Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Wanessa 01/04/2024

Excluir suas redes sociais não é a solução
Eu esperei uma coisa totalmente diferente do que foi entregue nesse livro.
O livro é bom, mas é um manifesto, onde o autor passa quase todas as páginas falando tudo de negativo que ele pode, sobre as redes sociais. Ele está errado? Não. Mas, a ótica dele é bem enviesada e seus argumentos são um tanto massantes. Dito isso, ainda acredito que seja um bom livro e que pode beneficiar muitas pessoas, principalmente, as que não entendem bem como os algoritmos funcionam e o seu poder, e as que são um tanto alienadas ou viciadas em redes sociais.

Adriel69 24/03/2024

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais" é tipo um tapa na cara da sociedade digital! O autor, Jaron Lanier, basicamente joga na nossa cara todos os problemas das redes sociais que a gente finge não ver. Ele fala sobre como a gente fica viciado nelas, como nossos dados são usados sem piedade pelas empresas, como rola muita treta política por lá e como isso tudo afeta nossa saúde mental.
O legal é que ele não só reclama, mas também dá umas dicas de como podemos lidar melhor com isso, seja deletando as redes sociais de vez (radical, né?) ou pelo menos usando de forma mais consciente.
É um livro que faz a gente repensar nosso relacionamento com essas plataformas e nos faz questionar se toda essa exposição virtual realmente vale a pena. Super recomendo pra quem quer uma visão mais crítica e realista desse mundo digital que a gente vive hoje em dia.

GABI 24/03/2024

Considero a leitura fluída, porém densa. O tema é polêmico, visto que trata-se de algo inserido como necessário à sociedade atual. As redes sociais são vida no ambiente virtual: as pessoas se entretem, falam de política, compartilham a vida íntima, negociam e impulsionam seus negócios e carreira, ou simplesmente veem a vida alheia passando diante de seus olhos e aos toques dos dedos...
A exposição dos motivos para deixarmos as redes sociais são bem explicados e coerentes, todavia, não vejo como suficientes para fazer alguém deixar esse mundo virtual viciante. Entretanto, é inegável que a leitura trará um olhar crítico a quem se dispõe ao menos ler a obra e ponderar sobre o assunto.
Por não ter rede social, concordei com todos argumentos apresentados.
Vale a pena ler e refletir!

Andressamachado19 18/03/2024

As redes sociais
Após a leitura, em minha mente se tornou mais claro como as redes sociais, meio de comunicação em um geral, influência a massa de gente, sem que percebamos, constantemente em nosso dia a dia, livro muito explicativo e exemplificado, recomendo.

Tiago.Costa 16/03/2024

E fato que as redes sociais tem influênciado as pessoas a viverem uma vida de faz de conta. Movidas muitas vezes a inveja do q o amigo posta. Admito que elas são importantes como meio de comunicação e é fato q as empresas por trás delas sabem mais sobre seus hábitos que vc mesmo. Mas as pessoas não estão nem aí.

Maricel.Torres 06/03/2024

Apenas leia
Talvez você se surpreenda... Leia!
Talvez você se inspire... Leia!
Talvez você se incomode... Leia!
Talvez você discorde... Leia!
Talvez você mude... Leia!

Para mim, este livro é um convite com argumentos úteis. Se vou deletar minhas redes sociais, ainda não estou certa a esse respeito.

JCastellani 24/02/2024

Vivemos num tempo onde as redes sociais fazem parte da nossa vida. mas onde há a separação da rede social da vida cotidiana? o que são as redes? qual é a vida que você quer viver?

são esses, e alguns outros, os questionamentos que a leitura levanta. o autor argumenta sobre pontos que em algum nível nós já temos ciência, mas não paramos pra elaborar sobre (porque provavelmente estamos vidrados no celular) muito menos fazer alguma coisa a respeito. são pontos muito bem expostos e embasados, sempre lembrando que é uma visão de mundo do autor, que faz a leitura interessante e fluida

a Internet é revolucionária, é fonte de descobertas mas também de distrações. as redes nos aproximam em certo nível, mas nos isolam do mundo em outro; despertam senso de pertencimento, mas também desperta o que há de pior em nós se provocados da maneira certa; expomos nossos pensamentos como indivíduos, mas somos catalogados e tratados como uma grande massa junto com outros que "pensam da mesma forma"; nossos horizontes são ampliados, mas apenas como uma forma de olhar o que o outro tem que eu não tenho (e me sentir triste por não ter)
toda experiência online vai ter vários lados, cabe a nós filtrar e aproveitar a experiência, ou se deixar ser levado pra onde a maré vai te levar, se distanciando cada vez mais do que você já foi um dia

a leitura bate com o sentimento de que tem mais coisa pra se viver fora do celular do que dentro dele. talvez eu não exclua minhas redes, mas com certeza utilizarei com mais sabedoria e moderação

Carla França 20/02/2024

Dez argumentos para você deletar agora as suas redes sociais | Jaron Lanier

Este livro foi publicado em 2018, mas é um daqueles livros que mesmo tendo se passado anos continua ATUAL, principalmente pelo assunto abordado que já se fazia preocupante no ano publicado e ainda mais no dia a dia mesmo estando no ano de 2024, o que se agrava cada vez mais.

O autor em nenhum momento do livro possui uma figura impositiva de que o leitor deve, obrigatoriamente, deletar as redes sociais, mas sim oferece ALTERNATIVAS para que a pessoa como indivíduo não seja prejudicada pelo que ele define como ?máquina bummer? ou que reverta de alguma forma o prejuízo já presente.

? Porque a referência aos gatos ? ???
O autor no diz que os gatos diferentemente dos cães não são domesticados e em parte, domesticam a si próprios e são imprevisíveis, em contrário dos cães que aceitam ser treinados e são previsíveis e criados para serem obedientes e que tendo em vista o apelo das redes sociais que funciona como uma ?modificação de comportamento humano para que se torne um produto? é melhor que sejamos como gatos um animal que ninguém domina e que se faz no controle.

? Behaviorismo
O autor trás esse movimento científico que surgiu antes da invenção dos computadores como um sistema metódico conhecido como a caixa de SKINNER em que os animais eram testados em uma ação mecânica isolada e que depois foram testados em humanos quando estes se candidatavam para tanto (nem sempre) e não percebia a maneira como estavam sendo manipulados, ou seja, embora soubesse que havia um experimento em curso, não se percebia como ocorria a manipulação.

Neste contexto, o livro argumenta de dez maneiras diferentes ?que o que se tornou subitamente normal - a vigilância generalizada e a manipulação constante, sutil - é antiético, cruel, perigoso e desumano? pois não seria possível saber quem utilizaria esse poder e qual seria a finalidade.

Por fim, o autor trás mais assuntos que são abordados na leitura e fala um pouco sobre a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e em como as pessoas foram convencidas de que certas atividades humanas são obsoletas, o que não é verdade para fins de dados à máquina bummer.

Valéria 17/02/2024

Pense com sua cabeça
Adorei o livro. Te mostra caminhos para vc analisar de que forma estamos sendo manipulados e direcionados,sem nem percebermos. Vale muito prestar atenção nos argumentos apresentados.
Lotus 17/02/2024minha estante
E detalhado o quanto as redes nos afeta e quanto nos tornamos dependentes

Laura 14/02/2024

Desesperança racional
Jaron lanier é extremista! Assim como eu, em relação as mídias sociais. Esse livro trouxe argumentos racionais sobre o meu desejo intuitivo de não possuí-las. Consegui concretizar e nunca me senti tão bem e feliz.
Indico fortemente para pessoas que enxergam e vivenciam os danos das maquinarias "bummer", como o autor descreve. Com certeza te levará a consequências drásticas! E sintomas que incluem:
- Tecnnofobia
- Algoritmofobia
- Uma pitada de desesperança na sociedade ~ em nós

kellynha 14/02/2024

Denso, mas com muito conteúdo
O livro trás a visão do autor sobre as redes sociais, o impacto que elas tem na vida das pessoas, e seus argumentos de não possuir contas nas redes. Foi legal o meu contato com o livro e ter absorvido o que o autor tinha de conhecimento sobre como as redes tem o poder de nos manipular. Acredito que estou fazendo um melhor uso, mas não ao ponto de deletar minhas contas. É um livro que eu não leria de novo, por ter sido uma leitura densa e cansativa.

Fantha_exe 11/02/2024

Um bom início para quem quer sair das redes e voltar à vida
Esse livro é ótimo como introdução ao conceito do porquê diminuir, ou até mesmo largar, as redes sociais. Ele trás ótimos pontos, sempre com fontes, sobre psicologia, estudos, casos reais de vícios, problemas dos viciados em redes sociais, etc.
Sou fascinado pela ideia de largar redes sociais e viver no mundo real. Me livrei do Facebook em 2019, após dez anos de uso, e mesmo assim precisei de várias tentativas. Só uso whatsapp e abro o Instagram 1x por semana pra responder poucas pessoas.
Chega a ser surreal a melhora que tive ao diminuir o uso de redes sociais. Melhoras de foco, de autoestima, de ansiedade, de privacidade, além de poder gastar meu tempo com coisas mais importantes

Jullia Holmes 29/01/2024

Um livro que faz sua mentalidade sobre o uso das redes sociais expandir em vários níveis, o autor detalha com cautela os males que as redes sociais causam na mente e na vida das pessoas, principalmente os jovens que não tem um bom preparo psicológico para lidar com certas situações tóxicas das redes sociais, nota mil pra esse livro, eu já tinha deletado minhas contas nas redes sociais um mês antes de ler esse livro, já estava saturada de tanta toxicidade nessas redes sociais e a leitura do livro só confirma que não faço a menor questão de voltar pra esse terreno Chernobyl que são as redes sociais.

Rafael1842 26/01/2024

Deletar ou não?
Esse livro foi muito bacana!
Fazia um tempo que queria ler ele, assisti um documentário na Netflix aonde ele aparece, os argumentos dele são totalmente válidos e acho que geral deveria parar e ler, leitura fluida e rápida.
Carla França 03/02/2024minha estante
Boa noite. Qual seria o documentário ?

Rafael1842 03/02/2024minha estante
Boa noite, desculpa a demora, o nome é "o dilema das redes" tem na Netflix.

Maurício 21/01/2024

Poderia ser melhor
Acho que o fato de ter lido e pesquisado assuntos que já abordam no livro e está inserido um pouco nesse tipo de debate, o livro não agregou muitas coisas para mim, sendo bem sincero. Pulei várias partes do livro porque era basicamente coisas que eu já tinha um certo entendimento, no fim acho que pode ser válido para quem não tem conhecimento sobre as redes e a manipulação por trás dela, já que o autor está inserido neste meio tecnológico. Mas se fosse para recomendar, eu recomendaria o livro Minimalismo Digital, acho que dá para extrair mais dele.