Sex And The City

Sex And The City Candace Bushnell

Resenhas - Sex And The City

Carla 02/04/2013

Não gostei!
Confesso que custei a ler. A série e o filme estão a ano luz de distância do livro.
Chato e muito confuso com várias histórias picadas. Você não se envolve com os personagens. O que pra mim é uó.
Não recomendo. Assista o filme (o primeiro) ou a série.

Glaucia 25/02/2013

Sex and the City - Candace Bushnell
O enredo foi construído em cima de crônicas, subdivididas em capítulos por temas comuns do dia-dia, mas abordados com muita leveza e humor.

Porém, esse é um livro com relação de amor e ódio entre os fãs, talvez por muitas situações e personagens que não estão na série de TV, ou a própria falta de romantismo ou elo entre um conto e outro.

Eu também estranhei bastante no inicio, mas depois abri a mente. É claro que você terá que abstrair totalmente a série de TV, para que entenda e compreenda que o quê a autora tenta passar no decorrer das páginas, são as diferentes visões sobre um mesmo assunto entre homens e mulheres.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

Geovane 02/02/2013

Não minto, sempre fui um grande fã da série de TV Sex And The City, pois a temática da série, apesar de ser muito romantizada, tratava de questões interessantes no cotidiano de todo ser humano, deixando de lado aquele irritante pudor que todo mundo insiste e manter na cara.
Então quando peguei o livro para ler, pensei: Será que na verdade ele irá se revelar um livro para mulheres?
E acabou que eu tive a surpresa de ler um dos melhores livros no ano de 2012.
SaTC não é livro apenas para mulheres, e Candace Bushnell não é qualquer escritora.
No livro, Bushnell critica de forma ferina e muito maliciosa, a sociedade e o estilo de vida de Manhattan (Nova York). Com um humor adoravelmente escuro e cru, ela nos mostra a realidade, de como as pessoas nos vêem, como nós encaramos isso, e, por fim, como as coisas são de verdade.

Douglas P Da Silva 22/12/2012

Bom!!
O livro conta a história de como vive uma mulher solteira em Manhattan, seus relacionamentos e sua rotina de trabalho, tudo isso levando em consideração sua faixa etária, sua profissão, beleza e status.

Ao contrário do seriado o livro não me parece nada romântico, as grandes amigas da TV não são muito citadas e até a Carrie não é a escritora. A história ocorrida durante o livro mostra claramente que o romance e principalmente o Amor estão em baixa e que as mulheres de Manhattan são independentes, descoladas e principalmente desapegadas, e assim como os homens, buscam freneticamente o sexo casual ao invés de um relacionamento duradouro.

Enfim, o livro não lá essas coisas, mas vale a pena ler.

Breno Torres 05/11/2012

Cinco Pontos sobre o Sexo e a Cidade
É realmente muito fácil não gostar deste livro se você não está acostumado com Chick-Lit (literaturas que falam sobre o universo feminino). E é muito, muito mais fácil ainda de não gostar se você não tem uma mente aberta e não se colocar no momento histórico em que o livro foi escrito e lançado (1997), além do local onde tudo se passa (Manhattan). Mas vamos aos pontos principais: enumerei cinco pontos que acho que precisam ser comentados para preparar o futuro leitor.

Primeiro: Sex and the City é um livro formado por histórias sobre o dia-a-dia de amigos e próximos da escritora Candace Bushnell, ou histórias baseadas nestes dia-a-dia - portanto, não é um tipo de leitura linear, a qual tem um princípio, meio e fim determinado. Cada capítulo trata de um assunto decorrente na realidade da escritora, então há também um visual proporcionado pelo ângulo da mesma (apesar de muitas vezes ela colocar a responsabilidade da opinião nos personagens);

Segundo: os assuntos tratados no livro são muito pouco comprometidos com um criticismo social - tradução: são assuntos divertidos e muitas vezes considerados até ridículos pelos leitores mais críticos. Além disso, há uma quantidade considerável de drogas, bebidas e sexualidade através das 352 páginas (por isso que eu comentei sobre ter a mente aberta para ler: se não tiver, vai se assustar e odiar mesmo);

Terceiro: para os fãs da série televisiva ou dos filmes, o livro pode ser sim uma decepção. Sendo franco, foi para mim. Para todos aqueles que assistem à serie, acompanham as quatro amigas Miranda, Charlotte, Samantha e Carrie (aliás, parênteses esclarecedores: só Samantha e Carrie são como na série), será estranho perceber que a forma com que os assuntos são tratados é totalmente diferentes da feitas para televisão. É menos dinâmico, é muito conciso e direto; não há tanto envolvimento e causa menos (perdoem-me o uso da palavra, mas cai bem no livro em questão) tesão pelo enredo. Muitas vezes a leitura se torna até mesmo cansativa;

Quarto: não é uma leitura para quem busca romantismo. De cem por cento, talvez 0,01% mostre algum romantismo ou docilidade;

Quinto: Carrie em si é pouco explorada, assim como seu relacionamento com Big. E, sinceramente, há tempos eu não lia um final tão decepcionante (minha opinião).

Porém, eu aconselho sim a ler Sex and the City, até porque é uma leitura mais ou menos rica do pensamento das pessoas bem sucedidas na Manhattan da última década do século XX. Particularmente, não gostei muito; enquanto escrevia esta resenha, decidi ler de novo para ter uma visão mais clara de tudo. É uma boa leitura, sim. Só basta ter paciência e compreensão para que se mergulhe totalmente na história.

Maria Angélica 24/10/2012

Sou fã de Sex and the City! Fã mesmo: assisti a série toda, todos episódios, várias vezes... estava na estréia dos dois filmes e adorei tudo!! Talvez por esses motivos o livro tenha me decepcionado... Apesar da série ser baseada no livro, ela tomou uma proporção tão grande que foge totalmente do que vemos nas páginas!
A escrita é interessante: artigos de jornais intercalados com a história, achei bacana! Mas se você chegou ao livro por causa da série, e não ao contrário, possivelmente vá se decepcionar como eu! Fiquei procurando "as minhas amigas" Carrie, Miranda, Samantha e Charlote, como eu conheço, em cada página e não as encontrei! =/

AleS2miranda 19/09/2012

Sex and the city
Foi realmente uma sorte que o filme tenha caído em minhas mãos antes do livro. Ele foi minha bússola!
Sex and the city é um livro extremamente inteligente e perspicaz. As histórias relatadas nele acontecem em Nova Iorque, mas, poderiam ter como cenário qualquer metrópole do mundo.
Cada capítulo trás uma nova história e um novo personagem principal. O enredo muda bruscamente e você tem que acompanhar isso.
A gama de personagens é infinda. Novos nomes surgem a cada parágrafo e integram a trama sem pedir licença. E sim, você também tem que fazer um esforço para associar isso.
O que cativa no livro é que tudo é muito real. Os temas abordados, os personagens, o cenário. Enfim, os acontecimentos são totalmente urbanos e totalmente passíveis de acontecer com qualquer um em qualquer lugar.
As cenas são relatadas pelo narrador e pelos próprios personagens.
Uma das personagens principais é Carrie, uma escritora com um amplo círculo social e um relacionamento instável com um homem de prestígio – Sr. Big. Carrie busca inspiração nos relatos de amigos e conhecidos para compor suas histórias.
Em boa parte do livro é Carrie quem narra os acontecimentos. Mas, em algumas partes, tive a impressão de que a história de Carrie era narrada por outra pessoa. Muito confuso!
Sex and the city se tornou uma série de Tv de grande audiência, que mais tarde deu origem a SEX AND THE CITY - O FILME e repetiu o sucesso em SEX AND THE CITY 2.
Leia mais em: http://bibliotecaempoeirada.blogspot.com.br/2012/09/biblioteca-chick-lit-sex-and-city.html

Viní 21/08/2012

Eu realmente gostei do livro - logicamente a série é mil vezes melhor - mas o livro não é de se jogar fora. A história segue o tempo todo com um humor negro e gira em torno das mulheres de Nova York que compartilham suas experiencias, duvidas e etc. Vale a pena ler!

Farkalia 04/08/2012

Eu fico aqui me perguntando como um livro tão chato se tornou uma série de tv tão boa.

Ray 04/05/2012

Inspiração modificável
É assim que vejo o livro, como posto por vários jornais e críticos. Se o livro inspirou a série, então a literatura da Candace é totalmente modificável. E isso não se tornou uma coisa ruim, caso contrário, a série televisiva teria sido um fiasco. Não gostei da forma como o livro foi escrito, apesar de achar que o que é ruim mesmo é a tradução. A leitura se torna bastante confusa em muitos trechos do livro, o que torna maçante uma leitura que deveria ser, no mínimo divertida - como a série de TV. A forma como os fatos são postos no livro não me agradaram muito. Outra coisa que me intrigou, é que a história não parece narrada pela Carrie, mas sim pela própria Candace naquele meio. Isso me deixou mais confuso, pelo fato das narrativas mudarem de locutor de vez em quando - pelo menos ao que parece (vejam o grau de confusão que a tradução causou). Felizmente, eu já havia lido "Jane Wilcox" da mesma autora, e não a levei pra lista dos autores a não apreciar. Ainda vou me arriscar a ler "Os diários de Carrie".

Tomaz 03/05/2012

Cheguei ao final com insistência
Como eu era muito fã da série, me aventurei a ler o livro.
Não é uma história que se possa dizer, sequencial. É como se fosse um amontado de reportagens da Carrie Bradshaw que foram compiladas em um livro, que não necessariamente tem uma sequência lógica ou mesmo forma-se uma história central.

É possível identificar bastantes elementos da série no livro, inclusive episódios, contudo as personagens no livro são muito diferentes das personagens da série e a personagem principal não é a Carrie Bradshawn.
Talvez por estar com a série na cabeça eu não tenha gostado, porém a que se fazer justiça que o livro se presta ao que se propõe.

Fabi 23/04/2012

Literatura: Sex And The City
Como eu já disse no post anterior, o livro “Sex And The City” originou a série, que depois virou dois filmes. Porém, eu fiz o caminho inverso: assisti aos dois filmes, e depois de muito tempo resolvi assistir à série, e então ler o livro. E começou a saga. Baixei todas as temporadas, e quando já estava no finalzinho, li o livro.

Esta é a 11ª edição, com dois capítulos a mais e uma nova apresentação da autora, Candace Bushnell, onde ela conta como surgiu a coluna e explica a pergunta que o livro tenta responder.

Então começam as surpresas. Os capítulos são histórias soltas, e não necessariamente têm continuidade, com exceção dos personagens Carrie e Mr. Big, que são os mais presentes, porém, retratados de maneira diferente da que aparece na série. Aqui, conhecemos uma Carrie atenciosa, preparando o jantar e cuidando das plantas no apartamento de Mr. Big, enquanto na série, sua cozinha praticamente não é usada e ela mesma revela guardar blusas no forno.

O fator “moda” também não é tão forte no livro, e Carrie nem comenta sobre sua paixão por sapatos caros. Apenas algumas grifes são mencionadas aleatoriamente.

Outra curiosidade: aqui, a autora é quem narra os acontecimentos, e não Carrie, como acontece na TV e nos filmes. As personagens Miranda, Charlotte e Samantha estão presentes, mas suas histórias, assim como profissões, não são as mesmas. Estou expondo essas informações, pois como assisti primeiro à série, ficaram muito evidentes as diferenças.

Mas o contexto geral é o mesmo: Nova York e os complicados relacionamentos e comportamentos sexuais dos que ali habitam. O que mulheres, desde as de vinte e poucos anos até as mais maduras e bem-sucedidas, procuram na cidade? Por que é tão difícil encontrar a “relação ideal”? Por que ainda estão solteiras?

Li em algum lugar que este livro é autobiográfico, já que Candace narra histórias de amigos e conhecidos (ou até as próprias), sob pseudônimos. Tanto que em alguns momentos, para preservar a identidade das pessoas, a autora diz: ”vamos chamá-lo de fulano de tal”.

Devo confessar que o livro “Sex And The City” é bem diferente da série. Mas não menos divertida. É uma minuciosa análise do que acontece nas rodas da alta sociedade nova-iorquina, frequentada por modelos, jornalistas, atores, enfim.

E o desfecho dos queridos personagens Carrie e Mr. Big é diferente e um pouco inesperado. De qualquer maneira, para que é fã da série (e até para quem não é), é um prato cheio, basta se deliciar!

Gabriela Dunham 20/03/2012

Quase lá
Sex and the City é o tipo de livro que fica no meio termo, o tempo todo. Não é romântico o suficiente, engraçado ou dramático, não dá pra se apegar a nenhum personagem e torcer por eles. Quase tudo que acontece tem um ar surreal demais e os personagens lidam com tudo de uma maneira superficial demais pra que você se importe.

Dowglasz Abjhørský 24/02/2012

Reading a book as terrorrism
Tenho uma edição em inglês, que usei na ocasião do Prosel 2011 do IFBA: li em voz alta afim de apavorar os concorrentes com meu inglês.
Na mesma compra veio o audiobook, com 5 cds. Comprei o pacote com o objetivo de melhorar a associação entre as palavras pronunciadas (audição) e escritas (leitura). Apesar de (ou por causa de) o texto trazer muitas expressões coloquiais, é útil no treinamento do idioma.

Juliana 09/02/2012

Sex and the City-candace Bushnell
Diferente da série,o livro se mostra sem graça,chato e muito cansativo.
As personagens são totalmente sem conteúdo,sem sal e nem um pouco divertidas como acontece na série.São mulheres fúteis e descerebradas.
As histórias são todas repetitivas e são basicamente sobre sexo.
Odiei eses livro e muito me impressiona que uma série tão maravilhosa seja baseada em um livro tão horrível.
Sinceramente não consegui nada positivo para elogiá-lo