A Magia do Silêncio

A Magia do Silêncio Kankyo Tannier

Resenhas - A MAGIA DO SILENCIO

Renata1004 30/05/2023

Livros de cabeceira
Livro com leitura bem fluida e concisa. Não repete lições e pensamentos já decorridos, além de apresentar exercícios de relaxamento. Boa dica!

Victoria.Bispo 26/03/2021

Silenciando
Esperava mais dele mas não deixa de ser um livro muito bom, gostoso de ler e com muita sabedoria para se absorver.

Michelle Trevisani 03/05/2019

ótimo para refletir
Oi, oi pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha tem nuances de calmaria... acho que posso dizer que este foi o livro que mais me trouxe paz e calma durante os últimos tempos. Li de forma bastante concentrada e prazerosa, tentei ler sempre em um lugar onde nada estivesse ligado, nem TV, nem rádio, me conectando com a leitura e o silêncio que pairava a minha volta.

Esse livro da monja budista Kanyo tem conotações espirituais, de auto-ajuda, de direcionamento e porque não de práticas vividas por ela mesma, na busca do autoconhecimento e do alcance da paz do silêncio.

Kankyo vai nos apresentar de forma bastante leve e sem delongas seus ensinamentos na busca da prática do silêncio e como ela pode exercer sob nossa vida e corpo momentos únicos de reflexão, relaxamento, contato com a natureza, momentos de parar no tempo e apreciar o que temos agora.

Essa condição de praticar o silêncio nesse mundo lotado de informações no qual estamos hoje é uma tarefa difícil. Há milhares de coisas para nos tirar a atenção e parece que, se você não está fazendo nada e apenas "apreciando o silêncio" então não está sendo produtivo, ou perdendo tempo na vida. Mas cada vez mais, sinto meu corpo clamando por momentos assim. Momentos de ficar desgrudada da tv e do celular, momentos que a gente cansa de ser presente em grupos de whatapp, de ter essa necessidade de estar conectado com alguém a toda hora mesmo de maneira superficial e não completa.

O que Kanyo nos convida a fazer é simples - é buscar nossa essência, aquela que mora lá no fundo da gente e a trazer à margem, de forma a nos conectarmos novamente com corpo em mente, numa dança de movimentos delicados, leves e soltos, envoltos pelo silêncio a nossa volta. Nos convida a sair do transe, a deixarmos de sermos robôs, de fazer tudo no automático. Viver não pode ser uma tarefa pesada, lotada apenas de informações que são arremessadas na frente dos nossos olhos a todo o momento.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO.

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com/2019/05/resenha-magia-do-silencio-de-kankyo.html

Jefferson Vianna 22/03/2019

A arte de silenciar: as palavras, os pensamentos, os olhos e o corpo...
“A magia do silêncio”, livro escrito pela monja francesa Kankyo Tannier foi sem dúvidas uma das leituras mais relaxantes e prazerosas que eu já fiz. O livro apresenta uma série de exercícios que podem transformar as nossas vidas, através da prática do silêncio, da meditação e da respiração. A autora nos ensina a silenciar não somente as palavras, mas também os pensamentos, os olhos e o corpo, nos convidando a realizar pequenos exercícios diários que nos trarão benefícios significativos em curto e em longo prazo. Confesso que a minha expectativa para ler este livro era grande, visto que o tema (silêncio) sempre despertou o meu interesse. Atualmente venho aprendendo a silenciar, a meditar e a refletir e, portanto este livro agregou significativamente para o esclarecimento de dúvidas e para o aprendizado de novos exercícios que certamente serão incluídos no meu dia a dia. A autora também faz menção sobre a prática do vegetarianismo, como forma de manter a comunhão com a natureza, mantendo assim um consumo consciente e não violento, de modo a estabelecer uma harmonia planetária, Kankyo apresenta uma visão muito interessante acerca do assunto, sem julgamentos ou imposições.

Quotes do livro “quanto mais ruidosa a cidade, mais o silêncio dentro de você se revela, em perfeita simetria.”- pg. 21. e “reaprender a ouvir. Ouvir o silêncio, o espaço entre as palavras, a calma na tempestade e a passagem do tempo. Reaprender a provar: o sabor de um instante, o aroma do prato, a espuma dos dias e o calor do fogo. Reaprender a sentir: o contato das mãos, um coração que bate, o espaço que se abre e o tempo que para...”- pg. 25. Trata-se de um livro maravilhoso, que pretendo reler o quanto antes. Leitura recomendada!

Mundo de Tinta 28/07/2019

Atualizado!! Resenha do Blog Mundo de Tinta
Kankyo Tannier é uma "monja zen-budista" francesa, que escreve para um blog, usa redes sociais, escreve artigos para revistas, apresenta palestras e também atende como hipnoterapeuta, professora de canto e oratória e (ufa!) ainda faz trabalho voluntário como cuidadora de cavalos. O que já nos leva a um outro assunto que eu também amo: os paradoxos dos rótulos!
Sua história é baseada no período em que esteve por quase dezesseis anos em retiros budistas de toda a França e outras partes do mundo, praticando uma vida monástica intensa; e depois nos trouxe suas experiências mais interessantes, e principalmente, mais significativas para nossa vida cotidiana.
Quando pensamos em silêncio, sempre somos levados a crer que depende do ambiente, mas Kankyo nos prova que não é bem assim.
Claro que se você tentar meditar numa creche com muitas crianças gritando e chorando juntas, não será tão fácil como seria numa biblioteca, não é?! Mas eu não disse que não é impossível.
No decorrer da leitura, vamos entendendo e exercitando (sim, temos exercícios para aplicar no dia a dia) a prática do silêncio interno. Aquele que só depende de você e de você, somente.
Um silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento).
Esse livro me ajudou e ainda ajuda muito, nessa busca de paz e silêncio interior. Antes eu praticava (ou achava que praticava) a técnica da "audição seletiva", mas no fundo acho que só fingia demência e deixava a onda passar, mas não sem a absorver, mesmo que pouco.
A maior diferença agora é que essa onda realmente passa através e não sobre você, e não é preciso fingir demência, basta desfocar do excesso e deixar o pensamento realmente solto, isso se chama esquecimento sonoro.
Falar e escrever é muito fácil mas na prática (e demanda muita mesmo!!) não é tão difícil.
Eu, particularmente, tenho receio de ir a lugares em que eu seja conhecida e precise cumprimentar e conversar com muitas pessoas, especialmente quando estou na pele da "Dra.", isso é realmente estressante pra mim, e fujo sempre que posso...

O exercício é fixado em algumas questões: "Como ficar em silêncio ao lado de outra pessoa? Como estar presente na sociedade sem usar palavras? Como agir de maneira que meu corpo manifeste serenidade e presença?" Pág 33.

Então como não é sempre que posso, fui praticar um pouco. E percebi que não preciso estar tensa por socializar, apenas me deixei ficar em silêncio ao invés de me cobrar para participar das conversas. O que antes poderia ser um silêncio de frustração e até de contrariedade, passou a ser um silêncio absortivo e contemplativo. Me senti menos pressionada e mais serena.
Não sei se as pessoas em volta me acharam dispersa ou aborrecida, mas o retorno do marido, que é um dos que mais me conhece, foi ótimo! Fiquei orgulhosa de mim.

Continua no blog...

site: http://blogmundodetinta.blogspot.com/2019/07/resenha-de-tinta-magia-do-silencio.html#more

Bárbara Vitoriano 23/11/2018

Lição aprendida com A Magia do Silêncio
Leitura finalizada e uma lição bem aprendida: temos inúmeras ferramentas de transformação em nossas mãos e muitas vezes nem nos damos conta disso.

Neste livro, a autora nos leva a refletir sobre o poder do silêncio consciente e meditativo elencando seus benefícios e dando dicas de diversas práticas que podemos incorporar em nosso dia a dia, mesmo nas rotinas mais atribuladas.

O silêncio nos leva a paz interior, nos conecta ao momento presente. É uma chance de lidarmos melhor com nossas emoções (e quantos erros deixamos de cometer quando não agimos por impulso) transformando aquilo que sentimos.

Kankyo Tannier, a autora é uma monja budista e traz muitas experiências pessoais o que, na minha opinião, enriqueceu muito o conteúdo.
Além de trazer esses pequenos exercícios e todos os benefícios que a prática do silêncio pode trazer para nossas vidas, ainda fala de temas necessários em toda busca por mudanças, tais como: consumo, uso de celulares, redes sociais, vegetarianismo, entre outros. Tudo isso de forma elucidativa, sem julgamentos. Adorei!

site: http://euamolivros.com.br/a-magia-do-silencio/

Mayra 11/02/2022

Leitura rápida e simples
O livro aborda diversos temas que se conectam, como benefícios e dicas de como se desconectar, alimentação saudável, o benefício do tédio, do descanso sem culpa e etc. É um livro que traz os temas de forma superficial, para leitura rápida e de fácil aplicação. Recomendo muito para pessoas aceleradas e ansiosas como eu!

Ernani.Maciel 18/02/2020

O poder da introspecção.
Segundo livro que leio acerca do Budismo, o desejo de conhecer mais sobre este assunto só aumenta.

Aqui a autora aborda o seu dia a dia com foco no Budismo. A monja Kankyo é bastante prática e deixa dicas que podem ser usadas ou seguidas por todos, independentemente de ser um praticante da religião.

Ela fala o que sente e como os isolamentos em mosteiros a fizeram bem. Mais do que isto, descreve como é ficar em completo silêncio por dias, convivendo apenas com os próprios pensamentos.

Este livro me instigou a um dia ? quem sabe ? isolar-me completamente em um local silencioso.

Nota máxima.

Vittor 25/02/2022

Recomendo
Um livro muito interessante, possui diversos exercícios para a concentração e me fez pensar bastante na importância do silêncio e da solitude, aprender a curtir sua própria companhia.

Jaqueline343 18/02/2022

A Magia do Silêncio
Um livro excelente para quem está ao encontro de aprender a a paz do silêncio, de aprender a silenciar um pouco da vida corrida do trabalho, ou de redes sociais, com excelentes dicas e ensinamentos. Eu amei esse livro do inicio ao fim. e se você busca essa paz de aprender mais a silenciar sua vida. Leia!

shuhua 03/01/2022

Tava precisando ler um livro assim, que só me dissesse que ta tudo bem descansar, e que às vezes esse tanto de tecnologia e tudo em excesso nos faz mal e precisamos parar um pouco.
No final do livro tem algumas práticas fáceis de adotar ao dia a dia, e durante todo o livro, tem uma conversa sobre os benefícios e formas em como o silêncio e prestar atenção em nós mesmos pode ser tranquilizador.
Vejo muita gente tacando hate em livro de auto ajuda, nunca entendi isso porque todos os que eu li não foram um estereótipo de "seja mais positivo", muito pelo contrário, foram livros com dicas úteis e lógicas, que fazem sentido e realmente podem e conseguem ajudar.
Recomendo dar uma chance.

Ana 03/01/2022

Ótimo livro para ler aos poucos
Este é um livro para se ler com calma, sem pressa de terminar. Separado em capítulos, cada um explica um tópico sobre o silêncio, seus benefícios, como aplicar no dia a dia, situações onde você se vê presente nele, o por quê de não fazermos mais. "A magia do silêncio" me fez refletir muito sobre alguns aspectos da minha vida, possui várias críticas sociais também, o que só o deixa mais interessante. A autora conseguiu manter uma leitura leve em forma de diálogo, em vários momentos eu me via em uma sala ou em café conversando com essa mulher, deixando ela me explicar o seu ponto de vista. Fiz várias marcações e pretendo sim aplicar alguns exercícios que ela recomenda. Panfleto sim todos a lerem.

Filipi Andrade Rocha 28/10/2020

Livro perfeito, cada dica, cada prática que é mostrado nele é sensacional.

Gabyfranhan 04/07/2021

Leitura agradabilíssima
Comecei a leitura com o intuito de começar mais um livro da meta anual, e o livro fluiu tão facilmente, uma leitura leve e fácil, que li em apenas 1 dia! Gostei muito dos exercícios e exemplos propostos pela autora, bem como a indicação de livros, ted, etc ao final, para intensificar a prática. Recomendo!!!

Débora 06/02/2021

Sobre a Magia do Silêncio
Um livro que reflete sobre o silêncio, e nos faz compreender que podemos silenciar internamente, que o silêncio é mais relevante quando silenciamos. Instrutivo, repleto de orientações e sugestões para como cultivar o silêncio de forma mágica e simples.