Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier

Resenhas - Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Rosa254 19/01/2024

Boa proposta
De início, preciso dizer que o autor deixa claro que não pretende convencer o leitor de apagar suas redes sociais *para sempre*; apenas apagar... por uns seis meses, vai.

O que temos aqui é uma proposta, sintetizada em 10 argumentos feitos por um especialista em contexto digital. Quem está familiarizado com a dinâmica das redes sociais vai conseguir visualizar bem todas as minuciosidades que o autor toca pra fazer a gente abrir mão delas.

Possui uma linguagem técnica na introdução dos conceitos, mas nada impossível de ser acompanhada. Ter acesso a experiência pessoal do Jaron ajuda muito no convencimento. "Notei que escrevia coisas nas quais nem sequer acreditava só para obter uma reação maior dos leitores. Eu falava sobre assuntos que sabia que as pessoas queriam ouvir, ou o oposto, porque estava certo de que as provocaria"

Particularmente, o que me convenceu foram as descrições das relações de poder das redesxdados dos usuários. É o tipo de informação que não se consegue em qualquer lugar. Além disso, o livro tem sacadas bem legais, do tipo: "Por que você deveria subordinar grande parte da sua vida a qualquer estranho?" - taí uma verdade assustadora sobre as redes sociais. A perda de privacidade pode trazer danos sérios pra você. Às vezes acho que não prestamos muita atenção nisso. Com isso, o autor reforça que o problema não é a internet em si, mas as redes. A internet tem muita coisa a ser explorada, diferente das redes que nos manipula com seus feeds pré definidos e seus conteúdos-bolha.

Apesar de ser curto, não é um livro que se lê rápido, tem passagens mais densas. E muito informativo.

Br_biah 13/01/2024

Seja um gato
Difícilmente você verá um gato sendo manipulado, pois eles agem da forma como querem. Por que ser um gato? Pra ter a certeza de que seus movimentos são você quem comanda e não uma máquina tipo boommer.

Julia5136 12/01/2024

Não gostei só li por conta da minha aula de filosofia por que o livro é chato e não me convenceu a fechar meu Instagram

Ludmilla 06/01/2024

O livro é um pouco repetitivo, mas aborda questões relevantes e que merecem nossa atenção. Até que ponto ainda temos livre-arbítrio!?

José Eduardo Jordão 06/01/2024

Relevante, mas desatualizado
É incrível pensar que esse livro foi lançado a tão pouco tempo e tantos avanços foram feitos nesse curto intervalo.

A leitura desse livro foi uma verdadeira montanha russa de sensações.

Houve momentos em que concordei plenamente com o que ele estava falando, e houve momentos em que ficou implícito que ele estava se baseando mais em opiniões pessoais do que em fatos.

De novo, é incrível pensar que teve tanto avanço nesse curto espaço de tempo, pois tem previsões que ele fez que estavam completamente erradas, e teve coisas que por falta de uma expressão melhor, ele desdenhou, como se fossem uma piada, e elas viraram realidade, como o caso das IA.

A leitura vale muito a pena, mas sinto que está desatualizado. Ele poderia lançar uma nova versão do livro, e acredito que em 5 anos estará desatualizado de novo.

Aninha 05/01/2024

Crise existencial
Conheci esse livro pelo documentário na Netflix "O Dilema das Redes" e minha primeira tentativa de leitura foi ano passado, parei no meio do livro e esse ano retomei, li desde o começo em um dia.
Confesso que no segundo argumento eu já estava convencida a excluir minhas redes sociais, mas não acho que vou fazer isso, não agora. O livro é muito bem embasado, o autor apresenta diversas fontes e indica outros escritores também, apesar de ser curto, é bem denso e a linguagem não é tão complicada.

Como ele explica, excluir as redes sociais, não vai salvar o mundo, mas é um passo para a solução: reconhecer os vícios, dar tempo e espaço para resolverem os problemas, perceber os perigos e como os algoritmos/máquina Bummer funcionam e os impactos que ela tem, tanto individuais, quanto em grupo.
Uma das explicações é que há muito mais prejuízos do que benefícios ao usar redes Bummer, eu entro em um dilema: pude perceber que sou viciada em redes sociais desde muito nova, posso passar o dia todo nesse meio e nem perceber, reparei que muitas coisas são e sempre foram nocivas e me prejudicam até hoje, então já tenho um alerta, por outro lado, as redes sociais me conectaram a coisas ótimas, que apesar de estar convencida de que essas coisas "não valem a pena" (porque os prejuízos são maiores que os benefícios) não consigo desapegar, pelas redes sociais pude conhecer artistas, músicas, poemas, livros, informação, conhecimento, aulas, inspirações, uma distração bem eficiente (o que não é a melhor coisa), etc.
Além de ser influenciada individualmente, ainda alimento um algoritmo que para mim não causa resultados tão drásticos, mas em conjunto, é péssimo. Não apoio a propagação de fake news, por exemplo, mas a máquina Bummer pode (e já fez) "alavancar" esse tipo de publicação, se o algoritmo "fizer sucesso" (sem ao menos saber o dano que causa), apesar de não apoiar, faço parte de um sistema que faz isso acontecer estatisticamente.

Não consigo fazer uma mudança drástica, apagar tudo de um dia para o outro, mas esse livro me mostrou alguns comportamentos que eu posso mudar: monitorar o tempo de tela, procurar informações de fontes diretas (e não esperar que elas simplesmente cheguem no meu feed), mudar alguns hábitos aos poucos até conseguir desapegar totalmente.
Esse livro me deixou um pouco desesperada (o último capítulo é muito bom e me acalmou um pouco kkkk) e na minha perspectiva para mudanças realmente relevantes acontecerem precisaríamos de uma mudança social, política e econômica.
Mas como ele cita no livro, é melhor evitar e deletar as redes sociais (Bummer) até que seja seguro o suficiente para usá-las de novo.

Lembrando que o problema não é o celular nem a internet em si!

"Isso é para a sua integridade, não para salvar o mundo".

DaviV 24/12/2023

Reflexivo
O livro aborda temas muito interessantes, sem muita profundidade, mas plantando sementes para uma reflexão sobra a forma como utilizamos as redes sociais e a forma como o algoritmo nos utiliza para lucrar.

Jennifer 21/12/2023

Reflexivo
O autor traz argumentos baseado em informações do funcionamento das redes sociais.
Uma leitura densa e bem reflexiva, nos fazem questionar o futuro da sociedade.

Samuel300 19/12/2023

Ótimo.
Não costumo escrever resenhas, mas vendo os demais comentários sobre esse livro, me senti instigado.

Não me lembro quem disse que, gostamos de ler sobre o que já pensamos e concordamos.

Começo com isso, algumas pessoas alegam saber todos os malefícios das redes sociais (Bummer), mas elas escolhem continuar com elas.

Alguns apontam que os argumentos não são fortes o suficientes para deletar suas contas. Mas talvez seja a importância que estamos dando às redes sociais que é abissal.

Os argumentos apelam para sua sanidade, para sua razão, para sua empatia, para sua integridade, para o que acreditamos ser um humano.

Se isso não é forte o suficiente, talvez nada mais será.

Talvez eu tenha gostado demais, porque eu já concordava antes de lê-lo. E isso só faz de mim mais um membro tribalista de alguma corrente...

Talvez você goste demais das redes sociais (Bummer) para cogitar abandona-la, leu com má vontade, e a única coisa que absorveu é o que já fomos bombardeados há anos atrás - que estamos fornecendo dados pessoais para as redes sociais - o qual não chega nem perto de ser um dos grandes problemas.

Sobre deletar ou não suas contas: acredito que existem pessoas com uma certa pré disposição, e talvez esse livro seja o estopim. Talvez você já tenha deletado. E se você não tem qualquer propensão a deleta-las, esse livro não fará você mudar de ideia.
AndrAa58 20/12/2023minha estante
Ótima resenha, Samuel. Deveria fazer mais, eu iria adorar ?
Fiquei curiosa, deletou?

Samuel300 20/12/2023minha estante
Obrigado. Sim, eu planejava deletar, há algum tempo, pra mim só precisou do capítulo 1.

Albino 16/12/2023

Provocativo.
Um curto e potente livro sobre nossa relação e exposição no ambiente virtual.

Muito embora saibamos que não se trata de um comando, pois quase ninguém deletará suas redes, mas é bom e oportuna reflexão, para no mínimo se expor menos ou com mais consciência.

Um livro cada vez mais oportuno para difusão.

antonieti 12/12/2023

Um livro ok
Achei o livro raso e repetitivo, parece que todos os argumentos chegam sempre no mesmo lugar, mas é um livro que vale a pena ser lido tendo em mente esse aspecto. É bom refletir sobre alguns pontos levantados no decorrer da leitura.

Carlos.Sindani 22/11/2023

Leitura maçante
O livro até que tem uma nobre proposta que é a conscientizar as pessoas da manipulação que os algoritmos exercem sobre os usuários das plataformas de redes sociais e como isso à longo prazo acaba por ser prejudicial para a nossa saúde mental, porém achei a forma em que estes argumentos foram colocados e a própria escrita do autor, um tanto enfadonha, apesar da proposta ser interessante

Renata.Costa 20/11/2023

Dez argumentos para você deletar agora as suas redes sociais
O livro é muito bom para entender melhor os truques usados pelas redes sociais para lhe manter conectado e engajado, e sabendo disso você pode tomar uma decisão mais consciente sobre o tempo que você passa nessas redes e a forma como você as utiliza.

Leandro 08/11/2023

Ruim demais
A quantidade de vezes que o autor repete a palavra Bummer é cansativa. O texto é uma simulação de artigo científico com um monte de referências a reportagens externas e com uma escrita que sinceramente eu detestei. A letra miuda e o tamanho pequeno do livro dificultam ainda mais a tarefa de leitura. Os argumentos não são para deletar as redes, mas sim para você se dar conta de como elas te manipulam e sugam seu tempo (coisa que todos já sabem). Enfim, não recomendo ter na sua coleção não.

Gabriela 03/11/2023

Gostei muito do livro, por que trata de um assunto que venho pensando há bastante tempo.
Ainda não desativei minha conta no Instagram, por questões de localização profissional, mas é questão de tempo, uma vez que não é meu nicho de captação.

O livro é extremamente interessante e além de explicar em detalhes como funciona essa questão dos algoritmos, nos traz situações e fontes de consulta para entender mais do assunto.

Claro que ele não explica de forma técnica o algoritmo, mas a linguagem é clara e conseguimos compreender como as redes sociais nos induzem a realizar coisas que nem nós sabemos que queremos, como compras, comportamentos, julgamentos, entre outros.

Se pararmos para pensar um momento, é bem assustador. Falta-nos (e incluo a mim) momentos de consciência plena para entender o que estamos fazendo com nosso tempo e com a internet. Se estamos sendo protagonistas da nossa história ou deixando outras pessoas controlarem nossas vidas. Pessoas que na realidade nem conhecemos, que possuem apenas a visão e objetivo de lucro.

Enfim, é um livro bem interessante, que eu indico. Li de forma pausada, o que me fez ir refletindo aos poucos. Mas é possível ler em menos tempo e compreender de igual forma, pois a linguagem é simples e direta.

Vale muito a pena!