A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

Paty.Moreira 03/12/2022

Que livro
É pra refletir,te chocar em alguns momentos. E ver como a ganância pode atingir e destruir. Eu adorei a leitura. Foi muito informativa. Impactante. Apaixonada pela escrita desse homem.

Andressa 21/05/2021

Esse foi o livro mais as cegas que eu já li. Sabia o nome da obra e do autor. Mais nada. Quis ser surpreendida pela narrativa e me deixei levar pelas páginas que surgiam na minha frente.
A montanha e o rio se apresenta em dois polos, sempre conflitantes: a pobreza, a elite; a inocência, a inteligência; o comunismo, o capitalismo; o militar, o intelectual; um passeio por 40 anos da história da China por meio de personagens que representam bem a essência da vida: não existem mocinhos e vilões. Os acontecimentos influenciam nossa jornada, mas a escolha final ainda nos pertence.

Luciano Carrenho 10/01/2012

Dramalhões e Clichês
Pensava que estava diante de uma obra-prima, mas depois de ler as primeiras 100 páginas, quase desisti. Mas como sou persiste li até o fim. A idéia (ou o roteiro) do livro é boa, mas o que me irritou profundamente é o excesso de clichês, coincidências e dramas. Acho que o autor deve ter assistido muitos filmes hollywoodianos, aquelas velhas fórmulas pré-elaboradas de dramas e redenções...Agora sobre o final, o que mais me surpreendeu, foi o fato do Vovô estar vivo e armado!! Bom, pelos meus cálculos (segundo a ordem cronológica do livro) ele deve estar quase com 100 anos. Neste livro Da Chen teve uma ótima idéia, mas não soube aproveitar.
Bruna 20/01/2012minha estante
concordo, confesso que fiquei decepcionada com o livro, havia lido tantas resenhas boas sobre ele. Uma das coisas q eu menos gostei foi a total presença de maniqueismo, q poderia facilmente ser evitado, fato esse q alias, para mim, surgiu do nada no livro (SPOILER) quando um dos irmãos desenvolveu uma personalidade beirando a loucura. A historia seguiu um rumo desinteressante, alem de conter varias falhas e brechas no enredo, q não podemos ignorar.

Thais 25/07/2021minha estante
Já estava começando a achar que n'ao sei reconhecer um bom livro depois de ler tantas resenhas elogiosas. Você resumiu tudo o que penso sobre esse livro: um enredo inverossímel, personagens que mais se assemelham a super heróis, clichês e superficialidade. Não entendo como tantas pessoas o avaliaram de forma positiva. Sofrimento para terminar a mais de quinhentas páginas.

Tauan.Gabriel 20/03/2017

Início brilhante, porém, o final decepcionante.
Livro muito bom no início que narra a vida de dois irmãos que crescem em realidades opostas intrigando o leitor em qual momento as histórias iriam se cruzar. Ocorre que as expectativas de um romance que inciou tão bem terminasse da mesma forma se vão da metade do livro em diante, digo isto tanto pela história em si (que decepciona um pouco o rumo que tomou), e pela "pressa" que pareceu ter o Autor em concluir a trama com um final que nos deixa a sensação de "e agora?". Mas num apanhado geral valeu pela leitura.
cid 13/07/2017minha estante
Muito, muito , muito decepcionante...

Fernanda.Araujo 21/03/2021

Cheio de reviravoltas
Livro com uma história muito envolvente e cheia de reviravoltas. A cada capítulo um gostinho de ?quero mais?. Trama muito bem desenvolvida, com situações que geram a revolta do leitor. Mas o final da história é muito a quem do que foi construído, senti que faltou mais detalhes, informações, enfim, o final foi decepcionante. No entanto é uma leitura agradável e interessante, ainda mais por se passar na China, com cultura, comportamentos e paisagens bem diferentes do que estamos habilitados. Vale a pena.

Natty 20/12/2023

A primeira leitura da minha vida!
Lembro muito bem quando aluguei esse livro lá em 2012, totalmente no escuro e AMANDO a história! Amei o amadurecimento da prota e o final foi muito real, adorei.

Adriana 24/08/2015

Um passeio Histórico
O romance foi usado como pano de fundo para a pesquisa histórica que o autor fez.
E quando ele já havia contado tudo que pesquisou acabou o livro, sem se importar de um final final a todos os personagens, deixou meio vago......

Lorena.Buffolo 24/09/2014

Eu comecei este livro sem ter a mínima ideia de qual seria minha reação à história. Aliás, eu nem sequer sabia exatamente sobre o que era o livro, sabia apenas que ele estava já há muito tempo na minha estante do skoob, esperando para ser lido.
Bom, com a leitura, descobri que o livro fala basicamente de dois irmãos, Shento e Tam, que por diversas circunstâncias seguiram caminhos diferentes em suas vidas, caminhos estes que levaram ambos a se encontrarem e também a se odiarem. Como pano de fundo, temos a ditadura política de Mao Tse-Tung e de seu sucessor. O livro é tão bem escrito que fez com que eu me sentisse sufocada pelas descrições das ações do governo chinês, me senti revoltada e disposta a lutar junto com os personagens pela democratização do país, ao mesmo tempo em que me fazia questionar se eu teria realmente coragem de enfrentar um poder dominante pelo bem da minha nação.
Depois de ler este livro, entendi o porquê de a cultura oriental me chamar tanta atenção: eles valorizam o conhecimento!! E essa característica dos dois irmãos de estarem dispostos a aprender o máximo que puderem sobre tudo, de se superarem sempre, foi um dos fatores que me instigaram a continuar a leitura do livro.
O único defeito, que me fez tirar uma estrela, foi o final abrupto. Quando comecei a leitura, vi pelo menos dois comentários de pessoas que não gostaram do final. Isso me deixou curiosa para saber minha própria opinião sobre o assunto. Bom, sinto dizer que também não gostei. Ficou muita coisa por explicar. Tive a impressão de que o autor, depois de sofrer bastante para escrever este livro, não teve forças pra continuar por muito mais tempo, dando um ponto final à história sem maiores explicações. Mas apesar disso, digo que o livro é muito bom e merece ser livo!

Ely Varella - terapias que iluminam 02/01/2010

Emocionante
Uma narrativa envolvente. Uma história que desafia o destino e faz a gente pensar no imponderável. Persongens ricos, intensos, dramas que se intrelaraçam. Adorei

Luh 07/08/2020

Surreal
Assim como na história acontece aqui na vida real, o amor e o ódio são ?gêmeos? e a escolha que faz baseados neles podem ser cruciais. Incrível.

Juliana Alves 19/06/2013

Os Irmãos
"A Montanha e o Rio" de Da Chen, conta a história de dois irmãos, Tan e Shento, sendo este último filho ilegítimo do general Ding Long. A história se passa na China de Mao Tse tung, contexto histórico: auge da Revolução Cultural Chinesa; os dois irmãos seguem suas vidas sem saber da existência do outro, porém o destino faz com que eles se encontrem e se tornem inimigos, tanto na vida política quando na vida pessoal - se apaixonam pela mesma mulher.
O livro é fantástico, a narrativa é surpreendente, o autor reveza: o livro é narrado hora pelo ponto de vista de Tan ora pelo ponto de vista de Shento.
Eu super recomendo essa leitura. A história é cheia de romance, drama e conflitos políticos.
Leiam! Vão adorar.

Davi.Leite 12/09/2021

É até legal, mas achei a narrativa bem lenta em alguns momentos e em outros queria saber o que aconteceria com o personagem, mas o ponto de vista mudava completamente!

danny potter 13/04/2024

As 2 montanhas e o rio
Esse livro é um misto de emoções, conseguimos ir de extremamente felizes, para extremamente chocados e tristes com a história. Os personagens são totalmente interligados e por mais longe que um e outro parecessem no começo, conseguimos ver as nuances da vida atingindo ambos e eles sem ao menos perceber entrando um na vida do outro. Essa é a história de 2 irmãos que (spoiler) entram na vida um do outro, viram inimigos, gostam da mesma mulher, querem matar um ao outro mas NUNCA SE ENCONTRAM.
Shento: A parte mais memorável do livro inteiro é o nascimento do shento, a forma que ele nasceu duas vezes, uma quando a mãe grávida estava jogando-se do penhasco e ele nasceu no ar e a outra quando o curandeiro da vila o salvou em cima daquele galho e o cuidou como filho. Ao decorrer dos capítulos o shento sofre tanto que nem ligamos tanto para a vida cheia de riqueza do outro irmão, sofremos junto com ele quando aquela escolinha foi engolida pelo fogo e a forma como ele perdeu seu lar e a confiança que tinha no "seu pai" ao decorrer da história.
Ah meu shento não consigo nem acreditar nem colocar em palavras o quanto o seu crescimento me decepcionou, quando você foi mudando de pensamento e ignorando a vida que o cercava e a forma como eu senti o luto me invadir no momento que você fez o mesmo que os vietnamitas fizeram com a sua vila, com estudantes e pessoas inocentes. Na minha cabeça você morreu no momento em que estava escapando pelo mar depois de fugir do orfanato, depois de ter salvo o amor de sua vida que logo em seguida foi a pessoa que desejou a sua morte, assim como quem leu as barbáries que você cometia também desejou.
Tan: No começo do livro a gente nem se quer ligava para os problemas pequenos do tan, o modo como o nepotismo dele invadia qualquer lugar e dava a ele qualquer poder, recebendo amor em dobro enquanto outros levavam tapa na cara, tinha um lar quentinho e agridoce enquanto outros viam a sua vida cair em chamas e todos que amava morrer e casar-se com as cinzas.
Conhecemos um pouco mais do tan, quando ele perde tudo e experimenta um pouco da dor do mundo, por mais que ele tenha sido um homem errado no momento errado foi por conta disso que vimos oq ele tinha a oferecer.
Tan sempre pensou alto e nunca deixou os seus sonhos e o seu momento atual tomar conta de sua mente, ele tinha um alvo e correu atrás dele até o fim. A única coisa que a gente ainda percebeu foi a forma que a ambição capitalista estava presente nos planos dele, ele queria ser maior que tudo e ultrapassar as nuvens, ser uma montanha.
Sumi-wo: Assim como os irmãos se apaixonaram por ela, nós leitores também ficamos imaginando a beleza que ela representava, a doçura de suas palavras para o seu amado "morto" a forma que suportou DE TUDO por seu filho, e o momento em que o mundo a conheceu, a sumi é concerteza a melhor personagem desse livro, tudo gira em torno dela e ela que deu a palavra final, a melhor decisão que já tomou foi viver a sua vida com o seu filho e deixar os irmãos em solitude.
A montanha e o rio é um livro real.

Mari Sync 29/12/2023

Que historia emocionante do começo ao fim! shento, sumi e tan que experiência enriquecedora ler sobre suas jornadas, suas escolhas, seus erros, seus amores, seus arrependimentos e seus desfechos.
foram um misto sentimentos nesta jornada que não será esquecida tão facilmente.