Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

Resenhas - Choque de Cultura - 79 Filmes Pra Assistir Enquanto Dirige

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Srta..GrapiAna 03/04/2023

Engrassadíssimo
O livro é um desbunde para quem gosta do humor do grupo. As resenhas dos filmes são fantásticas, como esperado. Pode ser lido aos poucos como pilulas, ou todo de uma vez, numa sentada. E depois de um tempo na estante, é ótimo para dá uma folheada e lembra das piada, dando gostosa gargalhadas. Vale super a pena.

Ana | @anacarolinafl 27/02/2020

79 filmes para assistir enquanto dirige é um livro feito pelo Choque de Cultura, programa produzido atualmente no YouTube pelo canal TV Quase. Se você não conhece, só clicar para ser encaminhado para um dos vídeos.

Quem assiste o Choque de Cultura sabe que se trata de um programa de comédia com personagens fictícios. Maurílio (Raul Chequer), Julinho (Leandro Ramos), Rogerinho (Caíto Mainier) e Renan (Daniel Furlan) são motoristas de transporte alternativo que fazem críticas nada profissionais. Essa fórmula tem trazido sucesso para os comediantes, como participações em 2018 na rede Globo, em que eles comentavam os filmes que passavam na emissora domingo à tarde.

79 filmes para assistir enquanto dirige são críticas feitas por esses personagens, cada um se manifestando sobre cada filme. A lista é bem eclética, indo de Matrix a Sociedade dos Poetas Mortos. O livro também possui um glossário para “explicar” termos do Cinema.

A dúvida que surgiu por parte dos fãs acerca da obra era de que as piadas poderiam não provocar riso ao serem lidas, já que toda a graça fica por conta da forma em que cada personagem fala. Porém, o livro provoca séries de risos, pois o leitor acaba lendo com a voz de cada um deles na cabeça. A essência do Choque de Cultura consegue muito bem ser transmitida.

O início do livro conta com apresentações dos “maiores nomes do transporte alternativo”, em que é mostrada a história por trás do amor de cada um deles por carros. Essas apresentações já são o suficiente para que o leitor perceba o quão engraçado são os textos. Se estiver incerto quanto a compra, leia uma das apresentações. Com certeza será o suficiente para você tomar sua decisão.

Nas palavras de Simone, a operadora de VT fictícia, “este livro tem cultura, informação e crítica social”, só que disfarçada com muito humor.

site: https://www.instagram.com/submundo.literario/

Larissa 31/10/2018

Blog Por Livros Incríveis
Achou que não ia ter livro de crítica também? Achou errado, otário!

Vindo de um quadro do canal omeleteve - que foi criado após verem o trabalho dos atores no canal TVQuase -, Choque de cultura é um programa de humor que segue a linha do "não faz sentido" onde o tema é, teoricamente, cinema. Composto por Maurílio, Julinho da Van, Rogerinho do Ingá e Renan ( Raul Chaquer, Leandro Ramos, Caíto Manier e Daniel Furlan respectivamente), quatro grandes nomes do transporte alternativo, a atração se tornou um sucesso logo em sua primeira temporada e hoje - já na terceira - também está presente na TV Globo, onde comentam sobre o filme exibido na Temperatura Máxima e agora nas livrarias, com seu compilado de críticas cinematográficas.

Com opiniões diretas, sinceras e muito bem humoradas de filmes que vão de Matrix à Crepúsculo (que só graças ao Maurílio eu descobri que na verdade se trata sobre o preconceito com a maquiagem masculina, #ForçaEdward), "79 Filmes pra assistir enquanto dirige" faz jus aos vídeos que o originaram e à proposta de humor dos atores que se saíram muito bem ao trazer seu trabalho para esta plataforma. Mesmo com as diferenças existentes entre vídeo e texto, o conteúdo conseguiu se manter dinâmico e engraçado, provocando boas risadas com as avaliações únicas e quase irreais de grandes títulos do cinema.

Com um texto bastante informal e ágil, fica muito difícil não terminar a leitura em questão de dias ou até mesmo horas (como foi o meu caso: fui dar uma folheada e, opa!, terminei o livro haha), mesmo com as pausas para dar risada e mandar fotos pros amigos das bobagens que encontramos durante a leitura (sim, eu fiz isso). A obra conta também com uma apresentação inicial do livro e da história dos personagens, que confesso me surpreendeu pela criatividade, com um glossário fundamental sobre o cinema mundial e com ilustrações que deveriam ser profissionais mas acabaram sendo desenhos do Renanzinho, filho do piloto Renan, depois que ele engoliu o pen-drive que continha os arquivos (segundo informações, o menino passa bem).

Mesmo com as críticas surreais, por assim dizer, o livro além de divertir funciona como um bom indicador de filmes a assistir uma vez que consegue despertar - por diversas vezes - a curiosidade acerca do título abordado já que mescla filmes dos mais antigos aos mais recentes (menos "Se eu fosse você 2", pois como diz na sinopse o Julinho não entregou a crítica, e da franquia "Transformers" pois o autores não conseguiram conter a emoção que esses filmes trazem).

Com um trabalho gráfico incrível que deixa muito bem explícita a identidade do programa e dos personagens, "Choque de Cultura: 79 filmes pra assistir enquanto dirige" é um título especial para os amantes do cinema, do humor, para os fãs do programa e para aqueles que desejam conhecer - ainda que por uma via diferente - esse fenômeno do humor e dos memes nacionais.

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com/2018/10/resenha-choque-de-cultura-79-filmes-pra.html

Hugo.Spadete 07/03/2023

Humor
Não tem muito o que dizer, é simplesmente a maior obra da literatura brasileira e quiçá mundial. Gênios absolutos do humor bizarro. Só não falo que é meu livro preferido pq perde totalmente a pose cult que eu estou tentando cultivar.

Araújo 21/06/2022

Achou que ia ler um livro intelectual e com boas idéias?
Achou certo otário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Perecles 16/11/2022

Ótimo para uma reta longa.
Melhor que ler o livro só assistir o filme, e melhor que assistir o filme só ler um livro com resenhas sobre os filmes. Pra quem conhece o trabalho e seriedade desses pilotos, este livro é um prato cheio, não consegui ler uma resenha sem a voz do piloto que a escreveu na minha cabeça, resumindo em uma palavra: Show!

Valesi 04/07/2022

Divertido
Um livro leve e divertido (embora às vezes te ponha pra refletir sobre alguma tirada mais profunda), perfeito para ser lido entre duas obras mais densas, para desopilar o cérebro.
Apesar de ter uma equipe maior de redatores, é fácil e natural ler cada resenha com a voz de um dos quatro maiores expoentes do transporte alternativo.

queensnne 19/06/2020

impecável
simplesmente uma coletânea do que há de melhor no letterboxd mas que, claro, jamais iria para o letterboxd
muito bom trabalho pilotos

Fabiana 06/01/2022

Melhor que os vídeos
Pra quem já curte o trabalho dos pilotos na internet, não vai se decepcionar com este livro.
Está repleto de cultura dos anos 80 e 90.
Ideal pra te tirar de uma ressaca literária ou ler só pra se divertir.
Super recomendo.

Tata 10/11/2021

Meu tipo de leitura
Adorei ler esse livro pq alem de sensacional, ele é dividido em tantas partes pequenas q até da gosto ler uma pouquinho todo dia. Esse é meu estilo de leitura: mega lento. Acho q pra ser melhor e mais prazerosa essa experiência só se eu tivesse realmente lido dirigindo, mas não tive essa oportunidade.

José Eduardo 12/06/2024

Achou que não iria ter livro sobre filmes hoje? Achou errado
Otario kkk sou fã do choque, tanto do programa como do podcast, pra mim o melhor que tem. E no livro, você lê escutando as vozes deles. Perfeito!

Dionelson 29/04/2021

Prefiro os vídeos
Por mais que a essência dos personagens do programa esteja nos textos, parece que sem a expressão cororal dos mesmos, a piada não tem o mesmo impacto.

Valesi 21/05/2023

Diversão garantida
O texto do Choque de Cultura é ótimo, e tem aquele estilo de piadas rápidas escondidas comum a Monty Python e a série Police Squad que às vezes levam alguns segundos para a ficha cair e você acaba rindo umas três frases depois. Típico livro pra se ler de uma vez só.

Flávia 09/11/2020

Choque de cultura sempre sensacional
O que a gente vê no YouTube transportado para as páginas dos livros. Morri de ri algumas vezes! O melhor é que eu li com a voz dos personagens na cabeça, haha!

Tico Menezes 23/04/2020

Uma extensão do programa...
O retrato exagerado e maravilhoso da desinformação que é passada pelo whatsapp nos dias de hoje segue afiado e surtado como nos programas do Choque. Crítica social sempre viva e uma perfeita noção dos alcances do ridículo fazem do livro uma extensão do que vemos na TV e internet, o que vai agradar os fãs. É um tanto extenso e, como uma piada que se estende demais, pode cansar.
Mas em momento nenhum falha na fidelidade do desenvolvimento dos personagens que tanto amamos.

Não pare de dirigir. Nem de assistir filme. Nem de fazer os dois juntos, que é pra dar tempo de prestar atenção nas coisas importantes da vida tipo amarrar cadarço e acabar com ambiente de música!

1 | 2 | 3 | 4 | 5