Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Leareminds 04/11/2023

O preço do sal é de um primor inexplicavelmente febril.
Há livros que nos traz uma leitura macia, por assim dizer, ao mesmo tempo que nos deixa intrigado e instigado a ler mais e mais daquela narrativa. Carol foi assim. O livro traz consigo um fluxo de ideias que faz bastante jus ao romance febril que nos é apresentado. Me vi, durante toda leitura, presa ao passo de Therese. Sua tentativa de entender o que estava acontecendo ao seu redor e dentro de si mesma me encantou de inúmeras formas. Da mesma forma que me vi rendida por Carol, por suas atitudes e por seu mistério. As personagens carregam incógnitas que me levam a pensar que lerei mais vezes para tentar decifrar um pouco mais de cada uma a cada leitura, talvez esse tenha sido um dos motivos principais por eu ter gostado tanto do livro. Foi uma viagem inesquecível, uma viagem febril.
Definitivamente, um dos melhores livros que já li.

mafê 21/10/2023

patricia highsmith a primeira fanfiqueira do mundo viu uma mulher na loja que ela trabalhava uma vez e escreveu um livro de quase 300 páginas sobre ela e essa mulher

Vinícius Tyrone 23/08/2023

Diferente do filme, mas bom igual
Um livro um tanto quanto revolucionário. Um livro escrito nos anos 50 que trata o homossexualidade de forma leve e não trágica como todas as obras com esse tema tratam. Gostoso de ler, com uma história boa, com ótimas personagens principais. Um bom romance.

Raissa 22/08/2023

A Locomotiva Carol
O livro é muito bom, a Therese é uma personagem fácil de se identificar, porque a maioria das pessoas já passou pelo que ela descreve no decorrer do livro. A personagem Carol é muito bem construída, na verdade todos os personagens são, mas a Carol é cativante e a gente entende perfeitamente o que a Therese viu nela.

No mais, é um livro gostoso de ler, não é lotado de acontecimentos, tudo acontece muito no tempo certo, sem grandes emoções. É um bom livro pra apreciar, sentir, se identificar, se apaixonar pelas personagens. A escrita da autora é uma delícia, sinto que quero ler mais obras dela.

stella 21/08/2023

Achei muito fraquinho e sem graça

o livro começou a melhorar só quando tudo deu errado e a vida delas desandou

não gostei do final, não gostei de nada, so perdi meu tempo lendo

Sa 18/08/2023

A forma como a autora transmite as emoções através das palavras me fez sentir tudo muito intensamente. Eu vi a transformação da Therese como uma flor; no começo era uma semente, com medo de tudo, insegura e infeliz dentro do próprio relacionamento, com o decorrer do livro ela se transforma e floresce. Finalmente criando coragem para ser ela mesma. É um livro sobre o amor e suas nuances mas também sobre amadurecimento e a coragem de ser você mesmo.

Pablo.Arvellos 20/07/2023

Eu sinto longe o cheiro do couro
Mais uma vez, Patrícia Highsmith mostrando que sabe fazer um livro! A mulher é simplesmente tudo!
Já havia visto ao filme, e posso dizer que não tem muito haver com o livro (como é de costume o que Hollywood faz com os livros da Patricia) Mas foi minha primeira experiência com um livro de temática voltada para o romance lésbico, e eu amei cada segundo!
Eu, como gay, me senti completamente acolhido, senti muitos sentimentos que já havia sentido com homens, mesmo o livro se tratando de duas mulheres. Patrícia consegue te fazer sentir tudo enquanto lê seus livros. Ela tem esse dom.
Acho que esse deveria ser um livro obrigatório para quem aprecia literatura voltada para a temática LGBT

Sabrina863 20/07/2023

Favorito da vida
Eu conheci esse livro através do filme,as primeiras páginas são principalmente costume com o estilo da autora e,depois,tudo começa a fluir principalmente quando Carol aparece e podemos ver como a Therese começa a se comportar e mudar.
As falas entre Carol e Therese sempre são intensas e você sente a conexão delas de longe,possui uma tensão lá mas a autora é tão singela na escrita e tão intimista que você se sente confortável,você começa e termina o livro com o coração quentinho e mudado junto com a Therese.
O livro inteiro é como se passase pelas lentes de Therese,então sabemos tão pouco sobre Carol e,o que sabemos,são apenas entre as falas dela e visões da Therese sobre tornando-a uma narradora não tão confiável (o livro não se passa em primeira pessoa).
Enfim,se eu fosse descrever e falar mais sobre passaria uma vida,apenas vá dar uma chance para esse romance incrível ??

fireheart. 05/07/2023

Que era amar alguém, o que era amor exatamente, e por que acabou ou não? Essas eram as perguntas reais, e quem poderia respondê-las?

ladyluffy 04/07/2023

Estou simplesmente encantada
Pra falar a verdade eu enrolei bastante pra começar Carol, por algum motivo não parecia um bom livro. E quando comecei não estava gostando muito, demorou um pouco pra a leitura fluir e eu demorei consideravelmente muito lendo esse livro. Mas mesmo assim ele se tornou um dos meus livros favoritos.
Eu gostei muito do ar clássico que esse livro traz, gostei da escrita também - as vezes é bom ler um livro com uma escrita fácil e que não parece de fanfic (sem querer desprezar a das mesmas).
Apesar de ser em 3ª pessoa, o livro conta a história das protagonistas pelo ponto de vista da Therese, o que faz com que a Carol seja uma pessoa meio misteriosa a qual você nunca sabe o que está pensando, isso deixa a história mais cativante por que você se sente a Therese, com muita expectativa sobre o que a Carol vai falar ou fazer.
Os conflitos que as duas enfrentam também deixa a história melhor e mais movimentada - por causa desses eventos também dá pra notar um crescimento gigantesco na maturidade da Therese (acho que até o final tenta mostrar isso).
Fico muito surpresa que esse livro tenha sido publicado século passado, e agradeço muito a autora por isso, eu realmente recomendo muito essa leitura, mas entendo que esse não é um livro que todo mundo vá gostar.

Hermes14 03/07/2023

Lembro de ter achado o filme meio chato quando vi pq ñ havia muita emoção nos acontecimentos, e minha opinião ñ mudou muito com o livro. Ñ há interações o suficiente entre as duas pra comprar todo esse amor, mas tem umas partes isoladas q são legais.

mariana1052 21/06/2023

O motivo dessa leitura, em específico, foi o meu encanto com o filme, então, para mim, foi quase impossível não traçar paralelos.
A obra nos apresenta Therese Belivet e Carol Aird, e o envolvimento entre as protagonistas. A forma como é contada é envolvente, apaixonante. É narrado em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Therese, seus pensamentos são contados de forma sensível e honesta. Carol é misteriosa, encantadora, não sabemos o que ela pensa, nem o que irá dizer.
O romance é ousado, dado a época. Para mim, um daqueles livro em que assim que você lê a última palavra, você quer voltar para primeira, e ler novamente, e ler e ler e reler, até perceber detalhes que de primeira passaram despercebidos. Não sei se quero ler alguma outra obra agora, essa é a
sensação.

(Não consigo pensar em uma escolha melhor que Cate Blanchett foi para interpretar Carol. E se, por acaso, você não viu o filme, eu recomendo, lindo.)

?What a strange girl you are.?
?Why??
?Flung out of space? Carol said.

gabrielyc.amorim 11/06/2023

Ótima história
Amei os personagens, a história, uma pena que esse livro tenha inspirado lolita pq o livro é muito bom