Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Rael 29/06/2020

Um livro poderoso
Cheguei a este livro por indicação de uma YouTuber. Ao ler o título desta obra imagina-se ser algo sobre alto ajuda religiosa, mas o que realmente se ler é uma teoria que foi forjada em um campo de concentração. Sofrimento e morte fizeram com que o autor desenvolvesse conceitos valiosíssimos para lidar com essas que são, provavelmente, as duas piores coisas que o ser humano enfrenta. Recomendo muito este livro, independente do interesse em psicologia.

fabiele :) 30/06/2020

Rico em conhecimento
Um ótimo livro para ter a percepção de uma pessoa que conhece a mente humana dentro de situações desumanas.
No fim, tal tragédia ainda foi berço da Logoterapia que hoje em dia ajuda muitas pessoas a acharem seu sentido da vida.

Taty 03/07/2020

Livro transformador e que todo mundo deveria ler
Começo essa resenha com uma das frases de Nietzsche que o autor cita mais de uma vez no livro ? Quem tem PORQUE viver pode suportar quase qualquer COMO ? . Talvez vc já tenha lido vários livros sobre a Segunda Guerra e sobre campos de concentração mas esse sem dúvida é muito diferenciado pois o autor Viktor, psicólogo, conta a experiência de ter passado entre 3 e 4 anos em diferentes campos de concentração e como conseguiu sobreviver e ver um sentido em tudo que viveu.
O livro é simplesmente sensacional e mesmo um assunto tão pesado como a guerra e as atrocidades cometidas nos campos o autor vai mostrando que existe um sentido para tudo na vida inclusive no sofrimento. Tudo depende de uma atitude pessoal que é a última liberdade humana. Toda pessoa pode decidir de alguma maneira e dar um sentido para a vida. Apenas leiam... eu termino a leitura transformada e com um imenso sentimento de gratidão e admirada com o ser humano e com tudo que ele é capaz de suportar, superar e transformar situações adversas e enxergar um sentido em tudo.
Ele divide o relato dele da vida no campo em três fases: a recepção no campo, a vida no campo e a saída/ a liberdade.
Tenho certeza que ao final da leitura você não vai ser a mesma pessoa do início, não tem como ficar indiferente e não tem como não mudar a forma de olhar a vida.
É o tipo de leitura que ao mesmo tempo que traz verdades tão cruéis ao mesmo tempo enche de esperança, o tipo de leitura que ao terminar vc quer compartilhar com todo mundo ? para que todos também descubram o SENTIDO DAS SUAS VIDAS

Marcos 21/08/2020

Que livro tocante, que perpassa os limites da maldade humana, também revela a força de vontade e até quanto ela torna as pessoas capazes de resistir até o pior dos infortúnios.

Mari 23/08/2020

Perfeito
Nem só psicólogos deveriam ler.
Mas todos aqueles que querem entender como era a vida nos campos de concentração.

lleiram 24/08/2020

Uma vida a ser vivida
"(...) volto-me agora para a perniciosa influência daquela sensação da qual se queixam tantos pacientes hoje em dia, ou seja, da total e extrema falta de significado de suas vidas. Eles carecem da consciência de um sentido pelo qual valesse a pena viver. Sentem-se perseguidos pela experiência de seu vazio interior, de um vazio dentro de si mesmos; estão presos na situação que tenho chamado de 'vácuo existencial'." - Viktor Frankl

Depois de ler esse livro - que com certeza se tornou um dos meus favoritos - eu me pergunto quantas pessoas ainda vivem em campos de concentração e quantas conseguiram se libertar deles...
Foram tantos o trechos que copiei para ficarem guardadinhos no meu caderno de recados, ok não vou transcrever todos aqui (não teria espaço, porque provavelmente seria um Ctrl C + Ctrl V do livro todo XD), fora esse a seguir, que é lindo demais da conta e com o qual me identifiquei muito:
"Uma vida cujo sentido depende exclusivamente de se escapar com ela ou não e, portanto, das boas graças de semelhante acaso – uma vida dessas nem valeria a pena ser vivida."

25/08/2020

Um novo olhar sobre a vida
O autor descreve de forma clara, porém se muito sentimentalismo, a experiência dele em campos de concentração. Como ele mesmo diz no início do livro, o foco não é apenas relatar a experiência, mas sim apresentar o raciocínio que o fez construir as bases da logoterapia. Recomendo o livro!

Pri | @biblio.faga 26/08/2020

“Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como."⁣
- Nietzsche⁣

Quando eu me propus a ler todos os livros enviados pela TAG Curadoria, eu tinha ciência de que haveriam alguns cuja leitura não me deixaria tão empolgada, mas que também seria uma bela oportunidade de vencer alguns preconceitos literários.⁣

Afinal, seja por conta da zona de conforto ou uma questão de meros gostos pessoais, mas o mundo literário é um terreno fértil para perpetuar certos preconceitos, muitíssimas vezes, infundados.⁣

O título “Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração” me remetia, e muito, a um livro de autoajuda - gênero que não tenho hábito de ler - e por isso eu tinha certo receio.⁣

Contudo, a primeira parte do grande ensaio de Viktor Emil Frankl vai muito além de um compilado de histórias sobre as brutalidades dos campos de concentração, afinal, até mesmo o recorte autobiográfico é feito de uma maneira muito particular: os dramas vividos pelo autor servem para ilustrar (com muita propriedade) as bases de sua teoria: a logoterapia.⁣

O autor/psicólogo acredita que assim como há um propósito na vida, existe também um significado na dor e na morte; e cabe a cada um de nós encontrar esse significado: o sentido de responsabilidade em nossa existência.⁣

A segunda parte, por sua vez, possui um ar mais técnico e didático, haja vista que foi acrescentado posteriormente a pedido do editor, com o intuito de expor os pontos básicos da teoria de análise existencial elaborada pelo Dr. Frankl.⁣

Leitura interessante. Faz povoar em nós o quanto somos responsáveis pela nossa existência e exalta com muita beleza e sensibilidade a capacidade de autotranscendência humana, lembretes necessários, especialmente, em momentos como na triste conjuntura atual.⁣

Assim termino com uma dica valiosíssima que a internet atribui a René Descartes:⁣
“Deve-se evitar toda "precipitação" e todo o ‘preconceito’ ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto.”⁣

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Rafa 26/08/2020

Recomendo muito!
A leitura é muito fluida, e nos faz pensar no valor que atribuímos as coisas da vida. Conseguimos sentir o sofrimento do autor e ao mesmo tempo a força que ele teve... Uma leitura essencial!

Isadora.Minuk 06/09/2020

EM BUSCA DE SENTIDO/VIKTOR E. FRANKL//140 páginas
O autor conta sobre a sua experiência em campos de concentração nazistas, e de como pôde-se usar o sofrimento como combustível para a vida, como encontrar pequenas alegrias, mesmo quando tudo parece estar perdido. Também, promove as bases de sua teoria chamada de Logoterapia, que resumindo esse termo, quer dizer a terapia a partir de se identificar o sentido da vida, e como ter claro isto pode ajudar a se centrar e viver melhor. Conta histórias que ouviu e viveu, e trás uma nova percepção do mundo a nossa volta.
É um livro com uma leitura de fácil interpretação, cheia de relatos e histórias do dia a dia em um campo de concentração, um livro bem interessante, inclusive por ser escrito da visão de um psiquiatra. A forma como o autor descreve os acontecimentos faz com que você sinta vontade de continuar e te desperta ainda mais a curiosidade a cada página.

fvieira 08/09/2020

Um Livro para mudanças significativas
Este livro tem um significado especial para mim, pois o li enquanto era acompanhante de minha mãe no hospital. Um livro que mostra brevemente detalhes das atrocidades de um campo de concentração e como o ser humano é capaz de dar sentido a todo tipo de maldade enfrentada naquele inferno. Não por menos, que o Dr. Viktor E. Frankl é o pai da logoterapia, que se fundamenta empiricamente no sentido da vida. Também é considerada como a terceira escola vienense de psicoterapia - ao lado da Psicanálise de Freud e da Psicologia Individual de Adler.

Camila.Moscatelli 08/09/2020

Impactante
Trata-se de uma leitura bem variada em questão de narrativa, pois o autor através da sua experiência no campo de concentração concretizou sua teoria da Logoterapia (aliás, uma das coisas que mantém ele com vida, o que o faz encontrar sentido em passar por tudo o que descreve). As pessoas deveriam muito mesmo ler esse livro, é mais que uma lição de vida, é uma lição de humanidade! Leitura incrível

Aline Serenato 12/09/2020

Viver sempre vale a pena
"A vida é sofrimento, e sobretudo é encontrar sentido na dor. Se há, de algum modo, um propósito na vida, deve havê-lo também na dor e na morte". Viktor Frankl foi um psiquiatra e psicólogo judeu fundador da Logoterapia o qual passou anos nos campos de concentração nazistas e sobreviveu. Frankl narra a vida no campo enquanto "a mortificação dos sentimentos continua avançando", contudo, a partir de suas vivências ele discorre que "a liberdade espiritual do ser humano, a qual não se lhe pode tirar, permite-lhe, até o último suspiro, configurar sua vida de modo que tenha sentido." Um livro arrebatador, verídico e sensível na sua habilidade de enriquecer a visão do leitor sobre a existência. Conforme o autor afirma, "a vida humana tem sentido sempre e em todas as circunstâncias, e que esse infinito significado da existência também abrange sofrimento, morte e aflição"

Pati 13/09/2020

Essencial
Essencial para qualquer pessoa. Faz-nos repensar o valor que damos à nossa liberdade e à nossa vida...

Maisa167 20/09/2020

Inesquecível
"Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas ? escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho."

Viktor Frankl

Esse livro nos faz refletir até que ponto o ser humano é capaz de resistir as dificuldades que aparecem em seu caminho, e tirar o melhor disso. Além de que traz muito conhecimento sobre as barbaridades que ocorreram no mundo nas mãos dos nazistas. Esse livro é inspirador, e simplesmente inesquecível.