Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

Beamenezys 03/03/2022

Perfeito em todos os sentidos!
Esse livro é simplesmente perfeito. Confesso que só vim conhecê-lo depois de ter assistido ao filme algumas vezes (umas 15 talvez), mas toda a expectativa foi saciada e superada.
O início é lento, mas de uma forma gostosa, e a forma como a autora nós insere dentro da mente e dos sentimentos de Therese é nada menos do que surreal. É como se cada ansiedade da pequena fosse transpassada para mim.
As personagens são muito cativantes, consegui me conectar e me identificar com Therese de uma forma que nunca fiz antes com nenhuma outra personagem. E é mais do que impossível não se apaixonar por Carol junto com Therese.
Enfim, é perfeito, e eu pretendo ler muitas outras vezes!!

Jéssica 02/03/2022

Os fãs de Evelyn Hugo vão amar!
"Seus olhos eram cinzentos, claros, e, no entanto, dominadores, como luz ou fogo, e, depois de capturada por eles, Therese se viu incapaz de desviar o seu olhar."

Therese vive uma rotina pacata e desinteressante. Trabalha em uma loja de departamentos, tem um namorado que não desperta seu menor interesse. Esse é todo o seu mundo... até conhecer Carol. Uma mulher elegante, absurdamente linda e misteriosa, que vai até a sua loja para escolher um presente para a filha e também se encanta pela vendedora. Acompanhamos o nascimento de um amor improvável e irresistível.

Sou apaixonada pelo filme desse livro, e quando descobri que a obra original (The price of salt) havia sido publicada em 1952, fiquei perplexa. O primeiro livro a abordar livremente um casal lésbico sem terminar em tragédia, nos anos 50!!! You go, Patrícia!!! ?

O livro é lindo e poético. Foi uma leitura muito fácil e gostosa porque a narrativa é muito bem construída

Juliana 28/02/2022

Carol foi um livro que me cativou muito. A história é sobre a Therese, uma jovem de 20 anos que vive como boa parte das pessoas que conheço, e eu mesma muitas vezes, sempre como se tivesse se alienando de si mesma, não dando espaço para que possa existir plenamente. Logo no início conhece Carol, uma mulher mais velha e completamente fascinante. O livro não dá as características das duas logo de cara, mas aos poucos vai demonstrando suas dores, traumas, percepções, vontades, de uma forma muito clara e ao mesmo tempo sutil. Vi muitas pessoas falando que ele é lento, mas eu não tive muitos problemas com isso, acho que a primeira metade ajuda muito a entender o significado da relação das duas e a questão do ?preço do sal?, que é o preço para viver autenticamente, que tinha um peso ainda maior para a época que foi escrito. O final para mim foi perfeito, me deixou muito surpresa positivamente.

Eder Ribeiro 19/02/2022

Cativante
Apesar do começo do livro ser arrastado e a leitura se torna cansativa, da metade até o.final a escritora nos envolve de tal forma que conseguimos visualizar as cenas como se estivéssemos assistindo um filme. Diálogos e cenas descritivas nos passam a sensação de que poderia ter acontecido com qualquer pessoa. Me cativou.

helena 17/02/2022

?My angel,? Carol said. ?Flung out of space.?
confesso q li o livro por causa do filme sim kk, não achei eles tão diferentes entre si (mas talvez tenha sido pq eu vi o filme antes), ainda acho que o romance delas duas não é tudo isso, mas o peso que o livro tem por ter sido escrito na época q foi escrito e falar tão abertamente sobre o relacionamento e os sentimentos delas duas em relação a outra é incrível.

não é o melhor livro sáfico q eu li mas é fofinho e rápido de ler, se vc quer ler um livro sáfico histórico ele é mto bom pra isso (e bem menos problemático que the well of loneliness kkkk). e o filme tbm eh mto bom, além de ter a cate blanchett e a sarah paulson, que já é motivo o suficiente pra ver o filme

lou 06/02/2022

as sáficas vão a loucura
li o livro em uma semana, ouvindo musiquinha e tomando chá (bem coisa de gay). cada cena me fazia bater os pés na cama ou dar pulinhos de um jeito diferente, o amadurecimento da therese foi algo tão bom de se acompanhar, (sou kin, ala o mommy issueskkkkkk) queria que o filme mostrasse isso também :(
Patrícia conseguiu descrever cada cena de um jeito poético, profundo, parecia um filme rodando na minha cabeça.

ps: parem de pedir carol 2, o relacionamento de cabby nem foi grande coisa sues emocionades

Leitora de Cinema 30/01/2022

Mulheres que amam mulheres, apenas leiam.
Encerro hoje essa leitura que levei quase 5 meses para finalizar. O livro é um pouco parado no início, talvez até a metade. Mas a partir daí, te digo que vale cada página, todas as 312, cada letra, palavra, frase, parágrafo.

Senti muita raiva, fiquei muito triste, confusa, perdida, avoada. Um turbilhão de sentimentos que não existiam antes de Carol.

É um pouco sobre pessoas que estamos destinadas a conhecer, feitas somentes para nos atravessar. A consequência desses encontros, desse atravessamento todo. E um outro pouco sobre o grande desafio que é a vida para mulheres que amam mulheres.

Ainda estou em suspensão. Jamais me esquecerei dessa obra. Obrigada pela esperança, Patricia.

Dudu 14/01/2022

Sinceramente achei a história bem construída , porém em alguns momentos achei cansativo de ler ,aqueles que parecem que a história está girando em círculos.
Ouso dizer que o filme (que já assisti 4vezes) adapta bem melhor o conteúdo literário desse livro , que por sinal transcende bem melhor o amor de Carol e Therese.
Não é o livro que eu leria uma segunda vez ,mais ainda sim é um bom livro??.

Karol 07/01/2022

Honesto e Emocionante
Muito bem escrito, Patrícia escreve sobre os sentimentos de Therese de uma forma muito honesta e emocionante.

Carol é realmente uma pessoa fascinante, ela não é perfeita, entendo seus defeitos, Vê-la pelos olhos de Therese foi uma experiência incrível.

Manu 05/01/2022

Carol
confesso que não achei que ia terminar esse livro, até 50% ele era lento e muito enrolado, algumas frases desconexas e afins, mas os outro 50% me prenderam demais
o maior defeito é a página branca juro não aguento

Luara.Wiethoelter 08/12/2021

Carol
Um romance ardente, cheio de surpresas e impressionismo. A cada nova página, uma chama ainda maior, ou, um balde de água fria para apagar esse fogo. Um misto de emoções que transformam a cabeça do leitor em uma verdadeira montanha russa, sem freios. Instigante, desconcertante, altamente imaginável e emocionante até o último ponto final.

paloma 08/12/2021

demorei pra desenrolar a leitura, achei o começo meio vago e o livro parecia que demorava pra acontecer. mas fui me apegando cada vez mais pelo livro e confesso que me apaixonei pela carol junto com a therese, personagem essa que amadureceu muito e foi legal ver que ela era mais do que uma máquina de adorar a carol no final. o final é fofo e achei muito progressista pra um romance sáfico de 1950.
recomendo a leitura, apesar de eu achar confusa e precisar de paciência até o livro ficar bom ;)

Maressa.Fiaux 01/12/2021

Não me canso nunca dessa história, o começo é um pouco maçante mas depois fica incrível. Livro bom demais e o filme é muito fiel