E Se Eu Fosse Pura

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jubs 18/01/2021

Minha experiência com E Se Eu Fosse Pur(t)a
Anamara conta sua história de vida, de como se entendeu como travesti e como foi parar na prostituição, e fala sobre minhas vivências profissionais nas ruas. Capítulos curtos, leitura fácil, tem a questão do palavreado, porque Anamara é bem direta e reta, usando um palavreado bem coloquial, palavreado de travestis e lgbts. Mostra a triste realidade da transfobia, do quanto seus corpos são desejados por muitos mas desde que seja em silêncio, em segredo, como são tratadas por objetos e mais nada.
Atrasdolivro 04/07/2021minha estante
Falou tudoooo

Erika436 29/03/2022

Foi muito bom conhecer um pouco da Amara.
Leitura fácil e divertida, sem esconder as dificuldades que teve que lidar.
Muito bom mesmo.

Nadia 13/09/2020

Não conseguia parar de ler
se eu fosse puta (ou 'pura' dependendo da versão do livro e preferência do leitor)" foi um livro que caiu de paraquedas nas minhas recomendações da Amazon e sou grata por ter lido.
Relatos e reflexões de uma travesti prostituída (E doutora, vale lembrar) que me fez pensar em tanta coisa...
Sobre os níveis de carência que enfrentamos, sobre as diversas solidões que existem no mundo e principalmente sobre a hipocrisia de tantos homens que em público pagam de pai de família mas que no sigilo...xiiii...melhor nem pensar.
Muitos relatos difíceis, alguns engraçados e todos impactantes a seu modo.
Tbm me fez pensar muito sobre o mercado do sexo, porém não me ajudou a tirar conclusões (já fui a favor e contra...hj nem me atrevo a achar nada).
Enfim, uma leitura q exige empatia e desprendimento. Recomendo.

Kamylle.Alvaristo 19/06/2020

Relatos
A obra conta, em maioria, os relatos da prostituição da doutora Amara. Com um quê de poesia, muita honestidade e realidade, o livro se torna uma ferramenta para conhecer um pouco da visão pessoal da professora.
Eu adorei a honestidade que ela retrata a rua e os desejos.

Thais.Silva 18/06/2020

Meu primeiro contato com Amara, doutora pela Unicamp, foi assistindo suas aulas de literatura. Só depois fui saber da sua militância e do seu livro.

Em "Agora sou pura", ela relata, às vezes com humor, outras tantas com certa melancolia, a sua experiência nas ruas fazendo programa.

Nos faz refletir sobre a dura realidade das travestis, não apenas quanto ao ato de se prostituir, mas na convivência familiar e, principalmente, nas relações amorosas.

Numa sociedade tão opressora e preconceituosa, é como Amara diz: "É necessário 'desconstruir-se' para ser capaz de gostar de gente como nós, é necessário coragem para nos tratar como gente".

Uri 29/09/2021

Importante leitura
Escrevendo essa resenha só pra dizer que estou irritado com a insensibilidade de alguns leitores que escreveram comentários aqui, teve gente até errando os pronomes da Amara, acusando-a de feminista liberal ou citando o ?nome morto?. Pessoas cis, vou pedir que tenhamos cuidado quando forem falar de uma obra tão potente como essa.

Aqui a autora traz um conjunto de relatos de suas experiências na prostituição, e eu confesso que esperava que esse livro fosse trazer alguma crítica ou defesa à prostituição de forma mais incisiva, mas no fim acabou sendo mais um diário mesmo. Em nenhum momento ela romantizou a vida dessas pessoas, só contou os motivos que a levaram a ser ?puta? e não se esquivou de mostrar a realidade do que passou. Muito importante se colocar no lugar dessas mulheres, mesmo que por alguns instantes durante a leitura.

Matheus 01/08/2021

Muito bom!!!
Relato sincero e sem firulas de Amara, juntamente com as participações ilustríssimas, fizeram desse livro uma leitura que me agradou demais e surpreendeu também.

Elaine 11/01/2020

Conhecendo o outro lado da prostituição
Amara Moira ao escrever esse livro teve uma sensibilidade ímpar. Para começo de conversa pensou em um nome em q o livro fosse aceito por essa sociedade com valores um tanto corrompidos.
Conhecer esse lado da prostituição nós faz olhar com outros olhos esses seres humanos tão sofridos.
Na narrativa de Amara eu chorei, ri muito e refleti o quanto a nossa sociedade precisa ser mais humana com as pessoas.

Kau 21/07/2021

E se eu fosse p*ta
Achei excelente o trabalho da Amara, escrever sobre a própria experiência sem romantização, expondo a realidade de quem trabalha na prostituição.

E ainda é uma leitura fluida, daqueles que tu quer sempre ler o próximo capítulo. Recomendadíssimo!

Brubs 11/07/2021

Um livro autobiográfico, de Amara que é uma travesti, prostituta e doutora em Letras pela Unicamp, nesse livro encontra relatos da vida de Amara nas ruas, algumas passagens são fortes, mas tem algumas situações engraçadas e Amara escreve pelo dialetos que os travestis falam, bem legal e indico a leituras a todos
Bernardo 22/03/2022minha estante
*as travestis, seria o termo correto, as travesti usam pronomes femininos.

Beatriz 18/04/2021

E se....
Gosto muito de aprender sobre universos que tenho pouco ou nenhum conhecimento sobre, e a prostituição e a vida de uma uma mulher trans se encaixam perfeitamente neste quesito. Estou muito longe de saber detalhadamente a vivência de uma, pois como cis nunca vou sentir na pele o que é ser marginalizada como transexual. Em algumas partes do livro eu senti a angústia dela em relação aos abusos, senti um desconforto absurdo lendo os relatos e uma imensa vontade de abraça-la.
É de livros assim que precisamos, de minorias escancarando como é viver sob a falta de atenção, sob o total desprezo da sociedade. Amara é uma mulher forte, e se eu fosse você, daria uma chance para essa leitura.

Ali 17/04/2021

E se...
Histórias como de Amara Moira fossem cada vez mais expostas nas prateleiras de livraria? E se nós normalizássemos a profissão de pro no nosso país? Amara Moira traz um relato muito real do que mais da metade da população trans no Brasil passa, a vida na prostituição. A autora nunca se põe num lugar vitimado, muito pelo contrário ela está ali meramente por ganhar por aquilo que sabe fazer muito bem. Esse relato de Amara é muito impactante e durante a leitura me fez dar boas risadas e ter muitos momentos de reflexão.

Enfim recomendo horrores.

barbarag 05/02/2022

muito bom
que história de vida né, aprendi tanto com esse livro e deixei muitos preconceitos para trás, me ensinou muito.

Lorraine 11/03/2021

Conhecendo Amara
"E se eu fosse pur(t)a" é uma autobiografia ou autoficção composta por relatos das experiências da Amara, travesti e doutora em Letras pela Unicamp, com seus clientes (os bons e os lixos). Com o decorre dos programas compartilhados com o leitor, entramos no mundo da prostituição em toda sua complexidade (prática e emocional). Acompanhamos um processo reflexivo da autora que começou a se prostituir, como ela diz, por "safadeza e carência". Ela nos provoca a pensar o que é a prostituição, pra quem ela serve, a quem ela acolhe, quem são essas profissionais, em que lugares ela acontece, quais os riscos, quais as sutilezas. O livro cria uma conexão por meio da transparência dos relatos, tudo é nu, inclusive as dores estão muito escancaradas. Uma leitura pra quem se permite repensar os moralismos mais enraizados, pra quem busca desconstruir. E aí "Programinha, amor?"

Yara Prado 11/10/2020

Interessante
Com certeza me ofereceu uma perspectiva nova sobre o tema. Não concordo com tudo o que li, assim como não discordo de tudo. Foi uma leitura, no mínimo, interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5