Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos Italo Marsili

Resenhas - Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

1 | 2 | 3 | 4

Carolina 26/04/2024

MUITO BOM! Me ajudou não só a entender melhor alguns comportamentos dos meus filhos como a entender melhor o porque de muitos comportamentos meus tbm. Indico muito a todos que quiserem entender melhor sobre o assunto.

Bruna.Caroline 28/03/2024

Interessante
O auto utiliza uma linguagem bem simples e explicativa, o que torna o conteúdo de fácil entendimento. Eu estava há tempos querendo ler esse livro e satisfez a minha expectativa. Tem muito conteúdo, e por isso sinto que vou ler e reler esse livro em diversos momentos.

Rafaella413 10/03/2024

Leitura indispensável
Muito esclarecedor e fundamental para quem busca a melhor forma de educar os filhos, observando sua individualidade e a melhor forma de motivar e educar cada um.
Muito além dos filhos, o livro é esclarecedor para todas as relações (pais, filhos e cônjuges), além do auto conhecimento.

@evelynefabri_ 19/02/2024

Conhecimento necessário
Um dos maiores "baques" da minha vida nos últimos tempos tem sido a medicação para TDAH no meu garoto sanguíneo. Dentro do meu pacote de responsabilidades, a ansiedade por provar, especialmente a mim mesma, que estamos bem, dentro do nível de normalidade - quando a sociedade atual gosta mesmo é de uma diversidade tarjada para levantar bandeiras. Eu não me presto a esse papel.
Nos últimos dias eu me dediquei à releitura desse livro que é curtinho, mas traz conceitos tão pontuais, servindo-me com esclarecimento, fazendo-me enxergar o que é natural nos diferentes temperamentos da nossa família.
No calor das emoções, a gente esquece. No turbilhão da rotina, a gente nem se dá conta de que poderia conduzir as relações inteligentemente. Entre afazeres acumulados, a gente sequer percebe que a abordagem está desalinhada e, em se tratando de crianças, qualquer desajuste custa muito caro em termos de frequência e vibração existencial.

Assumo todas as minhas falhas. A culpa é sempre do adulto. Concluo a releitura com o livro, pensamento e alma todos rabiscados, rascunho fortemente gravado de reflexões que precisam ser frequentemente passadas à limpo.

Ainda é cedo. Sempre é tempo para aquilo que me cabe e mais importa.

Priscila 09/02/2024

Um livro razoável, algumas coisas interessantes, porém muitas outras desnecessárias, do tipo q usam pra enrolação

Danda 30/11/2023

Ok
Não é o tipo de livro que costumo ler, então não me pegou tanto.
É interessante de entender como são e se identificar em alguns, apenas.

Lis 23/08/2023

Misericórdia, q livro chato
O livro começa categorizando os temperamentos em 4: ar (fleumático), água (sanguíneo), fogo (colérico) e terra (melancólico). Talles de Mileto curtiu isso e pensou: "nada se cria, tudo se copia". Até aí parece o tipo de monografia que eu faria para a faculdade: se basear nos 4 elementos pra tentar encaixar padrões de comportamento e procurar generalizar.

Daí em diante o livro se confunde e se enrola totalmente. Começa a ter fleumático com aporte seco, com aporte quente, uma zona do caramba. Ficaria muito melhor se esse capítulo fosse completamente obliterado e resumido em: pode haver sobreposição de temperamentos. Mas, se fosse assim, não daria pra concluir a tese da monografia, já que não teríamos as 4 caixinhas de temperamento bem delimitadas. Bom, o importante aqui é apenas concluir a tese para a monografia, é reunir os aspectos que reforcem a teoria desejada e não foque nas falhas (contém ironia).

Além disso, as frases são muito repetitivas. Em um parágrafo, as palavras se repetem demais, tornando a leitura maçante e sem agregar muito conteúdo em relação ao que já havia sido dito até então.

A parte em que o autor propõe métodos de convivência entre filhos de temperamento X e pais de temperamento Y é a melhor. Porém a gente já está tão cansado que não aproveita bem. Acho que até por isso mesmo que o autor é breve neste capítulo, nem ele está aguentando mais.

Por fim, entra a religião e joga pro alto todo o caráter pseudo-cientifico até então.

Nota 2 para o livro, em observância às dicas de convivência entre temperamentos distintos e só.

Márcia Régia 06/08/2023

Os 4 temperamento
Um livro bem interessante. Como já , existem quatro temperamentos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.
Colérico:
O temperamento colérico é caracterizado por pessoas enérgicas, assertivas e determinadas
Melancólico:
O temperamento melancólico se associa a pessoas profundamente reflexivas, sensíveis e criativas.
Fleumático:
O temperamento fleumático caracteriza-se por pessoas calmas, equilibradas e pacíficas.
Sanguíneo:
O temperamento sanguíneo é associado a pessoas extrovertidas, sociáveis e cheias de energia.

Daniele.Thiengo 27/04/2023

O autor nos apresenta os 4 temperamentos com uma linguagem bem fluida. E, apesar do tamanho, o livro é muito informativo. Recomendo a leitura!

Clayton 23/02/2023

Fraco
Ele da uma perspectiva geral mas superficial alguns pontos são bons mas não aprofunda em nada não dá para se ter uma clareza nos temperamentos ele ajuda a conhecer os filhos mas achei muito raso podia dar uma visão mais profunda dos temperamentos para depois ir na educação

Andrecruz.psi 11/02/2023

A base da vida
Um livro incrível para quem deseja conhecer porque irmãos que são criados pelos mesmos pais, sobre as mesmas "regras" tendem a agir de forma diferente diante de determinadas ações da vida.

O estudo sobre os temperamentos ajuda a compreender esse fato e aquela máxima de que ninguém é igual a ninguém.

Um livro que ajuda os pais a não ficarem angustiados por não saberem como agir com os filhos em determinadas situações.

Não se pode tratar da mesma forma uma pessoa, melancólica, fleumática, sanguínea e colérica.

Para cada uma diante da mesma situação há uma forma de agir diferente.

Esse livro é uma joia rara para aqueles que desejam conhecer um pouca mais sobre a pessoa humana.

Valeu Doc...

Karinna.Zarro 12/01/2023

Um livro que não só dá dicas para educação dos filhos mas traz uma compreensão ampla sobre nós mesmos e as pessoas com quem convivemos.

ecilacunha 11/01/2023

Os 4 temperamentos na educação dos filhos
O livro te fornece uma base sobre os 4 temperamentos e suas relações. Gostei muito, tem linguagem fácil, rápido de ler. Queria que tivesse sido um pouco mais prático na questão da educação, citando exemplos e tal. Ainda assim um ótimo livro.

Gabi.Maia 25/12/2022

Para entender filhos com outro olhar
Com um olhar antroposófico, o autor apresenta os 4 tipos de temperamentos humanos e ajuda na identificação do seu e do seu filho ou filha. A partir daí muit coisa fica clara.
Sabe quando vc não entende ou não concorda com algum comportamento recorrente do seu filho? Então, muita coisa é explicação tanto pelo seu temperamento quanto pelo dele.
A leitura vai rápida mas tem uma parte final de extras que achei mais complexa e chata.

Clarice.Queiroz 08/12/2022

Sensacional
Uma leitura objetiva e que descreve muitos dos temperamentos dos filhos e na criação de cada temperamento dos pais. Pra quem já tem uma base de conhecimento visagista melhor ainda. Recomendo para todos os pais que gostariam de entender mais seus filhos e seus comportamentos.

1 | 2 | 3 | 4