A Vovó Chamou o Diabo para a Ceia

A Vovó Chamou o Diabo para a Ceia Juliana Daglio

Resenhas - A Vovó Chamou o Diabo para a Ceia

Guilherme.Maia 24/12/2020

Que história emocionante!!!
Faz tempo que não lia algo que me deixasse com muita curiosidade, não consegui parar um minuto a leitura, sempre com aquela pergunta na cabeça.
Achei muito interessante, com um final muito chocante, fiquei com um gostinho de quero mais no final.
FlAvia.Agostinho 24/12/2020minha estante
Acabei de cobrar o meu ebook deste livro só R$ 2,90

Guilherme.Maia 25/12/2020minha estante
Flavia você vai gostar muito.

Guilherme.Maia 25/12/2020minha estante
Amanda obrigada pela indicação amiga, sem palavras pra te agradecer.

FlAvia.Agostinho 25/12/2020minha estante
Não vejo a hora de ler!

dryellepinscher 22/12/2021

Livros sem nexos não são pra mim
Cheguei a conclusão que livros bizarros não são pra mim.

Esse é um conto bem curtinho sobre exatamente o que diz no título. A vó da família Vieira vende a alma dela para o diabo em troca dele levar toda a família junta.

Achei bem ruim, não indico. O que salvou pra mim foi as referências brasileiras no meio da história e só. Acho que se não tivesse esse lado trash no conto ele teria uma premissa muito melhor.
Maria1691 22/12/2021minha estante
Só pelo nome já vi que não compensa, a capa também. Se não fosse eles falando o que estava acontecendo e a cruz embaixo, eu n iria saber sobre o q seria esse livro

dryellepinscher 22/12/2021minha estante
Menina só li por causa do clube que eu acompanho, porque com certeza esse livro não me atrai nem um pouco

Maria1691 22/12/2021minha estante
Nossa que decepção, odeio ler livros ruins

Nu e As 1001 Nuccias 12/02/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Eu não sou fã de Natal, mas se tiver que ler outro conto desse tipo, juro que posso mudar! E faço resenha com prazer dobrado!

O conto da Jubs é daqueles que podemos ler "em uma sentada" (não consigo dizer isso sem rir safadamente, sim, eu sei que tenho problemas sérios), mas eu li em duas noites, porque é o meu horário principal de leitura.

A história é basicamente o título. A família Vieira precisa se reunir no Natal para atender ao último desejo da Vovó Olegna: juntar filhos e netos para assistirem ao vídeo que ela deixou gravado. Só que juntar uma família que se odeia é bem complicadinho, não acham?

"No vidro antigo do aparelho estavam os reflexos daqueles sete pobres diabos. Duas crianças, um jovem metido a músico, e quatro filhos órfãos de pai e mãe que mal podiam olhar na cara uns dos outros."

Pois bem, os 4 filhos de Olegna aparecem com alguns de seus filhos, muitos dos outros netos não. Sorte a deles. Mesmo assim, o vídeo é exibido e qual não é a surpresa ao descobrirem que a Vovó não é tão boazinha assim! Anos definhando na cama com uma doença, a velhice tomando conta, Vovó tinha umas cartas na manga.

E assim que o vídeo termina de ser exibido, o espetáculo começa. Uma tempestade de proporções homéricas estoura lá fora. Os Vieira se descobrem lacrados dentro da casa. Portas e janelas misteriosamente trancados. Sinal de celular? Mas nem! Luzes falhando. A ceia apodrecendo na mesa.

E então, as mortes. Um por um.

"Eu vou morrer. Não posso partir desse mundo sem falar uma coisa muito importante para a família que Deus me deu. Eu odeio vocês. Isso mesmo, eu odeio todos vocês."

O interessante é que cada um dos presentes sempre teve uma opinião formada sobre o outro e, como qualquer família, viviam das aparências, externando muito pouco. Mas estarem presos juntos, dentro de uma casa do qual todos fugiram, encarando-se o tempo inteiro e tendo de aguentar aquelas personalidades que tanto odeiam, faz cada segredo sujo vir a tona, cada xingamento ser proferido, cada decepção ser atirada nas faces uns dos outros.

Jubs destrincha a personalidade de cada familiar através da visão do outro. A dedicação exacerbada, a avareza, o complexo de Édipo, a psicopatia, a crença fervorosa, o ceticismo.

As mortes não poderiam ser as melhores! E resta a dúvida: a vovó fez mesmo um pacto e o diabo está entre os Vieira, exterminando-os a mando da idosa, ou... bem, nem posso analisar o final, pois seria um baita spoiler.

"O escarcéu de uma família cometida pela desgraça é coisa que se reconhece de longe, em qualquer lugar do mundo. Não tem língua nem credo. É só dor."

Eu conheço a Jubs desde o lançamento da segunda edição da Libélula, acompanhei os lançamentos de O Lago Negro, vi de perto a sacanagem da Arwen e pulei de alegria quando vi a contratação de Lacrymosa pela Bertrand Brasil.

Sua escrita sempre teve toques sombrios, mesmo que o foco não fosse matar leitores de susto ou de medo. Esse conto só vem mostrar que, desde a escrita de Lacrymosa, ela está mais do que preparada para fazer parte do grupo de autores que tocam o terror,

Gostei bastante, estou ansiosa por Lacrymosa e espero que os demais livros já escritos (sim, tem váááários) consigam sua casinha editorial em breve para que mais leitores possam morrer infartados e felizes.

"Para criar uma maldição, basta regar o solo com sangue e algum sofrimento."

O Natal passou, a ceia estragou, será que saiu algum Vieira vivo? Vai conferir. Vale a pena!

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/02/resenha-conto-vovo-chamou-diabo.html
Chellot 12/02/2019minha estante
Nuccia, não leio histórias de terror (tenho trauma de infância por me obrigarem a assistir resultando pesadelos terríveis), mas tenho muita curiosidade em ler esse conto da Ju.

Nu e As 1001 Nuccias 12/02/2019minha estante
Puxa... eu nem vou dizer a você o que fazer ou não, só digo que é uma boa leitura. Se um dia o trauma não for tão forte e você conseguir ler, me diz sua opinião! =*

Chellot 12/02/2019minha estante
ok. Obrigada.

Camila 27/06/2022

Mais uma história garimpada no Kindle.
Depois de ler romance eu preciso de algo pesado, sempre! E esse livro atendeu às minhas expectativas!
Ele é bem gore! Extremamente gráfico e entrega o que promete.
David713 09/07/2022minha estante
Pô, também achei muito massa! Era mesmo um tesouro escondido.

Camila 09/07/2022minha estante
Realmente, um achado.

Babi.Abreu01 10/08/2023

Maravilhosamente Sombrio
Primeiro conto que eu gostei na vida foi esse.
Estou impactada que enfim alguém me fez amar um conto.
Eu não sou muito adepta a contos, nunca me dei muito bem, sempre que leio acho q está faltando alguma coisa.
Mas mesmo não gostando as vezes ainda me permito ler, vai que... Né.
E num é que foi?
Esse conto foi muito bem escrito, com uma temática bem sombria.
Aborda o tema de "família unida e amorosa", mas que por trás todo mundo mete a lenha em todo mundo, e que cada um pensa somente em si, e na hora do sufoco as máscaras caem, o retrato da realidade nao é mesmo?
E ver essa família toda se dar mal foi muito bom.

Enfim, leiam.

Ps: amei essa vovó haha
Garota Imersiva 10/08/2023minha estante
Eu amei esse contooo, realmente me sinto assim como se faltasse alguma coisa, mas o final dele é tão bom que faz seu papel.

Babi.Abreu01 11/08/2023minha estante
O final é incriveeeeellll haha

Tricy 30/05/2019minha estante
Conard

Tricy 30/05/2019minha estante
conard

Thabi.Almeida 14/07/2021

A vovó tem um convidado especial ?
Juliana Daglio estapeia a cara da sociedade hipócrita. Assim é seu conto de natal: real, cru, duro, divertido e macabro.
Claro que as alegorias do "diabo" que a vovó chama para ceia (não é spoiler, está no título) e as cenas macabras de tudo que acontece durante o jantar, tem um simbolismo assustador os sentimentos familiar. Sabe aquele primo que vc já imaginou dando uns tabefes? Ou aquela tia chata que se mete em tudo na vida dos outros que ja teve vontade de gritar umas verdades? Pois bem, aqui seus desejos mais insanos e que jamais seriam expostos na sociedade,acontece.
E não deixa de fora a crítica a si mesmo caro leitor. Temos um personagem que provavelmente irá se identificar em algum nivel e este irá te conduzir provavelmente aos sentimentos que vc está sentindo no momento... Pois é, nem vc escapa da avaliação da vovó..

Acho que acima de tudo, esta história que poderia ter mais detalhes, um final um pouco menos confuso, seu valor está principalmente nos questionamentos em como nos relacionamos com a família, como no natal parece tudo bem,novo, perdão e o resto do ano é um devorando o outro.

Adorei
Carol 18/07/2021minha estante
Nossa sério parece mtt interessante kk

Andréa 19/02/2021

A vovó chamou o diabo para a ceia de natal
Infelizmente não gostei do livro, muitos personagens, história fraca, e clichê.
Kelly.duarte 20/02/2021minha estante
Aí serioooo queria tanto ler

Graziela 03/12/2018

Impressionante
Lido em uma sentada, livrinho rápido e surpreendente, contém alguns erros de português mas o que não atrapalhou o entendimento da história.
Vale a pena a leitura!

cibelefrahm 31/12/2023

Leitura temática natalina. A narrativa é bem ágil, até mesmo por ser um conto curto, não havendo necessidade de aprofundar mais as personagens do que o que é apresentado. O tom de terror tem um toque cômico e um pouco exagerado que serve ao propósito da história.

Aninha de Tróia 17/12/2018

Amei o conto. A autora mesclou muito bem o drama e o humor. Os personagens são ótimos. Recomendo.

Neyara 26/12/2018

[Capsula de Banca] Aterrorizante, porém bem humorado
A Família Vieira tinha perdido sua matriarca há poucos meses. Olegna já estava doente e sentia que o pior estava para acontecer, decidiu deixar uma última mensagem para seus herdeiros em vídeo, esse que só seria assistido antes da ceia de natal, quando todos estivessem reunidos na antiga casa. O que ela teria para contar que não poderia ter sido dito em vida?

Aparecido, um de seus filhos, ficou responsável por guardar e transmitir a gravação no momento certo. Ele que sempre deixava claro que tinha cuidado da velha nos últimos minutos. Carlota se fazia presente, a irmã mas velha, a beata que julgava a todos por seus pecados. Mário Alberto, trouxe duas de suas filhas, a desavergonhada Luana e a preguiçosa Eliana. Já Luísa estava acompanhada pelo filho João Paulo, eram inseparáveis.

Assim, se reuniram os quatro filhos de Olegna e três de seus onze netos. Estavam todos incrédulos com o que tinham acabado de assistir, como ela poderia ser tão perversa? Devia ser a idade, só pode! O que tinham feito de tão mal para aquela velha? As portas estavam cerradas, os telefones mudos, agora todos estavam presos com suas consciências e o julgamento de seus parentes.

Fiquei bem surpresa com o enredo, esse é o primeiro trabalho que eu leio da Juliana Daglio e me surpreendeu bastante, ela conseguiu pegar um tema que remete a fraternidade e colocou doses de humor e muito suspense, sem ultrapassar a linha da bizarrice. Impossível não se identificar com as intrigas e briguinhas de família, aquele passado que sempre vem a tona. Recomendo imensamente!

site: https://capsuladebanca.blogspot.com/2018/12/livro-vovo-chamou-o-diabo-para-ceia.html

Thainá - @osonharliterario 26/03/2019

Quais segredos a sua família esconde?
Estando muito doente e sabendo que a morte estava próxima, Olegna Vieira deixou um pedido para os familiares: todos deveriam se reunir na ceia de Natal e assistir juntos ao vídeo que a mesma gravou. Não diferente do desejado no dia 24 de dezembro a família Vieira - comparecendo todos os quatro filhos, mas apenas três netos - se reuniu para realizar o último desejo da vovó. Porém, o que não imaginavam era que mais alguém, nada especial, também havia sido convidado para a ceia.

O conto A Vovó Chamou o Diabo Para a Ceia é recheado de intrigas familiares, segredos obscuros, revelações inesperadas, destilação de veneno e muitas brigas. Há um temperamento de amor e ódio entre os familiares, deixando assim o clima inteiramente pesado e apreensivo. Além, é claro, da escrita que pesa nas descrições, fazendo com que o leitor sinta até mesmo os cheiros em determinadas situações.

Por ser uma história curta, não é necessário, e muito menos interessante, que eu me estenda na sinopse, pois as surpresas são o essencial do enredo. Basta saber que é um conto de terror e que carrega todas as substâncias do gênero, como aflição, medo e agonia. Você terá medo pelos Vieira ao mesmo tempo em que concordará com a atitude maligna da vovó.

A escrita da Juliana me surpreendeu, pois é bastante descritiva, fluida e imersiva. Em todo o momento me senti imersa na história, ali do lado dos personagens, presenciando cada briga e cada morte. Eu adorei cada parte, cada sensação. Fiquei agoniada em vários momentos e me senti aprisionada dentro daquela maldita casa.

Uma leitura que, mesmo curta, me causou grande desconforto e medo, sensações que preso com afinco em uma história de terror. Confesso que até irei reler futuramente para poder sentir as mesmas sensações novamente. É uma leitura recomendada para todos os fãs de terror, principalmente para aqueles que procuram por uma história intensa e recheada de sangue.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/03/resenha-vovo-chamou-o-diabo-para-ceia.html

Giulli Patoléia 12/05/2019

Gostei muito!
História muito boa, cativante, e instigante.
Faz com que o leitor queira saber mais e dessa forma alimentando a ânsia de chegar ao fim.
O que me incomodou um pouco foram alguns erros de escrita e principalmente a utilização da frase "quando o mesmo".
Mas fora isso gostei bastante da história e fui surpreendida com o final, pois a todo momento pistas indicavam que seriam uma coisa mas logo havia uma reviravolta.

EDUCANJA 17/07/2019

Gostei
Livro bem legal. História que te prende do começo ao fim.