Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Nathally_ataide 12/06/2024

??
Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas

Sirgubler 11/06/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Simplesmente um dos maiores clássicos da literatura nacional e sinceramente um dos meus top 10. Me diverti e dei boas risadas com esse livro.

Thais.Carvalho 11/06/2024

Uma autobiografia escrita após a morte. Um clássico.
A história tem bom humor e acidez, é criativa e dinâmica.

Priscila700 11/06/2024

Obra prima
Li este livro na adolescência, por solicitação de uma professora de literatura. A época, não entendi nada, a leitura me parecia um bicho de sete cabeças. Voltei a buscá-lo e que surpresa, constatar que realmente se trata de uma obra prima. A escrita é complexa, mas primorosa. E as confissões de Brás Cubas são divertidas e sarcásticas.

leiladavitoria 11/06/2024

Genial
Forma de escrita genial. Tudo é muito bem encaixado e nos faz refletir sobre a sociedade da época e sobre tudo que até hoje perpetua. Narrativa hilária, humor ácido, delirante.

lu_nasc05 10/06/2024

Um clássico com razão!
Bem, ler esse livro ser todo o peso dos vestibulares, provas e tudo que envolve o fim do ensino médio melhorou a experiência em 1000%. Ter essa nova perspectiva sobre o Machado me incentiva muito a ler novos clássicos nacionais.

A leitura é muito fluída, com capítulos curtos, mas muito bem estruturados, com um senso de humor crítico e hilário. Por sinal, essa edição nova facilitou muito a releitura, porque apesar de tudo ainda é uma linguagem mais antiga.

O livro conta a história do Defunto Autor, Brás Cubas que resolve reavaliar a própria vida após a própria morte, ou seja, sem a parcialidade ou a hipocrisia dos vivos. Assim, trazendo reflexões e críticas muito interessantes à sociedade da época e que podem se aplicar até na atualidade.

slago_ 10/06/2024

Memórias
Descobri o motivo do pq esse livro é tão conhecido e homenageado nacional e internacionalmente. Para alguém que nunca teve o costume de ler clássicos com frequência, mas sempre gostou das poucas experiências que teve, ler um clássico nacional ? minto, ler O Clássico Nacional, ? não foi nada menos que fantástico.

Ler um livro de quase dois séculos atrás é uma viagem na história quase que literalmente. Ele testa seus conhecimentos em sobrepor acontecimentos históricos, regimes políticos, ideologias, tudo isso enquanto narra uma história realista (afinal, Realismo né?) e cativante. Isso pra começo de conversa.

Através da escrita fica óbvia a genialidade de Machado de Assis, seja através das inúmeras analogias filosóficas, greco-romanas, literárias e teatrais (uma das minhas partes favoritas do livro), seja pela própria escrita em si: detalhada e complexa, mas ao mesmo tempo muito objetiva e crua. As conversas que Brás Cubas tem com o leitor fazem a experiência de leitura um tanto mais acolhedora e cômica.

Só lendo pra entender.

Thiaguinho 10/06/2024

Absolute Literatura
Que livro maravilhoso, engraçado e cativante. O Brás Cubas te manipula ao ponto de vicê concordar com ele

Invasor de mentes 10/06/2024

Machado é difícil
Uma leitura espetacular. Machado dispensa comentários. Essa obra cheia de sarcasmo é um passeio pela história, filosofia, sociologia e etc. precisa-se de uma certa maturidade, mas esta edição ilustrada é bem explicativa nesses quesitos.

Dani 10/06/2024

Original e atemporal
Como Brás Cubas bem pontuou: "Matamos o tempo; o tempo nos enterra."

Não é o meu preferido de Machado, mas é com certeza um clássico que não será enterrado pelo tempo.

Carol Reveluv 10/06/2024

Tão interessante quanto ver mato crescer
Tudo nesse livro é sem graça e sem propósito. A vida de Brás Cubas é chata, e sua morte é igualmente tediosa.

Foi um tremendo desafio terminar de ler esse livro. Não recomendo.

Diogo 10/06/2024

O momento mais certo
Tenho o livro a quase 30 anos. O adquiri na adolescência. Por razões que a própria razão desconhece, só decidi ler a história agora e poucas vezes na vida me identifiquei tanto com um personagem... a vida é mesmo uma causa perdida.

Mari F. Coelho 10/06/2024

Ótimo!!
Li esse livro para a escola, achando que ia ser péssimo e chato tanto pela história quanto para entender também. Mas não. A linguagem é um pouco rebuscada e tem algumas referências que não iremos pegar de primeira, mas a história em si é muito boa! Uma obra que retrata perfeitamente a realidade daquela época que, em muitos aspectos, tem características que perduram até hoje, se tornando um livro atemporal além de denunciador.

Sofia136 10/06/2024

Dificuldade
Devo admitir que achei difícil o tipo de escrita do livro difícil, ainda mais pra quem não está acustumado, mas ao longo pude ler mais tranquilo.

Devo admitir que me surpreende do início ao fim, a vida de Brás Cubas era realmente um tanto quanto agitada e foi incrível ler um livro na perspectiva de alguém que já morreu.

Um livro diferente, surpreendente e com uma dedicatória impecável

Bife Muido 09/06/2024

Expectativa é uma merda!
Sinceramente eu esperava mais. Entrei com uma enorme expectativa nesse leitura e talvez isso tenha afetado minha opinião da obra.
Machado escreve absurdamente bem e não deve nada a Shakespeare ou outros grandes escritores da humanidade. Sua crítica sutil e irônica a sociedade da época é construída de forma muito inteligente e por vezes imperceptível se não lida com atenção. Adorei também as várias pontuações histórias que ele faz o tempo todo citando o que acontecia no Brasil e no mundo no período, como a queda de Napoleão e as regências no Império.
Agora a história não me envolveu tanto. Fiquei esperando um clímax que nunca chegou. O personagem principal também não é cativante como o Dom Casmurro ou o Quincas Borba (que inclusive faz aparições nesse livro).
Queria ter gostado mais ?