocante
Esse livro foi uma loucura do começo ao fim.
Geralmente quando procuro livros pra ler no kindle não leio as sinopses, só me aventuro pra descobrir coisas novas. Esse foi o caso com esse livro aqui, tava vagando procurando algo pra ler e já conhecia a autora pois tenho um livro dela na estante aguardando para ser lido, pensei: porque não?
E é assim que eu cai nessa loucura. O Corpo dela e Outras Farras é uma série de contos num estilo bem Black Mirror. Muitos deles sombrios, misteriosos, tristes e bizarros.
99% da leitura eu fiquei pensando que tudo era muito bizarro mas mesmo assim não conseguia parar de ler. Gostei muito dos contos (exceto o de Law & Order que eu admito que pulei kkkk).
A narrativa prende demais por ser tudo tão bisonho, sabe?
Meus contos preferidos foram: O ponto do marido; Mães; Mulheres de verdade têm corpos; A residente.
Enfim, gostei da leitura e to ansiosa pra conhecer outros trabalhos da autora.

anna 31/12/2022

a escrita da carmen é simplesmente perfeita!
contos favoritos: o ponto do marido, oito bocados, a residente

Dk 22/12/2023

Os contos desse livro nem sempre são fáceis e com isso não me refiro à escrita ou ao realismo fantástico. Alguns temas são densos e difíceis de digerir, e alguns contos mereciam vir com aviso de gatilho antes. A forma abstrata como ela brinca com alguns pontos sensíveis é genial, mas entendo as críticas de quem perdeu o fio da meada ou o interesse em certo ponto da leitura. Me encantei pelo estranho e pelo bizarro, também me assustei com o que achei familiar e real. Meu primeiro contato com a escrita de Carmen Maria Machado e certamente quero conhecer mais.

Mariana 31/01/2022

Leitura rápida porém profunda
A autora reflete nossa sociedade em situações absurdistas, com diversas analogias e representações perturbadoras de nossa realidade. Foi uma leitura perturbadora mas reconfortante.

yougotfreak 13/03/2024

Definitivamente um livro pra levar pra vida. Não somente por ser um livro de diversos contos sobre histórias de mulheres, mas posso descrever como um livro cheio de significados e emoções e VIDAS. Carmen entrega a verdade nua e crua, ou mascarada através dessa mistura de realismo mágico e terror. Um terror real e fantástico, tão sólido que tiveram momentos que não consegui ler a noite rs. Eu sinceramente não tenho palavras pra descrever a importância que este livro instaurou em mim, vivi quase um mês com ele e valeu cada segundo lido. Uns contos gostei mais que outros (ênfase aos 4, 5 e 7) mas posso dizer que todos tiveram um toque diferente comigo. Achei interessante o fato de, apesar de adentrarmos tanto nessas personagens e nessas intimidades, ainda sinto que ficamos observando tudo de longe, na terceira pessoa (apesar da maioria ser escrita na primeira). Curiosa essa distância do leitor, apesar da ferida que vai sendo aberta a cada conto, mais e mais profunda página por página. Absolutamente imenso, imensurável e todas as atribuições semelhantes. Como é bom ler sobre mulheres, apesar da realidade dura que é ser. Verei-lhe de novo, Carmen. :)

fev 03/12/2022

Excelente estreia
4,25

O corpo dela e outras farras é um livro de contos bastante consistente na sua proposta e robusto nas suas construções. Carmem Maria Machado consegue construir o estranho, o incômodo, o misterioso de forma bastante competente e que envolve o leitor. Os contos nem sempre dão respostas claras ou finais concretos, mas ela consegue trabalhar a existência feminina, suas perturbações e violências de forma primorosa. Pode causar estranheza e o enredo não agradar tanto em uma primeira leitura, mas é certeza que irá reverberar no futuro. A condição da mulher está ali refletida, mas não de forma didática. É um grande livro de estreia. Recomendado.

Os meus contos preferidos foram:
- O ponto do marido;
- Inventário;
- Especialmente hediondas;
- A residente.

Kikibel 19/11/2021

Foi quase
Gostei muito dos três primeiros contos, principalmente "O ponto do marido" e "Inventário", esse segundo foi meu preferido (amei), mas a partir de Law & Order foi só ladeira abaixo. Alguns contos eram muito confusos, principalmente os finais. A questão não é a dos finais serem abertos pra gente ficar criando teoria e tal, isso é legal e o primeiro é um exemplo excelente de como isso pode ser executado com maestria, mas os outros são confusos mesmo, não parecem dar pista alguma pra gente. Os que não foram ruins, foram ok, legais e tal (mas, pra mim, pecaram nessa questão de não dar pistas). Muita gente amou, então por mais que não tenha sido amado por mim, pode ser que seja por você:). Não desanime!

@dropsdeleitura 07/02/2019

Stranger than fiction
Um livro que é classificado de ?inesquecível? pela Roxane Gay e é considerado o ?Black Mirror feminista? não poderia passar sem despertar curiosidade. Pois bem. Eita. ? .

Carmen Maria Machado apresenta oito contos protagonizados por mulheres que vivenciam situações e (ir)realidades dignas de uma boa temporada do ?Além da Imaginação?. Terror, sexo, ficção científica e realismo fantástico se fundem, criando um gênero próprio de narrativa. Algo original, sensual e gostoso de ler. Mexe muito com os sentidos e deixa a cabeça fervendo com seus finais abertos e múltiplas possibilidades de interpretação. .

Foi muito pertinente ler este livro antes de ver a peça que comentei ontem. Duas obras que falam claramente sobre as várias violências (concretas e simbólicas) sofridas pelos nossos corpos. .

No meio de toda violência e todo caos, as cenas de sexo (lésbico, quase sempre, o que chega como um sopro de brisa fresca no meio da heteronormatividade da minha estante) conseguem dar um tom de sensualidade e excitação que dão ainda mais peso pras sensações corporais que a escrita provoca. Ou seja, você consegue sentir frio na barriga por muitos motivos ao mesmo tempo! ? .

Jaciara44 22/09/2020

Falavam tão bem do livro e não achei tudo, Realmente nada do que esperava

Renan249 21/05/2024

Err...
Talvez uma coletânea inteligente demais pra mim

O primeiro conto é uma ótima creepypasta mas a fanfic de Law & Order SUV? Então tá bom...

Helen247 10/01/2023

Para ficar muito tempo pensando sobre
Possivelmente um dos livros mais poderosos que já li. Cada conto retrata, de forma metafórica ou não, as várias formas de violência ao corpo das mulheres, com uma pitada de realismo mágico. Tive meus favoritos, mas todos me fizeram refletir. Acredito que essas histórias ficarão muito tempo na minha mente, embora não tenha compreendido 100% algumas.

Particularmente gostei muito do de SVU. Tive que pesquisar sobre quando li, porque fiquei deslumbrada com a criatividade.

blairwitxh 04/01/2023

Amei
Eu adoro coletânea de contos e essa tem praticamente tudo o que eu gosto. A autora usa o horror, principalmente o corporal, e a loucura para discutir sobre a identidade feminina e o papel da mulher nas relações sociais. Alguns contos são complicados porquê são quase como se você tivesse lendo a narração de pesadelos febris das personagens, mas esses acabam sendo os mais interessantes.

Priscilla 03/01/2023

Angustiante e instigante
Li em algum lugar que esses contos eram um tipo de Black Mirror feminista. Acho que isso descreve muito bem, pois a sensação ao ler cada conto era a mesma de assistir um bom episódio dessa série.
As histórias realmente mexeram comigo e praticamente tudo está aberto a interpretação. Dos oito contos, os meus preferidos foram (não necessariamente nessa ordem): O ponto do marido; Inventário; Especialmente hediondos e Difícil em festas. Todos eles me deixaram um pouco angustiada e muito curiosa. Foi impossível ler qualquer conto pela metade. Acho que foi um ótimo livro para abrir 2023!

Maíra 22/08/2021

Decepção
Esse é aquele tipo de livro aclamado apenas pela bolha dos especialistas literários, me desculpe a sinceridade mas eu como leitora leiga achei um porre.
Todos os contos eu comecei com uma expectativa alta, mas fiquei rapidamente entediada com a forma minuciosa que a autora escreve.
Eu só não dei a pior nota pq o primeiro conto e o último foi um pouco melhor.