Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

Clarice.Queiroz 08/12/2022

Sensacional
Uma leitura objetiva e que descreve muitos dos temperamentos dos filhos e na criação de cada temperamento dos pais. Pra quem já tem uma base de conhecimento visagista melhor ainda. Recomendo para todos os pais que gostariam de entender mais seus filhos e seus comportamentos.

Mandy Nerújo 01/12/2022

Muito útil para pais e professores
Desde que ouvi falar sobre essa teoria dos temperamentos a achei bobeira, parecia como dizem, o signo de crente kkkk Mas depois que me aprofundei no assunto, realmente é interessante saber o porquê algumas pessoas gostam de fazer certas coisas e outras não, exemplo: ser representante de classe ou orador da turma. Não acho que nada nesse mundo seja preto no branco, não tem regras para enquadrar 8 bilhões de pessoas, mas dá sim para separar certos grupos de outros. Lendo esse livro você também tem um norte do como se relacionar com pessoas desse ou daquele grupo de forma mais eficiente. Recomendo para aqueles que não conhecem nada sobre a teoria ou que gostaria de aplicar isso a criação de filhos ou a grupos, como alunos por exemplo.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/

Kelly.Christinne 12/11/2022

Para quem ama saber e conhecer sobre temperamentos, esse é o livro!
Fala sobre os quatro temperamentos, suas características, como são as combinações de pais e filhos, sobre como cada temperamento se destaca com a religião.

Déa 30/08/2022

Traz explicações sobre os temperamentos, como identifica-los. Mas creio que deixou a desejar na questão da educação dos filhos, muito breve nesse ponto.

Mauricélia 14/05/2022

Esclarecedor
O livro é bem didático e esclarecedor em todos os aspectos que aborda. É muito interessante entender como os temperamentos modam as pessoas, além de explicar por que filhos criados pelos mesmos pais podem ser tão diferentes.

É destacado também que temperamento é diferente de personalidade e que nós podemos ter características de mais de um temperamento.

Senti ainda dificuldade em definir o meu temperamento e o dos meus filhos. A leitura vale a pena.

Mari 03/05/2022

A princípio é uma leitura interessante, o autor deixa claro que não existe uma vasta bibliografia a respeito da temática. O pensamento de diversos filósofos antigos, os quatro elementos: ar, terra, fogo e ar e a gênese dos temperamentos estão intimamente ligados. Mais a frente mostra as características dos coléricos, sanguíneos, fleumáticos e melancólicos e as suas combinações ; pontos a serem observados nos pais e nos filhos, sem dúvidas, podem nos ajudar numa educação pautada no amor e respeito. No entanto, no final do livro fica um tanto confuso, principalmente quando fala sobre as doze camadas da personalidade.??

Vinícius 21/03/2022

Os Temperamentos
O livro do psiquiatra Italo Masili aborda de forma concisa e objetiva os 4 temperamentos presentes na sociedade, com enfoque ainda na infância e como os pais podem identifica-los em si e em seus filhos, fazendo inclusive, todas as interações e variações possíveis dos: melancólicos, coléricos, fleumáticos e sanguíneos. Finaliza com chave de ouro descrevendo as 12 camadas da personalidade.

Rafael.Assumpcao 19/02/2022

Abordagem interessante, porém não muito profunda do tema.
De forma geral, este livro se mostra bem interessante e útil, principalmente para a proposta de auxiliar na educação dos filhos.

O modelo de classificação e qualificação dos temperamentos nos permite acessar um conjunto de ferramentas que tem o potencial de auxiliar bastante na compreensão da estrutura comportamental de nossos filhos (e também de nós mesmos) e das necessidades que dela derivam.

No entanto, os primeiros capítulos não são muito organizados em termos didáticos, e as informações ficam um tanto espalhadas ao longo dos capítulos 2 a 4. Mas um pequeno esforço permite que tudo seja bem compreendido.

Os pontos fortes do livro são os capítulos 5 e 7.
No capítulo 5, são abordadas as formas de motivação para cada temperamento, mostrando estratégias para lidar com nossos filhos em cada caso.
Ocapítulo 7 trata de como os temperamentos modulam a experiência espiritual e religiosa, e de como cada temperamento pode tirar melhor proveito das ditas "tecnologias espirituais".

Uma coisa que me incomodou foi o fato do Ítalo, no último capítulo, se apropriar do modelo das 12 camadas da personalidade, de autoria do Prof Olavo de Carvalho, sem citá-lo.

Não é um livro sensacional, e acredito até que o Ítalo poderia lançar uma nova edição ampliada, quem sabe até com algum tipo de teste ou autoavaliação para auxiliar na identificação dos temperamentos de forma mais precisa e segura.

Mas para quem se preocupa em garantir uma educação individualizada para seus filhos, esse livro deve fazer parte da sua lista.

Lêka 01/02/2022

Leitura muito boa, explica claramente as características dos 4 temperamentos e a relação dos pais com os filhos com seus temperamentos comuns e diferentes.
Ótimo para orientação de pais e ajuda bastante para educação dos filhos, mais também promove o auto conhecimento.

Juliana Amaro 27/01/2022

Bom livro
Agregou bastante ao estudo dos temperamentos que venho fazendo, recomendo a leitura tanto pelo enfoque relacional entre pais e filhos, quanto pela maneira leve e respeitosa que abordou o tema religiosidade/espiritualidade.

Kessia.Santos 09/01/2022

Um tempero diferente
Conhecer o nosso temperamento ajuda a dosar nossas atitudes e conhecer o que temos de potencial e aprimorar. A identificar nossos vícios nada saudáveis e trabalhar a nosso favor modelando o nosso comportamento. Deixando fluir aquilo de bom para mim e para o outro, e trabalhando aqueles comportamentos que fere a mim e a sociedade onde estou.
No livro Os 4 temperamentos o Dr. Italo Marsili esmiúça esses temperos diferentes que eu tenho e que você também. Rs
Em 141 páginas o autor te dar ferramentas para trabalhar você e toda sua família. Trazendo uma melhor aceitação de quem você é no mundo e das pessoas que fazem parte da sua vida.
Não é um manual, mas uma fonte de pesquisa riquíssima para pais, professores, psicólogos, e pessoas em geral.
Super indico, é um livro de cabeceira ?

Carlos_e_Bianca 28/12/2021

Gostei e quero me aprofundar!
Recebi a obra como indicação para o primo contato com o tema dos temperamentos. De fácil leitura, o autor vai apresentando os temperamentos e como estes se estabelecem no relacionamento entre pais e filhos, na vida dos esposos e no dia a dia da família em geral.

Gostei e vale outra leitura para poder gravar as características dos temperamentos kkkk

Josiane PADIAR Zoch 22/11/2021

FOGO: quente e seco: pessoas expansivas e não se envolvem. Tomam decisões não para agradar os outros, mas para perseguirem seus objetivos e seus ideais. COLÉRICOS. Verão.
AR: quente e úmido: pessoas extrovertidas. Elabora melhor os pensamentos com a fala do que com o pensamento somente. SANGUÍNEO. Primavera.
ÁGUA: frio e úmido. Não se incomodam em não falar. São concentradas. São pessoas introspectivas mas tem a capacidade de envolver os demais. São tolerantes, organizadas e calma. FLEUMÁTICO. Inverno.
TERRA: frio e seco: São rígidos e tensos. Lidam bem com rotina e organização. Pensam antes de falar. MELANCÓLICOS. Outono.

Pri 13/11/2021

Os 4 temperamentos
Adorei a indicação feita por uma prima minha. Dr. Ítalo Marsili é médico psiquiatra e tem um trabalho bem conhecido nas mídias sociais para quem quiser acompanhar mais.
O livro mostra um pouquinho de nossa base, nossa estrutura mineral psicológica. Achei bem interessante porque trabalhei alguns anos como professora e tenho três filhos, entretanto arrisco em dizer que o livro te ajuda além da educação de crianças e seus filhos. Ele mostra um norte sobre nossos temperamentos : melancólico, sanguíneo, colérico e fleumático e suas vertentes. Te possibilita a entender determinados padrões de comportamentos e pensamentos, além de determinadas dificuldades e até alguns possíveis futuros bloqueios que podemos criar dependendo da forma como agimos e reagimos às coisas, sentimentos e ações das pessoas a nossa volta.
Te ajuda no relacionamento com as crianças e pessoas de um modo gera e te abre a visão para suas próprias dificuldades e aptidões. Todos podemos trabalhar os 4 comportamentos em nós
mesmos! Leitura extremamente importante. Super indico!

mariaeugeniaantello 02/08/2021

Leitura fácil e dinâmica, ótimo pra quem quer começar a entender sobre temperamentos e também para melhorar relacionamentos entre pais e filhos

1 | 2 | 3 | 4