Divã

Divã Martha Medeiros

Resenhas - Divã

Ane 15/11/2012

Divã é um livro que não possui tantas páginas assim, mas que em cada uma delas é possível refletir sobre diversas coisas junto com a personagem, Mercedes. A maneira de se expressar da personagem é espontânea e tirou de mim várias vezes algumas risadas.
Três anos se passam enquanto a personagem continua indo ás consultas e o leitor acompanha os acontecimentos de sua vida, com todos os seus questionamentos e comentários, desilusões, receios, alegrias e sempre em busca de respostas e de porquês. Não é difícil se identificar com as situações, com as mesmas vontades e com os mesmos questionamentos, muitas vezes existenciais.
Mercedes, que sempre buscou ser uma mulher correta durante toda sua vida, descobre que não há respostas certas, exatas, para tudo; descobre que é preciso conviver com suas inconstâncias, aceitar a agitação das ondas do mar da vida.
É um livro gostoso e divertido de ler. Vale a pena.

ELI 06/09/2012

Como todo livro que tem filme, o livro é sempre bem melhor que o filme.Acho que toda mulher é um pouco Mercedes.
A ideia de colocar uma mulher no divã falando coisas que passam na cabeça de quase todas as mulheres, trouxe um aconchego bom.
Mercedes conta pormenores de sua vida, cria uma empatia com a gente.
Devorei o livro, muito bom mesmo.

Ka 17/08/2012

Se você já assistiu o filme de mesmo título saberá do que estou me referindo. Tão divertido quanto, Divã conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos que é completamente parecida com as jovens de 20 e com as senhoras de 80. Tive um certo receio quando comecei a lê-lo, achando que este era mais um livro dedicado às crises de meia idade, mas contrariando todos os meus pré-conceitos, Martha Medeiros me pasmou mais uma vez. Sua capacidade de transferir para o papel os segredos mais ocultos do devaneio feminino de qualquer idade é excepcional. Eu ri com as situações, senti o coração apertar em determinados instantes e me peguei, diversas vezes, pensando: "Eu já fiz/pensei isso!"
Cada novo capítulo traz uma nova consulta no divã, onde Mercedes expõe tudo aquilo que nunca teve coragem de dizer, e mesmo que inconscientemente, também dizia tudo aquilo que nós mulheres pensamos, todos os diálogos imaginados que nunca foram pronunciados, as descobertas que preferimos reservar para nós.
Acredito que a mensagem principal do livro seja esta: não se acomode! Busque o que você deseja, independentemente das opiniões alheias, e aceite-se, ame-se mais do que tudo.
Livro curto, daqueles que se lê 'num tapa só', descontraído, ousado, leve. Nem preciso dizer que está mais do que indicado;

“Nunca assisti a um atropelamento. Nunca ganhei um concurso. O que vivi até agora hoje foi o que costuma ser vivido por todos, não houve nada exótico em minha vida, como não há na vida da maioria das pessoas. Tive um número restrito de experiências, todas bastantes previsíveis, mas enquanto eu estiver em movimento dentro do tempo que me foi dado viver, nenhuma idéia ou vivência poderá ser conclusiva."

Resenha para o blog diasperfeitosparasempre.blogspot.com

Natália 13/03/2012

Horrível!
Sinceramente? eu odiei esse livro, tava louca para acabar de lê-lo porque não aguentava mais, ele é muito chato e cansativo (sorte que é pequeno) fiquei tão decepcionada, pois vi o filme e gostei tanto, então comprei o livro achando que era melhor, como é na maioria das vezes mas me enganei, pois prefiro mil vezes o filme do que o livro, coisa rara para mim...

Daniela 07/02/2012

Uma Lição
Gostei mt deste livro , pois trata dos sonho de uma mulher mais vivia e mostra que nunca é tarde para se renovar e sonhar

Maga 22/09/2012minha estante
Gostei pouco

Hester1 31/07/2011

Uma amiga me emprestou e eu li quase que tudo de uma vez. A leitura é fácil e saborosa. Pra comecar eu imaginei a Lilia Cabral narrando a estória. É realmente muito bom, narrativa leve, fluída, bem humorada, enfim... outra leitura obrigatória.

Pedro 22/05/2011

Fiquei impressionado como o filme foi tão fiel ao livro. até as mesmas falas foram usadas. mas o livro é muito bom de ser lido. é uma narrativa curta, bem-humorada, divertida e quando lembro da Lilia Cabral na interpretação da personagem (que narra a história em 1ª pessoa) me dá mais ânimo para continuar lendo-o. uma coisa importante, um artificio utilizado pela Martha Medeiros que deveria sem mais comum em livros, são os capítulos nao muito extensos. foram cerca de 30 capitulos com 3 ou 4 paginas cada um, isso é algo que, para mim, dá ao leitor a segurança de que se ele começar aquele capitulo em poucos minutos ele já o tera terminado e nao correrá o risco de ter que parar a leitura no meio de um capítulo.
recomendo o livro a todas as pessoas que querem relaxar por um tempo, mas leia com atençao, sem preça, o modo como ele foi escrito tras uma musicalidade sem rimas nem aliteração, as palavras são simples e se encaixam de uma forma prazerosa.
Read It Up ;)

leandro_sa 19/05/2011

Mercedes c'est moi
Que me perdoe Flaubert por parafraseá-lo, mas Mercedes é definitivamente uma das personagens mais instigantes da literatura contemporâea.

Martha Medeiros criou uma mulher que é, ao mesmo tempo, igual e diferente de todos nós. Mercedes não é simplesmente uma mulher de 40 e poucos anos, seus conflitos podem atingir jovens estudantes de 15, advogados de 60 anos, atrizes de 30 e qualquer pessoa que tenha por hábito questionar seu papel na vida.

Quem nunca ficou inseguro com o início de um namoro? E com o fim anunciado de um relacionamento de longa data? Quem nunca questionou a imagem que possui perante as outras pessoas? Mercedes reflete toda uma sociedade que tem seus medos e suas ideologias e que vive buscando respostas. A forma que ela utilizou para se auto-responder foi a psicanálise, porém existem perguntas sobre a mente humana que nem Freud conseguiria responder.

Confesso que fiquei triste quando ela se despediu do Dr. Lopes, mas termino de ler esta obra com a certeza de que Martha Medeiros está entre os grandes nomes das letras pós-modernistas.

Júlia da Mata 06/04/2011

Uma verdadeira viagem no auto-conhecimento
Literatura brasileira. É realmente um assunto polemico. Muitas pessoas tem um preconceito inexplicável por essa literatura, outros defendem até a morte, e existem até aquelas pessoas que nem sabiam que isso existe. Eu gosto da literatura brasileira, porque temos que valorizar o que sai de nossas terras, e porque temos muitas coisas boas ao nosso redor.

Divã é o livro de Martha Medeiros, uma gaúcha com 18 livros publicados. Em Divã, Martha dá a vida a Mercedes, uma mulher com mais de 40 anos que começa a fazer psicanálise para simplesmente se entender e entender suas atitudes.

O livro é narrado pela própria Mercedes, e o que vemos é apenas as sessões dela, o que ela conta ao Lopes, o medico. Não senti falta dos diálogos comuns e nem nada, pois Mercedes é uma mulher bem transparente, diz tudo sem medo de ferir ou qualquer coisa. Eu adorei Divã. Você tem uma verdadeira lição de vida com ele. Mercedes tem gostos e maneiras de pensar maravilhosas. É incrível quando ela fala da relação com o marido, que mesmo tendo caindo na mesmice, ela sabe que eles não conseguiriam viver em um mundo onde o outro não exista.

Eu não sei falar bastante sobre esse livro, eu o terminei ontem a noite, e sempre que eu termino um livro que eu gosto, eu fico um pouco desnorteada e não consigo falar muito sobre ele. Apenas que Martha Medeiros acaba de entrar para o grupo dos melhores autores da minha vida, e que Divã é um dos livros mais recomendados da minha vida.

priscilabonatto 08/03/2011

muito, muito, muito bom!
a possibilidade de grifar as coisas que eu ja tinha visto no filme foi óóóótima! :D "mercedes" é uma sábia xD

Jéh 18/11/2010

É tudo muito direto,mesmo havendo pausas.
Não gostei,porque é só ela que " fala" mesmo o livro sendo isso,eu acho legal que ela conta as coisas que ela passou,que ela passa,e como tá sendo,ela fala dos sentimentos que ela nunca queria comentar,enfim,ela fala,fala,fala e no fim é sempre a mesma coisa,o livro parece nunca ter um fim,nunca uma pausa pra dar vontade de saber mais,comecei a ler o livro com entusiasmo,peguei na biblioteca da escola pra ler,mais enfim,depois que comecei,li por ler mesmo,porque nada mais me interessou. Tirando em que a forma como ela expressa tudo o que ela sente,e passa é muito legal,ela é divertida e ao mesmo tempo sem vergonha de querer dizer tudo o que ela realmente acha!

é isso.