Mentes que Amam Demais

Mentes que Amam Demais Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas -

Giovanna1032 21/08/2023

no início do livro, a ana beatriz diz que o escreveu para que as pessoas se sintam menos perdidas e possam se entender melhor, mas o que ela escreveu nele passa uma ideia completamente oposta a isso. o livro, por muitas vezes, descreve pessoas que convivem com portadores do borderline como "reféns" e "vítimas", ela literalmente usa essas palavras. óbvio que esse não é o transtorno mais fácil do mundo e acredito que falar sobre ele deve incluir falar sobre as coisas ruins que o compõe, mas a escritora reforça diversos estereótipos negativos, é cheio de generalizações nojentas, pinta os borders como descontrolados o tempo todo, pessoas impossíveis, mães ruins, filhos que dão dor de cabeça, até mesmo assassinos, e retrata os que convivem com eles como pobres indefesos que são atacados pelos "monstros" transtornados. tem partes do livro em que ela escreve sobre como "sobreviver" a borders, como se eles realmente fossem um furacão ou tsunami terrível que pode destruir a vida de qualquer um com quem cruzar. triste que uma psiquiatra tão conhecida pense assim.
S.C.Sunbeam. 29/08/2023minha estante
Tento pensar que está não foi a intenção da Dra. Ana ao escrever o livro. Entretanto, falando da minha vivência, nunca encontrei com uma pessoa (com o transtorno de personalidade borderline) que não fosse manipuladora, explosiva (quando contrariada), entre os mais diversos aspectos negativos. Portanto, creio que este seja um livro voltado mais para pessoas que convivem com borderlines do que para os próprios portadores desse transtorno (mas não entenda errado, não estou afirmando que você tenha, afinal, em seu texto, não vi confirmação alguma disso e nem é "da minha conta"). Enfim, tenho um irmão borderline e muitos amigos que têm esse transtorno (comprovado) e afirmo, sem a menor dúvida, que é uma montanha russa de emoções conviver com eles!

Giovanna1032 29/08/2023minha estante
eu sou borderline, sim. e eu entendo que é uma montanha russa mesmo. não to negando isso. também não estou dizendo que tudo no livro tá errado, mas não tem como dizer que ele não é uma representação estereotipada do que o transtorno é. ela literalmente escreveu que TODA mulher que se apaixona por preso é, de certa forma, border. não se faz esse tipo de afirmação. ela tá errada em nos comparar com psicopatas. como psiquiatra, ela não deveria botar todo mundo que tem um transtorno na mesma caixa, principalmente em uma tão negativa.

Retalhos e Prefácios 26/11/2022

Mais que uma leitura, um abraço!
Tenho 37 anos e durante toda a minha vida tenho lutado com uma relação extremamente conflituosa e sufocante com minha mãe.
Ela já passou por incontáveis terapeutas, que abandona antes de se estabilizar, já tomou inúmeros medicamentos receitados por psiquiatras, já chegou até passar por uma internação relâmpago. Tudo isso se contribui para uma exaustão que tenho de lidar diariamente, mesmo não morando mais com ela há muitos anos.
Ela já recebeu diferentes diagnósticos: ansiedade, depressão, bipolaridade... Quando recebeu o último, borderline, não dei a devida atenção, pois, já estou imensamente cansada de tentar que ela faça alguma coisa pelo seu próprio bem e, consequentemente, o meu.
Desconhecia o TPB e deixei o assunto para lá, até agora, quando resolvi ler este livro.
Já li outras 3 obras anteriores da autora e já gostava muito de seu trabalho mas, sem dúvida, este é meu preferido até o momento.
Em cada linha eu lia minha mãe. Pela primeira vez na vida eu consegui ver toda a problemática de sua personalidade representada. Pela primeira vez, eu entendi as motivações pela forma com que ela me trata. As nuances de sentimentos, as alterações abruptas de humor, o drama, a vitimização, o amor e a dor, ambos exacerbados, tudo. Está tudo ali, nesse potente livrinho. E tudo de uma forma muito didática e simples.
Termino a leitura com a sensação de ter sido abraçada e acolhida em todos os meus anseios de uma vida inteira. E sigo agora com mais força e esperança pra tentar ajudá-la a se estabilizar!
Fox.017 18/12/2022minha estante
Que linda. Espero que ela consiga melhor e consequentemente você também ?

Retalhos e Prefácios 21/12/2022minha estante
Muito obrigada! Me senti abraçada com seu comentário!

Ana Tambara 13/04/2020

Intenso
O livro é extremamente didático. Já havia lido "Mentes Perigosas" da mesma autora e também gostei muito. Foram trazidas informações que eu não sabia do transtorno, e por ser um livro fácil de ser lido, aprendi demais. Claro, ele não substitui as literaturas acadêmicas sobre o assunto, mas ele é muito bom para um panorama geral e instigar o estudo do Transtorno de Personalidade Limítrofe. Recomendo pra quem curte o assunto.
Igor.Teixeira 13/04/2020minha estante
Parece interessante

Tatá 12/05/2020

Um grande aprendizado
Antes de começar a ler o livro nem imaginava o impacto que ele teria em minha interpretação sobre alguns acontecimentos da vida. A leitura é simples e rápida, de fácil entendimento e, ao fim, transforma a nossa forma de ver o comportamento humano e permite reconhecer o transtorno de personalidade borderline. Um profundo ensinamento sobre relacionamentos e o conceito saudável de amor.
Marcynhah 12/05/2020minha estante
Teu comentário deixou-me com água na boca pra ler e me maravilhosar também.

Duppre 21/08/2020

Perfeito p quem já se relacionou com alguém que é borderline
Após sair de um relacionamento extremamente abusivo com outra pessoa que é borderline, a Dr. Ana Beatriz através deste livro conseguiu me transportar compreensão/entendimento sobre as diversas formas de abuso que sofri. Pude entender melhor o comportamento humano a respeito sobre um transtorno de personalidade tão forte, perigoso e triste quanto é o borderline. Aconselho a todas as pessoas que tiveram ou tem relações com pessoas que tenham esse transtorno a lerem este livro.

Por mais que a gente queria e tente ajudar, é impossível querer isso quando quem mais precisa ñ reconhece a ajuda que necessita.
Silvana.Menegazzo 20/05/2023minha estante
Olá, você acha que se tivesse esse conhecimento antes o relacionamento seria menos doloroso? ( se a pessoa também tivesse esse esclarecimento).
Descobri recente isso e fico pensando na outras pessoas e também como não sofrer e causar sofrimento....

Maria Eduarda 29/01/2021

perfeito.
um livro que quero carregar para sempre. tem um valor muito especial e particular para mim, mas tambem para o mundo, todo mundo que tem uma pessoa border na vida deveria ler.
Vic 31/01/2021minha estante
Quero ler?

Victor Damasceno 06/03/2020

Excelente estudo sobre pessoas que vivem a flor da pele
Ótima recomendação para aqueles que querem entender como funciona o comportamento de borderlines (indivíduos altamente reativos a emoções) e como lidar com elas, seja você um ou esteja lidando um.

A Ana Beatriz é uma profissional excelente e sabe passar de maneira simples e clara tudo o que abrange o assunto e até mesmo outros mais complexos como o funcionamento cerebral.

Livro muito bom!

Paula.Carrari 22/04/2020

Fez-me crescer
Este livro fez com que eu crescesse demais. Muitas das vezes temos de blindar nosso coração e mente e esse livro me ajudou nesse sentido.

CKawada 02/05/2020

Mentes que amam demais
É um livro que nos faz compreender a mente de uma pessoa com o Transtorno de Personalidade Borderline de forma simples e direta, apesar de se tratar de um transtorno extremamente complexo.

Para aqueles que possuem o transtorno, o livro se torna um guia e uma luz no fim do túnel. A autora mostra que ao se desejar uma mudança, uma solução para a angústia que esse transtorno traz , ela é possível.

L.M. 12/05/2020

Esclarecimento Acessível sobre o TPB
Simples e rápido de ler, útil para psicólogos e psiquiatras e demais profissionais da área, para pessoas que possuem TPB, e especialmente para aqueles que convivem com alguém com TPB (familiares, amigos, companheiros...). Desmistifica e esclarece várias questões a cerca não só do Transtorno Borderline mas também sobre saúde mental de maneira geral. Indico a todos que se interessem pelo tema, e sobretudo aos que acreditam possuir o transtorno ou tenham sido diagnosticados, e suas famílias.

Bruna Cristina 22/05/2020

Para sanar curiosidades de todos os públicos!
De forma clara e de fácil compreensão a autora aborda características de pessoas com traços borderline. Trazendo sentimentos e comportamentos comumente vivenciados por personalidades borderline, em suas mais diversas complexidades, o livro tem uma linguagem de fácil compreensão para pessoas fora das áreas de conhecimento específico.

Gisnaili 26/05/2020

O limiar border
Definitivamente uma das obras acessíveis ao público mais completas sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, com uma linguagem simples, nos permite compreender a complexidade do transtorno.

Karen Baltazar 10/06/2024

Incrível
Meu primeiro livro da autora e agr já quero ler todos!
É um livro objetivo e muito fácil de entender ela tem uma ótima didática! Indico demais!

anne 01/08/2020

ótimo pra quem estuda psicologia pois é um transtorno de personalidade bem complexo. E aq está bem completo

Luria Francinny 27/08/2020

A autora consegue explicar muito bem o que é o Transtorno Borderline e as consequências caudadas na família e na pessoa. Recomendo muito esse livro, leitura de fácil entendimento.