My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

anabanana91 19/12/2022

My year of rest and relaxion
Não gostei da leitura, achei muito aborrecida e sempre a mesma coisa. Capitulos demasiado grandes para o conteúdo do livro.

strawberry 25/03/2023

Interessante
Não sei muito bem o que achei desse livro,achei meio normal,mas gostei da parte melancólica do livro,de observar a vida dela entediante, comendo biscoitos de bixinhos,assistindo filmes até adormecer,hibernando por um ano...não sei muito bem o objetivo dela pra fazer isso,só sei que ela não tava vivendo saudável.
esse final foi babado!

algumas citações do livro:
"Essa ideia de que poderia conquistar uma vida nova dormindo era insana."

"Esse era o melhor jeito de morrer ?
sonhando de olhos abertos, sem sentir nada."

"Se eu não conseguisse dormir, talvez pulasse da janela."

"Morrer não seria tão ruim assim, pensei."

"?Nunca consigo cumprir minhas promessas comigo mesma. Sou minha pior inimiga. E você??"

"Eu havia escolhido minha solidão e falta de propósito, e ela, apesar de seu trabalho árduo, simplesmente fracassou em obter o que sempre quis ? sem marido, sem filhos, sem uma carreira fabulosa. Por isso, quando comecei a dormir o tempo todo, acho que ela sentiu certa satisfação em me ver desmoronar e me tornar a preguiçosa inútil que esperava que eu estivesse me tornando."

"?Às vezes me sinto morta?, eu disse. ?E odeio todo mundo."

"Eu não era insone, era infeliz."

"A vida é frágil e fugaz e toda cautela é pouco,"

"sonho de dormir o dia todo e me tornar uma pessoa completamente nova."

Nayara's Version 12/01/2023

? That was it. I was free.?
?Como um sonho que você sabe que vai acabar. Se eu me mover rápido o suficiente, não vou acordar os deuses.?

Esse livro não é para qualquer um.
Eu entendo a crítica que ele tem, e sei que nem sempre ele vai te cativar.
Mas no final, eu acredito, vale a pena.

A vida é difícil! E, às vezes, muitos de nós gostaríamos de poder deitar a cabeça no travesseiro e não acordar por uma semana ou mais, evitando assim a luta e a banalidade cotidianas.
Esse provavelmente será o livro mais esquisito que eu já li, mas também o mais realista.

k4kiss 02/06/2022

o momento dessa leitura foi o que fez ser um dos meus livros favoritos.
uma protagonista privilegiada com uma mentalidade horrenda, mas como e o que ela descreve sobre a depressão chega a ser confortante. a gente só vê por ai uma versão romantizada, ninguém quer ver a realidade de uma pessoa depressiva, é nojento, incomoda, perturba.
acho que é mais sobre isso mesmo, então não leiam esperando um plot bom ou uma lição moral.

giovana 29/09/2023

Achei a história em si bastante repetitiva por conta da narração dos remédios e do sentimento que a protagonista não chegava a lugar algum, mas acho que esse era justamente o objetivo, já que ela queria descansar por um ano e então voltar a viver.
desde o começo sabia que o enredo levaria até o fatídico 11 de setembro pelas constantes menções, mas o impacto foi bem leve no fim. acabei ficando curiosa com o futuro da personagem (ela volta em algum momento com trevor? tudo fica bem de repente? ela nunca mais fala com a psiquiatra? todos os remédios que ela tomou não deram nenhuma reação ou overdose?)
no mais, é um bom livro. pela fama esperava muito mais, mas ainda assim gostei.

mooony 29/01/2022

o ano
Ainda estou raciocinando esse livro.
Ele é intenso. Muito.
Eu comecei a ler sabendo que a chance de me agradar era pequena. E eu estava certa.
Eu gostei do livro, me fez pensar muito, criar expectativas, me identifiquei em algumas pequenas partes, me fez a ver as coisas com olhos diferentes, mas não é um livro que eu vou dizer: eu amei ele e indico pra caralh?
Me decepcionou um pouco, principalmente o final. Eu imaginei algo super UAU e recebi algo Ok.
Ele explora a depressão de um modo que eu nunca iria conseguir pensar sobre.
É um livro pesado psicologicamente e que deve ter um cuidado enorme ao ler.
O fato de eu não ter amado, não anula que é um bom livro. Você pode gostar de um livro ruim, do mesmo jeito que pode não gostar de um bom.
Quem se interessar em ler, vai com tudo e saiba quais expectativas colocar.

anislibrary 09/11/2022

Começo por escrever que ?Meu ano de descanso e relaxamento? com certeza faz jus ao seu hype. Percebi o quão fluída a leitura estava sendo quando me peguei não querendo terminar e continuar me perdendo no universo da narradora. É interessante, pois esse mundo que ela cria pra si é depressivo, mas ao mesmo tempo te faz refletir sobre a realidade em que vivemos. As coisas materiais que nos rodeamos, os relacionamentos que mantemos por capricho, nossos vícios, nossa criação e nosso apego atrelado a tudo, que diz muito sobre nós.
Me intrigou, em primeiro lugar, o quão sufocante a situação toda parecia e que DEVERIA refletir na saúde física da personagem, mas que ao meu ver, foi construída uma defesa contra isso pela sua própria mente. Como se a rotina de sono pudesse realmente levá-la de um estado de limbo intocável para uma nova vida completa. A autora descreve essa experiência excêntrica de forma tão detalhada que você se convence que poderia ser o desejo de qualquer um.
Confesso que pelo menos não gostaria de ter acertado o que acontecia na última página na metade do livro, por puro desejo de choque, mas por outro lado gostei de ter estado atenta aos detalhes. Também gosto da ironia de estar escrevendo essa resenha na cama, com sono! Bons sonhos e leiam Ottessa Moshfeg!

nicalina 20/02/2023

"O tempo não era imemorial. As coisas eram apenas coisas."
Se eu fosse resumir esse livro, definitivamente diria que é um livro baseado em I wanna be sedated, dos Ramones. Esse é um daqueles livros que você lê o começo empurrada e depois agradece por ter tido paciência. Só não recomendo para quem procura um livro para manter a sanidade mental, pois é tentador ficar sedada e dormir por um ano com as contas no débito automático.

lui 17/05/2022

vale a pena o hype
terminei esse livro há uma semana e não consegui fazer a resenha na hora, precisei de um tempo pra absorver tudo isso? pq wow. é bem pesado e com bastante gatilhos, em alguns momentos tive que fechar no meio da leitura pelo choque. porém, por ele ser assim, é muito real e retrata com perfeição os sentimentos e pensamentos de uma pessoa com depressão e outras doenças mentais. além disso, é longe de entediante e te deixa sempre ansioso pela próxima página.
o único motivo de não ter dado 5 estrelas foi pelo final? mas nao vou discutir isso aqui porque nao quero dar spoiler! enfim, vale muito a pena a leitura!

manu 02/08/2021

versão feminina de clube da luta
apesar do livro ser obviamente uma sátira alguns trechos são só problemáticos mesmo. apesar disso, do final óbvio e de um desenvolvimento da protagonista que deixa muito a desejar aproveitei muito a leitura. os diversos monólogos com certeza vão ficar na minha cabeça por um bom tempo. (adorei a escrita)

Talia.Moniz 28/07/2021

P*rra de livro bom
É uma leitura que não vai agradar a todos. Explora a verdadeira essência da depressão e de estar no fundo do poço, quando o que mais existe é a banalização desse tópico na internet. Um livro que traz uma reflexão de classe, do mundo da arte, de vida e morte. Faz-nos pensar tanto, e tudo isso com uma escrita carismática e um humor sarcástico incrível. Cuidado para quem for ler, pode ser bastante tocante, de forma negativa.

lina 10/08/2022

??????????
É uma ótima leitura, com um toque de humor e que me deixou super curiosa.
todos os personagens são uns filhos da puta? sim, mas não de uma forma irritante e que te dá ódio
gostei muito de ler ele e entra na minha categoria de livros para reler com uns 20 e poucos 30 anos
enfim, não li buscando um ponto pra a autora estar escrevendo aquilo, só fui indo e gostei da onde chegou

thomas 04/12/2022

bojack mulher
meu deus o que eu acabei de ler.

nesse livro não acontece nada, juro, são oito capítulos de nada. e ainda assim, me marcou. por cada capítulo ter entorno de 100 páginas, eu acabei bem rápido (não gosto de largar a leitura no meio do cap.)

eu gostei da narrativa, fiquei bem triste pela personagem... sinto que ela não se recuperou de verdade nesses 12 meses, apesar dela ter conseguido, pela primeira vez, dizer "eu te amo" para a melhor amiga dela.

falando nessa amiga, já esperava o final. nao fiquei nem feliz nem triste, a relação delas era tao esquisita que não sou capaz de dizer se foi melhor assim.

no mais, é um bom livro... diferente do que costumo ler. recomendo, mas só para quem não é muito sensível.

ps: incrível como TODAS as cenas com a mãe dela me deram gatilho.

Ali 27/01/2022

Nós mulheres
???... eu achei a protagonista muito chata mas muito relatable, o livro tem umas falas problemáticas que é difícil relevar mas eu gosto muito dele, acho muito interessante.

"Ela era linda, com todos seus nervos e todos seus sentimentos, contradições e medos complicados e tortuosos."

maria 29/11/2022

tenta desesperadamente ser transgressor mas só demonstra ter a profundidade de um pires.

a autora tenta chocar o leitor o tempo todo com os pensamentos da protagonista (que, sendo gentil, é intolerável) mas acaba na mesma situação das obras tão criticadas do Ping Xi.
Mei` 29/11/2022minha estante
Profundidade de um pires acabou cmg kkkkkkk