Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Brendinha 09/08/2023

Espetacular
Leitura fácil que relata uma história emocionante e que tem muito a ensinar. O autor fala da importância da busca por sentido, o que é esse sentido e como encontrá-lo. Um livro pequeno, com partes difíceis de serem lidas, mas inesquecíveis. Você não é o mesmo após a leitura dessa obra.

Lalu.Lino 07/08/2023

Em busca de sentido
Um livro maravilhoso, faz você pensar sobre tudo, e muito bom para analisar e estudar uma abordagem.

H3len4 06/08/2023

De doer a alma e fazer a mente refletir
O livro busca apresentar os fatos vividos no campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial apenas na medida em que eles desencadeavam uma experiência na própria pessoa. Se faz muito necessário pra uma geração que, muitas vezes, é fraca e ingrata.

"A bondade humana pode ser encontrada em todas as pessoas e ela se acha também naquele grupo que, à primeira vista, deveria ser sumariamente condenado."

Lauren 03/08/2023

Gostei muito da leitura deste livro, confesso que mexeu muito comigo. Já fazia um tempo que estava querendo ler ele, e valeu a pena.
Foi muito interessante compreender a perspectiva de quem estava nos campos, e o cuidado que o Frankl teve ao relatar o que passou nos diferentes lugares em que passou.
É um livro difícil, emocionalmente falando, mas que vale a pena ser lido.

Mota 03/08/2023

Esse livro é incrível. Tive a oportunidade de ler antes e depois de entrar no curso de psicologia, cada momento com um olhar diferente. Entender o que Viktor viveu nos campos de concentração é muito doloroso, causa repulsa imaginar o que é relatado no livro. Mas apesar de toda dor e sofrimento, nasceu a logoterapia, uma abordagem da psicologia que tem um olhar tão bonito sob o homem. Recomendo a todos.

Julia.Presner 31/07/2023

Já tinha ouvido falar desse livro em alguns comentários na matéria de Psicologia, mas achava que não era tão bom, justamente por levar o título muito para o lado da "auto ajuda". Até que minha psicóloga (em ocasião mais privativa) indicou que eu lesse. Resolvi dar uma chance, e descobri que não era nada do que eu havia imaginado...

O livro se trata de uma história real, de uma explicação real dentro de um conceito psicológico onde o próprio autor cria, o que nos leva a lembrar das teorias originárias de Freud, por exemplo. A psicologia já é analítica em questões sociais, mas ouvir um psicólogo que foi prisioneiro em Auschwitz, é com certeza o máximo que podemos chegar de compreener os limites do ser humano. Até onde nossa espécie é capaz de chegar em determinadas condições? Até onde o nosso corpo aguenta? Até que ponto podemos atingir da capacidade neural? São essas algumas questões que me levaram a questionar ao decorrer da leitura.

Pude imaginar nas mais intensas palavras de cada página, na considerada pior atrocidade humana já registrada, de quais formas o ser humano pode livremente lidar com o fato de perder tudo além de si mesmo. Uma experiência que o leva a beira das atitudes mais improváveis jamais vistas. O Holocausto sempre vai ser a prova de que não existe nada "desumano". Tudo o que aconteceu e todas as maldades que ainda acontecem pelo mundo, é totalmente humano. Somos capazes de qualquer coisa para sobreviver. Deixamos facilmente de ser os seres bondosos e santificados quando somos forçados a deixar fluir nosso instinto primitivo. É aí que se conhece os limites, foi na Segunda Guerra Mundial que se pôde comprovar que qualquer um tem força o suficiente para escolher se submeter ao mais próximo que pode chegar dos animais irracionais.

O livro explica os campos de concentração de forma lógica, o que diferencia dos clichês que propagam guerra só para ganhar em cima de narrações óbvias e rasas. Fui surpreendida pela mudança de percepções que o livro me proporcionou, e esse é o propósito de um livro que vale a pena ser lido.

Lucimara 30/07/2023

Profundo
O livro é escrito por um psicólogo que passou por anos preso em campos de concentração e depois relatou como se sentiu e o que "aprendeu".
Em muita vezes notei o texto bem técnico, mas como o autor tornou a escrita bem pessoal, acho relevante e intenso.

"A vida é sofrimento, e sobreviver é encontrar significado na dor."

Sabryna21 30/07/2023

Um livro que vale a pena ser lido por todos !!
Conta a história de um psicólogo no campo de concentração e como ele encontrou sentido na vida, mesmo em um local desumano como foram esses campos ?
Simplesmente indescritível, apenas leiam !

@lendocomjulian 29/07/2023

Minha psicóloca recomendou
Achei o livro interessantíssimo.
A primeira parte que conta o relato do psicólogo no campo de concentração é muito diferente das outras histórias que li/e assisti. É curioso ver como ele se sentiu lá e como desenvolveu uma "terapia" a partir do que passou lá.

A parte da psicologia me chamou bastante atenção (mais pro final do livro) e fez pensar bastante.

Quero reler esse fim, para refletir melhor!

Vale muito a pena, principalmente para uma busca de sentido na vida!
Pffanny 29/07/2023minha estante
Esse é um queridinho entre os psicólogos mesmo kkkkk

Any 29/07/2023

Sem palavras
Eu estava passando por uma ressaca literária lascada até pegar esse livro para ler por conta da faculdade. Confesso que não queria de jeito nenhum principalmente porque eu não estava afim de ler nada que não fosse ficção ultimamente.
No fim paguei minha língua. Devorei o livro completamente e emergi em diversos dos conceitos que o autor trás. Mas mais do que isso, pode me permitir refletir e até descordar de alguns pontos - o que eu não acho ruim, para mim faz muito bem questionar e discordar da opinião de alguém-. Em resumo, amei o livro e me interessei bastante em aprender mais sobre a logoterapia.

Jão 28/07/2023

Resenha não oficial - Lido em 2021
"Ouso dizer que nada no mundo contribui tão efetivamente para a sobrevivência, mesmo nas piores condições, como saber que a vida da gente tem um sentido.

Esse trecho resume um pouquinho a aula que senhor Viktor Frankl nos dá neste livro.
Acredite, você vai aprender e refletir sobre MUITAS coisas quando ler os relatos de alguém que saiu vivo de um campo de concentração.

mavi47 27/07/2023

Palavras não são suficientes para expressar o quanto eu amei esse livro. ele me tocou muito, a história, os ensinamentos, as palavras, muito muito bom. pesado e certeiro.
trata-se de um tema muito triste, mas o autor executou com maestria, fez de forma didática, sendo de fácil compreensão a teoria.
vai ser um daqueles livros que vou querer deixar como livro de cabeceira para reler no futuro.
eu amei.

gxavier0 26/07/2023

Livro mais que especial
Viktor Frankl relata sobre sua passagem pelos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, abordando questões sobre o sentido da vida em um ambiente de dificuldades e sofrimento.
Relata também sobre os pilares da logoterapia e análise existencial de forma clara e de fácil entendimento.
Gosto bastante de temas relacionados a mente humana e comportamento. Com esse não foi diferente.
Livro necessário.
Recomendo!

Manuela222 23/07/2023

Nhe
Esse eu li pra uma prova de filosofia e como todos os livros de filósofos nao gostei e nao entendi nada
Monick.Vasconcelos 23/07/2023minha estante
Continua em busca de sentido ?

mafesuhadolnick 23/07/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkamiga