Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...




Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas


3573 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


carol 14/12/2021

eu não gosto de machado de assis, pq eu acho mto complicado de entender, considerando q vc tem q estudar o livro e o autor. mas tive q ler pra escola, e a história em si é boa, talvez de o livro fosse mais novo do q ele é, seria mais fácil e tlvz ?mlr? de um entender. não sei se deu pra ME entender kkkk mas é isso
Beca 19/12/2021minha estante
Se o livro fosse novo não seria melhor, Machado de Assis é o melhor escritor brasileiro, eu sei que a escola nos faz não gostar de clássicos, mas de outra chance daqui a uns anos e vc vai entender a genialidade, recomendo você ler o contos do Machado que são curtos e muito bons, e ótimos pra se acostumar com a seu estilo de escrita.


carol 23/12/2021minha estante
faz sentido, mas sla, por conta da escola bate mto desânimo kkk




Andre.Crespo 23/06/2009

Ao verme que primeiro roeu...
Sempre tive um certo receio de ler autores brasileiros. Ainda o tenho. Só que em tudo exsitem exceções, e Machado é uma delas.

Já tinha lido "Quincas Borba" e estava prestes a ler esse. O que apressou a minha leitura foi um trabalho escolar que tive de fazer.

O que mais me agrada em Machado é sua ironia. Ninguém sabe ser tão irônico como ele. É engraçado porque não é aquela ironia comum, é uma ironia sofisticada. Ele faz críticas que não são diretas, mas se sabe a quem e a que elas são direcionadas.

A forma como ele conversa com o leitor torna-se algo totalmente cativante. É como se ele pedisse a sua opinião sobre o que acontece; ele quer que você entre na história junto com ele, sentisse o que o personagem sente. E isso ele consegue perfeitamente.

A única coisa de negativo que há nesse livro é sua linguagem exageradamente pomposa e difícil. Isso pode tornar a leitura um pouco cansativa. Ele não gosta de ser objetivo. Dá voltas e voltas até chegar ao clímax.

Algo que achei de mais positivo foi suas descrições psicológicas. A parte física fica em segundo plano. O que interessa é o que o personagem pensa.

"Memórias Póstumas de Brás Cubas" é o realismo em sua mais perfeita forma!!!
Aline 11/10/2013minha estante
Na escola li apenas os resumos das obras dele. Após o ensino médio decidir ler os livros, estou fascinada!




Loba Literária 18/08/2021

Que livro!
Que eu amo Machado já não é de hoje, e adorei revisitar a genialidade dele. Me diverti muito com o livro, que é um dos melhores textos que já li dele. Tenho que admitir que o final, com toda aquela história do Humanitismo, foi um pouco entediante.

Acabei não lendo essa edição, mas a minha é tão velha (literalmente, a terceira edição, de 1938) que acho que não tem nem ISBN.
JurúMontalvao 18/08/2021minha estante
Pois é...
Notei q essa edição q vc usou como guia pra sua leitura tem ilustrações do Portinari!
Fiquei curiosa e com vontade de ter pra mim?




Anareadd 27/07/2021

Achei mais ou menos
No meu ponto de vista, nn da pra saber se ele ta vivo ou morto e isso me confundiu mtt.
Mas o livro em si é bom até.
Lembrando q é a minha opinião:)
Duda 27/07/2021minha estante
Pelo que eu entendi, ele está repassando a vida dele, vendo as coisas que ele deixou de fazer, talvez por medo ou por não estar vendo o tempo passar...




Aline 13/07/2021

"A obra em si mesma é tudo: se agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se não agradar, pago-te com um piparote, e adeus."
sophh 20/07/2021minha estante
Nossa, pq só 3 estrelas?




Kat 30/06/2021

Ao verme que roeu as minhas frias carnes
Sendo uma obra de um dos maiores escritores da história, talvez o meu preferido rs, não podia ser diferente: Machado de Assis e sua literatura impecável.

A genialidade do autor cria um personagem que já está morto, e por essa razão, tem a liberdade para julgar a sociedade que viveu, trazendo a tona uma realidade esdrúxula, característica que faz referência ao período literário o qual foi escrito: o realismo.

Fugindo de todo o conteudismo que cerca a obra, posso dizer que não é uma leitura tão fácil, porque envolve palavras um pouco mais rebuscadas, mas que isso não se torna um problema porque os acontecimentos falam por si só, a leitura é muito envolvente.

Em especial, deixo todo meu carinho a um capítulo em específico: "o delírio", no qual me pego por vezes pensando no real significado do que o autor quis levar ao leitor. Acho que essa é a grande sacada de Machado, fazer o leitor interpretar a sua obra até que se crie uma dúvida sobre a verdadeira história que se conta.
Matheus.Oliveira 01/07/2021minha estante
Machado de Assis, seria um alienista querendo nos deixar loucos com sua literatura quimérica?




Kel 08/08/2021

Um legado da nossa miséria
É um livro que eu li no ensino médio, não gostei, mas li agora de novo e gostei, creio que sempre que for ler eu terei uma visão diferente, mas sem deixar o tema principal: o legado da miséria.
Qlucas 09/08/2021minha estante
3.5




Amanda 28/05/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Memórias Póstumas de Brás Cubas traz uma história muito interessante! O fato de a narração ser feita por um defunto é algo incomum, que pra mim tornou a leitura da obra uma experiência única. O tamanho dos capítulos e o formato de diálogo com o leitor também deixaram a leitura bem fluida. Além disso, devo comentar que a ironia machadiana é simplesmente genial!

Essa foi a primeira vez que eu peguei um livro do Machado de Assis para ler por livre e espontânea vontade e gostei bastante da experiência. Depois de anos relutante em ler clássicos, finalmente entendi que eles só foram introduzidos cedo demais na minha vida e agora sim eu consigo apreciar essas obras devidamente.

É o terceiro livro da Antofágica que eu leio e é a terceira vez que me surpreendo positivamente com a edição. As notas ao longo dos capítulos auxiliam muito na compreensão, os textos complementares no final são ótimos e as ilustrações de Cândido Portinari foram a cereja do bolo. Recomendo demais!
dudinha 28/05/2024minha estante
ao verrrme que primeiro roeu ais friais carnis do meu cadáverr, dedico como recordação essais memoriais poxtumais




Eder 24/07/2021

Um defunto descrevendo os devaneios de sua vida
Esse livro é ótimo! A história é sobre um homem já morto, que após sua morte conta sua história de vida e conta suas impressões sobre o mundo, sobre as pessoas... Gostei muito do personagem Brás Cubas, mesmo ele sendo muito odiado, acabei me identificando muito com ele, pois ele não é nada além de um personagem real,um humano, que comete muitos erros. Senti um pouco de dificuldade ao ler o livro devido ao vocabulário, mas nada que um dicionário não resolva. Os capítulos são muito curtos, alguns nem ocupando uma página inteira, coisa que faz a leitura fluir rapidamente. O final foi a parte mais legal do livro para mim, cheguei a me arrepiar, acho que foi o livro que mais fez eu me emocionar, mesmo sem chorar. Irei ler outros livros do Machado, quero pegar o Quincas Borba, gostei muito do personagem e da sua participação no livro. Não tenham medo, leiam que sem dúvidas irão gostar!
Leo 24/07/2021minha estante
Leia também Dom Casmurro, você vai gostar =)




underlou 08/08/2021

Li Brás Cubas há muito tempo quando ainda estava engatinhando no mundo da literatura. Àquela altura não compreendia toda a comoção que o Machado de Assis causava (causa ainda até hoje), principalmente na academia.

Reler agora, que minha mentalidade é outra, me permitiu perceber a primeira grandeza desse texto original. Ao longo do romance, que por sua vez ganha forma reinventada pelo autor com capítulos curtos, o célebre narrador-defunto nos conduz à sua história de vida, com ironia e pessimismo ácidos. Também há muitas referências de toda sorte, passagens clássicas e vocábulos expansivos que enriquecem a leitura, o que demonstra ainda o quão apurada era a escrita de Machado.

Para mim, esse livro se mostrou ser de fato uma leitura fundamental para leitores apaixonados pela grandiosidade que só a boa literatura, como a machadiana, pode propôr.
Qlucas 09/08/2021minha estante
Força bem menos!




spoiler visualizar
Aline 15/12/2013minha estante
Adoro a dedicatória desse livro.




VIANA 19/12/2011

Não deu...
Incrívelmente chato, não deu pra terminar !
VIANA 24/11/2012minha estante
Não havia gostado da primeira vez que tentei ler, pois não estava apto a ler esse livro que, hoje, está entre os meus prediletos.




spoiler visualizar
Rafaela S.R. 13/01/2022minha estante
Os Miseráveis é melhor




Aline Oliveira 25/08/2021

Brás Cubas
Impossível descrever..
Eu li esse livro quando estava na escola e agora reli com o clube literário do canal "Vá Ler um Livro" com a professora Tatiany Leite.
Jamais pensei que fosse gostar tanto de um livro nacional escrito há tantos anos e que por sinal é super atual, e que pudesse extrair tanto conhecimento dele, fiquei muito encantada.

Morri de uma pneumonia; mas se lhe disser que foi menos a pneumonia, do que uma ideia grandiosa e útil, a causa da minha morte, é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo.

de Assis, Machado.
Pedro.Cabral 25/08/2021minha estante
tu vê que o cara se garante quando manda um "Julgue-o por si mesmo"




3573 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR