O corpo dela e outras farras

O corpo dela e outras farras Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

Jaciara44 22/09/2020

Falavam tão bem do livro e não achei tudo, Realmente nada do que esperava

Renata 05/12/2020

Violência é uma quarta-feira na vida de mulheres e minorias sexuais. Sendo parte do normal, logicamente muito do nosso trabalho tem como foco mostrar como essa rotina é violenta. Criamos e incentivamos o uso de categorias, termos e conceitos pra isso: feminicídio, mansplaining, gaslighting, machismo, silenciamento, invisibilização. Precisamos dessas palavras vivas e incorporadas ao vocabulário do debate público porque isso é basilar pra elaboração das nossas experiências. Precisamos diferenciar sexo de estupro. Precisamos diferenciar flerte de assédio. Essas coisas têm que existir em separado pra que nós possamos ter uma vida sexual comum, pra que possamos flertar e viver sem medo. Pra superar o medo, temos que forçar mudanças no caminho de eliminar as origens dessas violências. É por isso que linguagem e política muitas vezes se tornam sinônimos.
O efeito colateral do uso amplo desses termos é sua banalização. Não só por misoginia, mas porque as vidas das mulheres são tão amplamente perpassadas por isso que é comum ser difícil de apreender o tamanho disso. Naturalmente é impossível que tanta violência aconteça o tempo todo, né? Há exagero em algum lugar.
Essa dessensibilização é como um retorno ao status quo, ao equilíbrio, após um impacto. No caso, sempre se acha um jeito de naturalizar a violência contra mulheres: ou não existe, ou não existe tanto assim.
Como, então, fazer com que essas violências não percam seu efeito desestabilizante? Como falar de estupro, de misoginia, de machismo, enquanto limites duros à existência das mulheres sem perder a dimensão de sofrimento individual de cada mulher que sofre cada ato desse tipo?
Para mim, ficção realista encontra os seus limites aqui. É aqui que a literatura como esta da Carmen Maria Machado brilha. Existe um quê rastejante e intangível quando seu namorado te diz que você é fácil. Existe uma floresta estranha em torno de um lago inexplorado quando você leva dois tapas. Existe uma fita que você usa desde sempre que é puxada de você quando você é publicamente atacada por um insulto machista.
Este livro brilha, pra mim, por isso. Você pode ler como discussão feminista densa e/ou como histórias estranhas e é incrível das duas formas.
E, como sempre, ele me relembra outra coisa: é extremamente refrescante ler histórias de pontos de vista de mulheres tratados como natural. É uma mulher escrevendo e narrando, ponto. Não há a sensação de que a autora está vendendo isso, logo, fazendo de maneira superficial; é uma mulher escrevendo e ponto. O ponto de vista masculino não é universal.
P.S.: Essa edição da Editora Planeta que tenho é linda demais. Capa dura, cores lindas, com as laterais das folhas negras. Fica lindo na estante e pra ler no transporte público.

Janaina 28/02/2021

Uma feliz descoberta
Ganhei esse livro de presente de aniversário, em 2020, da minha amiga Lívia. Tiro certeiro! Amei.
Os contos são envolventes, cada um a sua maneira, e mto bem escritos. Cada um traz um olhar sobre um tipo diferente de opressão feminina, como por exemplo, a opressão estética, de gênero, entre outras.
Ansiosa por outras obras da autora.

isabela 22/06/2021

nunca li nada parecido.
Que livro intenso, hein? A autora não brinca em serviço.

O primeiro e o último contos ("O ponto do marido" e "Difícil em festas") são definitivamente meus favoritos. Adorei essa abordagem da autora de trazer elementos de fantasia e terror pra tratar as diversas dinâmicas da feminilidade. Algumas ideias são pouco claras ou pouco resolvidas, mas essa coletânea tem uma voz muito uniforme e muito própria, sem vergonha ou medo de trazer à tona aspectos negativos das experiências pessoais e coletivas do que é ser mulher neste mundo.

Recomendo pra todas as mulheres que têm relações conturbadas com a feminilidade e com os seus próprios corpos. Pra mulheres que já se sentiram meio alienadas, meio monstruosas e meio doidas (acho que no caso são todas, né).

Mais um para o cânone de Livros com Mulheres Meio Loucas, meu gênero favorito.

Maíra 22/08/2021

Decepção
Esse é aquele tipo de livro aclamado apenas pela bolha dos especialistas literários, me desculpe a sinceridade mas eu como leitora leiga achei um porre.
Todos os contos eu comecei com uma expectativa alta, mas fiquei rapidamente entediada com a forma minuciosa que a autora escreve.
Eu só não dei a pior nota pq o primeiro conto e o último foi um pouco melhor.

Pablo Paz 25/10/2021

O corpo dela vale o preço
Comprei esse livro sem ler a sinopse, fui pela capa, achei-a bem bonita (às vezes faço isso), e por pensar que a autora era brasileira devido ao sobrenome. Mas ela é americana. No geral, são bons contos, exceto o mais longo deles "Especialmente Hediondas", cansativo por ser escrito como roteiro de um episódio de "Law & Order". Para mim, esse conto é um exemplo de como alguns autores socam numa obra aquelas coisas que estavam na gaveta por desconfiarem que não estavam tão bons e acham que os leitores não perceberão. Muitos não percebem mesmo, até gostam, mas leitores mais chatos e argutos hão de perceber. Foi o único que abandonei. Afora isso, o corpo dela vale o preço.

Ana Sá 26/10/2021minha estante
Eu aqui passando meu pano pra pobre da escritora que precisou desovar um conto mais ou menos... ??

Pablo Paz 26/10/2021minha estante
Ana, sua corporativista ahahah.

Ana Sá 26/10/2021minha estante
hahahaha ri alto aqui!

Só digo que tem quem pense: "algum leitor vai desconfiar, não é possível que nenhum vá notar!" ?

Obs.: mas a parte do "Law & Order" dá uma curiosidade! rs

Cicin 11/03/2023

Gostei do livro, há vários contos, mas são cansativos e longos, mas mesmo assim é um bom livro e a edição está lindíssima

bookkey 14/11/2022

Eu gostei muito do primeiro, segundo e terceiro contos. O resto foi tudo muito confuso e eu só ia passando os olhos nas palavras e sem absorver nada. Ou eu sou muito burra ou o livro é muito confuso mesmo. Fui num hype total, até comprei o físico e não sei se foi uma boa ideia

Priscilla 03/01/2023

Angustiante e instigante
Li em algum lugar que esses contos eram um tipo de Black Mirror feminista. Acho que isso descreve muito bem, pois a sensação ao ler cada conto era a mesma de assistir um bom episódio dessa série.
As histórias realmente mexeram comigo e praticamente tudo está aberto a interpretação. Dos oito contos, os meus preferidos foram (não necessariamente nessa ordem): O ponto do marido; Inventário; Especialmente hediondos e Difícil em festas. Todos eles me deixaram um pouco angustiada e muito curiosa. Foi impossível ler qualquer conto pela metade. Acho que foi um ótimo livro para abrir 2023!

blairwitxh 04/01/2023

Amei
Eu adoro coletânea de contos e essa tem praticamente tudo o que eu gosto. A autora usa o horror, principalmente o corporal, e a loucura para discutir sobre a identidade feminina e o papel da mulher nas relações sociais. Alguns contos são complicados porquê são quase como se você tivesse lendo a narração de pesadelos febris das personagens, mas esses acabam sendo os mais interessantes.

Helen247 10/01/2023

Para ficar muito tempo pensando sobre
Possivelmente um dos livros mais poderosos que já li. Cada conto retrata, de forma metafórica ou não, as várias formas de violência ao corpo das mulheres, com uma pitada de realismo mágico. Tive meus favoritos, mas todos me fizeram refletir. Acredito que essas histórias ficarão muito tempo na minha mente, embora não tenha compreendido 100% algumas.

Particularmente gostei muito do de SVU. Tive que pesquisar sobre quando li, porque fiquei deslumbrada com a criatividade.

Mari 14/01/2023

meio agridoce
her body and other parties foi meio agridoce pra mim. ao mesmo tempo que entendo que a intenção era que os contos gerassem a sensação incômodo, alguns foram até demais no sentido de ficar ruim. gostei bastante principalmento do "o ponto do marido", "mulheres de verdade tem corpos"e "oito bocados". o primeiro conto começa muito forte e bom, então você acaba se empolgando e esperando um pouco mais dos próximos - mas acabei me decepcionando um pouco com o que veio a seguir. teve o conto gigante de law & order que foi super anticlímax e longo. chegou a ser chato e bizarro ao ponto de nada fazer sentido mais.

entretanto, apesar de não ter curtido todos, me agradou muito as sutilezas dos contos, as críticas e os elementos surreais adicionados pela autora. achei muito criativo a forma que ela incorporava fantasmas e alucinações para representar coisas e acontecimentos horríveis que perseguiam as mulheres - uma forma muito clara de demonstrar emoções e traumas. apesar de ser surreal em vários momentos, os contos acabam sendo muito palpáveis.

por fim, adorei que em todos os contos temos, nem que seja sutilmente, relacionamentos entre mulheres. achei muito natural o jeito que ela incorporou essas relações ao mesmo tempo que abordou tantos outros temas sérios. acaba sendo só um detalhe em muitos contos, trazendo muita naturalidade para a coisa.

sendo gentil acho que o livro é 3 estrelas e talvez em algum momento eu dê mais uma chance para a autora.

Mel Rodrigues 22/01/2023

Intenso e Caótico
Carmen Maria Machado transmite em oito contos as dores do corpo feminino de forma poderosa - mas a leitura é cansativa. Com um toque de Gabriel Garcia Marques, a autora passa por nuances da pressão da mulher na sociedade (no mundo, na casa, no casamento, no trabalho, na família), porém as histórias usadas para contar essas histórias não são tão cativantes quanto o tema em si. Provavelmente parte disso se deva a minha falta de gosto pessoal pelo gênero de contos. Porém a única certeza que esse livro me deixa é que eu jamais vou assistir Law & Order.

Milena | @aspaceforbooks 07/02/2023

Sobre o livro no geral eu achei interessante todos tem um toque de realismo mágico ou distopia, mas pra mim os contos foram decaindo ao longo do livro, comecei sem conseguir parar e depois estava só ok e meio sem sentido.
Mas de modo geral eu gostei.

Bruna 25/02/2023

Os três primeiros contos valem o livro, o do law and order eu transcendi, achei incrível, a mente blindada da autora. O conto da fita verde também, muito bom, superou expectativas que eu ne sabia que eu tinha.