Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

Raul Chequer

Resenhas - Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

1 | 2 | 3 | 4 | 5

dariostradlin 10/02/2023

Excelente livro, porém não muito bom
Sejamos sinceros! O livro é um erro! Há um consenso entre os próprios pilotos de que se vê o filme para não ter ler o livro, aí você imagina o absurdo que seria ler sobre 79 filmes e depois ainda ter que assisti-los já sabendo o final. Não dá! É muito tempo desperdiçado com algo de relevância média como a cultura.

O pior de tudo e que se você acelerar sua viatura e dobrar de velocidade, o filme possui o efeito contrário. Ou seja, quanto mais rápido você pilota, mais cedo chega em seu destino e menos filme se assiste. A logística fica um tanto quanto prejudicada e por isso eu li só os títulos dos filmes, afinal, se já tem no título da página o nome do livro, a indicação já está ali e não tem porque ler todo o resto. Hoje em dia o consumo é feito a partir de dancinhas no Tik Tok, não pela escrita.

Pois bem, infelizmente eu não tenho carro devido a insensibilidade de minha querida mãe que preferiu comprar um pra ela ao invés de prover aos filhos. Mas sem problemas, não sou rancoroso e ela também não, uma vez que nunca reclamou do raspão que eu dei na parte lateral direita ao esbarrar em um concreto que servia de vaso para uma árvore em meio a um sítio. Irresponsabilidade com o meio ambiente.

Mas se não tenho carro, tenho moto, o que facilita muito para assistir aos filmes. Os fones de ouvido por dentro do capacete ficam com os sons bem isolados e a imersão é maior. Basta colocar o celular no suporte e ligar o volume máximo. A melhor parte é quando, nos filmes, surge uma sirene. Muitas vezes ouço o barulho e já subo a calçada para abrir espaço às forças de segurança. E mesmo as viaturas sendo nos filmes, elas acabam sempre aparecendo no mundo real porque, ao subir a calçada de moto, sempre tem um pedestre desatento que não sai do caminho e acaba precisando de uma ambulância ou serviço funerário.

Moro em uma região montanhosa, onde muitas vezes há pouco trânsito, o que torna as estradas mais perigosas. Todo mundo sabe que menos trânsito é menos experiência. Mas aproveito isso para imergir de cara nos filmes, até mesmo literalmente.  Uma vez enquanto assistia Space Jam: o jogo do século, acabei indo reto em um barranco e quando minha cara bateu no painel da moto, quase engoli o celular.

Mas como diz o ditado: há mares que vem para o bem. Eu nunca entendi esse lance do mar, mas quer dizer que você pode ser beneficiado com quedas de moto, como aparecer no canal do Casemiro. No meu caso, a batida fez com que houvesse um deslizamento de terra que bloqueou a pista nos dois sentidos. Como prêmio, os demais motoristas precisaram fazer um desvio de 125 km no meio rural, possibilitando mais tempo de direção e turismo pelo interior.

Agora, eu preciso fazer uma critica sobre a ausência de alguns filmes. Quero dizer, que lista que se preze não tem um História Sem Fim? Não tem um Power Ranger, que todo mundo sabe que deu origem aos Transformers com seus Megazords. Sabe, as vezes eu sinto que estão me fazendo de Maurílio pra ser tão desrespeitado. Seria pedir muito um Dancing Days??? Em pleno ano do Tik Tok? O próprio Space Jam, que se eu não cito, passa batido por aqui. E Velocidade Máxima?* Ignoraram completamente a presença do Carlinhos Brown cantando A Namorada tem Namorada naquele navio com o Duende Verde.

*Parece que tem sim Velocidade Máxima no livro e o Carlinhos Brown é citado. Mas estando eu em velocidade máxima, não tenho como prestar atenção em tudo. E todo mundo sabe que quem presta atenção em tudo, na verdade não presta em nada. Fim do asterisco.

Outra coisa. Temos, acertadamente a citação dos maiores nomes do cinema mundial como Vin Diesel, The Rock, Dedé e Didi, Adam Sandler e Tony Ramos. Mas ninguém citou um Leandro Hassum, Raul Gazola, Jack Black ou até mesmo alguém do elenco de Friends ou The Office.

Enfim, como eu disse, é um excelente livro. Mas por todos esses erros, não chega a ser bom.

Nota¹: quando o livro acaba, ele não acaba. E você ainda é chamado de otário pelo Julinho (correto). Acontece que ao fim dos 79 filmes, que é quando o livro deveria ter seu fim, começa um tal de "Glossário". O que e isso, ninguém sabe. Provavelmente é uma palavra inventada pelo Maurílio pra pagar de inteligência. Errado! Aí você começa a ler o que vem a seguir e descobre que, na verdade, glossário é dicionário. Mas é um dicionário sem muita utilidade porque fica explicando coisas sobre os filmes, como o qie são créditos, diretor, continuista. Pra que isso? Todo mundo sabe que pra fazer um filme, você precisa de um ator e uma atriz e um cameraman. Acabou. Ah, e de um carro também, porque filme sem carro é teatro.

Nota²: comecei a ler o livro em um momento que esperava o carro da minha mãe ser consertado na mecânica. E aí aproveito pra deixar um alerta aos motoristas aqui: meu carro estragou porque resolvi colocar água no carburador e acabei esquecendo de fechar com a tampinha. Como resultado, a água evaporou, o motor secou e quebrou. Tudo isso porque resolvi colocar água. Então fica o alerta, nunca coloque água no carburador do seu carro, só vai te trazer problema. Aí acabei demorando pra ler o livro até o fim porque carro em mecânica a gente leva uma vez na vida, depois você aprende e conserta você mesmo. Mais que isso já tá abusando.

'duarda 11/02/2020

Achou que não ia ter livro do Choque de Cultura?
Achou errado, otário!
Vou resumir está resenha a: é como se eles tivessem transcrito um episódio do Choque, simples assim. Perfeito assim.

Para ser melhor só se tivesse mais interações entre as críticas, mas daí já sou eu querendo coisas além da conta (e implorando por mais interações Sorinterkombi, me julguem)

Mar 18/10/2020

Claramente são atores
Tem que gostar do humor de choque de cultura, e de cultura jovem pra gostar do livro.
Incrível como eles conseguiram repassar a essência dos personagens no livro, parece que escuto cada um deles falando.
A única crítica vai pro Julinho que não fez a resenha de Se eu fosse você 2, apesar de que não fazer a resenha rendeu um belo de um episódio.

Julia 07/08/2022

Informativo!
Agora só fica faltando o Renan escrever uma obra essencial para a cultura cinematográfica brasileira: 33 filmes para conhecer Adam Sandler

Priscila 27/03/2020

Carro, explosão e mulherio
Achou que eu não iria ler o livro do Choque de Cultura? Achou errado, otário.
O livro é muito engraçado, claramente são escritores. Análises divertidas, pra mim as melhores foram de O Iluminado e de O Lobo de Wall Street, a de Taxi Driver também foi ótima. Enfim, livro recomendado para fãs da sétima arte.

Renata 28/12/2022

Eu li ouvindo a voz de cada personagem
Acho incrível que eles conseguiriam emergir de forma maravilhosa cada aspecto dos personagens dentro desse livro, cada resenha foi bem construída e mesmo que você não tenha assistido ao filme você fica por dentro de tudo que acontece com o bom humor e a "sutileza" ao comentar sobre, dei boas gargalhadas em vários capítulos.
dariostradlin 10/02/2023minha estante
Cada gargalhada sua foi um desrespeito com os autores.

lytarium 05/09/2021

Definitivamente um livro!
"79 livros para ler enquanto dirige" é uma verdadeira experiência cinematográfica (sem a parte de assistir os filmes, é claro). Geralmente, eu assisto o filme pra não ter que ler o livro, mas já que lançaram um livro contando sobre os filmes, resolvi dar essa chance.

Infelizmente, não pude obter a totalidade dessa experiência, pois, ainda não tirei minha carteira de motorista e não pude dirigir na Dutra enquanto devorava esta obra. Para compensar, utilizei em todas as minhas aulas práticas na autoescola e me saí muito bem! Derrubei 3 cones, atropelei um instrutor e uma idosa que, infelizmente, teve a audácia se estar parada na calçada em que eu pretendia dirigir. A idosa veio a óbito, infelizmente, mas fiz o que pude. Sai do carro e nunca mais retornei para as aulas.

Tive que concluir a leitura em casa, mas valeu a pena. Como verdadeira cinéfila e futura motorista, nada melhor que ler um livro contando um pouquinho da experiência gostosa que terei assistindo esses livros numa estrada movimentada.

Recomendo à todos os amantes da sétima arte e pilotos que irão viver este momento mágico ao se separar com os encantos desta obra.

alinenotalien 25/12/2018

Achou que não ia ter resenha do livro do Choque de Cultura? ACHOU ERRADO, OTÁRIO!
Produzido pela TV Quase no seu canal do YouTube, Choque de Cultura é um programa que reúne os maiores nomes do transporte alternativo (Rogerinho do Ingá, Renan, Julinho da Van e Maurílio dos Anjos) para falar sobre cinema e séries de TV — menos música, porque música é ambiente de droga — com um humor um tanto… nonsense. E é esse humor nonsense que trouxe o programa e seus personagens à popularidade, fazendo com que fosse transmitido uma temporada inédita na Rede Globo e também, virando um livro com críticas de filmes cults (Beleza Americana, Laranja Mecânica, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e blockbusters (Stallone: Cobra, Rambo, Velozes e Furiosos)

Como uma grande fã do programa, acabei me rendendo ao livro e torcendo pra não ser uma grande decepção. E, agora, falo com tranquilidade: ri do início ao fim, tanto quando ri nos vídeos. Juro que eu ouvi a voz de todos os personagens como se estivesse assistindo aos vídeos, ri com cada coisa absurda dita pelos personagens.

“Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige” é um livro super divertido (e criativo!), com o humor típico dos pilotos presente há todo momento, além dos bordões, que não poderiam ter ficado de fora, assim como histórias absurdas de Renan com seu filho, Renanzinho.

Logo no início, temos a apresentação de cada personagem, contando um pouco sobre como surgiu a paixão pelo mundo automobilístico e como entraram no ramo do transporte alternativo. E então vem as críticas. E devo dizer que foi uma surpresa, pois imaginei que a estrutura seria como nos vídeos, todos comentando sobre o mesmo filme. Pensei errado. A cada capítulo, um dos personagens comentam sobre um filme, vez ou outra surgindo comentários dos outros. E claro, o que dizer dos desenhos maravilhosos do nosso guerreirinho Renanzinho? ADOREI!

O trabalho gráfico de “79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige” também é incrível, deixando bem explícito a cara do Choque de Cultura, assim como a linguagem informal utilizada pelos pilotos. Livro fácil para se ler em poucos dias ou até mesmo em algumas horas — lembre-se que você precisa estar dirigindo para ler este livro, o propósito do mesmo é esse!

Para os que ainda não assistiram nenhum vídeo dessas figuras, recomendo ver antes de ler esse livro, por questão de entender melhor o humor deles e entender um pouco mais sobre cada um dos personagens (além de ser muito bom, né?)

E ACABOU A RESENHA!

Hugo.Spadete 07/03/2023

Humor
Não tem muito o que dizer, é simplesmente a maior obra da literatura brasileira e quiçá mundial. Gênios absolutos do humor bizarro. Só não falo que é meu livro preferido pq perde totalmente a pose cult que eu estou tentando cultivar.

Luiz.Goulart 15/09/2021

lendo entre gargalhadas
O grupo humorístico Choque de Cultura, que é um fenômeno no YouTube e mais recentemente na Rede Globo comentando os filmes da Temperatura Máxima, lançou esse livro divertidíssimo. Diversas vezes parei a leitura para dar gargalhadas. Os comentários mais escrachados sobre filmes de todos os gêneros.

Paula1168 27/11/2022

Hilário
Eu amo como ouço as vozes deles na minha cabeça enquanto leio. Esse é um livro que é impossível só dar uma scaneada sem prestar atenção, e faz bem o trabalho de divulgação desses filmes porque tô com vontade de assistir e reassistir a todos.
Neto.Coqueiro 18/12/2022minha estante
Quero

Ana | @anacarolinafl 27/02/2020

79 filmes para assistir enquanto dirige é um livro feito pelo Choque de Cultura, programa produzido atualmente no YouTube pelo canal TV Quase. Se você não conhece, só clicar para ser encaminhado para um dos vídeos.

Quem assiste o Choque de Cultura sabe que se trata de um programa de comédia com personagens fictícios. Maurílio (Raul Chequer), Julinho (Leandro Ramos), Rogerinho (Caíto Mainier) e Renan (Daniel Furlan) são motoristas de transporte alternativo que fazem críticas nada profissionais. Essa fórmula tem trazido sucesso para os comediantes, como participações em 2018 na rede Globo, em que eles comentavam os filmes que passavam na emissora domingo à tarde.

79 filmes para assistir enquanto dirige são críticas feitas por esses personagens, cada um se manifestando sobre cada filme. A lista é bem eclética, indo de Matrix a Sociedade dos Poetas Mortos. O livro também possui um glossário para “explicar” termos do Cinema.

A dúvida que surgiu por parte dos fãs acerca da obra era de que as piadas poderiam não provocar riso ao serem lidas, já que toda a graça fica por conta da forma em que cada personagem fala. Porém, o livro provoca séries de risos, pois o leitor acaba lendo com a voz de cada um deles na cabeça. A essência do Choque de Cultura consegue muito bem ser transmitida.

O início do livro conta com apresentações dos “maiores nomes do transporte alternativo”, em que é mostrada a história por trás do amor de cada um deles por carros. Essas apresentações já são o suficiente para que o leitor perceba o quão engraçado são os textos. Se estiver incerto quanto a compra, leia uma das apresentações. Com certeza será o suficiente para você tomar sua decisão.

Nas palavras de Simone, a operadora de VT fictícia, “este livro tem cultura, informação e crítica social”, só que disfarçada com muito humor.

site: https://www.instagram.com/submundo.literario/

@helensince1994 05/08/2021

Puro choque de cultura
Resenhas como só o choque de cultura é capaz de produzir. Trazendo ainda informações importantíssimas para não passarmos vergonha falando sobre os filmes, já que segundo eles a gente tá lendo o livro pra não precisar ver os filmes.

Livia1405 09/12/2021

Cultural
O livro traz o muito bom humor do pessoal do Choque de Cultura, com críticas muito engraçadas sobre os filmes, além de várias histórias interessantes dos seus carros e vida como motoristas de transporte alternativo. É muito legal ver como eles, como personagens escrevem as resenhas. Rende muitas risadas.

Larissa 31/10/2018

Blog Por Livros Incríveis
Achou que não ia ter livro de crítica também? Achou errado, otário!

Vindo de um quadro do canal omeleteve - que foi criado após verem o trabalho dos atores no canal TVQuase -, Choque de cultura é um programa de humor que segue a linha do "não faz sentido" onde o tema é, teoricamente, cinema. Composto por Maurílio, Julinho da Van, Rogerinho do Ingá e Renan ( Raul Chaquer, Leandro Ramos, Caíto Manier e Daniel Furlan respectivamente), quatro grandes nomes do transporte alternativo, a atração se tornou um sucesso logo em sua primeira temporada e hoje - já na terceira - também está presente na TV Globo, onde comentam sobre o filme exibido na Temperatura Máxima e agora nas livrarias, com seu compilado de críticas cinematográficas.

Com opiniões diretas, sinceras e muito bem humoradas de filmes que vão de Matrix à Crepúsculo (que só graças ao Maurílio eu descobri que na verdade se trata sobre o preconceito com a maquiagem masculina, #ForçaEdward), "79 Filmes pra assistir enquanto dirige" faz jus aos vídeos que o originaram e à proposta de humor dos atores que se saíram muito bem ao trazer seu trabalho para esta plataforma. Mesmo com as diferenças existentes entre vídeo e texto, o conteúdo conseguiu se manter dinâmico e engraçado, provocando boas risadas com as avaliações únicas e quase irreais de grandes títulos do cinema.

Com um texto bastante informal e ágil, fica muito difícil não terminar a leitura em questão de dias ou até mesmo horas (como foi o meu caso: fui dar uma folheada e, opa!, terminei o livro haha), mesmo com as pausas para dar risada e mandar fotos pros amigos das bobagens que encontramos durante a leitura (sim, eu fiz isso). A obra conta também com uma apresentação inicial do livro e da história dos personagens, que confesso me surpreendeu pela criatividade, com um glossário fundamental sobre o cinema mundial e com ilustrações que deveriam ser profissionais mas acabaram sendo desenhos do Renanzinho, filho do piloto Renan, depois que ele engoliu o pen-drive que continha os arquivos (segundo informações, o menino passa bem).

Mesmo com as críticas surreais, por assim dizer, o livro além de divertir funciona como um bom indicador de filmes a assistir uma vez que consegue despertar - por diversas vezes - a curiosidade acerca do título abordado já que mescla filmes dos mais antigos aos mais recentes (menos "Se eu fosse você 2", pois como diz na sinopse o Julinho não entregou a crítica, e da franquia "Transformers" pois o autores não conseguiram conter a emoção que esses filmes trazem).

Com um trabalho gráfico incrível que deixa muito bem explícita a identidade do programa e dos personagens, "Choque de Cultura: 79 filmes pra assistir enquanto dirige" é um título especial para os amantes do cinema, do humor, para os fãs do programa e para aqueles que desejam conhecer - ainda que por uma via diferente - esse fenômeno do humor e dos memes nacionais.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2018/10/resenha-choque-de-cultura-79-filmes-pra.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5