This Is How You Lose the Time War

This Is How You Lose the Time War Max Gladstone
Amal El-Mohtar

Resenhas - This Is How You Lose the Time War

isa 06/12/2020

esse livro carrega elementos que eu amo: viagens no tempo, enemies to lovers, um casal sáfico e uma escrita maravilhosa. e ainda, foi diferente de tudo que já li.

Giovana | Blog Dei um Jeito 03/11/2020

Mais confuso que aula de cálculo integral
This is How you Lose the Time War foi o Vencedor do Prêmio Hugo de 2020 - premiação de histórias de fantasia e ficção científica - como melhor novella (histórias que tem entre 17500 e 40000 palavras), This is How You Lose the Time War já estava no meu radar por indicações no Twitter e virou prioridade de leitura após a premiação, inclusive será publicado no Brasil pela Editora Suma no ano que vem.

Com narrações intercaladas da Red e da Blue, o livro trata das duas fazendo suas obrigações para suas respectivas facções em diversos períodos da história, seja lutando em uma guerra, salvando ou matando certa pessoa para os interesses da facção, de tanto se encontrarem em diversos períodos históricos desmanchando ou atrapalhando os planos, elas começam a se comunicar por cartas e assim começa a desenvolver a relação delas.

Se eu falar que entendi tudo que li nesse livro eu estou mentindo, pois o texto tem vários elementos abstratos, ficando na dúvida do quanto daquilo se transforma em ficção científica ou é licença poética. A presença das cartas ao final de cada capítulo deixa o livro bem mais dinâmico, fora que são tão sentimentais que eu fico só imaginando que se elas fossem compositoras de música de sofrência era #1 nas rádios.

A premissa do livro é de levar os usuários do AO3 à loucura - um enemies-to-lovers sáfico com viagens no tempo - e teve uma frase lá perto do final do livro que me fez enxergar como uma versão sáfica de universo alternativo do Doctor e do Master (Doctor Who) e ninguém vai me parar, sendo que assim eu vou imaginar todos os elementos abstratos da história como ficção científica.

O livro é uma ótima pedida para quem não se importa em ficar meio perdido na história, pois não tem luz no fim do túnel que resolva, mas as cartas cheias de sofrência pagam o seu tempo muito bem.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2020/09/review-this-is-how-you-lose-time-war.html

Ricardo Santos 01/11/2020

No amor e na guerra
Esta novela, praticamente um romance curto, foi um dos livros mais comentados e celebrados em 2019, ganhando vários prêmios, inclusive o Hugo e o Nebula. E, no final da leitura, dá para saber o porquê. Provavelmente, é a história de ficção científica mais intimista, mais pessoal sobre uma guerra entre impérios. Red e Blue são duas agentes que estão em lados opostos no campo de batalha. Elas viajam pelo espaço-tempo, a fim de manipular acontecimentos históricos, em realidades alternativas, com o objetivo de ganhar uma guerra brutal. Red e Blue são rivais que desenvolvem um respeito mútuo. Por isso, começam a trocar cartas, "escritas" de maneiras inusitadas, utilizando as mais curiosas tecnologias. Essa admiração se torna um sentimento cada vez mais forte. Mas a grande questão é se uma pode confiar na outra? A relação entre Red e Blue é afiada, divertida, fofa, intensa e perigosa. Os dois autores criaram protagonistas complexas, que se expressam numa prosa encantatória, deliciosa por sua poesia, humor e drama.

Lu 10/10/2020

Esse livro é quase uma força física
"It's so easy to crush a planet that you may overlook the value of a whisper to a snowbank."

Sci fi com viagem no tempo e uma história de amor sáfica que pegou meu coraçãozinho e apertou. Esse livro talvez seja poético demais para algumas pessoas, mas foi tudo na medida certa para mim. O formato pode ser um tanto repetitivo, mas mesmo assim eu não posso não favoritar uma história dessas. Meu conselho: não tente demais entender o que está acontecendo, deixe o livro ser esse pequeno caos.

"Start a rolling stone, so in three centuries you'll have an avalanche."

bubbleart 28/07/2020

Poetry, letters and so much more
Incredibly beautiful and heartbreaking. I feel like I need to reread it as soon as I can... there’s so much I’m missing.
I love their letters with all my heart. It’s definitely not a book to understand, but to feel it in your deepest breath and exhale love in its purest form.
I could give all stars to this one.

site: https://www.instagram.com/alicescreve/

mgmoonlit 23/07/2020

Poético e apaixonado
"It occurs to me to dwell on what a microcosm we are of the war as a whole, you and I. The physics of us. An action and an equal and opposite reaction. My viny-hivey elfworld, as you say, versus your techy-mechy dystopia. We both know it's nothing so simple, any more than a letter's reply is its opposite."

O livro acompanha a troca de cartas entre duas agentes rivais em uma guerra que atravessa o tempo, o espaço e todo o multiverso existente. O que começa como uma provocação acaba se desenvolvendo em algo muito maior.

Os capítulos são alternados pelas visões das duas protagonistas, Red e Blue, e tanto a relação quanto suas personalidades individuais foram muito bem construídas. O texto é extremamente poético, não ao ponto de ficar exaustivo, mas de te fazer não querer parar. O que as personagens sentem é facilmente passado pelo texto, todo desespero, angústia, tristeza, felicidade e claro, todo o amor que elas vivenciam eu senti junto.

Acompanhar como as cartas chegam nas mãos de cada uma foi bastante interessante, principalmente pela criatividade em enviá-las, já que o conteúdo seria considerado traição. Mesmo que em alguns momentos pareça repetitivo, eu não me importei muito, pois achei que o conteúdo mais que compensava.

Também foi muito interessante ver os cenários temporais nos quais as meninas trabalham, principalmente na visão delas que já lidaram com a mesma coisa em várias dimensões diferentes.

O que me incomodou é que a Agência e o Jardim, os lados da guerra da Red e da Blue, respectivamente, não foram muito explorados no sentido político. Qual era o motivo da guerra? Por que estavam tão empenhados ao ponto de cometer todas as atrocidades que cometeram? Mas eu entendo que esse não era o objetivo dos autores, e que desenvolver esse aspecto talvez fizesse com que os leitores tomassem partido, o que teria mudado bastante a narrativa.

O plot twist no final me pegou totalmente de surpresa. Eu tinha prevido uma das revelações, mas a coisa ia muito mais fundo do que eu esperava. Fiquei completamente desesperada, devastada e emocionada ao mesmo tempo.

Recomendo pra qualquer pessoa, de verdade, mas principalmente para aqueles que gostam de ficção científica e um amor trágico bem construído.

anna 13/07/2020

olha,, amei o romance as cartas foram tudo de bom tudo mto lindo até dei uma choradinha mas entendi porra nenhuma do resto do plot nos capítulos finais eu fiquei i dont know what the fuck shes saying but girl i am living !

obs: o audiobook eh divino !!! recomendo

juandbooks 16/06/2020

Eu queria muito conseguir fazer uma resenha bonita e unica da mesma forma que esse livro é porque sinceramente eu nunca li nada parecido.
Eu tenho certeza que ele vai ficar pra sempre guardado em mim, é lindo, é puro e se encaixa de uma forma perfeita.
Esse livro é um SCI FI (ficção cientifica) mais não SCI FI que eu já li e ao mesmo tempo mais SCI FI que eu já li (isso existe? sim, esse livro fez isso) e digo mais esse livro é puramente poetico, é pura poesia. Nesse livro a gente vai acompanhar a história da Blue e da Red, elas foram feitas para serem inimigas uma das outra (e elas tambem viajam no tempo o que é incrivel ok?ok).
Se você não gosta de livros confusos esse livro não é para você. Se você não gosta de pouco dialago e se você não gosta de livros com mais carta do que a propria história esse livro defnitivamente não é pra você. Mas saiba que é lindo.
Nunca conheci um mundo no universo de livro que nos é apresentado de uma forma tão sutil e tão "pouco abordada" (porque as paginas que falam de verdade do mundo delas não são longas e são super rapidas) mas que fosse tão claro e tão bem escrito. Não faltou nada sobre o mundo pra mim, não fiquei com duvidas.
Eu amei como tudo se desenvolvia da forma completamente unica desse livro (apesar de não ficar surpresa me deixou toda arrepiada).
É um romance puro (sim essa palavra define esse livro) e lindo entre duas mulheres lindas e bem abordadas. É isso. esse livro foi incrivel, sei que vou reler ele muitas outras vezes.

Fe Greco 25/05/2020

Enemies to lovers,
but lesbian. Não da pra não amar.

Anne L. 15/04/2020

No começo parece uma história nada a ver, mas assim que você entende o que está acontecendo, vira um sci-fi docinho. Adorei ♥

Júlia 08/03/2020

não, você não vai entender nada. sim, parece bem curto mas mesmo assim demora horrores. é, você termina com uma vontade imediata de reler.