O Mundo que não Pensa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Xande 31/03/2023

Leitura atual e necessária
Apesar de por vezes parecer que estamos lendo algo de conspirações, depois você se dá conta que as abordagens do autor são relevantes. Num mundo onde a tecnologia invade nosso dia-a-dia, questionar os limites dela e das IA's que vêm invadindo todos os lugares passa a ser necessário. Indico a leitura. Você ao menos irá concordar que os argumentos dele são algo a se pensar.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 03/04/2022

Provocador e assumidamente parcial
O livro provocador é por isso interessante, mas como o próprio autor assume muito parcial.
Recomendo bastante

29/01/2021

Será que deixaremos de pensar por si próprio?
Um livro muito interessante, ele mostra que nós, os homo sapiens, chegamos a um momento da evolução em que começamos a deixar para trás a característica que mais nos diferenciou das outras espécies: o fato de sermos capazes de pensar, imaginar, refletir e conhecer. O livro é uma crítica aos gigantes da tecnologia (Amazon, Google e Facebook). Um trecho interessante foi sobre o mercado editorial, ele critica o fato de que agora os e-books são muito baratos e qualquer pessoa pode publicar um livro sem precisar de uma editora. Em algumas partes do livro eu discordo com o autor. Mas vale a pena a leitura.

Carlos.Magalhães 03/04/2020

Em tempos de redes sociais esse livro é de leitura obrigatória, a fim de que nós percebamos o quanto somos conduzidos a pensar e decidir segundo as grandes corporações.

José 24/02/2022

Um alerta para sociedade atual! Vale a pena ler.
O livro foi escrito por uma pessoa que trabalhou nos bastidores das empresas de tecnologia da atualidade. Por este motivo ele consegue nos apresentar o problema que empresas como Google, Facebook... podem trazer para as pessoas na atualidade. O livro se detém bastante na questão do monopólio da informação (que tira o poder do conhecimento da mão das pessoas e faz com que as mesmas tenham muito conteúdo, mas pouca formação), e na influencia de decisões que as empresas impõem àqueles que consomem seus algoritmos. O livro é muito bom. Abre os olhos para que evitemos viver entregues a estas tecnologias. Talvez o único ponto negativo são as inúmeras experiências pessoais relatadas pelo autor, que acabam deixando o livro um pouco cansativo em determinadas partes, mas que é compensado pela importância do conteúdo total.

Pah 09/06/2021

O mundo por trás das telas
Confesso que comecei a ler esse livro apenas para fazer trabalho da faculdade. Conforme os capitulos foram passando ele foi ganhando meu coraçao.
Técnologias e inteligencia artificial não são nem de perto o meu assunto favorito de pesquisar e ler (alias até esse livro não gostava nada nada desses assuntos)
De uma forma leve e as vezes até divertida o autor nos faz pensar onde a tecnologia e as grandes empresas vão nos levar.
Recomendo a todos que detestam esse tipo de leitura mas querem entender um pouco do que acontece no mundo por trás das telas.

William 25/01/2022

Um alerta para que não sejamos dominados pela tecnologia.
Gostaria primeiro comentar sobre o título. Tive a curiosidade de ver o título original, World wihout mind, que numa tradução literal significa Mundo sem mente. Agora o subtítulo do livro brasileiro é bem diferente do original, The Existential Threat of Big Tech, que também numa tradução literal temos A Ameaça Existencial da Big Tech. Big Tech são as empresas de tecnologia de ponta que inovaram serviços em ampla escala aumentando faturamento sem aumentar seus custos dominando o mercando em que atuam. O autor da obra comenta como essas empresas, Big Tech, estão modificando a vida das pessoas, destruindo aos poucos seus livre- árbitros, tornando as dependentes dos algoritmos dessas grandes empresas. Ele cita principalmente as empresas Amazon, Facebook e a Google. É bom lembrar que o autor escreveu o livro baseando na sociedade estadunidense, mas a nossa sociedade, aqui no Brasil, não está muito distante do que está acontecendo lá. É um livro muito interessante que me fez refletir como devemos ter cuidado com a internet. Um grande exemplo é a Amazon. Me lembro quando a Amazon chegou no Brasil, com os livros muito abaixo dos preços de mercado, levando a falência várias livrarias. Concordo que é um assunto delicado, pois os livros no Brasil são caros e Amazon conseguiu abaixar os preços dos livros. Contudo ela está criando um monopólio no mercado e depois ter todo o mercado de livros ao seu pé, se ela começar mudar as regras de preços, quem vai nos defender. São assuntos que merece muita atenção da sociedade. Outra parte que o autor comenta muito é a desvalorização dos autores/autoras dos livros. Às vezes, gastamos mais com coisas supérfluas do que com um livro. Uma vez tive um colega de faculdade que reclamou que um livro do curso estava muito caro para comprar e, todavia, todo final de semana ficava num barzinho gastando horrores. Não sou contra a tecnologia, mas devemos tomar cuidado para que ela não domine nossas vidas. Penso que o grande objetivo da tecnologia é tornar nossas vidas melhores, porém devemos está sempre avaliando se ela de fato está nos ajudando ou escravizando. De um modo geral, gostei do livro. Franklin faz menções a história dos algoritmos, do vale do Silício, da era dos Hippies e suas relações com a tecnologia e muita mais. É uma leitura interessante e gostei muita da escrita, me prendendo a atenção o tempo todo. O capítulo que mais me tocou foi o último, A revolta do papel. Gosto muito de tecnologia, contudo não deixo de apreciar a leitura de um bom livro físico. Quando estou lendo o livro físico, na luz de uma luminária, consigo me isolar do mundo e sei que não tem nenhum algoritmo me monitorando, podendo tirar minhas próprias conclusões.

Berenice.Thais 29/04/2023

Humano
E um livro sobre a humanidade e quem nós somos e nos transformamos agora.com a tecnologia mudou nossa maneira de agir pensar

Luis Gustavo 05/07/2020

O mundo que não pensa
Franklin foer. Quando foi a última vez você decidiu, por si próprio...

Fábio Perrucci 17/05/2020

Desmascarando a manipulação digital
Um livro para parar e repensar o mundo digital em que vivemos, no qual um punhado de coglomerados gigantes da internat ditam a nossa forma de pensar, enxergar e agir. Assutador e fascinante ao mesmo tempo!

Guilherme.Acacio 03/05/2020

O mundo que não pensa é uma análise genial, no mesmo espírito

Cleber.Laia 26/01/2022

Ao viajar nas páginas uma sensação de incômodo invade sua mente, até que ponto somos manipulados pelos códigos... O quantos nossa intimidade é usada para vender.
A informação é o maior bem que existe e ele está sendo usado contra a humanidade... As reflexões são chocantes, mas fazem mudar a perspectiva.

Jessica.Costa 08/04/2021

Livro interessantíssimo sobre como as empresas de tecnologia funcionam atualmente.

Marcelo 28/02/2023

Ótima Leitura
Gostei muito das análises e dados apresentados. Achei muito bem fundamentadas. Tudo o que estamos vivenciando hoje se iniciou alguns anos atrás, como autor explica. Excelente livro.

Vânia Sousa | @vania.clsousa 04/04/2020

O Mundo que não pensa
Algumas histórias e pontos de vista interessantes, mas um grande rancor e, ao meu ver, temor desmedido em relação aos gigantes da tecnologia e seu domínio sobre nossos dados pessoais. Não concordo quando na urgência de intervenção estatal para regulação da internet, até mesmo porque várias diretrizes já foram adotadas neste sentido. Não acho que a internet deve ser uma terra sem lei, mas não deve 'pertencer' ou ficar sob o domínio exclusivo do governo. Enfim, creio que minha expectativa foi maior do que encontrei, mas, ainda assim, foi uma leitura válida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5