Cat Person

Cat Person Kristen Roupenian

Resenhas -

Douglas Brilhante 29/10/2023

Doug indica!

Eu sempre estou lendo em paralelo aos romances, algum livro de contos, modalidade que eu mais gosto.

Uma autora que eu desconhecia, mas que acabei comprando o livro por vê-lo numa lista de best sellers.

Muuuito bom. Além de entreter o tempo, causa alguns desconfortos na alma.

Kristen Roupenian aborda temas como traumas e suas origens, fetiches, culpa e sexualidade, algumas vezes de forma tão crua e explorando aspectos tão desconfortáveis da natureza humana, que deixa o leitor algumas vezes desconcertado e o leva a pensar um pouco fora da caixinha sobre os padrões esperados de comportamentos.

Alguns contos são de ok para bons, mas tem pelo menos uns seis contos maravilhosos, então vale super a pena

Aline.Silva 05/05/2023

Adorei a forma como a autora se expressa e a maneira verdadeira como demonstra os sentimentos dos personagens. Sequência de contos que vale muito a pena serem lidos. Vai para a lista dos meus preferidos.

Arlindo.Ramos 20/01/2023

Cat Person
Não me empolguei muito com a leitura desse livro. Só os últimos contos me chamaram um pouco a atenção.

Barbara 19/04/2022

O primeiro conto do livro já é completamente doido e interessante e é legal como a autora consegue manter um bom ritmo de varias histórias legais. Algumas menos surpreendentes do que as outras mas gostei num geral.

Fer 05/03/2022

Doidera
Esse é um livro de contos que sempre nos deixam com um gostinho de "quero mais", de "poxa, acabou? Mas e o resto??". Eu honestamente achei isso genial: a vida não é assim? Acompanhamos algo e não sabemos o resto, precisamos imaginar. E esses contos falam justamente sobre isso, sobre a vida, sobre a complexidade das pessoas, sobre como é impossível dividir seres humanos entre bons e maus. Cada vez que eu terminava um conto, ficava chocada, com aquela sensação desconfortável. É um livro completamente fora da caixa.
Tem diversos gatilhos e momentos péssimos e nojentos, mas pra quem gosta de contos e histórias profundas e desconfortos (e eu gosto!), é um livro ótimo!
Não dei 5 estrelas porque não gostei de alguns contos, mas a grande maioria é incrível.

mayschwab 19/12/2021

Um livro que não dá pra explicar
Esse foi com certeza o livro mais bizarro que eu já li e por ser assim, eu leria de novo. Um novo desconforto a cada página, coisas que você quer saber, mas ao mesmo tempo não quer e depois que sabe deseja não ter sabido. Não dá pra explicar.

I. de Rohan @izabelderohan 21/11/2021

Tão humano que dá nojo
Em 2017, eu li “Cat Person”, conto de Kristen Roupenian publicado no The New Yorker. Fiquei chocada com a brutalidade sensível e ao mesmo tempo descarada da autora. Como alguém podia escrever algo tão honesto sobre a sociabilidade feminina e masculina?
Alguns anos depois, encontrei seu livro na Travessa do Rio de Janeiro e o abri em um conto qualquer. A história era de uma mulher jovem, namorando um homem que ela tinha interesse, mas ele achava que a qualquer momento ela poderia escapulir. De repente, ela começa a ter uma coceira no braço. Essa coceira vai se alastrando, espalhando-se e ficando mais e mais insuportável, até ela começar a se ferir. A mulher vai a diversos médicos, começa a procurar especialistas; toma todos os remédios possíveis, não consegue mais trabalhar, se divertir, conversar, mais nada e também nada resolve o problema que só piora até ela ficar de cama e a coceira estar em todos os pontos do corpo, fazendo-a perder cabelo e pele. Eu fiquei muito interessada no conto, mas parei aí. Não sei por quê. Não consigo me lembrar o que me impediu de terminar. Talvez me sentir uma parasita ali no meio da livraria lendo um livro que não ia comprar. Eu sabia que estava no fim. Eu ia descobrir como a autora escolheu finalizar, saber quais foram as últimas palavras que ela selecionou para impactar o leitor, passar a mensagem que queria através daquela analogia, mas... não terminei de ler, ali em pé no meio da Travessa fechei o livro.
Fiquei pensando nesse livro por muitos anos, nesse conto em especial. Pensando em como eu finalizaria; no que aquilo significava. Hoje terminei o livro e esse conto era um dos últimos. O final foi impactante, inesperado e acho que esse relato, sobre esse conto entre os outros 12, é uma boa forma de descrever os contos de K. Roupenian. Quase todos analogias e situações ou completamente irreais, ou completamente realistas, sempre ficamos esperando pela conclusão, pelo tapa na cara que nunca falha. Até os finais que estavam se desenvolvendo para um grande espetáculo e acabam sendo concluídos de forma mais amena, nos chocam, pela surpresa daquela escolha. Não se engane com as situações irrealistas, elas falam de algo interior muito que real.
Nesse livro você encontra fantasia, mistério, realidade, era uma vez, contos de fada, ficção científica e documentário criminal da Netflix. Com fortes inspirações em Junji Ito, não é para os de estômago fraco, que sentem nojinho e não suportam o desconforto. Todos os contos possuem aquele ranço, nojo, visco humano. Às vezes apelando para o irreal, não-natural, mas sempre dentro da humanidade, sempre falando sobre condições humanas. Leia-os com cuidado e dissecando os entrelinhas.

Gui 27/07/2021

gente que livro doidoooo
parecia que eu tava lendo roteiros daqueles filmes de terror cult sabe? skskskskskskks enfim ameiiii

Mare 09/06/2021

nossa o que rolou?
Não gostei, nossa.
O primeiro conto super passa, lembra demais a escrita do Palahniuk...
Os outros são péssimos, um monte de ????????
Quero matar quem me disse que eram contos de terror (mas realmente, tive pesadelos porque é RUIM)

mandrs 22/03/2021

Contos que tiram do conforto
Apesar de ter uma linguagem que permite a gente ler rápido e entrar de cabeça na história, os contos não são fáceis de ler. Digo isso porque cada conto deste livro me trouxe uma reflexão.

Seja por causa de um tema perturbador de assassinato ou submissão. Seja por um tema comum e tão cotidiano como duas pessoas se conhecendo, mas tendo as expectativas frustradas.

Alguns dos contos me incomodaram muito. MUITO mesmo. Eu levei quase uma semana para digerir bem cada um deles e talvez seja por isso que eu percebi o quanto a autora escrevia bem. Ela sabe nos fazer sentir repulsa, medo, raiva, aflição.

O conto ?Cat Person? leva o nome do livro e trata algo tão comum do nosso dia a dia que fiquei impressionada. Já ?O cara legal? foi o que achei menos interessante, extenso demais e levei mais tempo pra ler, mas o final dele é bom. Os dois primeiros contos foram tão perturbadores que fiquei pensando neles por dias.

Quando li ?O sinal da caixa de fósforos? eu só queria chorar. A escritora retrata um transtorno como uma doença que crava e perfura sua pele até chegar ao osso. E talvez esse tenha sido o meu preferido.

Jackeline Evellyn 13/02/2021

Contos muito ousados
Todos os personagens são bastante ambiguos e de certa forma bastante humanos.
As histórias falam.sobre traumas, relacionamentos e sexo. Alguns contos são um pouquinho perturbadores, mas me fez viajar sobre como nosso subconsciente é bem louco e o quanto nos esforçamos para parecer cuidadões corretos "caras legais".
Fala sobre impulsos e vontades. Foi uma leitura muito prazerosa, alguns finais confesso que deixou meio no ar demais ou errou um pouco a mão,mas gostei muito no geral.

Janaina 25/01/2021

Meus contos favoritos...
... foram os dois primeiros e os dois últimos, obviamente, os mais perturbadores.
Gosto da maneira desconcertante como o cérebro da autora funciona e da expressão disso na sua escrita.

intheskywithbooks 20/12/2020

Muito mais sombrio do que parece
Não estava preparada e fiquei apaixonada. Pelo estilo ousado e criativo de escrita. Pelas histórias fortes, impactantes, honestas. Pelo tom de realidade das narrativas. As críticas sociais estão ali, mas não são nada óbvias; assim que terminava um conto, eu tinha que parar para digerir e pensar. Virou favorito.

Isabela Zamboni | @resenhasalacarte 21/07/2020

Intenso e bizarro!
O primeiro conto, “Seu Safadinho”, me deixou boquiaberta. Não imaginava uma história tão intensa com um final perverso daqueles. A narrativa de Roupenian é simples, mas envolvente do começo ao fim. A leitura flui numa velocidade incrível, eu não conseguia parar de ler. Na sequência, “Look at Your Game, Girl” é ainda mais bizarro, envolvendo um suposto seguidor da seita de Charles Manson em contato com uma garota de doze anos.

“Sardinha” traz um tom esquisito, não dá para entender do que se trata, mas o final é absurdo, assim como nas outras histórias. O medo da mãe em ver a filha se transformar em algo assustador, as questões concernentes à maternidade e ao casamento falido, com certeza já passaram pela cabeça de mulheres numa situação parecida. Inclusive, a honestidade da escrita chega a incomodar.

O conto “Os Corredores Noturnos” é tão absurdo que nem consegui digerir muito bem. Sabe quando você pensa: “o que foi que eu acabei de ler?”. Ainda assim, é uma história que prende do começo ao fim, com momentos de tensão e sentimentos de raiva.

As personagens do livro – como a própria sinopse indica – são muito humanas. Pensamentos inquietantes, que ninguém tem coragem de verbalizar, permeiam Cat Person e outros contos.

{Resenha completa no blog!}

site: https://resenhasalacarte.com.br/resenha/cat-person-e-outros-contos-kristen-roupenian/