Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Gilberto Alves 05/06/2020

Não é um livro apenas sobre o holocausto
Li por indicação, não tinha muita ideia do que encontraria, dessa forma, tive uma grata surpresa.
O livro não trata-se apenas das barbáries ocorridas nos campos de concentração, e sim de uma análise mais psicológica do ser humano perante tal cenário.
O conteúdo do livro é dividido em basicamente duas partes: na primeira, traz vários relatos da vida do autor nos campos de concentração e suas análises perante tais ocorridos. É muito interessante como ele aborda.
A segunda parte, trata-se mais de um livro quase teórico por assim dizer, pois aborda a logo terapia, que é uma técnica desenvolvida por ele ao longo da vida.
Apesar de não ser meu gosto principal, posso dizer que gostei muito do livro.

Lucas 08/06/2020

Um livro extremamente necessário
O livro se divide em duas partes. Na primeira, vemos a experiência do autor nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. O autor consegue descrever esse período de uma forma que eu nunca vi antes. Ao mesmo tempo que vemos a evolução dos fatos, vemos também a mente humana em sua forma mais primitiva, onde seu único objetivo é sobreviver.
A segunda parte do livro se passa após a guerra, e fala sobre a logoterapia, técnica da psicologia usada pelo autor em seus pacientes.
É uma obra essencial para compreendermos nosso lugar no mundo. O livro cumpre exatamente o que o título propõe: encontrar o sentido.

Gabriel 11/06/2020

Uma experiência humana
O livro é fundamental para a reflexão finque somos e quais sentidos estamos atribuindo à vida

Val 12/06/2020

Inspirador
O livro trata do quanto o ser humano pode suportar de sofrimento se houver um propósito em sua vida. Quer sofra ou quer viva bem, precisa de sentido em sua existência. Em sua própria experiência em um campo de concentração o autor prova que o que nos mantém vivos é nossa vontade de cumprir com algo maior.

Monica 14/06/2020

Levemente interessante
O autor (psiquiatra), propõe apresentar fundamentos da Logoterapia, que consiste basicamente em explorar o sentido existencial do indivíduo. Para tanto, usa sua vivência em campos de concentração para ilustrar as situações discutidas.

O livro tem algumas passagens interessantes, escrita simples e acessível. No entanto, achei um pouco ?frouxo?. No fim, não é o meu tipo de leitura.

Tom 14/06/2020

Uma leitura que dá sentido
Nós podemos lançar um olhar superficial sobre o sofrimento alheio ou superestimar o nosso em detrimento dos percalços vivenciados pelos outros. O fato é que todos encaram o sofrimento de um jeito muito peculiar. Essa é uma das premissas abordadas no excelente livro do neuropsiquiatra Viktor E. Frankl. Ele certamente tem propriedade para falar sobre sofrimento uma vez que esteve em quatro campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Em busca de sentido relata a rotina de trabalhos forçados nos campos de concentração e outros aspectos relacionados ao suplício que era sobreviver num lugar onde a morte era uma só uma questão de tempo. É nesse ponto que o doutor Viktor traz questões elucidativas sobre o sentido da vida. Frisa que somos capazes de superar as intempéries da vida dependendo do modo como lidamos com isso. No campo de concentração, por exemplo, o escritor relata que algumas pessoas simplesmente desistiam de viver e se entregavam ao desânimo, outros davam cabo da própria vida; em contrapartida, alguns se agarravam a um motivo para lutar pela vida que, segundo o autor do livro, em termos gerais, pode ser alguém ou algo que se deseja realizar. Encontramos também princípios da logoterapia elaborada e aplicada por Viktor Frankl nos campos de concentração e no decorrer da sua carreira como neuropsiquiatra. A meu ver, Em busca de sentido faz jus ao nome e desperta dentro do leitor uma vontade imensurável de valorizar a vida e fazer dos momentos difíceis a força motriz para viver em prol de um sentido.

Eduarda 16/06/2020

Perfeito!
Frankl conta história de um psicólogo em campo de concentração, a história dele mesmo.

Go vegan 17/06/2020

Fantástico
O autor mostra, com propriedade, que o sentido da vida vai muito além de ter uma vida feliz, é muito mais que isso.

Fernanda.Moraes 21/06/2020

"Aquilo que viveste nenhum poder do mundo tirará"
Apesar de toda crueldade imposta, e já relatada em inúmeros livros e documentários, esse traz uma visão diferenciada e nos faz refletir sobre o sentido da vida. O que nos faz seguir, mesmo diante das situações mais difíceis?

"Tudo que realizamos na riqueza da nossa vida passada, na abundância de suas experiências, essa riqueza interior nada nem ninguém nos podem tirar."

"Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida"

Mesmo no sofrimento ainda temos caminhos a escolher.

"Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se."

"Nossa geração é realista, porque chegamos a conhecer o ser humano como de fato ele é. Afinal, ele é aquele ser que inventou as câmaras de gás de Aushwitz; mas ele é também aquele ser que entrou naquelas câmaras de gás de cabeça erguida, tendo nos lábios o Pai-nosso ou o Shem Yisraet."

"Nada pode ser desfeito, nada pode ser eliminado; eu diria que ter sido é a mais segura forma de ser."

Tai Nariati 23/06/2020

Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento.
Em busca de sentido é uma obra do psicólogo Viktor E. Frankl, publicado pela editora Vozes.

Com menos de duzentas páginas, esse livro apesar de pequeno é grandioso em seu conteúdo.

Em busca de sentido abriu caminho para a terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia. Sendo as duas primeiras a Psicanálise de Freud e a Psicologia individual de Adler.

Viktor E. Frankl revela no livro que a Logoterapia confronta o paciente com o sentido de sua vida e reorienta-o, ou seja, concentra-se no sentido da existência humana e na busca da pessoa por esse sentido, que para a Logoterapia é a principal força motivadora no ser humano.

Além de criador da Logoterapia, Viktor E. Frankl foi professor de Neurologia e Psiquiatria em Viena; ensinou ainda em Havard, Stanford, Dallas e Pittsburgh; e publicou 32 livros.

A narrativa aborda o relato real do escritor em um campo de concentração Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Não é um livro como as demais obras que retratam esse tema, as quais abordam e exploram as atrocidades realizadas nos campos de extermínio. A narrativa traz o olhar psicológico do autor sobre o comportamento dele e das pessoas presentes nos campos, revelando que, apesar de fazerem parte de uma situação desumana, elas são capazes de não abdicarem do sentido da vida. Traz também a percepção de que mesmo sabendo que as chances de vida são poucas, o ser humano ainda se interessa pelo seu destino e tenta de alguma forma preservar uma vida que ele nem sabe se vai ter.

O autor revela experiências individuais e coletivas desde a recepção e primeiras impressões a fases cheias de dor e fome. Revela ainda o íntimo das pessoas com descrição dos desejos, ilusões e ausência de sentimentos. Viktor ainda tem a sensibilidade de mostrar ao leitor o que é a felicidade e humor dentro de um campo de concentração.

É um livro descritivo de um triste testemunho. Acredito que ele possa ser uma espécie de autoajuda, já que é capaz de balançar as pessoas que estão em situações sem sentidos.

O que mais me comoveu, embora tenha consciência que as pessoas são diferentes e reagem de forma diferente, é que ViKtor E. Frankl perdeu praticamente toda a família dele nos campos de concentração, e ainda assim, conseguiu encarar a vida como algo que vale a pena ser preservado.

Leitura recomendada!

site: https://www.tainariati.com/post/em-busca-de-sentido-resenha-do-livro

Lucas.Ferreira 26/06/2020

Livro para quem tem estômago forte, pensei que era um livro sem muito animação, mas me enganei fala a respeito de uma época do nazismo e tortura de pessoas dentro de câmeras de gás, mais um médico relata cada etapa do sofrimento de muitos e deu vários relatos reais que faz sua mente viajar e perceber que sua vida não é tão insignificante assim, e que se está mal no psicológico leia esse livro que ele te dará um norte gigantesco.

Rael 29/06/2020

Um livro poderoso
Cheguei a este livro por indicação de uma YouTuber. Ao ler o título desta obra imagina-se ser algo sobre alto ajuda religiosa, mas o que realmente se ler é uma teoria que foi forjada em um campo de concentração. Sofrimento e morte fizeram com que o autor desenvolvesse conceitos valiosíssimos para lidar com essas que são, provavelmente, as duas piores coisas que o ser humano enfrenta. Recomendo muito este livro, independente do interesse em psicologia.

fabiele :) 30/06/2020

Rico em conhecimento
Um ótimo livro para ter a percepção de uma pessoa que conhece a mente humana dentro de situações desumanas.
No fim, tal tragédia ainda foi berço da Logoterapia que hoje em dia ajuda muitas pessoas a acharem seu sentido da vida.