Southernmost

Southernmost Silas House

Resenhas - Rumo ao Sul

Isaias Gamma 11/01/2021

Há muito tempo um livro não me arrebata assim
O que dizer? Há muito tempo um livro não me arrebata como este fez, não me faz virar a noite lendo e não me faz ficar ansioso para saber como tudo vai se desenrolar.
Nele conhecemos Asher Sharp, um pastor de uma comunidade pequena que após uma enchente onde várias pessoas perdem as suas casas oferece abrigo a um casal gay em sua própria casa, e como consequência deste ato começa a perceber todo o preconceito da sociedade em que está inserido, questionando assim seus atos, a forma como quer criar seu filho e os erros cometidos.
Um livro que através de uma escrita simples, rápida, fluída e principalmente sensível, aborda temas como: homofobia, paternidade, justiça e religião.
Rafaela.Regina 17/02/2021minha estante
Aí meu deus! Me arrepiei lendo essa resenha, por que foi assim que me senti também.

Isaias Gamma 17/02/2021minha estante
É um livro incrível!!! ???

Sarah 08/01/2021

"A fé sem ação é inútil"
Esse livro foi além das minhas expectativas, ele trata sobre assuntos que nos colocam a refletir, sobre como estamos vivendo, agindo.
O desfecho não foi bem como eu imaginava, mas entendo que tudo pode acontecer.
ArthurAlves 08/01/2021minha estante
Uma boa experiência, de fato.

Cammy 07/12/2020

Uma leitura infelizmente enfadonha
Tive uma relação conflitante com esse livro.... o livro começa super bem, te deixa super preso nas primeiras páginas mas aí a atitude que leva o personagem principal na viagem para outra cidade não me desceu, foi descabida e burra e o filho dele fala isso p/ ele várias vezes... sei lá, talvez por eu não ter um(a) filha(o) eu não saiba qual o sentimento, mas p/ mim o autor não foi capaz de me passar nenhum dos sentimentos que ele descrevia eu só conseguia pensa "aff! é sério que ele não conseguiu prever que ia dar merda e que ia ser pior?!... o autor colocou uma carga dramática que eu achei só piegas e forçada... e a questão do preconceito com a comunidade LGBTIA+ p/ mim foi tão rasa e vazia.... foi tão colocando pessoas religiosas como irracionais e ponto não rolou um desenvolvimento, um crescimento de personagens.... nunca tá tudo bem se ter preconceitos, mas quando se está tratando dessa temática pelo ponto de vista de uma pessoa que foi por muito tempo homofóbica, mas que conseguiu rever os seus conceitos, me parece meio vazio vc colocar outras pessoas que o são como somente sendo doidas e irracionais.... e isso me incomoda ainda mais quando esse papel é principalmente atribuída a uma mulher... que inclusive é outro ponto que tem me incomodado nos livros escritos por homens que eu tenho lido ultimamente.... as mulheres nesses livros..... DEIXEM O CORPO DAS MULHERES EM PAZ! A impressão que me passa que homens só pensam em sexo e só pensam que mulheres estão ali para serem objeto de desejo sexual.... sério, qual a necessidade de descrever que um menino de 9 anos tem achado muito interessante peitos ultimamente... DO NADA! ai enfim... achei meio vazio essa história... poderia ter um viés de crítica religiosa, foi raso, poderia ter tido um viés de relacionamento pai e filho e foi raso, um viés de crescimento pessoal e de rever a vida e conceitos e foi raso... até 50% do livro vc só se irrita com as atitudes merda do livro, e aí nos outros 50% a criança é oq salva. As 2,5 estrelas são por conta dos outros personagens... e só... não recomendo essa leitura pq vc não consegue levar nada dela com vc a não ser irritação... o autor ainda tenta dar profundidade fazendo descrições desnecessárias e enfadonhas do ambiente, que não acrescentam em nada a história..... era p/ ser um livro profundo mas é só uma história bem da rasa... #chateada fiquei com essa leitura =/
Mika 02/04/2021minha estante
Eu resenha tá perfeita. Tudo que senti nessa leitura.

Mika 02/04/2021minha estante
Sua***

Cammy 03/04/2021minha estante
Brigada! Bom saber que eu não fui a única que me senti assim Hehe ?

Vanessa 30/11/2020

Surpreendeu
Um livro com uma história simples, mas que tem tanto a ensinar sobre desconstrução de um pensamento. Esse livro é uma aula de como as vezes a nossa visão é tão fechada pra vida e que a mudança começa primeiro na gente. Vale a pena a leitura.

Jéssica 27/10/2020

Reflexão e aventura
Um livro que nos faz refletir sobre conceitos importantes como preconceito e religião, em meio a uma aventura incrível entre pai e filho.

Pri | @biblio.faga 24/09/2020

Como já disse em uma resenha anterior, eu acho extremamente delicado e sensível o ato de criticar negativamente a produção artística de uma outra pessoa (sim, eu considero escrever uma arte), e, por isso, cultivo o hábito de olhar com carinho o lado positivo. Também reconheço que não tenho formação ou conhecimentos técnicos, mas sim, apenas algumas opiniões e a vontade de compartilhá-las. Então, vamos lá.

O livro “Southernmost: Rumo ao Sul”, do escritor norte-americano Silas House, me chamou atenção pela delicada arte da capa e pelo resumo interessantíssimo da contracapa.

Assim, admito que iniciei a leitura com altas expectativas, fato que, inegavelmente, influenciou de forma negativa meu veredito sobre a obra, afinal, como já sabemos, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”, rs.

Na minha experiência, por mais que o livro tenha premissas incríveis, infelizmente, o autor não conseguiu explorar com a profundidade necessária todos os complexos temas que tentou trabalhar, como: religião, religiosidade, dogmas religiosos, fanatismo, intolerância, homoafetividade, homofobia, paternidade, aceitação, perdão, dentre outros tantos, bem como tiveram algumas falhas no enredo que me incomodaram.

Apesar disso, reconheço que o simples fato de escrever sobre temas tão atuais e relevantes, por si só, demonstra o seu valor. Afinal, falar assuntos como o preconceito religioso e o falso moralismo que, inegavelmente, incita inúmeros tipos de discriminação exige coragem.

Demonstrar que não há nada errado em mudar de crenças e convicções é um belíssimo presente a uma humanidade que renega e reluta em reconhecer os próprios erros.
Você tem essa fibra?

~ “Como explicar para um garoto de nove anos como é passar a vida convencido de que seu objetivo é julgar os outros em vez de ser bom para eles. Como pode explicar a seu filho que um dia acordou, mas que levou anos para isso? Que viver assim durante tanto tempo quase o transformou em uma coisa oca? Que esse longo processo de esvaziamento fez com que ele desmoronasse?” (p. 179)

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Vini 17/09/2020

Rumo ao Sul
Enredo fascinante e que nos faz pensar muito sobre o meio ao qual estamos inseridos, nossas crenças e nossos valores.

Rafa 06/09/2020

Envolvente
A história super atual se passa em um lugar encantador e demonstra literalmente até onde o amor pode chegar. A conexão que o pai tinha com o filho é muito bonita e o assunto do livro é muito conveniente

Léo Soares 03/09/2020

Rumo ao sul, livro escrito por Silas House, conta história de Asher, um pastor de uma cidadezinha que acabou de passar por uma das maiores enchentes que o lugar já teve. Nesse incidente, o seu filho Justin acaba por desaparecer, pois estava a procura de seu cachorro. Após algum tempo ele consegue encontrar seu filho, e nota que o mesmo está acompanhando de dois homens, que como muitos na cidade acabaram por perder sua casa pelas águas.

Se sentido grato por terem tomando conta de Justin durante a enchente, Asher decide abrigar o casal em sua casa, porém se tratando de um casal gay, sua esposa se recusa a aceitar os dois homens, deixando bem claro que não são bem vindos, e a presença deles não será bem vista pela congregação onde Asher é pastor.

Após esses acontecimentos, Asher começa a pensar quão equivocada foram as escolhas que ele tomou na vida, e como as pessoas podem ser cruéis com as outras, apenas por terem modo de viver diferente. Asher decide que seu filho não pode ser criado dessa forma, que ele precisa entender o lado bom da vida, e do não julgamento, logo os dois partem RUMO AO SUL, em uma jornada que vai trazer uma proximidade entre pai e filho, porém Asher vai ter q lidar com as consequências do que fez no passado e nas qua acabou de fazer .

Camila 04/08/2020

Deus é o tudo
Homem cristão, pastor, esbarra no próprio preconceito. O que acredita entra em confronto com o que prega. Embate entre o amor de Jesus e o ódio dos homens que nele creem.
O amor de um pai por seu filho, contra o mundo, contra os preconceitos, contra o establishment.
O escuro do Tenesse x as luzes da Flórida. A busca por um novo mundo menos opressivo, menos violento. A descoberta de um amor maduro, verdadeiras amizades.
Um livro lindinho, para perder as esperanças.

Ana r 02/08/2020

Linda história
Eu amei esse livro. Uma história realmente lindaaa. O final foi muito aceitável. Recomendo para quem esta passando por momentos difíceis.

Bru 18/07/2020

Gostei muito do livro, principalmente para a comunidade lgbtqi+. O livro começa com um pastor de uma cidade do interior dos Estados Unidos da América, após uma enchente grave e deixando todos em uma situação complicada de moradia, ele é um dos poucos da cidade que não teve a vida completamente arrasada pelas águas e se vê em uma situação de ajudar um casal de homens homossexuais. O livro nos faz confrontar a constante disputa de religião x liberdade de gênero, nos faz crescer com os conflitos do personagem principal, alem de apresentar uma relação arrebatadora de pai e filho.

Catarine Heiter 27/06/2020

Uma história que fala ao coração. É sobre mudar de opinião após refletir sobre atitudes e convicções que não combinam mais com a gente. É sobre o amor, sobre vínculos e sobre aceitação. Um pastor que enfrenta sua família e sua igreja para defender um casal gay, após anos de posicionamento contrário: assim começa esta história. E vemos o protagonista evoluir através de uma decisão, de muita observação e também de reflexão ao longo da trajetória... Este é um livro onde as coisas acontecem dentro do personagem e por isso não tem muitos acontecimentos. A linguagem é simples, a leitura flui fácil; mas não empolga. Apesar disso, recomendo como uma boa opção para intercalar entre leituras mais sérias ou pesadas.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL2020 , na categoria LGBT.