Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

BCasf 08/04/2024

"Viktor Frankl relata sua experiência nos campos de concentração, ressaltando a busca pela significância em meio ao horror. Ele argumenta que, mesmo nas piores circunstâncias, cada indivíduo mantém uma liberdade interna, podendo escolher sua atitude diante do sofrimento. Para Frankl, encontrar sentido é essencial para a sobrevivência e a resiliência humana. Sua obra é uma reflexão profunda sobre a natureza da existência, a importância da busca pelo significado e a força do espírito humano em tempos de adversidade."

Maria.anamariaprof 07/04/2024

Por que não li antes?
Esse é um dos melhores livros que já li. Principalmente a segunda parte da obra em que ele fala sobre a logoterapia. Impressionante a tamanha inteligência desse homem. Estou realmente apaixonada pela teoria.

Daniaquarela 04/04/2024

A importância de um propósito
Na primeira parte do livro o autor relata sua experiência no campo de concentração, e mostra a desumanização e perda da vontade e expectativa de vida. E entre diversos temas trabalhados no livro, ele destaca a compreensão do sofrimento humano e a importância de ter um sentido, propósito na vida, o que leva à segunda metade do livro.

A logoterapia, conhecida como psicoterapia do sentido da vida, concentra-se na busca por sentido da existência humana e podemos aprender muito ao ler sobre ela, pois nos traz uma nova perspectiva. Recomendo muito a leitura do livro, é emocionante e impactante.

"A busca por sentido certamente pode causar tensão interior em vez de equilíbrio interior: Entretanto, justamente esta tensão é um pré-requisito indispensável para a saúde mental. Ouso dizer que nada no mundo contribui tão efetivamente para a sobrevivência, mesmo nas piores condições, como saber que a vida da gente tem um sentido."

myhtuck 02/04/2024

Em busca de sentido
Viktor Frankl, médico psiquiatra, foi prisioneiro da Gestapo por 3 anos. No livro, relata sua experiência em meio a pés atrofiados pelo frio, sujidades, violência gratuita e refeições reduzidas a sopas ralas e pedaços de pão.

"Todos sabiam o que significava Auschwitz."

Nota: 3/5

Jéssica 31/03/2024

É possível aprender muito com o livro todo, mas a última parte me impactava a cada novo parágrafo. Vontade de reler a cada crise depressiva.

Francisco 29/03/2024

Gostei
Acho que agora respeito mais a psicologia que antes

é bonito o amor que ele tem pelo que faz

e muito doido como as conclusões dele conversam com várias coisas da cultura tipo fernando pessoa, vinicius de moraes e "about time" (filme)

achei otimista demais, talvez o sofrimento dele tenha permitido desenvolver essa resiliência sei lá

talvez volte a ler mais livros de intelectuais dessa área

Lara 26/03/2024

Recomendaram essa leitura em uma crise depressiva, repensar o sentido da minha vida depois de uma perspectiva desesperadora de um campo de concentração interessante, não por comparação, mas pelo sentido da logoterapia.

Lucas1429 26/03/2024

O livro que te leva pro outro lado
Confesso que foi uma leitura difícil para mim, mas que valeu a pena. Ler as memórias de Viktor é como vivê-las por um vislumbre de dor e felicidade.

Felicidade? Sim. Apesar de toda a dor e sofrimento, de dias em que a vontade de desistir foi grande - ele provou que ter um propósito na vida pode te fazer criar raízes no chão capazes de te levar aos céus. Um propósito não pode ser concreto, cada um tem o seu e se não tem, precisa criá-lo.

Há também descrito, o desenvolvimento e a explicação breve da logoterapia e como poderíamos aplicar um pouco de sua sabedoria em nossas vidas.

Trecho favorito:

"Se naquela ocasião tivesse sabido: minha esposa está morta - acho que este conhecimento não teria perturbado meu enlevo interior naquela contemplação amorosa. O diálogo intelectual teria sido intenso e gratificante em igual escala. Naquele momento, me apercebo da verdade: põe-me como selo sobre o seu coração... Porque o amor é forte como a morte. (Cântico dos cânticos 8.6).

Nil 25/03/2024

Um livro sobre sentidos
O autor, como todos sabem, passou pelos campos de concentração nazistas onde os prisioneiros eram muito humilhados, maltratados, onde ele passou por muitas situações difíceis. Não havia chance de fugir e todos tinham uma sobrevida naquele lugar.
Mesmo em um situação tão degradante ele conseguiu sobreviver devido pois acreditava que a vida esperava muito dele ainda.

NatAlia351 24/03/2024

Uma nova perspectiva sobre a vida
O livro é autobiográfico, mas não busca ser simplesmente isso. O foco dele é analisar psicologicamente os prisioneiros judeus durante a segunda guerra mundial e como era a rotina deles dentro dos campos de concentração.

É uma obra muito boa exatamente por mudar o foco de abordagem do nazismo para algo mais importante: a capacidade do homem de buscar um sentido pra vida e manter a esperança de que coisas melhores acontecerão.

A linguagem é simples e é bem objetiva. Gostei muito do livro, porque foi escrito com muita simplicidade, mas densidade de conteúdo.

Vale a pena dar uma chance, principalmente se sua vida anda meio sem propósito ou se você enfrenta alguma crise existencial.

gustavoclr 24/03/2024

Autoajuda
Fui ler acreditando que fosse relatos dos campos de concentração com alguns insights de psicologia. E ate é! Mas os 40% final do livro são puramente discursos de autoajuda e teorias da psicologia, extremamente entediante pra quem não é da área.

Gigio 22/03/2024

Neste livro, Frankl explora suas experiências nos campos de concentração nazistas e como encontrou significado e propósito mesmo diante do sofrimento extremo. Ele desenvolve a teoria da logoterapia, que enfatiza a busca do sentido da vida como a força motriz fundamental dos seres humanos. A obra oferece uma perspectiva poderosa sobre a resiliência humana e a capacidade de encontrar esperança mesmo nas circunstâncias mais desumanas. Com uma escrita perspicaz e comovente, nos inspira a refletir sobre nossas próprias vidas e a encontrar significado em meio aos desafios. Este livro atemporal continua a impactar e transformar vidas ao redor do mundo, sendo uma leitura essencial para todos que buscam compreender o poder da esperança.

Eduarda2472 18/03/2024

Acho que todo mundo em algum momento da sua vida deveria ler esse livro. é um livro pequeno mas cheio de questionamentos, ensinamentos e histórias. em vários momentos me vi tendo a necessidade de fechar o livro para conseguir raciocinar tudo que li, porque certas cenas eram fortes demais para que pudesse passar como se não fosse nada.
além do autor retratar o que milhares de pessoas, infelizmente, tiveram que passar,ele também mostra como é possível encontrar um sentindo nos momentos mais conturbados.

Edianara.Lino 18/03/2024

Obra maravilhosa, todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida. Viktor Frankl passou por experiência própria o despojamento da dignidade humana e até aonde o ser humano pode ir. Pode apreender sua própria teoria no corpo e na mente.
"Quem tem por que viver aguenta quase todo como" - Nietzsche