Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Bruna 16/04/2011

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas".
Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li.

A profundidade e a veracidade psicológicas de Machado nesta história são incríveis! Me identifiquei muito, em vários momentos, com Brás Cubas - e creio que a maioria das pessoas que leram o livro também.

As digressões, a ironia, as simbologias são todas geniais - além de divertidas, proporcionando uma leitura também de entretenimento. Dou destaque, especialmente, aos capítulos VII (O Delírio), CXVII (O Humanitismo) e CLX (Das Negativas), que foram os meus preferidos. Me agradou também a relação entre este livro e Quincas Borba - que, com certeza, lerei na primeira oportunidade.

Um livro excelente, para ser relido sempre que possível. Certamente, recomendado.

leandro_sa 17/04/2011minha estante
De fato Brás Cubas externa toda a mediocridade que existe em todos nós. Um dos personagens mais ricos da literatura brasileira.

Kat 30/06/2021

Ao verme que roeu as minhas frias carnes
Sendo uma obra de um dos maiores escritores da história, talvez o meu preferido rs, não podia ser diferente: Machado de Assis e sua literatura impecável.

A genialidade do autor cria um personagem que já está morto, e por essa razão, tem a liberdade para julgar a sociedade que viveu, trazendo a tona uma realidade esdrúxula, característica que faz referência ao período literário o qual foi escrito: o realismo.

Fugindo de todo o conteudismo que cerca a obra, posso dizer que não é uma leitura tão fácil, porque envolve palavras um pouco mais rebuscadas, mas que isso não se torna um problema porque os acontecimentos falam por si só, a leitura é muito envolvente.

Em especial, deixo todo meu carinho a um capítulo em específico: "o delírio", no qual me pego por vezes pensando no real significado do que o autor quis levar ao leitor. Acho que essa é a grande sacada de Machado, fazer o leitor interpretar a sua obra até que se crie uma dúvida sobre a verdadeira história que se conta.
Matheus.Oliveira 01/07/2021minha estante
Machado de Assis, seria um alienista querendo nos deixar loucos com sua literatura quimérica?

Piva 29/05/2021

Importante ter uma versão especial com boas notas que expliquem as citações feitas ao longo do texto.
O livro mostra a genialidade e cultura de Machado, com várias referências artísticas, literárias e históricas, porém, acho o enredo com ausência de emoção, ou clímax.
A escrita se sobressai em relação a história.
Jocimarr 07/07/2021minha estante
A panda books tem um edição cheia de notas explicativas, mas vale mais a pena usar o livro como porta de entrada para entender as referencias, conhecer Séneca e Virgílio, por exemplo, só tem a acrescentar. :)

Aline 13/07/2021

"A obra em si mesma é tudo: se agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se não agradar, pago-te com um piparote, e adeus."
sophh 20/07/2021minha estante
Nossa, pq só 3 estrelas?

fermata.literaria 30/07/2021

Mestre no conhecimento !!
De fato, fui uma daquelas pessoas que apenas leu um resumo da obra de Machado para o vestibular. E hoje vejo como eu estava perdendo meu tempo de não ter lido essa preciosidade. Memórias póstumas é muito rico em conteúdo histórico, o que faz eu tirar meu chapéu para a genialidade e sabedoria do mestre Machado de Assis. A história foi muito divertida e me levou a meditar em vários momentos, juntamente com nosso Brás Cubas. Confesso que o final te deixa com um gosto amargo na boca. Pois acompanhamos o personagem desde o começo, nos importamos com ele, queremos saber de suas conquistas e sonhos, e acaba que deparamos com sua triste realidade. Mas entendo também a mensagem que o mestre quis passar com toda essa trajetória. Digo-lhes que vale a prata, com uma saudosa recomendação.
Paulo Ricardo 31/07/2021minha estante
Meu próximo livro de ficção será um de Machado, mas ainda não sei se será este. Eu comecei a ler um há algum tempo. Me deixou um pouco cansado pela quantidade de vocabulário desconhecido pra mim.

Bárbara Paradiso 23/05/2021

Livro genial!
???O contexto da obra se dá num Brasil escravista e aristocrata. Onde a elite era uma pequena minoria.

???Brás cubas, personagem principal, nascendo rico e tendo toda a educação, bem como uma ótima condição financeira, nos mostra que nada disso fez dele um "grande homem", e sim pelo contrário, um homem portador de uma vida vazia, embora com muitos acontecimentos.

???A grande ideia de nos trazer um personagem que nada mais é do que um egocêntrico difunto autor, é genial! Principalmente pela forma que a narrativa se apresenta.

???Obra recheada de humor, sarcasmo e claro, muita franqueza... já que é um defunto, não necessita de muitos rodeios e cuidados ao falar.

???O que era para ser apenas um livro de memórias, traz a tona críticas sociais, além de uma forma de escrita inovadora. E com certeza, para quem nunca leu Machado, essa é uma maravilhosa obra para começar.
Murillo 24/06/2021minha estante
Meu favorito dele

Lara 22/09/2011

Resenha ao verme que primeiro roeu as frias carnes de Brás Cubas
Confesso que li Memórias Póstumas obrigada pelas circunstâncias. Estava participando de um curso de literatura e cinema e a cada semana era necessário ler um livro diferente, até que chegou a vez de Memórias Póstumas e não tive como protelar mais. O livro foi lido em duas tardes. A dedicatória incomum me surpreendeu logo de início. O narrador já começa o livro anunciando sua condição de defunto autor, que a partir da morte vai narrar sua vida. Livre da opinião de terceiros e das máscaras e falsidades utilizadas em vida para manter as aparências e a boa convivência, Brás Cubas não hesita em contar sua história sem eufemismos ou hipocrisias. É o desabafo honesto de um homem comum, até mesmo medíocre, com seu primeiro amor, ilusões, tristezas e erros. Muitas passagens memoráveis me fizeram rir durante um bom tempo, afinal, como esquecer as lamentações de Cubas: " Por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?", ou então Quincas Borba e o humanitismo ou, ainda, a famosa ideia fixa do emplastro Brás Cubas contra a melancolia?
helmalu 19/08/2014minha estante
"Livre da opinião de terceiros e das máscaras e falsidades utilizadas em vida para manter as aparências e a boa convivência, Brás Cubas não hesita em contar sua história sem eufemismos ou hipocrisias." Adorei essa definição. Ótima resenha!

Kel 08/08/2021

Um legado da nossa miséria
É um livro que eu li no ensino médio, não gostei, mas li agora de novo e gostei, creio que sempre que for ler eu terei uma visão diferente, mas sem deixar o tema principal: o legado da miséria.
Qlucas 09/08/2021minha estante
3.5

Mandy 05/10/2021

Montanha russa de citações
Foi um sobe e desce de sentimentos que nem sei, se o objetivo era causar uma crise existencial então teve sucesso. Vou até procurar um romancezinho água com açúcar pra não cair de ressaca. Meu Deus do céu Machado, tinha q me deixar triste assim??? ?
Maya 08/10/2021minha estante
Segue firme! ?

Aline 15/12/2013minha estante
Adoro a dedicatória desse livro.

VIANA 19/12/2011

Não deu...
Incrívelmente chato, não deu pra terminar !
VIANA 24/11/2012minha estante
Não havia gostado da primeira vez que tentei ler, pois não estava apto a ler esse livro que, hoje, está entre os meus prediletos.

Joyce368 18/11/2021

Chocante
Durante a leitura, eu fiquei: "Mano, cadê o plot?" mas quando fui avançando, percebi. As memórias de Brás Cubas foram escritas genialmente por Machado, que em meio à comédias e romances, faz alusões com reflexões de grande importância. É chocante como no realismo os personagens são o que são, sem enfeites, com aquilo que o ser humano verdadeiramente é.
"Talvez espante o leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade" uma das melhores frases que já li. Um livro extremamente clássico!
Rodrigo 18/11/2021minha estante
Machadinho é o cara

Gabi L 14/11/2021

Cheio de sentimentos vazios.
Acho que a melhor palavra que define Brás Cubas é vazio.
Um ser desprezível desde a infância e que ao longo da vida apenas ele era o que realmente importava.
Uma crítica social gigantesca e que se perpetua ao longo dos seus 140 anos.
O tempo inteiro me peguei pensando se eu mesma não agi em algum momento como esse ser medíocre.
Pedro 14/11/2021minha estante
Todos nós já fomos medíocres em algum momento de nossas vidas. A diferença está em deixar de ser medíocre.
Excelente resenha, Gabriella. Parabéns!

underlou 08/08/2021

Li Brás Cubas há muito tempo quando ainda estava engatinhando no mundo da literatura. Àquela altura não compreendia toda a comoção que o Machado de Assis causava (causa ainda até hoje), principalmente na academia.

Reler agora, que minha mentalidade é outra, me permitiu perceber a primeira grandeza desse texto original. Ao longo do romance, que por sua vez ganha forma reinventada pelo autor com capítulos curtos, o célebre narrador-defunto nos conduz à sua história de vida, com ironia e pessimismo ácidos. Também há muitas referências de toda sorte, passagens clássicas e vocábulos expansivos que enriquecem a leitura, o que demonstra ainda o quão apurada era a escrita de Machado.

Para mim, esse livro se mostrou ser de fato uma leitura fundamental para leitores apaixonados pela grandiosidade que só a boa literatura, como a machadiana, pode propôr.
Qlucas 09/08/2021minha estante
Força bem menos!