This Is How You Lose the Time War

This Is How You Lose the Time War Max Gladstone
Amal El-Mohtar

Resenhas - This Is How You Lose the Time War

helesnar 02/05/2021

muito bonitooooo mas sou burraaaaaa

sério kkkk talvez um pouco abstrato demais pra mim, mas achei muito linda essa história de amor, e as partes de ficção científica são interessantes e criativas também

já comprei minha edição em português pra reler e ver se aprecio melhor kkkk
Gi 11/06/2023minha estante
eu ainda tô no começo (página 44) e é EXATAMENTE meu pensamento por agora.

Abstrato demais pra mim, e já tô pensando em ler em português pq não é possível que todo mundo dando cinco pra esse livro esteja errado hahahaha

Sil | @silestalendo 30/04/2021

Poético, lento, mas que vale a pena
É até difícil falar sobre esse livro, já que foi desafiante de várias formas. Mas vamos lá!

Achei que essa seria uma história rapidinha de ler (e não foi!), mesmo sendo um livro curto e fluído, precisava ler aos poucos a fim de tentar absorver melhor o que estava acontecendo. Esse é o tipo de livro que exige reflexão, até porque é bem poético e cheio de simbolismos por trás do que está sendo contado.

De início não estava gostando muito, mas confesso que depois fui pega totalmente e acabei me apaixonando. É claro que continua sendo um livro lento, difícil de se ler em inglês e que pode ser entediante para alguns, mas eu acho que merece uma chance. Ah, e é uma boa pedida para quem gostou de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil.

rafaella 28/04/2021

"at the end as at the start, and through all the in-betweens, i love you"
quando eu comecei a ler esse livro, eu entendi pq ele era tão 8 ou 80: ou as pessoas amam, ou odeiam. pois pra mim foi 8 mil.

a atenção aos detalhes, a prosa super poética, as metáforas, a viagem no tempo. tanto a red quanto a blue são personagens muito complexas e interessantes, em todas suas semelhanças e oposições, e amei as duas igualmente. as subjetividades do texto em si também acabaram comigo - principalmente toda a conversa sobre o conceito de fome.

tudo nesse livro tem um motivo, e as vezes demora pra você entender por não ser uma história lá tão linear. eu particularmente gosto desse tipo de leitura, que nada é muito explicado e você vai se contextualizando com o passar da história. também sou cadelinha por histórias com viagem no tempo e troca de correspondências, então já esperava curtir. mas mesmo assim excedeu minhas (já altas) expectativas e entrou, sem dúvida, pros favoritos da vida. apenahs apaixonadah e não vejo a hora de reler!

Karla.Marisa 14/04/2021

Eu terminei o livro de madrugada e ainda estou sem palavras pra ele. As cartas da Blue e da Red são de uma sensibilidade enoooorme, eu me emocionei em diversos momentos da história.
Foi como ler uma obra de arte, foi sobre sentir o que elas sentiram...

Duas observações:
1. eu ouvi o audiobook em inglês e a narração tornou a experiência ainda melhor, com uma narradora pra cada personagem.
2. eu amei a história, mas se fosse pra eu classificar o livro, eu o classificaria como romance e não como sci-fi. Acho que se alguém fosse ler esperando sci-fi, provavelmente ia se frustrar.

yascastro 11/04/2021

Posso definir essa história com uma palavra: perfeita. Esse livro tem uma premissa bastante diferente e o formato da história não é o mais comum também. Acredito que muitas pessoas talvez vão achar confuso pelo contexto em que a história se passa, mas se você se concentra no conteúdo das cartas e o desenvolvimento de relacionamento dessas personagens, acho difícil não gostar dessa história.
Além de tudo o final desse livro realmente me surpreendeu.

Lauraa Machado 05/04/2021

Abstrato e complexo, mas bem interessante!
Quanto mais eu penso nesse livro e na história dele, mais eu percebo o quanto gostei! Não é um livro para todo mundo e não é exatamente um livro para mim. A escrita e a narrativa são bastante abstratas, e eu gosto de coisas mais concretas, então confesso que tive alguns problemas com ele durante a leitura. De cara, eu percebi que era do tipo de livro que precisava ser lido bastante de uma vez, e foi o que fiz. Recomendo ler o máximo possível logo de primeira, porque senão fica ainda mais confuso.

Adoro quando autores nos jogam dentro da história sem qualquer explicação, e eu tenho que me virar para entender o que está acontecendo. O problema mesmo com este livro, que foi o que me fez dar menos de cinco estrelas, é que eles em momento nenhum explicam as regras do "universo" das protagonistas. Acho incrível quando a gente não tem todas as informações logo de cara, mas não ter nunca já é outra história. O pior foi a sensação de que eles deixaram vago simplesmente porque não conseguiriam explicar nem se tentassem. Isso é um pouco trapaça, na verdade. Eu amo livros desse tema especialmente para ver como os autores solucionam as milhares de questões que aparecem e às vezes se contradizem quando a gente fala sobre viagem no tempo. Os autores desse livro simplesmente fugiram de ter que abordar isso.

Eu sei que esse não é o foco do livro, claro, mas é difícil se envolver com uma história e tentar solucionar os problemas dela você mesmo quando não tem nem um sinal genérico das regras. Essa nem é a única razão de eu ter dado menos de cinco estrelas. Também acho que o romance, o amor entre as duas, aconteceu do nada. Foi de admiração a um amor tão profundo e concreto que eu não consegui me envolver com ele. Mas isso é algo mais pessoal mesmo.

Recomendo que você leia bastante do livro de uma vez e não tente ficar parando e entendendo cada detalhe. É realmente muito abstrato, mas é mais do que isso até. O livro é cheio de referências e muitas vão passar batido. Além disso, boa parte do livro só faz sentido quando você está chegando perto do final. Tentar entender as linhas do tempo e as missões das duas também é inútil, porque nunca é levado a lugar nenhum e pode só acabar te impedindo de focar na parte que importa, ou seja, nos jeitos criativos que elas usam para escrever suas cartas e em como o clímax se desenrola.

Sou bem daquele tipo de pessoa que vem aqui, diz que adorou o livro e só fala de críticas na resenha, né? Vou tentar mencionar algumas das coisas que eu gostei: primeiro, gostei muito de ver a diferença na linguagem e no estilo de cada uma das protagonistas. Ainda que o romance tenha sido rápido demais para o meu gosto, aceitei que elas se amavam e gostei ainda mais depois, por ver como elas se mantinham presente na vida uma da outra. Amei o clímax, sério. Amei as reviravoltas e o final principalmente! Quando paro e penso em tudo que acontece nesse livro, minha vontade é de reler o quanto antes!

E é claro que algum dia vou reler, e provavelmente não vai demorar muito. É bem do tipo de livro que você precisa reler para absorver tudo que tem nele e para apreciar de verdade. Recomendo completamente, mas lê bastante e aceite todo o abstrato da história, que você vai adorar também!

Evelin 28/03/2021

"The ends don't always resemble our means."

Inovador, e nada parecido com algo que eu já tenha lido antes. Mas pra mim, não funcionou. Muitas metáforas e muito confuso.

queensnne 19/02/2021

o Romeu e Julieta delass
Não sei por onde começar não, esse livro tem uma forma de ser escrita diferente de tudo que eu já li e isso me deixa muito feliz porque mostra pra mim que eu posso sair da minha zona de conforto de vez em quando e me deparar com obras fantásticas, estou apaixonada pela forma que o texto foi desenvolvido. Foi extremamente difícil entender o que estava acontecendo além das cartas mas depois que eu peguei a história (com as dicas que red e blue deixavam nas mensagens entre si) o livro simplesmente fluiu. Não tenho reclamações sobre esse aqui e nao quero prolongar minha lista de elogios infinitos, parabéns aos autores.

laura 14/02/2021

Não tentem entender
Primeita dica pra ler este livro: não tente entender. Segue o fluxo e aproveite a leitura, mas não tente entender o que acontece. O começo é meio confuso e parece que nada faz sentido, e não faz mesmo. Mas esse livro é perfeito. Nunca pensei que foase falar algo assim de um livro, mas ele é simplesmente perfeito. Eu estou simplesmemte apaixonada pelas personagens e pelo enredo. Esse livro me mostrou uma forma de amor que fazia tempo que não sentia, que não via e que não lia sobre. Uma forma de amor ardendo, sincera, do fundo da alma e que vai além de lados, escolhas e além do tempo. LEIAM!!!

Carol 10/02/2021

eu entendi? não. eu amei? com certeza.
honestamente, a única parte do livro que eu entendi foi o relacionamento da Red e da Blue; o resto ???????????.

dani 10/02/2021

eu amei mas confesso que fiquei confusa em muitas partes
talvez eu releia novamente na tradução

notmuchcompany 18/01/2021

"Have you ever had a hunger that whetted itself on what you fed it, sharpened so keen and bright that it might split you open, break a new thing out?"

Eu tinha lido ótimos comentários sobre esse livro, então quando vi que ele havia sido traduzido e estava em pré-venda no Brasil, encabeçou minha lista de leituras.

E não decepcionou em nada. Embora complicado de entender no começo, aos poucos as imagens foram se formando e fui vendo a lógica do mundo que os autores construíram, os significados das palavras e termos criados e o papel das personagens.

Então temos um ponto de vista e uma carta, alternando entre a Red e a Blue e achei fantástico como vemos primeiro as reações delas às palavras e depois acessamos também o conteúdo. Como fã de romances epistolares, eu devorei cada uma das correspondências, repetidas vezes, e quando terminei a leitura, comecei de novo, pra usar melhor o que eu tinha captado da história, pra ver as dicas espalhadas tão sutilmente.

Ameeei a situação da reviravolta! Histórias sobre viagem no tempo sempre me empolgam (não à toa, De Volta para o Futuro é minha trilogia favorita de filmes) e essa não foi diferente. Ainda conseguiu carregar a narrativa sem encher nossa cabeça de informação técnica idiota. É tudo emoção, do início ao fim, profundo no drama das personagens e com um setting criado para servir à elas, não o contrário.

É um texto pra ser ouvido e sentido, mais do que compreendido, mas amei a linguagem, o humor e as pequenas referências à cultura contemporânea. Foi interessante ver como essas coisas foram utilizadas de maneira a gerar identificação. Acho que teria sido uma leitura bem truncada se não fosse por elas.

Apesar de curtinho, foi um livro que despertou bastante coisa em mim e teve horas em que cheguei a me arrepiar (quando descobrimos quem é a tal Seeker, por exemplo). Escrita poderosa! Fazia um tempo que eu não ficava investida assim em uma leitura.

Se fosse pra apontar alguma coisa negativa seria a vontade que fiquei de ter um vislumbre a mais do final. Poxa, acho que a gente merecia. Mas não chega a ser algo que realmente incomode.

Tô bem curiosa pra saber como ficou a adaptação brasileira. Claro que já garanti o meu em português também, heh.

.".. and every time love's written in all the strands it will be to you".