A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

Suzi 26/01/2011

Ótimo
Meus livros favoritos são aqueles que ficam em minha mente por dias, que exigem de mim uma pausa pra "digestão"...

Este livro é um deles, envolvente, misterioso, enigmático. Com ele, é possível mergulhar na história da China e os dois personagens centrais, Tan e Shento, irmãos separados,narram suas histórias em capítulos alternados, o que me agrada muito, pois é possível sentir, perceber verdadeiramente as nuances e os momentos vividos por cada um.

Até meados da história tinha uma percepção, uma torcida, que foi distorcendo-se ao longo do livro. O final não me agradou muito e também notei vários erros de datas, de desfechos que o autor cometeu, mas nem isso, fez o livro merecer uma nota menor que cinco, pois seu suspense, seu ritmo, sua complexidade me encantou e fez com que eu devorasse esta história com apenas dois dias.

Gilmara.Fernanda 26/05/2020

O livro dá inúmeras voltas. Acontecem tantas coisas que a impressão é que o autor se perdeu ao fazer o desfecho. Muitas partes são interessantes do ponto de vista histórico, porém os muitos acontecimentos por vezes são desnecessários.

LuCoury 06/03/2019

A Montanha e O Rio é um livro do Da Chen, um escritor chinês. A narrativa começa na China durante a Revolução Cultural de Mao Tsé Tung. Um dos generais mais influentes gera dois filhos: um com sua esposa e outro com uma camponesa. Os dois filhos crescem sem saber da existência do outro, até quando descobrem ter se apaixonado pela mesmo mulher. Quando comecei a achar que a história focaria muito no triângulo amoroso, me surpreendi vendo que seria muito mais! É um livro intenso e com muito sofrimento. O autor gosta de criar contextos exagerados, mas super interessantes, além de ter uma criatividade enorme para criar muitas reviravoltas no livro que são fundamentais para a mudança de perfil dos dois personagens principais. Incrível ir acompanhando como as tragédias os afetam levando para dois caminhos completamente diferentes: um que cresceu com todas as mordomias e perde tudo, e o outro que não tinha nada e conquista tudo, ou quase tudo, o que deseja. Também é interessante ver o cenário político da época e suas oposições.
Antes de começar o livro, li uma crítica falando que o final era ruim, mas imaginei que o enredo não tinha agradado. Porém, após terminar, fiquei decepcionada com o final. O autor encerra a narrativa sem dar uma conclusão para a história de nenhum dos irmãos! Fiquei aguardando algum final mais glorioso para o Tan pois, em determinado ponto da história, o avô Long conta que existia uma profecia dizendo que teriam dois imperadores na sexta geração dos Long! Mas encerra-se sem passar uma mensagem final, como se o autor tivesse estourado o limite de páginas disponíveis!
O livro vale a leitura, apesar dos últimos capítulos, pelos personagens complexos e por toda a história fantástica!

Adriana1161 27/02/2016

Esperava mais
A história se passa na China pós Revolução Cultural, de 1960 a 1998, sendo que a morte de Mao acontece nesse período.
É a história de dois irmãos chineses que não se conhecem. A narrativa é fácil, capítulos curtos e a linguagem clara e acessível. Por um período, as histórias correm paralelas. Um irmão é inteligente, sensível, ambicioso faz planos e é determinado. O outro é valente, inteligente e determinado também. As adversidades da vida fizeram com que os dois irmãos, diferentes, ficassem parecidos.
Os capítulos vão se alternando, ora com a História de Tan, ora com a história de Shento. A história é bem alinhavada, um pouco previsível, uma saga de família.
A partir da metade do livro, as ordens dos capítulos fica diferente, a sequência muda, conforme há mais coisas a contar de um ou de outro irmão, e também existem os capítulos da Sumi.
O livro perde um pouco de ritmo, vai ficando um pouco monótono... Sinceramente, esperava mais contrastes e reviravoltas.
O interessante é que fala de uma parte da História relativamente recente da China.
Vale a leitura!

Daniele.Pontes 26/08/2016

O meu preferido!
Este sem dúvida alguma é o meu predileto até o momento. Eu não sei aos demais que já o leram, mas eu fiquei inteiramente presa a ele, eu lia em casa, no serviço, até em pé no ônibus coletivo. Sem nenhum exagero, realmente foi assim que li. O autor soube como usar a história a seu favor, soube como colocar cada pedacinho no lugar certo. É um livro cheio de mistérios, cheio de dor, que te faz sentir triste pelos personagens. É uma ótima leitura! Exelente na verdade! Eu me apaixonei, vou reler o livro várias vezes.

Higor da Cunha 15/01/2018

Boa história, mas não consegue manter
A história desde o início é boa, bem como a maneira como é contada, sempre em primeira pessoa, na perspectiva de cada personagem. Entretanto, parece que o escritor se perde no final, não consegue concluir de maneira satisfatória. Talvez por se estender demais, querer abranger muito, acaba deixando pontas soltas. Mas de maneira geral é um bom livro, vale a pena de ser lido.

Beta 31/12/2015

amei
esse é o livro que gostaria de ver em filme..amei a história e narrativa destes dois irmãos
XANDINHO 02/11/2016minha estante
também pensei nisso, daria um excelente roteiro.

Luciane 11/04/2010

Demais!
A história é surpreendente! Vale a pena ler.
Bel 14/10/2010minha estante
Ai, eu também adorei este! Não tinha botado muita fé, mas vale a pena. Bjs, Ana

Thibu 23/06/2020

Extraordinário
Esse livro deixa muito claro que o mundo da voltas, não tem como não se envolver nessa história

Guilherme 02/11/2009

A montanha e o rio
No auge da revolução industrial chinesa,um poderoso general gera dois filhos, um legítimo e um bastardo, filho de um amor impensado.
Tan cresce em beijing em meio a opulência e o frescor da liberdade que somente o dinheiro pode proporcionar.
Shento é criado nas montanhas onde se habitua com o trabalho e a uma vida pacífica, criado por um casal de curandeiros que acaba morrendo no decorrer da história, deixando shento a p´ropria sorte.
A história fala a respeito de dois irmãos completamente opostos que trilham caminhos distintos mas que cujos destinos estão sempre entrelasando-se consciente ou incoscientemente.
Da Chen nos transporta para uma china de mudanças e guerras enquanto bebe-mos de sua história e nos saciamos com cultura.

Victor Vale 07/01/2017

Roamnace com grande de ar de conto de fadas. Uma história que acompanha a sempre mítica história de China na ótica de três personagens coberta de fantasia.
Shento é a montanha que ascende commoral estática resistindo a tudo. Também o rio que se move com suavidade ou força se adaptando. E Sumi o mar que o rio sempre anseia e a montanha tanto ama.

hércules 10/09/2020

O pesar da complexidade
Esta história é, em todos os aspectos, uma história vasta por relatar quase toda a vida dos dois irmãos Tan e Shento, desde o nascimento até o ápice do drama de suas vidas. Na construção histórica dos fatos, o autor demonstrou um conhecimento primoroso do governo Chinês e do momento político e social pelo qual a China estava passando nos anos que abrangeram a história. Porém, este livro é, além de tudo, um romance e, muitas vezes, as cenas que compuseram o gênero foram desnecessárias, lacônicas e pobres, com personagens pouco cativantes. O resultado: esperei chorar rios ao final do livro, mas apenas consegui ficar indignado pelos acontecimentos mal planejados e frustrado por tudo o que este romance poderia ter sido.

Bella 06/06/2020

A Montanha e o Rio
Muito bonita e envolvente a história. Faz refletir bastante sobre o quanto os acontecimentos da vida e circunstancias podem influenciar em nossas ações, assim como as consequências de cada ato e escolha. porém mantenho minha crença que no fim a escolha é de cada um. Não existe preto e branco: temos empatia em algum momento por todos os personagens. Emocionante.

Simone de Cássia 17/03/2019

Lindo! Me apaixonei por tudo. O mundo oriental não me atrai, então nem sei porque quis ler esse livro. Mas me encantei! Os personagens são muito bem construídos e a gente consegue viver direitinho os sentimentos deles; o pano de fundo que é a política da China foi muito bem explorado e a trama é de extrema criatividade. Para melhorar ainda mais tem algumas passagens belíssimas com a leveza da crença oriental. Confesso que o final me decepcionou, porém se o livro fosse real esse desfecho seria condizente... Independente disso tenho que elogiar e reconhecer que não conseguia parar de ler, totalmente presa na emoção das páginas. Ultimamente foram tantos livros ruins que estava mesmo precisando de algo que me tocasse. Valeu, Sane, amei!

Alê 02/10/2016

Recomendo!
Comecei a ler esse livro despretensiosamente sem saber que, depois de alguns capítulos, engataria numa jornada da qual eu simplesmente não conseguia parar de ler. Da Chen explora emocionantemente uma história de amor em meio de um caos que capta a atenção do leitor. Gostei mais ainda pois minha expectativa foi surpreendida. Recomendo!