Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Andreina.ConceiAao 16/11/2022

"Seria Carol, em mil cidades , mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno."

Simplesmente amo demais esse estória, sou apaixonada por Carol. Confesso que achei a construção da personagem da Therese bem interessante, foi bastante retratada a garota que por mais independente que fosse, também era bastante ingênua. De todo modo, acho que a contrução em si, da relação delas e de como cada lembrança que tiveram juntas foi bem feita e guardada, fez tudo valer super a pena.

lavisnaotankou 11/11/2022

Intrigante
Sendo um romance lésbico dos anos 50/60, super da pra aturar a homofobia ao redor delas, torna o livro muito mais real e realmente te leva de volta ao passado.
Foi angustiante ler as últimas páginas e sentir que elas não ficariam juntas, eu amei todos os plot twists

Marcos Nandi 07/11/2022

Gosto muito da autora, ela conta histórias polêmicas para sua época. Por exemplo, uma história de um romance lésbico escrito nos anos 50. Uma autora genial que sabe muito bem escrever romances românticos e policiais.

Pois bem, apesar da história ser um pouco arrastada (e eu estava de ressaca literária também), é um livro muito bom.

Therese é uma aprendiz de cenografia que trabalha numa loja de departamento. Namora um cara sonso e a quem não possui nenhum paixão e vive uma vida pacata. Até que em dado momento, conhece Carol, uma pessoa indiferente, complexa e que estava passando por um divórcio litigioso.

Obviamente como todo romance homossexual (em especial, pela época em que foi escrito) as duas vão sofrer um bucado. Mas eu gostei do final.

Zabrona 05/11/2022

Mano
Você está lendo esse livro por causa do filme e,meus amigos,tem coisas que você pensa-poxa eles poderiam ter colocado isso no filme-mas a maioria você fica -ainda bel que não foi pro filme.Esse livro é um pouco problemático pra mim,o jeito que a Carol trata a Therese,como a Carol é,quão egoísta a Therese em algumas coisas,o quão a Therese é mais madura e pé no chão que a Carol e tudo mais.Chega em momentos que a Carol chega até a humilha um pouco a Therese e,quando Carol fica junto com a Abby, pelo amor de Deus é provocação sem fim.Mas você descobre o passado da T,um pouco dos pensamentos (que,alguns,recomendo não levar pro filme).Mas no geral é uma leitura legal,gostei e ficou sendo um dos meus fav pq eu sou clubista kkkkkkk tinha demorado um pouco para acostumar com a escrita da autora mas no geral é legal.Eu amo as interações entre Carol e Therese,gosto da construção deles e o final é MAGNIFIC.Meu fav

Milena 16/10/2022

carol
o filme continua sendo melhor mas n tem como não amar esse livro, só sei sentir de tanto que significa pra mim. leva o nome da carol mas a protagonista é a therese ok. amo vcs carol e therese muito!

rhamara 16/10/2022

o início do livro é meio chato e cansativo, e também meio estranho, pq a therese diz q ama a carol desde a primeira vez q viu ela kkkk mas ao longo do livro a história flui e o romance é lindo, e finalmente é uma história de amor lesbico com um final feliz, gostei bastante, e a adaptação pro cinema é muito fidedigna ao livro

Tabita.Maier 05/10/2022

Carol
Therese é uma jovem de 19 anos que trabalha como atendente em uma loja de brinquedos. Lá ela conhece Carol, uma mulher mais velha por quem acaba se encantando.

Eu havia visto o filme algumas vezes e li o livro na versão em Inglês. No livro, Therese e Carol tem uma relação ainda mais íntima e cada vez que elas se encontram você sente borboletas no estômago.

Enquanto Carol tem uma relação conturbada com o ex marido e luta pela guarda da filha, Therese ainda está se descobrindo no mundo como profissional e como pessoa. As duas se encontram em um momento pelo qual ambas podem aprender e ensinar uma a outra sobre amizade, cumplicidade, leveza e o amor.

Uma história escrita nos anos 50 e que não esconde ou resume as personagens em suas sexualidades. Tem momentos de reflexão ação, paixão e de alegria. O livro é sobre amor próprio e também sobre a coragem de se amar, seja quem for.

Andrea 04/10/2022

Uma obra surpreendente e maravilhosa!
Há quase 10 anos li pela primeira vez uma obra escrita por Patricia Highsmith, um livro de contos, chamado "O livro das feras", no qual a autora traz o ponto de vista de vários animais sobre suas convivências com os humanos. Lembro-me de ter adorado o estilo sarcástico da autora, mas foi com Carol que decidi ler toda a bibliografia dela, isso porque Highsmith consegue emular uma verossimilhança palpável em seu romance no qual duas mulheres iniciam um relacionamento amoroso. Infelizmente, a sociedade da época, final da década de 40 não aceitava esse comportamento é ambas terão de pagar um preço para terem um pouco de sal em suas vidas outrora muito insossas!
Não quero dar spoiler, só digo de antemão que o final traz uma mensagem positiva para a comunidade LGBTQIA+

clarawlx 13/08/2022

Carol, e era Carol que ela amava e sempre amaria.
Gosto da melancolia, do frio e cheiro de conhaque que esse livro traz. Odeio que ele pareça apenas um primeiro rascunho do filme.

Lí­lian 08/08/2022

Excelente livro. Filme é exatamente igual o livro. Realmente mto bom. Vale a leitura. Therese evolui mto durante o progresso da história.

Motsveraf 27/07/2022

indescritível
Como descrever um livro onde lendo você sente inúmeros sentimentos? Bom, eu não sei.

Confesso que primeiro assisti o filme para depois ler o livro, o que me fez notar que são duas obras excelentes, porém muito diferentes. Muitas coisas foram mudadas na adaptação do cinema.

Tanto no filme quanto no livro acho Carol uma pessoa inexplicável, inesquecível e fria. Ela é imprevisível, foram poucos momentos, se não nenhum, onde soube o que Carol faria ou falaria.

Este livro deveria ter mais reconhecimento, sendo um livro fácil e confortável de ler (Principalmente para mim que já leu ele mais de uma vez), além da representatividade sáfica que ele traz.

Não me arrependo de ler e acho que você não vai se arrepender também.

Vanessa 25/07/2022

O amor está nos detalhes
Primeiro eu assisti o filme e depois li o livro, mas isso me deu um ponto de vista muito importante na história que é: o amor está nos detalhes. O amor está nos olhares de Carol e Therese, está nos pequenos toques, nos pequenos gestos e até mesmo das inseguranças que uma tem sobre a outra diante do cenário caótico em que elas vivem. É necessário ter um olhar bastante sensível para se ater nos motivos pelos quais certas coisas na história acontecem, as vezes algumas coisas realmente tem que acontecer.