A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

CGarrido 17/04/2011

Duas estórias paralelas que se cruzam tendo como pano de fundo fatos históricos da China, e assim, ficção e realidade se misturam neste romance bem escrito. Um livro de narrativa dinâmica. O livro que mais me marcou nos últimos 3 anos de leitura.

Bete Lima 18/12/2010

É a história de dois irmãos, Shento e Tan que trilham caminhos diferentes e tornam-se inimigos. Separados pela distância e pelas adversidades, crescem ignorando a existência um do outro. A narrativa começa descrevendo o nascimento de Shento. No sudoeste da China, na província de Balan, uma jovem comete suicídio pulando do ponto mais alto do penhasco e neste exato momento dá a luz, a criança cai num arbusto de chá. Um velho curandeiro que por ali andava atrás de ervas, resgata o recém-nascido levando para sua aldeia e a cria como fosse seu filho. Tan, o irmão, vive em Beijing, cercado de luxo e conforto. Filhos do mesmo pai e concebidos em situações diferentes, eles marcam vidas opostas. A partir daí segue uma trama cercada de conspiração, mistério e paixão, pois Tan e Shento crescem talhando caminhos diferentes, mas em determinado momento, suas vidas se interpelam marcados por acontecimentos inusitados e coincidências trágicas. O momento marcante do romance é quando Shento e Tan encontram-se e tornam-se inimigos, no campo pessoal, pois também se apaixonam pela mesma mulher, e no campo político, já que vivem acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX.

Paulatictic 26/06/2011

Nossa, para quem gosta de um drama...
Que tristeza hein! Que... – desculpe o uso da expressão – Mas, que "desgraceira" de vida – a do personagem do livro.
Bem, lembro que eu queria ler esse livro por ter lido diversas resenhas positivas e pensei que um drama viria a calhar bem na minha vida atual, por isso comecei a ler... Nas primeiras páginas me deparei com uma história meio surreal, narrada pelo personagem Shento, que nasce no momento em que sua mãe se mata e vive quase que por milagre – E quando vocês lerem, vão perceber que a história do seu nascimento parece até “descabida”, mas que no enredo de tudo, faz um sentido enorme, eu até me lembrei de quando li “Perfume: A história de um assassino” que aliás é um livro que adoro, lembro que quando o personagem principal nasce e vive mesmo quando se tem todos os motivos para morrer, o autor diz que de tão ruim ele acaba sobrevivendo, e acho que talvez isso se encaixe um pouco no Shento.
Na verdade, eu torci muito por esse personagem – O Shento - por que eu o achei tão forte e corajoso em frente às diversidades que queria muito que desse tudo certo. Porém, muitas coisas acontecem... e aquilo que eu nem imaginava aconteceu. Mas vamos falar da história do livro, que conta a vida de Shento e de seu meio irmão Tan, ambos separados pela vida e talvez pelo destino, no entanto, mesmo separados e não se encontrando, eles estão sempre ligados e um destino de um acaba por interferir no destino do outro.
Triste e cheio de angustia, acho que esse livro poderia ser entendido assim. O autor soube descrever bons personagens, com um enredo intenso e uma narrativa que prende a atenção, além disso, os sentimentos e personalidades de cada personagem ficaram muito bem descritos. Vale à pena, para quem gosta de um bom drama.

LUZINHA 12/09/2011

Fascinante!
Esse livro é ótimo. O autor te insere totalmente na cultura chinesa, sem ser chato, e o que é melhor, através de duas realidades distintas: a riqueza e a pobreza. Adorei!

Rafael Sam 24/08/2011

Excelente história de amor, que tem como pano de fundo a história chinesa. Acompanhamos os nosso personagens desde o governo de Mao até Xiaoping (que no livro é representado por um nome fictício Heng Tu). Um livro que prende seus leitores desde o início e ainda os dá uma aula de cultura chinesa.

Brady 30/03/2010

Boa leitura...não gostei muito do final...imaginei que seria diferente...

Thaisinha 26/02/2012

Intenso. A palavra para descrever o livro. Assuntos mirabolantes, polêmicos, trágicos, picantes, tristes, todos em um livro só.
Dois irmãos que amam a mesma mulher. Falando assim parece clichê, mas de clichê não tem nada!!
Política, torturas, dramas familiares, ditadura, tudo envolvido. Não dá pra dizer que é um livro parado.
Eu gostei e recomendo.

Tattoo 09/06/2012

É impressionante do começo ao fim, uma historia cheia de coincidências, fatos surpreendentes e reviravoltas. O final me decepcionou um pouco, mas a trama me manteve presa da primeira à ultima página. Pra quem gosta de uma boa aventura, é ótimo.

Aline Higa 29/11/2010

Muito bom!
Confesso que comecei à ler o livro sem muita expectativa, mas ele me surpreendeu pela belíssima forma que Da Chen nos mostra seus personagens, que tanto amamos e odiamos do decorrer da história. Ao contrário de muitas opiniões, eu achei que o final não poderia ser outro. Adorei!

Marina Novaes 14/01/2010

Romance na Terra do Dragão
Acabei de devorar as páginas do livro A Montanha e o Rio do escritor Da Chen e ainda estou impressionada com a qualidade do texto, com a leveza da escrita e com toda a emoção que pude sentir ao lê-lo.

Um livro que nos prende do início ao fim, numa narrativa emocionante, cheia de amor, mistério, tramas e conflitos.O livro conta a linda e trágica história de dois jovens ligados por laços de sangue, separadas pelo destino e crescendo como completos estranhos. É através saga de cada um deles em busca da sobrevivência e o amor por uma única mulher que a vida deles começa a se cruzar novamente ao passo em que avançamos nos capítulos, conhecendo mais sobre a história da China, e entrando de vez nessa trama. É difícil parar de ler. Assim como os personagens vão ganhando força e têm sede de sobrevivência, temos vontade de ler mais rápido e saber onde vai acabar.

Agora, então, após toda a mídia que a China teve por causa das olimpíadas, é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre sua história e ao mesmo tempo ler um emocionante Romance.

Texto publicado originalmente em http://www.lerdeviaserproibido.com.br

Uli 26/01/2010

Sem dúvida final perfeito

Maria Mota 14/01/2010

Lindissimo,bem escrito ,é um romance que prende a gente da primeira à ultima pagina .Eu não li eu devorei amei e recomendo a leitura é de longe o melhor livro que do mes de setembro para cá.