A Magia do Silêncio

A Magia do Silêncio Kankyo Tannier

Resenhas - A MAGIA DO SILENCIO

Ernani.Maciel 18/02/2020

O poder da introspecção.
Segundo livro que leio acerca do Budismo, o desejo de conhecer mais sobre este assunto só aumenta.

Aqui a autora aborda o seu dia a dia com foco no Budismo. A monja Kankyo é bastante prática e deixa dicas que podem ser usadas ou seguidas por todos, independentemente de ser um praticante da religião.

Ela fala o que sente e como os isolamentos em mosteiros a fizeram bem. Mais do que isto, descreve como é ficar em completo silêncio por dias, convivendo apenas com os próprios pensamentos.

Este livro me instigou a um dia ? quem sabe ? isolar-me completamente em um local silencioso.

Nota máxima.

Rafaela (@exlibris_sc) 27/09/2019

Um livro leve como o ar
Um dos maiores desafios em pleno século XXI, a era do caos visual e da poluição sonora, é se manter centrado, calmo e em equilíbrio consigo mesmo e o ambiente que estamos inseridos. Uma provação que adquire proporções dantescas principalmente se estivermos nos grandes centros urbanos. Como conciliar os afazeres do dia-a-dia e tornar a vida menos sufocante? De forma simples e natural, quase como uma conversa entre duas amigas, a monja budista Kankyo nos guia pelo caminho do silêncio através de reflexões extraídas de sua própria experiência e com exercícios descomplicados que mais parecem uma brincadeira. Um manual básico que leva o leitor a observar e contemplar o silêncio que vemos, ouvimos, sentimos e ingerimos. A autora nos convida a respirar fundo, sem precisar fechar os olhos, apenas focando a atenção, e admirar pacientemente cada elemento que nos cerca. Também ao observar animais, ela nos confessa, que aprendeu a interpretar a linguagem deles - cavalos e gatos são usados como exemplo - e a admirar a paz interior que eles apresentam. A premissa do livro é nos incentivar a dar pequenas pausas durante o dia para aquietar a mente e os olhos porque, através deles vemos, vivemos e somos. Mesmo se você não quiser fazer os exercícios propostos, esse é um pequeno desabafo que vale muito a leitura para conhecer e refletir sobre. Afinal, vale realmente a pena levar uma vida tão tumultuada que sequer temos tempo para respirar e observar as pequenas belezas que afloram bem à nossa frente? Deixo a resposta a cargo de vocês. Para esta leitora que vos fala, ler este livro foi como um sopro gentil em uma manhã escaldante de verão.

site: https://www.instagram.com/p/B0Wn4xEDWyV/?utm_source=ig_web_copy_link

Mundo de Tinta 28/07/2019

Atualizado!! Resenha do Blog Mundo de Tinta
Kankyo Tannier é uma "monja zen-budista" francesa, que escreve para um blog, usa redes sociais, escreve artigos para revistas, apresenta palestras e também atende como hipnoterapeuta, professora de canto e oratória e (ufa!) ainda faz trabalho voluntário como cuidadora de cavalos. O que já nos leva a um outro assunto que eu também amo: os paradoxos dos rótulos!
Sua história é baseada no período em que esteve por quase dezesseis anos em retiros budistas de toda a França e outras partes do mundo, praticando uma vida monástica intensa; e depois nos trouxe suas experiências mais interessantes, e principalmente, mais significativas para nossa vida cotidiana.
Quando pensamos em silêncio, sempre somos levados a crer que depende do ambiente, mas Kankyo nos prova que não é bem assim.
Claro que se você tentar meditar numa creche com muitas crianças gritando e chorando juntas, não será tão fácil como seria numa biblioteca, não é?! Mas eu não disse que não é impossível.
No decorrer da leitura, vamos entendendo e exercitando (sim, temos exercícios para aplicar no dia a dia) a prática do silêncio interno. Aquele que só depende de você e de você, somente.
Um silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento).
Esse livro me ajudou e ainda ajuda muito, nessa busca de paz e silêncio interior. Antes eu praticava (ou achava que praticava) a técnica da "audição seletiva", mas no fundo acho que só fingia demência e deixava a onda passar, mas não sem a absorver, mesmo que pouco.
A maior diferença agora é que essa onda realmente passa através e não sobre você, e não é preciso fingir demência, basta desfocar do excesso e deixar o pensamento realmente solto, isso se chama esquecimento sonoro.
Falar e escrever é muito fácil mas na prática (e demanda muita mesmo!!) não é tão difícil.
Eu, particularmente, tenho receio de ir a lugares em que eu seja conhecida e precise cumprimentar e conversar com muitas pessoas, especialmente quando estou na pele da "Dra.", isso é realmente estressante pra mim, e fujo sempre que posso...

O exercício é fixado em algumas questões: "Como ficar em silêncio ao lado de outra pessoa? Como estar presente na sociedade sem usar palavras? Como agir de maneira que meu corpo manifeste serenidade e presença?" Pág 33.

Então como não é sempre que posso, fui praticar um pouco. E percebi que não preciso estar tensa por socializar, apenas me deixei ficar em silêncio ao invés de me cobrar para participar das conversas. O que antes poderia ser um silêncio de frustração e até de contrariedade, passou a ser um silêncio absortivo e contemplativo. Me senti menos pressionada e mais serena.
Não sei se as pessoas em volta me acharam dispersa ou aborrecida, mas o retorno do marido, que é um dos que mais me conhece, foi ótimo! Fiquei orgulhosa de mim.

Continua no blog...

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com/2019/07/resenha-de-tinta-magia-do-silencio.html#more

Renata.Braga 24/07/2019

Livro Incrível!
Posso afirmar que esse livro mudou minha maneira de me enxergar e enxergar o mundo. Para quem sofre de ansiedade, depressão ou excesso de pensamento na mente, os conselhos e exercícios desse livro vão modificar sua maneira de agir. Super indico!

Michelle Trevisani 03/05/2019

ótimo para refletir
Oi, oi pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha tem nuances de calmaria... acho que posso dizer que este foi o livro que mais me trouxe paz e calma durante os últimos tempos. Li de forma bastante concentrada e prazerosa, tentei ler sempre em um lugar onde nada estivesse ligado, nem TV, nem rádio, me conectando com a leitura e o silêncio que pairava a minha volta.

Esse livro da monja budista Kanyo tem conotações espirituais, de auto-ajuda, de direcionamento e porque não de práticas vividas por ela mesma, na busca do autoconhecimento e do alcance da paz do silêncio.

Kankyo vai nos apresentar de forma bastante leve e sem delongas seus ensinamentos na busca da prática do silêncio e como ela pode exercer sob nossa vida e corpo momentos únicos de reflexão, relaxamento, contato com a natureza, momentos de parar no tempo e apreciar o que temos agora.

Essa condição de praticar o silêncio nesse mundo lotado de informações no qual estamos hoje é uma tarefa difícil. Há milhares de coisas para nos tirar a atenção e parece que, se você não está fazendo nada e apenas "apreciando o silêncio" então não está sendo produtivo, ou perdendo tempo na vida. Mas cada vez mais, sinto meu corpo clamando por momentos assim. Momentos de ficar desgrudada da tv e do celular, momentos que a gente cansa de ser presente em grupos de whatapp, de ter essa necessidade de estar conectado com alguém a toda hora mesmo de maneira superficial e não completa.

O que Kanyo nos convida a fazer é simples - é buscar nossa essência, aquela que mora lá no fundo da gente e a trazer à margem, de forma a nos conectarmos novamente com corpo em mente, numa dança de movimentos delicados, leves e soltos, envoltos pelo silêncio a nossa volta. Nos convida a sair do transe, a deixarmos de sermos robôs, de fazer tudo no automático. Viver não pode ser uma tarefa pesada, lotada apenas de informações que são arremessadas na frente dos nossos olhos a todo o momento.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO.

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com/2019/05/resenha-magia-do-silencio-de-kankyo.html

Jefferson Vianna 22/03/2019

A arte de silenciar: as palavras, os pensamentos, os olhos e o corpo...
“A magia do silêncio”, livro escrito pela monja francesa Kankyo Tannier foi sem dúvidas uma das leituras mais relaxantes e prazerosas que eu já fiz. O livro apresenta uma série de exercícios que podem transformar as nossas vidas, através da prática do silêncio, da meditação e da respiração. A autora nos ensina a silenciar não somente as palavras, mas também os pensamentos, os olhos e o corpo, nos convidando a realizar pequenos exercícios diários que nos trarão benefícios significativos em curto e em longo prazo. Confesso que a minha expectativa para ler este livro era grande, visto que o tema (silêncio) sempre despertou o meu interesse. Atualmente venho aprendendo a silenciar, a meditar e a refletir e, portanto este livro agregou significativamente para o esclarecimento de dúvidas e para o aprendizado de novos exercícios que certamente serão incluídos no meu dia a dia. A autora também faz menção sobre a prática do vegetarianismo, como forma de manter a comunhão com a natureza, mantendo assim um consumo consciente e não violento, de modo a estabelecer uma harmonia planetária, Kankyo apresenta uma visão muito interessante acerca do assunto, sem julgamentos ou imposições.

Quotes do livro “quanto mais ruidosa a cidade, mais o silêncio dentro de você se revela, em perfeita simetria.”- pg. 21. e “reaprender a ouvir. Ouvir o silêncio, o espaço entre as palavras, a calma na tempestade e a passagem do tempo. Reaprender a provar: o sabor de um instante, o aroma do prato, a espuma dos dias e o calor do fogo. Reaprender a sentir: o contato das mãos, um coração que bate, o espaço que se abre e o tempo que para...”- pg. 25. Trata-se de um livro maravilhoso, que pretendo reler o quanto antes. Leitura recomendada!

Fernando 25/02/2019

Leitura leve...
Um livro de leitura leve e rápida. Alguns aspectos bem pratico sobre o silêncio e meditação. No próprio resumo do livro traz que não se trata apenas do silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento).

Vânia 29/11/2018

Zen
Ao longo das 160 páginas e 7 capítulos, a monja budista, criada numa família católica, nos guia através de sua própria busca interior, às respostas de seus questionamentos, e nos fala que muitos dos problemas (traumas, culpas, medos) podem ser vencidos pelo silêncio.
O silêncio das palavras, dos pensamentos e dos olhos pode ser uma ferramenta perfeita para buscar e irradiar a paz (esta que anda tão em falta em nossa sociedade).
Antes que você diga "ih, lá vem mais um livro manual", a própria autora rebate esse pensamento, também sendo avessa a esse tipo de literatura. Não há método milagroso.
Primeiro, descobrimos as razões do benefício da prática, depois, formas práticas de fazê-lo; com exercícios simples e curtos, para se fazer até mesmo no ambiente de trabalho.
No final, tópicos com sugestões de leituras mais rebuscadas (aos interessados) e videos que se pode assistir de graça.
Abaixo, algumas de suas falas, pertinentes:
"Quando conversamos com uma pessoa, precisamos decidir em que categoria vamos colocá-la, por isso todo mundo acaba usando uma espécie de rótulo para ser catalogado corretamente. Ficamos muito DESCONFORTÁVEIS quando vemos alguém sem rótulo!"
"O silêncio não tem nada a ver com ausência de barulho"
"Tudo é uma questão de 'timing' e de superar seus limites temporários"

Uma leitura relaxante e que abre os olhos e o coração na capacitação de um ser humano mais consciente.

Bárbara Vitoriano 23/11/2018

Lição aprendida com A Magia do Silêncio
Leitura finalizada e uma lição bem aprendida: temos inúmeras ferramentas de transformação em nossas mãos e muitas vezes nem nos damos conta disso.

Neste livro, a autora nos leva a refletir sobre o poder do silêncio consciente e meditativo elencando seus benefícios e dando dicas de diversas práticas que podemos incorporar em nosso dia a dia, mesmo nas rotinas mais atribuladas.

O silêncio nos leva a paz interior, nos conecta ao momento presente. É uma chance de lidarmos melhor com nossas emoções (e quantos erros deixamos de cometer quando não agimos por impulso) transformando aquilo que sentimos.

Kankyo Tannier, a autora é uma monja budista e traz muitas experiências pessoais o que, na minha opinião, enriqueceu muito o conteúdo.
Além de trazer esses pequenos exercícios e todos os benefícios que a prática do silêncio pode trazer para nossas vidas, ainda fala de temas necessários em toda busca por mudanças, tais como: consumo, uso de celulares, redes sociais, vegetarianismo, entre outros. Tudo isso de forma elucidativa, sem julgamentos. Adorei!

site: http://euamolivros.com.br/a-magia-do-silencio/

Junior.Silva 09/10/2018

Resenha postada no site Leitor Compulsivo
A humanidade vive dias cada vez mais conturbados. A todo momento somos atingidos por todo tipo de informação, perdemos horas e mais horas com o trânsito caótico das nossas cidades, somos atingidos por noticiários que raramente trazem notícias positivas. No meio de todo esse turbilhão temos o retrato da nossa sociedade cada vez mais estressada, cansada e desanimada com o amanhã. Os detalhes passam despercebido em nosso dia a dia e deixamos de lado a contemplação de coisas simples que podem nos conectar com algo muito maior e trazer a tão desejada, mas muitas vezes esquecida, paz interior.

No livro “A magia do silêncio: Um olhar moderno e descontraído sobre práticas e tradições milenares que conduzem à calma e à serenidade”, publicado pela Editora Sextante, da autora Kankyo Tannier, somos conduzidos a mergulhar em nosso interior num reencontro com a nossa própria intimidade. O livro serve como canal de condução para voltarmos a entender o nosso interior e nos conectarmos, de forma simples e objetiva, com momentos que nos fazem desligar e perceber que a nossa volta ainda há espaço para buscarmos algo simples, mas muito maior, do que temos recebidos no movimentos frenéticos do nosso dia a dia.

A autora Kankyo Tannier é budista e vem sendo chamada como a nova voz do budismo, sendo responsável por difundir essa filosofia de forma leve e de fácil assimalação para o público comum, como eu. Particularmente, não tinha muito conhecimento sobre a filosofia budista até ler esse livro. Um dos mitos que caíram pra mim é que o budismo não é uma religião, mas sim um filosofia de vida, ancorada em quatro verdades nobres: o sofrimento existe; tem suas causas; é possível eliminá-las e existe um caminho para eliminá-las.

Dividido em três partes e apenas 07 capítulos o livro é um guia de reencontro com o nosso interior. Com exercícios simples e que realmente funcionam, testados por mim, Tannier nos conduz a uma nova experiência em nossas vidas. Fechamos os nossos olhos e ouvidos para a turbulência e a nossa volta e nos conectamos a detalhes que passam despercebidos em maio ao turbilhão de emoções e informações que recebemos a cada segundo.

Muito maior do que poderia esperar, nessas páginas temos um reencontro com nós mesmos. Compreendemos que o silêncio não é a simples ausência do barulho, mas vai além e mostra que o silência dos nossos olhos e do nosso próprio corpo podem nos reconectar com o que perdemos de mais precioso: se sentir feliz curtindo a sua própria companhia. Se você tiver oportunidade e gostar desse tipo de livro, dê uma chance “A Magia do Silêncio” você não irá se arrepender.

site: http://leitorcompulsivo.com.br