O corpo dela e outras farras

O corpo dela e outras farras Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

blairwitxh 04/01/2023

Amei
Eu adoro coletânea de contos e essa tem praticamente tudo o que eu gosto. A autora usa o horror, principalmente o corporal, e a loucura para discutir sobre a identidade feminina e o papel da mulher nas relações sociais. Alguns contos são complicados porquê são quase como se você tivesse lendo a narração de pesadelos febris das personagens, mas esses acabam sendo os mais interessantes.

Helen247 10/01/2023

Para ficar muito tempo pensando sobre
Possivelmente um dos livros mais poderosos que já li. Cada conto retrata, de forma metafórica ou não, as várias formas de violência ao corpo das mulheres, com uma pitada de realismo mágico. Tive meus favoritos, mas todos me fizeram refletir. Acredito que essas histórias ficarão muito tempo na minha mente, embora não tenha compreendido 100% algumas.

Particularmente gostei muito do de SVU. Tive que pesquisar sobre quando li, porque fiquei deslumbrada com a criatividade.

Mari 14/01/2023

meio agridoce
her body and other parties foi meio agridoce pra mim. ao mesmo tempo que entendo que a intenção era que os contos gerassem a sensação incômodo, alguns foram até demais no sentido de ficar ruim. gostei bastante principalmento do "o ponto do marido", "mulheres de verdade tem corpos"e "oito bocados". o primeiro conto começa muito forte e bom, então você acaba se empolgando e esperando um pouco mais dos próximos - mas acabei me decepcionando um pouco com o que veio a seguir. teve o conto gigante de law & order que foi super anticlímax e longo. chegou a ser chato e bizarro ao ponto de nada fazer sentido mais.

entretanto, apesar de não ter curtido todos, me agradou muito as sutilezas dos contos, as críticas e os elementos surreais adicionados pela autora. achei muito criativo a forma que ela incorporava fantasmas e alucinações para representar coisas e acontecimentos horríveis que perseguiam as mulheres - uma forma muito clara de demonstrar emoções e traumas. apesar de ser surreal em vários momentos, os contos acabam sendo muito palpáveis.

por fim, adorei que em todos os contos temos, nem que seja sutilmente, relacionamentos entre mulheres. achei muito natural o jeito que ela incorporou essas relações ao mesmo tempo que abordou tantos outros temas sérios. acaba sendo só um detalhe em muitos contos, trazendo muita naturalidade para a coisa.

sendo gentil acho que o livro é 3 estrelas e talvez em algum momento eu dê mais uma chance para a autora.

Mel Rodrigues 22/01/2023

Intenso e Caótico
Carmen Maria Machado transmite em oito contos as dores do corpo feminino de forma poderosa - mas a leitura é cansativa. Com um toque de Gabriel Garcia Marques, a autora passa por nuances da pressão da mulher na sociedade (no mundo, na casa, no casamento, no trabalho, na família), porém as histórias usadas para contar essas histórias não são tão cativantes quanto o tema em si. Provavelmente parte disso se deva a minha falta de gosto pessoal pelo gênero de contos. Porém a única certeza que esse livro me deixa é que eu jamais vou assistir Law & Order.

Milena | @aspaceforbooks 07/02/2023

Sobre o livro no geral eu achei interessante todos tem um toque de realismo mágico ou distopia, mas pra mim os contos foram decaindo ao longo do livro, comecei sem conseguir parar e depois estava só ok e meio sem sentido.
Mas de modo geral eu gostei.

Bruna 25/02/2023

Os três primeiros contos valem o livro, o do law and order eu transcendi, achei incrível, a mente blindada da autora. O conto da fita verde também, muito bom, superou expectativas que eu ne sabia que eu tinha.

Mirele 26/02/2023

É um livro legal. Gostei principalmente dos primeiros contos, o da pandemia, nossa, muito bom. O dos episódios de série foi ZzzZzzZz. Os contos finais vão ficando cada vez mais psicológicos, não são ruins, mas gostei mais dos que tinham um toque de fantasia/Scifi

Cicin 11/03/2023

Gostei do livro, há vários contos, mas são cansativos e longos, mas mesmo assim é um bom livro e a edição está lindíssima

doselunar 16/04/2023

Contos importantes e válidos demais, mas...
Sinto que ela colocou os mais ousados e diferentes no meio, que consequentemente não prendem nossa atenção. se vc conseguir passar do que é uma releitura de Law & Order, prometo que fica melhor. o penúltimo alugou um triplex na minha cabeça, tanto que achei que era o último por tamanho impacto, hahah.