O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas -

Renata.Deplanck 02/01/2023

Leveza
O tipo de leveza necessário para inciar o ano.
Um livro bastante leve, mas que traz mensagens profundas.
Recomendo!

rafael.rocha 29/12/2022

Clássico é clássico
Ler um clássico literário sempre é bom.

Mas esse livro é emocionante e lindo do seu início ao fim, além de colocar em cheque muitas de nossas atitudes com ser humano.

Essa versão/publicação eu curti muito, pois contém imagens direta do autor.

Top demais.

Geisse 28/12/2022

O pequeno príncipe
Que história incrível, não sei se entendi direito, mas percebi que o autor se conecta com a sua criança interior, ao longo da leitura, refleti muito em quando eu era uma criança também, cheia de perguntas, curiosa e ah de quem não me respondesse minhas perguntas, pois não iam ter sossego. Esse livro é fofo demais.
iane.books 05/01/2023minha estante
Ler um pouco sobre a história de Saint-Exupéry, o escritor? tem muito a ser compreendido. Amo esse livro ??

P3te3rr 27/12/2022

Uma metáfora para a vida...
O livro começa com um piloto sofrendo uma queda com seu avião em um deserto no continente africano. Lá, então, ele começa a tentar consertar o seu avião, tendo apenas oito dias, pois sua água só daria para isso.

Mas é aí que começa toda a filosofia simples, porém complexa do livro. Várias metáforas são utilizadas. Quando eu digo várias, são várias mesmo.

Então se atente a seguinte frase:
"Não gosto que leiam meu livro superficialmente"

Após um tempo tentando consertar o seu motor, eis que surge o pequeno príncipe pedindo um carneiro para o protagonista. Ele desenha algumas versões, mas a aceita é uma caixa.

Nesse ponto vimos a imaginação, enquanto criança. A mente conseguindo imaginar qualquer coisa, tornando-a realidade.

Também vimos o primeiro amor que se tem na vida. A rosa do asteroide B612. Ele se apaixona profundamente por ela.

Vimos isso na seguinte citação:
"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz enquanto a contempla"

Depois disso, vimos também o ponto em que, por ser jovem demais, ele não estava pronto para amar:
"Mas eu era jovem demais para saber amá-la"

O pequeno príncipe vai "envelhecendo" ao longo do livro. Ele começa a descobrir o mundo, profissões (que aqui são apresentadas de forma mais poética) e até perde a ilusão pelo amor:
"Sua flor lhe havia dito que ela era a única de sua espécie em todo o universo. E eis que havia cinco mil, iguaizinhas, num só jardim!"

Após um tempo, ele aprende a amar de novo. Quando ele conhece a raposa, que serve como ponto de partida pra ele voltar a ter seus sentimentos de antes.

O pequeno príncipe havia começado a enxergar o mundo com os olhos, não com o coração. Mas após o segundo amor (raposa) ele voltou a ver com o coração:
"Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração..."

A jornada, no deserto, está prestes a chegar ao fim.

Quando chega no momento de partida do pequeno príncipe, ele nunca mais retorna.

Minha interpretação dessa parte foi de que, o pequeno príncipe é o eu mais jovem do piloto. Como eu falei anteriormente, ele estava "envelhecendo". Então chegou o momento em que, todos se tornam um adulto. E nesse caso, a metáfora final foi essa...
ssam 27/12/2022minha estante
EN EN

Joana 15/12/2022

Pessoas grandes são estranhas
?O pequeno príncipe? é um clássico e essa é a primeira vez que li ele. No início achei um pouco confuso e difícil de entender, mas depois logo consegui entender toda a essência dessa obra sensacional.

Primeiramente, o livro já começa com uma dedicatória incrível, uma das melhores e mais emocionantes que já vi.

É surreal que uma obra dessas seja tão a frente do seu tempo, visto que foi escrita há mais de 70 anos e as críticas sociais e filosóficas podem ainda ser aplicadas à humanidade contemporânea.

Confesso que chorei horrores lendo esse livro (muito provavelmente foi o livro que eu mais chorei lendo), e me causou emoções indescritíveis. É perfeito, e sinto que quando reler essa obra novamente daqui um tempo, terei novas sensações e emoções.

Todos temos uma criança que habita em nós. As reflexões desse livro são tudo de bom.

A flor, a raposa, as estrelas? ficarão sempre marcados na minha mente. E pessoas grandes são realmente estranhas.

Henry 10/12/2022

Cativa-me
Um livro bom demais para ser folheado rapidamente, um livro bom demais para absorver todas as lições de uma vez...
É curto, mas belo. Os acontecimentos nos fazem associar aos diferentes tipos de personalidades, lembranças que esquecemos, não se importar com as pequenas coisas (e elas que nos fazem mais felizes) e de nos identificarmos com as pessoas grandes, que só ligam para os número e não encaram a vida com outras visões.
É uma história para você entender qual o valor da vida, sem precisar de cálculos para isso, apenas enxergando o que não é explícito. Creio que quem leu passará a dar mais valor para as coisas pequenas e "insignificantes", como também ver as lembranças através delas.

IgorRZ 08/12/2022

todos deveriam ler esse tesouro
O livro é simplesmente perfeito, amei os personagens e a história, ganhei esse livro em junho/julho e nunca senti vontade de ler, até uma noite, estava no tédio, peguei o livro e acabei de ler na mesma noite, o livro é bem curtinho e da pra pensar muito nas páginas, e a aquarela do autor é muito linda.
E o final---
QUE FINAL PERFEITO.
eu ainda não superei, e ainda nem sei se o pequeno príncipe voltou mesmo.
Mas enfim, o livro é perfeito e todos deveriam ler.

"olhem o céu. Perguntem a si mesmos: o carneiro terá ou não comido a flor?"

sophyz!! 08/12/2022

?É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou?
Muito rápido de ler, essa leitura que não me enjoou em nenhum momento e os personagens são muito bem desenvolvidos.

Naldo.Vieira 05/12/2022

O pequeno príncipe
Tinha muita curiosidade pra ler esse livrinho, hoje finalmente li. Dá pra notar porque é tão famoso e tão traduzido.

Paahloominha 05/12/2022

Pequeno Príncipe
Cada conto do que o pequeno príncipe passou a visitar cada planeta trazendo reflexões que acabam acrescentando que ao decorrer você acaba se cativando a cada momento.

Felipe 16/11/2022

Se deixando cativar
Confesso que sempre subestimei bastante esse livro, a verdade é que eu tenho dificuldades em gostar do que todo mundo gosta, mas é um prazer dizer que eu estava errado dessa vez.

O livro de maneira bastante despretensiosa e simples vem nos falar de coisas grandiosas, profundas, marcantes para nossa relação com os outros e para mostrar o valor do outro.

Em uma sociedade que prega um total favorecimento de si, em detrimento do outro, em nome do amor próprio, uma história sobre o tanto que precisamos do outro para ver melhor o mundo é extremamente necessária.

Pode, muitas vezes, parecer infantil demais a narrativa da história, mas acredito ser completamente comparável a filmes da Pixar que são tudo, menos para crianças.

São João Paulo II, assim como muitos outros teólogos, costumam afirmar que a beleza, com b minúsculo, aponta para a Beleza com B maiúsculo. É exatamente o que esse livro faz, nos aponta para algo que é maior que nós mesmos.

O faz de conta necessário para aderir a história talvez seja uma dificuldade para alguns, mas como diria Chesterton, jornalista inglês, muitas vezes, o que nos falta para sermos mais felizes é acreditar em fadas e magia, ou em um pequeno Príncipe vindo do espaço.

Citação favorita: "Eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no Mundo."

Livro exceptional, valeu a leitura, valeu a emoção e principalmente as lágrimas

Moon Lady ð 15/11/2022

Esse livro ??
Eu amei amei. A leitura foi rápida e maravilhosa.
Faz refletir sobre a vida. ????

Simplesmente perfeito. Recomendo muito .

Joan Maas 05/11/2022

o carneiro terá ou não comido a flor?
realismo mágico não é meu estilo favorito de leitura, tive também uma leve dificuldade com essa escrita. mas é uma história fantasiosa e fofa, indicaria a uma criança.

Paty 30/10/2022

o essencial é invisível aos olhos
Muito bom o livro , um clássico que muitos ja leram mas muitos ainda nao e quem nao leu deve ler , com ele consegui ter muitos ensinamentos...

Isaac 23/10/2022

O Pequeno Príncipe
Eu nunca tinha lido o pequeno príncipe e ler ele agora foi uma experiência diferente. Um clássico que tem muita coisa a dizer e que te deixa com muitos questionamentos. Eu acredito que não aproveitei tudo o que essa história tem a oferecer por não conseguir entender muita coisa ainda, mas com certeza lerei essa história de novo com o passar dos anos.